A inteligência dos cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado nov 16, 2002 6:01 pm

Olá

Uma troca de mensagens entre o PauloC e o dicas sobre coragem e inteligência dos cães sugeriu-me este tópico.
Por que se entende inteligência num cão?
A inteligência nos humanos, em sentido muito lato, é a capacidade de resolver problemas. Mas há diversos tipos de inteligência. Há pessoas que são mais aptas para determinadas tarefas e uma autêntica negação para outras. Haverá pessoas também que não demonstram inteligência para tarefa nenhuma. Provavelmente porque nas nossas actividades de humanos não existem tarefas às quais a inteligência dessas pessoas se aplique. Isto é, avaliar se uma pessoa é ou não inteligente não é fácil.
No meio de tudo isto temos o cão, ao qual, em muitos casos, se exige que seja inteligente como nós.
Quando avalio a inteligência dos meus cães é de modo totalmente empírico e provavelmente injusto, porque inevitavelmente tomo como padrão o que normalmente se entende por inteligência aplicada ao homem.
Será que isto merece comentários?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sábado nov 16, 2002 6:11 pm

Nel, você que por-me a pensar numa tarde de Sábado?

Mas atenção, agora a sério, uma das características das raças é a sua inteligência. Também sempre tive curiosidade em saber como se mede, e não vou mandar bocas sobre assuntos sobre os quais só posso conjecturar.

Talvez capacidade de aprendizagem? Sempre ouvi dizer que o caniche é uma das raças mais inteligentes (não sei porquê, mas acho que estou a cometer harakiri!!!).

Estou farto dos
Cumprimentos (é muito comprido)

Sendo assim

Cumps

JoseLuis
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sábado nov 16, 2002 6:34 pm

inteligencia...esperteza...tenho ouvido dizer q os srd são mais espertos,ou inteligentes ou astutos?
eu tenho 2deraça e dois sem raça e tenho constatado q os sem raça aprendem mais depressa e são mais espertos(???)e uma delas q foi abandonada até costumo dizer q é uma sobrevivente.Dependerá também da necessidade q terão para sobreviver??????
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado nov 16, 2002 9:11 pm

eu de facto, não sei como se mede o qi aos cães, mas pelos que tenho em casa, reparo que o max é uma "esperteza". porquê? por exemplo, aponto-lho para um brinquedo, lá vai ele buscá-lo; quando quer jogar à bola, vai buscá-la e começa a desafiar-me; está contente e começa com graçolas para me chamar a atenção. então, se me rio, ele derrete-se todo e ainda abusa mais. mesmo na escola, o treinador acha que para o número de aulas, ele está a avançar depressa. no que respeita a deixar de ser porquinho, também foi melhor do que eu esperava.

já a carlota, não faz nada disto. eu até acho que ela é muito destemida. mete-se com qualquer um, sem medir o tamanho. neste caso, não sei se será ainda a inconsciência da idade!!!
costumo dizer, que enquanto a carlota tem muito de simpatia e extroversão, o max ganha em esperteza. será porque foi mais estimulado? porventura!

anjaazul
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

domingo nov 17, 2002 7:53 pm

Eu tive um podengo de pelo cerdoso, que fugia, não podia vir a rua sem trela, ou não nos podiamos descuidar com a porta, lá ía eu e os meus irmãos, estrada a baixo a correr atras dele. Quando a minha avó morreu ( há 14 anos ), a porta esteve sempre aberta, pessoas a entrar pessoas a sair, pois ele nunca saiu de pé da minha mãe, sempre ali ora sentado ora deitado, mas nunca saiu de pé dela, como se soubesse que algo de mau se tinha passado, e que era melhor não correr estrada a baixo, porque ninguem estava com disposição para fazer jogging.
Bennur
Membro Júnior
Registado: domingo nov 10, 2002 11:02 pm

domingo nov 17, 2002 11:54 pm

Pouco sei sobre o tema e, ainda por cima o Gaspar é o nosso primeiro cão.

Mas a experiência de um mês permite-me suspeitar que os cães aprendem pela repetição, pela reação do dono a determinado comportamento, e pela necessidade.

A repetição por exemplo, aplica-se quando recebo pessoas e o ensino a sentar-se à porta e esperar calmamente que as pessoas entrem. Está a resultar à medida que vamos repetindo o treino. Foi o que aconteceu com o cantinho das necessidades. Em um mês conseguimos que o Gaspar vá ao cantinho habitual em cerca de 95% das vezes.

Não morder os móveis foi fácil.... ou quase fácil. Um pouco de lixívia, umas palmadas com o jornal no lombo e uns "Não" vigorosos ajudaram a afastar os dentes afiados dos aluminios e madeiras lá de casa. Aqui penso que funcionou a reacção do dono às suas asneiras. Uma reacção negativa que indica reprovação a um mau comportamento.

Depois a necessidade. Ter fome, sede ou falta de carinho e atenção, leva o Gaspar a surpreender-nos. O simples facto de chegar junto a nós e assentar a cabeça na nossa perna ou, ir sentar-se perto do local das refeições, é para nós um sinal de que precisa de algo. Não que nós não lhe dediquemos toda a atenção do mundo, mas o Gaspar quer 24h de atenção por dia.... :o

O Gaspar costuma emitir um rosnar abafado, quase de boca fechada, quando está chateado. Quando insiste em brincar e nõs não estamos disponíveis, normalmente dá-se por vencido e vai deitar-se, mas não sem antes emitir esse rosnar abafado de como quem diz, "...pronto, não vos maço mais..."

Por isso acho que os cães são inteligentes à sua maneira.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda nov 18, 2002 9:04 am

Olá

Pessoalmente acho que a esperteza não se mede aos palmos.

Inteleigência todos eles a tem. Depois existem aqueles que, por necessidade ou por treinamento a espevitam. Os cães tem capacidades de associação, descernimento que, nós homens não imaginamos.
Quando os vejo no circo, não gosto. Acho que é de um perfeiro mau gosto e exploração aquilo que lhes obrigam a fazer. Mas a vida é assim.
Conforme em nós, também nos cães a inteligência tem que ser trabalhada. Não dos instintos básicos, mas sim daquilo que eles tem capacidade para realizar, cada um na sua especialidade, na sua função.
Responder

Voltar para “Cães”