será que faço bem?
Moderador: mcerqueira
olá de novo! Se não tiver nenhuma ninhada a minha gatinha será que seria bom para ela arranjar um gato para lhe fazer companhia, ela tem um ano de idade e é muito ciumenta., até para comer só come se eu ficar ao pé dela.E se ela faz mal ao gatinho pequenino? Eu adoro a minha gatinha e não quero fazer-lhe mal mas sempre que eu vou para o trabalho ela fica com uns olhinhos tão tristes que eu não quero que ela fique mais sozinha: estou a pensar em duas hipóteses: ou ela tem filhotes e para isso tenho que arranjar um macho ou adopto outro gatinho. Qual a melhor solução?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
claro que ninguém gosta de estar sozinho. os gatos tb. não, embora de início não pareça.ou ela tem filhotes e para isso tenho que arranjar um macho ou adopto outro gatinho. Qual a melhor solução?
claro que para ter companhia, não precisa de fazer criação. em princípio, as persas não têm muitos filhotes, mas mesmo que nasçam dois

anjjazul
cara anjaazul porquê infelizes?então acha que iriam ser maltratados? por quem me toma?e se fossem rafeiros, qual o problema? Acha que ia gostar menos deles? não faça juízos de valor sobre pessoas que não conhece. Persas ou semi-persas não são lindos à mesma?Para mim todos os gatos são lindos. agora acho que se as pessoas que têm animais de raça querem preservar a raça porque não tentar arranjar um macho persa. Ou será que desconfia dos veterinários ( eles melhor do que ninguém sabem distinguir qual a raça do animal ).
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Não percebo a sua aressividade para a anjazul que foi bem educada e se deu ao trabalho de lhe responder...que raio d eintroudção aqui que fez...
Quanto ao que pergunta, sugiro que esterilize a gata e arranje outro gato para fazer companhia...
Quanto ao que pergunta, sugiro que esterilize a gata e arranje outro gato para fazer companhia...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Cada macaco no seu galho, os vets tratam de doenças dos animais, desde que seja um gato o tratamento é mais ou menos idêntico,em todos, havendo algumas particularidades. Relativamente a raças, é diferente num caso de um gato cruzado dificilmente saberão se é por exemplo um persa com um europeu se um Bosques da noruega com um europeu, se um Sagrado da Birmânia, como a maioria das pessoas que não conhecem as especificidades da raça. Alias nem têm obrigação. Portanto o seu a seu dono. Eu já vi um vet bem conhecido na praça dizer que uma gata minha era uma azul fumada, quando era uma tartaruga azul. Em minha opinião isso que refere não é verdade, pelo menos relativamente aos gatos.ratchet Escreveu: agora acho que se as pessoas que têm animais de raça querem preservar a raça porque não tentar arranjar um macho persa. Ou será que desconfia dos veterinários ( eles melhor do que ninguém sabem distinguir qual a raça do animal ).
Se quer preservar a qualidade da raça não basta cruzar dois persas, para a preservar,...
De qualquer forma há algumas coisas que lhe posso dizer:
1º As persas não fazem partos, salvo rarríssimas das rarissímas excepções, mesmo tendo nariz.
2º Muitos dos partos têm que ser de cesariana, pois os persas têm uma cabeça maior que os outros gato. A última que paguei ficou-me em 300 Euros, pois foi a meio da noite e tive que pagar a taxa de urgência.
3º Tem que ter capacidade, para perceber se as coisas não correrem bem, saber até que ponto pode esperar ou não, para ir para o vet. Se fôr quando não estiver em casa poderá ser grave.
4º Portanto quem estiver a assistir ao parto, tem que abrir o saco amniótico e fazer a reanimação do bébé Se não se fizer como deve ser, passado mais ou menos 3 dias,... morre com pneumonia por ter aspirado o líquido amniótico.
4º Os meus vets, deixam-me sempre ser eu a fazer a reanimação dos bébés. Houve um dia chuvoso, sem carro que tive que ir a pé ao vet mais próximo, que não me deixou fazer a reanimação e os 3 bébés que nasceram, aos quais o vet,(como não estão muito habituados, nem têm experiência nestes partos,) fez a reanimação, fez tão bem ou tão mal que os bébés morreram todos, entre o 3º e o 6º dia . Tempo esse que eu não dormi praticamente para os alimentar de 2 em 2 horas.
Uma companhia para a sua gata, poderá ser também um europeu. Os três primeiros dias são os mais dificeis, mas elas aceitam muito bem os bébés.
... Poderá também correr tudo bem. Poderá ter sorte de principiante.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Pois...há veterinários que por gosto pessoal, até gostam de estudar as raças, mas são muito poucos os que o fazem... a grande maioria não percebe muito ou nada de raças... :p. A vocação deles e por lógica é para a Medicina e não para as raças...
Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Bom dia Ratchet,ratchet Escreveu: adopto outro gatinho. Qual a melhor solução?
eu tenho uma gata de +/- 1 ano que era a senhora da casa, adoptei um de 2,5 meses à um mês. Durante o fim de semana achei que eles não se iam dar e teria de devolver o gatinho. Agora... só para ver, quando levei o mais pequeno ao vet. na semana passado a gata ficou a "chorar" até nós regressarmos e depois foi bricandeira até mais não

Eu tenho 4 gatinhos para dar só a partir de 26 de Julho, se quiser posso-lhe enviar as fotos deles e vais-se decidindo. O que acha?

Bjokas,
Patrícia
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Eu não tenho a paciência e a boa educação destas pessoas que a têm estado a aturar:
Pelo que descreve da sua gata noutro post, a senhora não estará a perservar a raça quando a reproduzir e sim a trazer mais gatos de má qualidade a este mundo. Bonitos ou feios para si, serão sempre Persas de má qualidade.
Os veterinários não percebem nada de raças e não têm que perceber. Quem percebe de raças são os criadores e os juízes, porque é essa a obrigação deles.
Esterilize a sua gata e deixe-a viver uma vida mais saudável e tranquila e, por favor, não adopte mais nenhum porque não percebe nada de gatos, ok?
Pelo que descreve da sua gata noutro post, a senhora não estará a perservar a raça quando a reproduzir e sim a trazer mais gatos de má qualidade a este mundo. Bonitos ou feios para si, serão sempre Persas de má qualidade.
Os veterinários não percebem nada de raças e não têm que perceber. Quem percebe de raças são os criadores e os juízes, porque é essa a obrigação deles.
Esterilize a sua gata e deixe-a viver uma vida mais saudável e tranquila e, por favor, não adopte mais nenhum porque não percebe nada de gatos, ok?
-
- Membro Veterano
WaterMonitor Escreveu: Eu não tenho a paciência e a boa educação destas pessoas que a têm estado a aturar
Não ter pachorra e ou educação é uma coisa, agora o que afirmou já não tem fundamento (só o tem para acasalamentos, procriação e afins..) e explico:WaterMonitor Escreveu: (...) e, por favor, não adopte mais nenhum porque não percebe nada de gatos, ok?
Eu, até há 7 Anos atrás NADA PERCEBIA DE GATOS. Vivi 43 Anos sem nuca conhecer os gatos e num entanto, hoje, apesar de ainda ter muito a aprender... (aprende-se sempre até morrer...) se eu fizésse o que acima aconselhou... não tinha nenhum e continuava na ignorância TOTAL! E, felizmente tenho 5 gatos que adoro e tratei, criei e salvei dezenas deles!
Se a forista tem uma gata há 1 Ano e está bem de saúde, nem tudo de mal está a fazer...penso eu que seja assim!
Não é preciso ter nenhum curso....para se saber tratar de um gato. Basta ter senso comum (bom senso) e ser um dono/a preocupado em dar do melhor trato ao seu felino, sendo por informação obtida de amigos ou por leituras correctas de livros, net, etc …!
Ninguém nasce ensinado!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Bem, não consigo perceber ...a ratchet pareceu me ser uma dona interessada, que utilizou este fórum em busca de conselhos e ajuda... não percebo como é que isto terminou com o forista water monitor a dizer-lhe para não ter mais gatos, porque ela não percebe nada de gatinhos...por favor, com tanto bichinho a precisar de dono e de amor, temos aqui uma senhora que parece ser uma dona extremosa, que por expor umas dúvidas acaba quase a ser enxovalhada...
como leonildedecarvalho disse não me parece que a senhora esteja a fazer tudo mal, e que eu saiba perguntar nunca ofendeu...aliás é um óptimo meio para aprender e evoluir.
Achei muito feio dizerem à senhora para não ter mais gatinhos porque não percebe nada...por favor...a senhora não os agride, como muita gente faz...donos desses é que não devem ter bichos...agora todos aqueles que lhes dão uma casa e carinho, merecem sempre todo o nosso respeito e apoio.
beijinhos
como leonildedecarvalho disse não me parece que a senhora esteja a fazer tudo mal, e que eu saiba perguntar nunca ofendeu...aliás é um óptimo meio para aprender e evoluir.
Achei muito feio dizerem à senhora para não ter mais gatinhos porque não percebe nada...por favor...a senhora não os agride, como muita gente faz...donos desses é que não devem ter bichos...agora todos aqueles que lhes dão uma casa e carinho, merecem sempre todo o nosso respeito e apoio.
beijinhos
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
então se qualquer um pode fazer tudo sem perceber peva.bem gostaria de saber porque tiram a carta de condução e não pegam logo num carro; tiram um curso para exercer a profissão, etc. só para animais, basta ser empírico.Achei muito feio dizerem à senhora para não ter mais gatinhos porque não percebe nada...por favor...a senhora não os agride, como muita gente faz...
quanto à falta de educação e agressividade, já enjoa. haja pachorra. muita gente não tem espelho em casa

anjjazul
-
- Membro Veterano
Não, não foi bem em busca de conselhos de ajuda...porque depois acabou por ser arrogante com algumas afirmações...buttercup Escreveu: Bem, não consigo perceber ...a ratchet pareceu me ser uma dona interessada, que utilizou este fórum em busca de conselhos e ajuda...
Mas independentemente da arrogancia dela, o que está em causa sobre o que escrevi é dar-se um conselho, que neste caso me parece descabido, de que não deve ter mais gatinhos... isso não é verdade! Qualquer pessoa preocupada com o bem estar dos seus animais, independentemente se quer ser ou não ser uma criadora ou uma BYB, não tem de deixar de adquirir/adoptar gatinhos, só porque teve a infeliz ideia de querer fazer uma procriação TOTALMENTE DESPROVIDA DE BOM SENSO!
como leonildedecarvalho(...)
Leia o que sublinheileonildecarvalho Escreveu:Não ter pachorra e ou educação é uma coisa, agora o que afirmou já não tem fundamento (só o tem para acasalamentos, procriação e afins..) e explico:

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
cara anjaazul, acho que interpretou mal as minhas palavras pois tirou-as totalmente do contexto...é óbvio que não acho que deve ter-se os bichinhos "sem saber peva", mas a verdade é que a experiência e o conhecimento vai-se adquirindo.acho que foi isso que a ratchet tentou fazer.ela não se mostrou nas tintas e pediu a opinião neste fórum, para ouvir outras pessoas, com mais experiência nos nossos amigos felinos.
na minha mensagem eu queria era frisar o comentário do outro forista que não considerei correcto, pois acredito que toda a gente tem o direito a aprender.mas isto é a minha opinião...de certo haverão outras...
fiquem bem
na minha mensagem eu queria era frisar o comentário do outro forista que não considerei correcto, pois acredito que toda a gente tem o direito a aprender.mas isto é a minha opinião...de certo haverão outras...
fiquem bem
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Acreditamos todos...buttercup Escreveu: , pois acredito que toda a gente tem o direito a aprender.mas isto é a minha opinião...
ms acho que não leu, ou, desculpe, que lhe diga, não soubve interpretar o que ela disse.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado mai 21, 2005 2:07 pm
Bom dia a todos!
Comecei por frequentar este forúm para me informar e para me aconselharem a ter os cuidados básicos com a minha gatinha persa. venho cá assiduamente e apesar de não participar mto, sou uma leitora atenta dos problemas e duvidas de outros foristas! Agora, o k já constatei por várias vezes, é k existem aki meia dúzia de pessoas k em vez de ajudar os foristas k aki vêm cheios de duvidas, aproveitam para os 'insultar' e por 'enxovalhar'...
Sr. forista WATERMONITOR.....acha por acaso correcta a maneira com k se dirigiu á forista Ratchet? Por favor...não tenham a ousadia de se 'armarem em chicos espertos', k só voces é k sabem cuidar de animais...essa vossa mania mete nojo, acreditem...
Olhem lá k pela moça kerer fazer criação com a bichinha dela (e não me venham com essa das purezas das raças), pk se voces se mostram tão bonzinhos, tão 'bons corações', tão bons donos...e na verdade só as RAÇAS puras é k vos interessam...parem com a hipocrisia...kem gosta de animais gosta deles sejam de raça ou não....afinal de contas voces fazem dos animais um meio de exploração....criam-nos para obterem lucro através deles!!! TÃO AMIGOS VOCES SÃO DOS ANIMAIS...E TÃO PREOCUPADOS com a raça pura....xiçaaaaaa.....haja paciência.....
Se todos nós pensássemos da mesma maneira tadinhos dos bichinhos k não são de raça....eram todos rejeitados..enfim, já tou a falar de mais...
WATERMONITOR....haja educação e maneiras de falar com as pessoas..
Kem é voce para se atrever a dizer a alguém k esterilize a gatinha e não adopte mais nenhum animal?????????
Sinceramente....
Gosto de ver esta gente armada em sabichona..gosto...gosto...é bom de ver...
Ratchet, pareceu-me ser uma boa dona..tente fazer o melhor pelos seus bichinhos e siga o k o seu coração lhe diz...recorra a 1 vet e aconselhe-se bem em relação ao parto...realmente tb tenho conhecimento k os partos de persas não são fáceis...se quer continuar com a ideia da sua gatinha procriar tente informar-se o melhor possivel e COM GENTE CREDÍVEL e não se deixe levar por sabichões daki da arca!! Peça conselho á UIAMORI k apesar dela já ter intervido neste tópico, penso k a poderá esclarecer melhor! ( digo isto pk me parece k ela é a pessoa mais bem informada e mais experiente).
Ratchet, fique bem e informe-se bem....beijinhos e boa sorte para si e para a sua Gatinha!!!
Comecei por frequentar este forúm para me informar e para me aconselharem a ter os cuidados básicos com a minha gatinha persa. venho cá assiduamente e apesar de não participar mto, sou uma leitora atenta dos problemas e duvidas de outros foristas! Agora, o k já constatei por várias vezes, é k existem aki meia dúzia de pessoas k em vez de ajudar os foristas k aki vêm cheios de duvidas, aproveitam para os 'insultar' e por 'enxovalhar'...
Sr. forista WATERMONITOR.....acha por acaso correcta a maneira com k se dirigiu á forista Ratchet? Por favor...não tenham a ousadia de se 'armarem em chicos espertos', k só voces é k sabem cuidar de animais...essa vossa mania mete nojo, acreditem...
Olhem lá k pela moça kerer fazer criação com a bichinha dela (e não me venham com essa das purezas das raças), pk se voces se mostram tão bonzinhos, tão 'bons corações', tão bons donos...e na verdade só as RAÇAS puras é k vos interessam...parem com a hipocrisia...kem gosta de animais gosta deles sejam de raça ou não....afinal de contas voces fazem dos animais um meio de exploração....criam-nos para obterem lucro através deles!!! TÃO AMIGOS VOCES SÃO DOS ANIMAIS...E TÃO PREOCUPADOS com a raça pura....xiçaaaaaa.....haja paciência.....
Se todos nós pensássemos da mesma maneira tadinhos dos bichinhos k não são de raça....eram todos rejeitados..enfim, já tou a falar de mais...
WATERMONITOR....haja educação e maneiras de falar com as pessoas..
Kem é voce para se atrever a dizer a alguém k esterilize a gatinha e não adopte mais nenhum animal?????????
Sinceramente....
Gosto de ver esta gente armada em sabichona..gosto...gosto...é bom de ver...
Ratchet, pareceu-me ser uma boa dona..tente fazer o melhor pelos seus bichinhos e siga o k o seu coração lhe diz...recorra a 1 vet e aconselhe-se bem em relação ao parto...realmente tb tenho conhecimento k os partos de persas não são fáceis...se quer continuar com a ideia da sua gatinha procriar tente informar-se o melhor possivel e COM GENTE CREDÍVEL e não se deixe levar por sabichões daki da arca!! Peça conselho á UIAMORI k apesar dela já ter intervido neste tópico, penso k a poderá esclarecer melhor! ( digo isto pk me parece k ela é a pessoa mais bem informada e mais experiente).
Ratchet, fique bem e informe-se bem....beijinhos e boa sorte para si e para a sua Gatinha!!!