Férias - Transporte dos n/amigos ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pmmp
Membro
Registado: quarta set 29, 2004 5:02 pm

terça jun 28, 2005 4:28 pm

Finalmente chegaram as férias e com elas surgem algumas questões relacionadas com o transporte dos nossos canídeos, mais nomeadamente em automóvel. No meu caso a situação tem me dado algumas dores de cabeça pois se por um lado a transportadora não é compatível em termos de dimensões ( dobermann ) com uma comum mala de um Renault Mégane ou Honda Hrv, por outro lado uma rede divisória é frágil e não chega concerteza ao destino. Existe também a possibilidade de colocação de grade divisória mas... enlatar o cão numa mala pequena durante cerca de 300 kms ??? - e as malas.

A lei obriga a que este tenha obrigatoriamente que ir na mala ?
Que sistema utilizam com os vossos amigos ?

Saudações Foristas,

Pmmp & Bowie
ruka_retriever
Membro
Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm

terça jun 28, 2005 4:41 pm

Eu comprei um adaptador para o cinto de segurança. Custou-me 5€.

Disseram-me k convem o cão ter peitoral quando anda no carro para prender ao adaptador.

Na altura disseram-me também que legalmente chegava.
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

terça jun 28, 2005 4:57 pm

Eu transporto na mala, que é bem espaçosa. As malas levo amontoadas no banco de trás...
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça jun 28, 2005 4:59 pm

O cão não tem que ir na mala.

Penso que segundo a lei deverá ser transportado com cinto de segurança, em transportadora, ou com rede divisória.
No seu caso talvez a rede fosse mesmo a melhor solução...
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça jun 28, 2005 5:07 pm

Eu prefiro o cinto, a minha cadela adora ir no assento de trás, sentada como se fosse gente grande, até dá piada de a ver tão séria a olhar para a estrada... :lol:
pirralha
Membro Veterano
Registado: quinta dez 19, 2002 5:58 pm

terça jun 28, 2005 6:18 pm

ainda bem que colocaram este tópico.
O Gui é pequinino.
Tem de ir nas malas de transporte (é obrigatório?) ou pode ir numa caixa de cartão bem presa?
Pergunto isto como ele é um srd não sabemos o tamanho que vai ficar em adulto e por isso não sabemos o tamanho da mala a comprar.
Abraço
MariaSofia
Membro
Registado: quarta out 13, 2004 10:55 am

terça jun 28, 2005 7:04 pm

ruka_retriever Escreveu: Eu comprei um adaptador para o cinto de segurança. Custou-me 5€.

Disseram-me k convem o cão ter peitoral quando anda no carro para prender ao adaptador.

Posso saber onde comprou esse adaptador?
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça jun 28, 2005 7:06 pm

MariaSofia Escreveu:
ruka_retriever Escreveu: Eu comprei um adaptador para o cinto de segurança. Custou-me 5€.

Posso saber onde comprou esse adaptador?
Eu comprei numa loja animal ;)
eupegasus
Membro Júnior
Registado: segunda set 06, 2004 5:48 pm

terça jun 28, 2005 9:12 pm

ja fui a uma esquadra da psp fazer essa pergunta, e eles disseram-me que nao existe uma lei para os caes de companhia , existe somente para os caes designados de caça, pelo sim pelo disseram para me precaver com qualquer tipo de sistema para que nao me colocasse em perigo nem aos caes na estrada, como tenho um carro com espaço em pequenas viagens os caes vao na mala (porque mal chegam ao carro dormem logo) quando é viagens maiores uso a trela no cinto. pelo que me disseram na esquadra, se qualquer pessoa for "parada" na estrada por um agente, ele nao pode multar porque nao existe legislaçao propria... se estou a mentir foi o peixe que me venderam :p
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

quarta jun 29, 2005 5:40 pm

Olá a todos ,

os meus cães quando viajam de carro comigo ,no comercial vão soltos na bagajeira , quando vão no outro carro vão sentados no banco de trás mas com cinto de segurança , senão era uma festa ! , estão a imaginar o filme não é ?
joaobogalhas
Membro Veterano
Registado: quarta mai 11, 2005 12:02 pm
Contacto:

quarta jun 29, 2005 6:34 pm

Ola!
Eu costumo andar com o meu nos bancos de trás, mas nunca lhe coloquei o cinto! É que ele só vai bem é com a cabeça de fora e se eu lhe coloca-se o cinto havia de ser bonito...!
Eu sei que é perigoso, mas será que posso ser multado?
carlaJR
Membro Júnior
Registado: quinta jun 23, 2005 10:40 pm

quarta jun 29, 2005 6:45 pm

Pois, o transporte tmb me deixa na duvida. O meu bixinho anda smp no banco de tras e smp k pode de focinho ao vento :p Haverá neste mmt alguma legislaçao sobre isso?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jun 29, 2005 7:00 pm

Que eu saiba não há qualquer legislação sobre o transporte de cães de companhia.
A Zorra vai solta no banco detrás.
Senta-se ou deita-se (normalmente deita-se e dorme), e é só.

Penso que nos devemos orientar pelo bom senso.
Quando são cachorros é muito díficil mantê-los quietos e sossegados no banco detrás e, por isso, podem causar um acidente...
A mim parece-me que o cinto - desde que não impeça o animal de se deitar, mudar de posição ou lamber-se, é o melhor.

Convém sempre fazer uma paragem para aí de 2 em 2 horas, para ele esticar as pernas, fazer as suas coisitas e beber água.

Atenção ao calor - nunca deixem os vossos cães no carro (em especial ao Sol) sem um bocado de janela aberta e sem água.
São inúmeros os casos de cães que morreram de calor, nestes casos.
O cão não sua - a única maneira que tem de aliviar o calor é beber água.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta jun 29, 2005 10:19 pm

Tenho ideia que existe legislação especifica para o transporte de carga nos automóveis, e se eu tiver razão, então essa lei indica que a carga tem que ir bem acondicionada de modo a que nunca possa perturbar o condutor. Se o policia considerar um cão como carga, então pode multar caso este vá solto. Faz falta aqui um jurista....

De qualquer modo, as melhores opções são sempre o cinto, a caixa de transporte, ou na mala com rede divisória. Se for na mala, é melhor não ir juntamente com objectos pesados pois em caso de embate, esses objectos podem magoar o cão. Em caso de falta de espaço, há sempre as bagageiras de tejadilho. É caro, mas assim o cão vai à vontade na mala.
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quinta jun 30, 2005 11:53 am

joaobogalhas Escreveu: Ola!
Eu costumo andar com o meu nos bancos de trás, mas nunca lhe coloquei o cinto! É que ele só vai bem é com a cabeça de fora e se eu lhe coloca-se o cinto havia de ser bonito...!
Eu sei que é perigoso, mas será que posso ser multado?
Olá,

Com o cinto colocado o cão pode levantar-se e ir com a cabeça de fora.
O que se compra é uma espécie de corpete que tem uma alça onde vai passar o cinto do carro.
Assim o cão anda à vontade no banco, sentado ou deitado, mas se há uma travagem brusca o cinto bloqueia e impede que o cão seja cuspido (o mesmo acontece com as pessoas).
Eu comprei o "cinto de segurança" numa petshop e custou-me à volta de 12 euros (se não estou em erro!).

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Cães”