Boas tardes a todos!
O Xico ainda não fez nenhum estrago cá em casa. A minha questão é a seguinte: O vet diz que não vale de nada cortar as unhas ao gato, ele vai fazer asneiras na mesma. Mas todas as pessoas com quem falo que tem gatos aconselham cortar as unhas desde pequeninos. Qual é a vossa opinião e razões para cortar ou não?
Bem hajam!
Cortar as unhas aos gatos
Moderador: mcerqueira
Boas,
Os meus foram habituados desde pequenos (3/ 4 meses) a levar o corte nas unhas, não tanto pelo que poderiam fazer na mobilia, mas sim pelo que me poderiam fazer a mim
... é que aquelas unhacas a subir pelas pernas acima... vai lá vai...
Mas até para isso é preciso ter atenção... eu só comecei a cortar nessa idade porque antes disso me parecia que precisam delas para de alguma forma ajudar na sua exploração pelo Mundo... manias minhas talvez...
Em todo o caso não se ponha a cortar as unhas sem falar com alguém que o saiba fazer e lhe mostre in loco como se deve fazer, porque se cortar demais pode criar feridas que poderão vir a infectar...
De certeza que alguém mais experiente já lhe vem lhe explicar com nomes técnicos e tudo
Os meus foram habituados desde pequenos (3/ 4 meses) a levar o corte nas unhas, não tanto pelo que poderiam fazer na mobilia, mas sim pelo que me poderiam fazer a mim

Mas até para isso é preciso ter atenção... eu só comecei a cortar nessa idade porque antes disso me parecia que precisam delas para de alguma forma ajudar na sua exploração pelo Mundo... manias minhas talvez...
Em todo o caso não se ponha a cortar as unhas sem falar com alguém que o saiba fazer e lhe mostre in loco como se deve fazer, porque se cortar demais pode criar feridas que poderão vir a infectar...
De certeza que alguém mais experiente já lhe vem lhe explicar com nomes técnicos e tudo

Ola boa tarde.
Eu corto as unhas do meu, não é que ele me estrague nada ca em casa, mas apenas para não me magoar quando trepa por mim acima a pedir colinho
A veterinaria ensinou-me como cortar as unhas, ate porque é preciso bastante cuidado, visto eles terem vasos sanguinios a passar nas unhas e estas so poderem ser cortadas ate um determinado sitio.
Cumprimentos
Eu corto as unhas do meu, não é que ele me estrague nada ca em casa, mas apenas para não me magoar quando trepa por mim acima a pedir colinho

A veterinaria ensinou-me como cortar as unhas, ate porque é preciso bastante cuidado, visto eles terem vasos sanguinios a passar nas unhas e estas so poderem ser cortadas ate um determinado sitio.
Cumprimentos
Boa tarde
Eu também corto as unhas do meu gato desde que ele é pequeno, foi uma amiga minha que me ensinou e que sempre teve gatos (aliás, foi ela que me apresentou ao meu). É preciso ter algum cuidado a cortar por causa dos vaos sanguíneos que ficam junto da base da unha. O melhor é pedir ao vet que o faça à sua frente e que o ensine a fazê-lo. Eu só cortei as unhas do meu na terceira vez em que foram cortadas (a primeira foi a minha amiga e a segunda foi o vet), quando já tinha a certeza de como se fazia. A melhor forma é com um corta-unhas ou daqueles alicates próprios.
É sempre mehor cortar-lhes as unhas, não tanto pela mobília mas por causa do nosso corpinho, principalmente quando eles são brutinhos a brincar.
Se for bem feito não lhe causa qualquer dor ou incómodo, o meu já está tão abituado que nem sequer foge ou se agita enquanto lhe corto as unhas.
Eu também corto as unhas do meu gato desde que ele é pequeno, foi uma amiga minha que me ensinou e que sempre teve gatos (aliás, foi ela que me apresentou ao meu). É preciso ter algum cuidado a cortar por causa dos vaos sanguíneos que ficam junto da base da unha. O melhor é pedir ao vet que o faça à sua frente e que o ensine a fazê-lo. Eu só cortei as unhas do meu na terceira vez em que foram cortadas (a primeira foi a minha amiga e a segunda foi o vet), quando já tinha a certeza de como se fazia. A melhor forma é com um corta-unhas ou daqueles alicates próprios.
É sempre mehor cortar-lhes as unhas, não tanto pela mobília mas por causa do nosso corpinho, principalmente quando eles são brutinhos a brincar.
Se for bem feito não lhe causa qualquer dor ou incómodo, o meu já está tão abituado que nem sequer foge ou se agita enquanto lhe corto as unhas.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Arranje um corta unhas próprio, que se não me engano são uns 5 Euros, é tipo uma tesoura, só que com o formato de alicate no final, e aconselho a cortar as unhas contra a luz, para ver até onde vai a parte mais escura, que é a que tem os vasos, deixe um espaço de 2milimetros, e corte à vontade.
OLÁ
o meu gato vinha com as unhas cortadas mas eu nunca mais lhas cortei...
foi por pura perguiça e falta de necessidade!
ele não estraga nada nem me trepa as pernas...logo não havia necessidade!
ainda assim sei que muita gente corta..cada um sabe das necessidades do seu gato!
se as unhas deles ficarem excessivamente compridas e os incomodam aí sim corto.
o meu gato vinha com as unhas cortadas mas eu nunca mais lhas cortei...
foi por pura perguiça e falta de necessidade!
ele não estraga nada nem me trepa as pernas...logo não havia necessidade!
ainda assim sei que muita gente corta..cada um sabe das necessidades do seu gato!
se as unhas deles ficarem excessivamente compridas e os incomodam aí sim corto.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
As unhas cortam-se só mesmo as pontinhas, as aguçadas, isto porque evita que furem e rasguem sofás, cortinados, carpetes etc... depois das pontinhas cortadas, eles estragam coisas na mesma, mas já não é tão grande o estrago...
porque ficam rombas...
As unhas dos gatos cortam-se melhor que as dos cães porque são semi transparentes, então vê-se onde começa e acaba o sabugo da unha. Só se corta a parte mesmo transparente (a pontinha) até quase onde se começa a ver o vaso sanguíneo
Um vaso sanguíneo a ser cortado... pode dar numa enorme hemorragia. Cuidado!
Leo

As unhas dos gatos cortam-se melhor que as dos cães porque são semi transparentes, então vê-se onde começa e acaba o sabugo da unha. Só se corta a parte mesmo transparente (a pontinha) até quase onde se começa a ver o vaso sanguíneo

Um vaso sanguíneo a ser cortado... pode dar numa enorme hemorragia. Cuidado!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
O pior é quando são eles a partirem as próprias unhas.leonildecarvalho Escreveu: Um vaso sanguíneo a ser cortado... pode dar numa enorme hemorragia. Cuidado!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Talvez nos cães, SIM e já me aconteceu com um cão, mas nos gatos..hum....que eu saiba são maleáveis ao ponto de "descascarem" em vez de partirem ao ponto de haver rotura de um vaso sanguíneo.leoa_nova_ Escreveu:O pior é quando são eles a partirem as próprias unhas.leonildecarvalho Escreveu: Um vaso sanguíneo a ser cortado... pode dar numa enorme hemorragia. Cuidado!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>