criar - o antes e o depois

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

sábado jun 25, 2005 10:35 am

sou apologista de que para se criar uma determinada raça se devem ter comhecimentos mais ou menos profundos sobre a mesma, as questões que ponho são as seguintes:
qual a melhor forma de aprender e conhecer a tal raça?
não serão a experiência e a convivência directa, as melhores formas de aprender e evoluir?
assim
quais os conhecimentos básicos que se devem ter antes de criar, e quais os conhecimentos que só se adquirem correctamente passando pela situação, ou seja depois de já estar a fazer a dita criação?
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sábado jun 25, 2005 12:36 pm

pedrobaleia Escreveu: sou apologista de que para se criar uma determinada raça se devem ter comhecimentos mais ou menos profundos sobre a mesma, as questões que ponho são as seguintes:
qual a melhor forma de aprender e conhecer a tal raça?
não serão a experiência e a convivência directa, as melhores formas de aprender e evoluir?
assim
quais os conhecimentos básicos que se devem ter antes de criar, e quais os conhecimentos que só se adquirem correctamente passando pela situação, ou seja depois de já estar a fazer a dita criação?
1º para começar a criar é preciso amar o que se está a fazer, amar a raça é essencial. O resto vem por acrescimo, quem ama interessa-se e quer saber mais.
2º antes de começar a por cães no mundo, convém que se tenha a lição bem estudada.

Acho que o resto surge naturalmente. Ah e algum dinheiro para gastar num hobbie carote também não era mal pensado. :idea:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

sábado jun 25, 2005 1:42 pm

IsabelNobre_ Escreveu: Acho que o resto surge naturalmente. Ah e algum dinheiro para gastar num hobbie carote também não era mal pensado. :idea:
Pois é Isabel, mas daí surge o mito que a criação enriquece. Como quem cria é muitas vezes endinheirado, há muita gente que vê e diz: "olha aquele criador farta-se de vender cães porque é rico", ou coisas do género. E isto já foi muitas vezes debatido aqui...
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado jun 25, 2005 4:13 pm

I_Pereira Escreveu:
IsabelNobre_ Escreveu: Acho que o resto surge naturalmente. Ah e algum dinheiro para gastar num hobbie carote também não era mal pensado. :idea:
Pois é Isabel, mas daí surge o mito que a criação enriquece. Como quem cria é muitas vezes endinheirado, há muita gente que vê e diz: "olha aquele criador farta-se de vender cães porque é rico", ou coisas do género. E isto já foi muitas vezes debatido aqui...
Ou coisas do género, olha aquele enriqueceu a vender cães, vamos lá cruzar o Tejo e a Diana
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jun 25, 2005 6:44 pm

pedrobaleia Escreveu: não serão a experiência e a convivência directa, as melhores formas de aprender e evoluir?
Sim, não esquecendo que se trata de seres vivos e que experiências À custa de vidas...não obrado.

Mas infelizmente muitos criadores começam assim,
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

sábado jun 25, 2005 8:56 pm

Na nossa opinião para criar cachorros de raça há um indeterminado numero de factores que devem ser tomados em conta, quando o interesse é meramente o de um bom criador, e respeitando os vinculos de criadores estipulados pelo FCI que assim cordena as mesmas.

Conhecimentos basicos?? Eis alguns
Sem duvida é essecial ter uma paixão por uma raça, procurar o mais possivel por obter informações sobre a mesma. E ai começa o investimento.
Livros, revistas, telefonemas, pesquisas na internet que já dispõe de muita informação, mas sem duvida alguma não há nada como entrar em contacto directo com os criadores.

Prepar-se para algum gasto em viagens de visita aos criadores, muito tempo perdido, muitos exemplares diferentes de criador para criador, uns melhores outros piores.
Visitar algumas exposições, ver os julgamentos e opiniões diversas dos Juizes.

Um conhecimento que deveria ser obrigatorio e posto mais vezes em pratica.
Obter informações do padrão standard da raça e saber que tem de obedecer ao mesmo face a uma boa criação e continuidade da raça.
A isto eu chamo experiência e convivência directa “...as melhores formas de aprender e evoluir.”

Para introdução numa raça seja ela qual for, com objectivos de fazer ciração da mesma, sem duvida este é um dos melhores metodos e tem vindo a dar e revelar bons resultados, pelo menos nas pessoas que nos têm vindo a contactar ao longo de mais de 20 anos.

Após algum conhecimento na raça, há a ter em conta a aquisição de exemplares, jovens ou mesmo já adultos. Nem sempre a compra de um exemplar jovem é a melhor opção.
Prepare bem a bolsa, bons exemplares são também e logicamente de valor elevado.

Os exemplares em idade adulta já se encontram defenidos e treinados, cachorros em idade inferior a 18 meses tão em mudanças constantes e nunca sabemos ao certo qual o resultado final do seu crescimento.
Criador que venda exemplares a um futuro criador deverá conduzir o mesmo a um bom desempenho na mesma função. Orientanto e aconselhando nos mais diverssos temas...
A isto chamo trabalho de equipe em ajuda à raça em questão.

Depois de adquiridos os exemplares, há que ter em conta as instalações e as condições, os gastos com veterinarios, alimentação, apoios alimentares ou vitaminicos, os treinos, os cabeleireiros se houver necessidade disso, vacinação, desparazitação, Ship, registos no CPC entre outros tantos papeis e gastos extras no mesmo.

Depois há sempre aquelas despesas pequenas que por vezes não vemos mas estão lá, escovas, pentes, tesouras de corte e de unhas, pastas e escovas de dentes oleos para o pelo, um perfume, um desodorizante, uma laca, um pó talco querem mais??? hehehe

Gasta-se mesmo muito dinheiro a tratar de cachorros adultos.
Nas ninhadas é outro tanto gasto.
No cruzamento se por inceminação ou se cruzado com um macho de um outro criador, radiografias nas cadelas aos 47 dias de gravides, para ver se é parto normal ou cesariana, ecografia para ver se tá tudo ok, alimentação especial para cadelas gravidas.

Depois vem o trabalho de parto, uma semana ou duas a ouvir cachorros de dia e noite, umas vacinas extras para os cachorros, uma desparasitação ou mais outra ainda, alimentação de cachorros, o treino dos mesmo cachorros... são tantas as coisas em que se gasta dinheiro com a criação de cachorros
Quem diz ter ganho e rendimento com os mesmos não deve estar certamente a criar os cachorros com a qualidade desejada ou com os melhores metodos de criação.
Outro dos investimentos é sem duvida o mundo das exposições onde ainda hoje decorreu uma em lisboa.

Essas, as exposições servem sem duvida para avaliar os exemplares que temos e desejamos cruzar. Valorizamos o pedigree do exemplar com prémios e certificados se realmente merecerem face a sua qualidade enquanto exemplar. Cachorros de um criador podem e devem ser avaliados em exposição também, desse modo podemos efectuar uma avaliação de como são os cachorros criados por nós.
Mas como se pode concluir o mundo das exposições é também um gasto, mas também um investimento.

Quem não efectua esta angariação de conhecimentos através da experiencia directa, sem duvida não pode ter muitos ou bons conhecimentos dos melhores procedimentos no trabalho que está a realizar.
Não tendo bons conhecimentos, não deve certamente estar a contribuir de boa fé para com a criação e continuação da mesma raça, e isso vesse em muitos casos em muitas raças.

Casos registados de descaractrização de raças por exçesso de criação não orientada por criadores mais.... desleixados... são algumas, como é o caso do Epagneul Pequinês ou o Caniche no Brazil.

Há muito trabalhinho, noites em branco e muitas mas muitas experiencias no meio de tudo isso. Suponho que seja tudo, embora haja sempre algo que fique por se dizer ;)
Um abraço.
Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
pedrobaleia
Membro Veterano
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

segunda jun 27, 2005 6:12 am

:o

...bem miguel...

obrigado!!
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

quarta jun 29, 2005 11:45 pm

Olá Miguel,

Dou-lhe os parabéns, disse quase tudo ou mesmo tudo.A criação, seja de cães ou não, tem que ser um acto responsável.
Posso dizer que o meu marido trabalhou 15 anos com o Dr. Pedro Oliveira da Silva, e eu começei á sete anos, considero o Dr. Pedro um grande mestre na canicultura, tenho o meu espaço á dois anos, e estou todos os dias a aprender, nunca sabemos tudo, vamos no dia a dia junto com os nossos cães aprendendo, e eles dão-nos cada lição de vida ....

Ludovina
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
pedrobaleia
Membro Veterano

quinta jun 30, 2005 6:24 am

tenho o meu espaço á dois anos, e estou todos os dias a aprender, nunca sabemos tudo, vamos no dia a dia junto com os nossos cães aprendendo, e eles dão-nos cada lição de vida ....
ou seja, por muito que se pense saber ou saiba antes, há coisas que ficam sempre para depois, e que só se aprendem mesmo com a experiência, e por vezes à custa de erros, que por se tratar de seres vivos podem ser erros mais ou menos graves...
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jun 30, 2005 9:32 am

Concordo que o Miguel disse quase tudo, mas uma das coisas com as quais não concordo é o ir-se buscar cães já adultos e feitos.
Eu gosto de trabalhar os cães desde cachorrinhos, gosto de os ver evoluir, acompanhar, começar eu a "fazê-los" entendem? Leva tempo, é um risco, mas caramba...dá muito mais gozo...

Pedro, quanto aos erros que se podem cometer e serem fatais na criação...bem...então nunca ninguém teria um cão pois os donos também cometem erros que por vezes são fatais aos seus cães...
Há que tentar ao máximo não errar...mas somos humanos e erramos.
A minha receita pessoal para que muitos erros sejam evitados é simples...observação diária do estado geral dos cães, nunca esperar para ir ao veterinário (pode não ser nada, mas se for...normalmente tenho um sexto sentido que me alerta para as gravidades) mesmo que seja a meio da noite, o resto vem por acréscimo.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

quarta jul 20, 2005 2:10 pm

Se já tivermos um exemplar "canino" como poderemos saber se será um bom cão ou cadela para produzir descendência válida? O que eu quero dizer é:
-como é que poderemos saber, sendo leigos na matéria, se o nosso cão ou cadela, obedencem ao estalão da raça?
-como poderemos saber o valor comercial da linhagem irá originar (pelo que li, conforme a qualidade do cachorro assim deveria ser o seu preço)?
Pode ler-se que deve ter o tamanho x e y, o focinho da maneira xpto, mas bastará ver essas características?
Não deveria haver um organismo que avaliasse os animais? Talvêz assim menos pessoas fossem enganadas ao tentar comprar um cachorro.
Todas estas interrogações vêm de eu ponderar a hipótese da minha cadela vir a ter cachorrinhos. Mas será justo vendê-los, se não tiverem qualidade?
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

quarta jul 20, 2005 2:17 pm

marciamachado Escreveu: -como é que poderemos saber, sendo leigos na matéria, se o nosso cão ou cadela, obedencem ao estalão da raça?
Viva,

A melhor maneira é ir a uma exposição para serem avaliados por um juiz.

;)
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

quarta jul 20, 2005 4:37 pm

pedrobaleia Escreveu: :o

...bem miguel...

obrigado!!
Otimo!!!

só vi 1 problema no que ele escreveu....
Brasil é com S
;)
pedrobaleia
Membro Veterano

quarta jul 20, 2005 5:01 pm

Nebulosa escreveu:

pedrobaleia escreveu:

...bem miguel...

obrigado!!

Otimo!!!

Brasil é com S

só para ser mauzinho...cá (em portugal) não é ótimo é óPtimo!!

tou brincando ;)
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

quarta jul 20, 2005 9:35 pm

pedrobaleia Escreveu:
Nebulosa escreveu:

pedrobaleia escreveu:

...bem miguel...

obrigado!!

Otimo!!!

Brasil é com S

só para ser mauzinho...cá (em portugal) não é ótimo é óPtimo!!

tou brincando ;)
Bha, nem brinca, de tanto ler a palavra otimo escrita oPtimo, acabei escrevendo oPtimo em uma redação da escola.... a prof quase me esganou! :cry: :p :o
Responder

Voltar para “Cães”