Papagaio Cinzento

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Tita_
Membro
Mensagens: 77
Registado: quarta out 06, 2004 6:56 pm
Localização: 1hamster 3gatos 1cao 1tartaruga 1papagaio 1chinchila

terça abr 26, 2005 6:44 pm

ola! nao te posso dar dicas para o demosticar porque falhei de todo com o meu :oops:
e' so pa dizer que a gaiola dele e' muito gira!! nunca tinha visto e gostei muito..parabens pela originalidade!!
joana_miau
Membro
Mensagens: 141
Registado: sexta mar 04, 2005 7:11 pm
Localização: 3 gatos rafeiritos (julieta, luna e tobias), uma hamster sirio (rata)

terça abr 26, 2005 7:02 pm

olá!

a minha avó teve um papagaio, durante muitos anos e foi ela que o domesticou(o sucesso não foi total, mas pronto..... ;) )

quanto aos banhos, ela punha-lhe um comedouro grande com agua e ele tomava banho sozinho!no inverno raramente, no verão com mais frequencia!

ele comia sementes de girassol e fruta e sopas de pão (um bocadinho de pão molhado em leite ou em sopa) que ele adorava, as vezes tambem comia alguns legumes!

tinha uma predilecção por collants, a minha avó punha uns collants ao lado da gaiola e ele divertia-se a roê-los e a fazer uns nós. :o

não falava, apesar de sempre o terem tentado ensinar.
assobiava muito e "gritava" e gritava algo de semelhante ao meu nome e da minha mae quando chegavamos. tambem fazia barulho de beijinhos e dava beijijnhos a minha avó!

e asim viveu feliz durante mais de 40 anos (com a minha avó) e morreu neste inverno com uma infecção pulmonar.

e cuidado...eles são muito espertos! ele aprendeu a abrir e a fechar a gaiola e entrava e saia quando ninguem estava a ver para roer os móveis! ;)

boa sorte! e tenha paciencia!
Kles
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

quarta abr 27, 2005 8:21 pm

Atenção a uma coisa, não se pode dar leite a nenhuma ave!

O leite é um alimento exclusivo aos mamiferos, os outros animais não têm, em geral, o organismo preparado para digerir o leite.
hugobraga
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 30, 2004 11:05 am

quarta abr 27, 2005 10:24 pm

Boas a todos,
Olá kles,
Sim ele tem quase todo o olho preto, e como disse o criador ele ainda tem a ponta da cauda com as penas pretas(ele diz que ainda não fez a 1 ª muda de penas.
O meu artista, só de manhã é que faz barulho ( e axo que já assubia) mas é só quando abro a perciana que ele faz um grande barulho e depois cala-se.


Olá Poki,
Sim eu bem tento mas para já não diz nada, tenho que tazer para aki uma matumbina da terra dele para ver se eles se entendem... 'roll'
Adoraria que o meu um dia viesse a dizer alguma coisa, ao menos vou ver se ele aprende a dizer "Braga Campeão" já não era mau!!
Mas eu pelo que tenho lido, basta o papgaio gostar do ambiente de casa para ele aprende qualquer coisa.

O vendedor disse-me que era capaz de ser femea, mas já agora como se pode ver??
Eu ouvi dizer que era por adn, isso é mt caro?
Não há outra maneiras?


Já agora, as melhoras para o teu papagaio!!!


Olá Tita_
Obrigado, eu construi-a para ver se gastava menos dinheiro que uma comprada já feita, depois de a fazer fui fazer contas e ficou mais cara doque uma comprada. 'o'
Mas pelo gozo que me deu em construir valeu a pena, e ao que é uma gaiola quase paa durar uma vida, enquanto que as que tenho visto não poderia dizer o mesmo.


Olá Joana_miau
Sim eu tb já tenho um grande comedou na gaiola, mas parace que ele não é grande fã de água.
O meu vem tento mas ele não come fruta e quando eu lhe meto alguma fruta ele pega nela e atira-a fora, defeciêcia? Talvez... )
O meu não tem ipoteses de sair pk a fechadura não está ao seu alcance, a não ser que ele seja tipo macgyver.
Quanto ao leite e como diz o Kles, eu tb já li que não se pode dar leite aos papagaios pk faz mal, agora não te sei dizer pk...
poki
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: sexta set 10, 2004 1:31 pm

sexta abr 29, 2005 11:31 am

Oi Oi!!

Como referiram que nao se pode dar leite ao papagaio, outra coisa que ja ouvi que faz mal a ele , é o Abacate, muito cuidado.

Todas as manhas abro a porta da gaiola, o Fabio sai logo, faz um assobio num tom baixinho, e um tic que ele adora fazer e depois entra, o que mais acho piada, é que nao faz a mais ninguem de casa. Sera que isso é bom ? ;)

Ou ele esta a adorar-me ou a detestar-me :?

Para fez o sexo, a melhor maneira é pelo ADN, mas ha quem saiba ver pelo o tamanho do cranio e pelo tamanho do bico.

Disseram-me que era macho, mas tb nao tenho a certeza. Baptizei com o nome de Fabio, sera que é Femea?

Se for tenho um grande problema, ele se chamarem pleo o nome , ja sabe que estao a falar c ele.
loriquito
Membro Veterano
Mensagens: 201
Registado: segunda abr 21, 2003 3:02 pm

domingo jun 26, 2005 8:57 pm

Olá Hugo-Braga,estive a ler as tuas mensagens e fiquei comovido por ver alguem tão interessado em tratar bem o seu papagaio...primeiro que tudo parabéns pela gaiola,É perfeita...Bem...para começar tudo o que se passa com o teu papagaio é mais que normal...quando mudam de ambiente todos são assim...a fruta começará a come-la...adoram maçã,pera,uvas...nunca lhes des abacate nem chocolate!quanto ao banho os cinzentos são mais impermeaveis que os amazónicos...para diferenciares o sexo realmente o melhor é o adn através de uma pena...não é muito caro...para ver a olho nú é dificil...só tendo vários animais para comparar,nos cinzentos o macho tem o olho amendoado e a femea mais redondo...mas é muito dificil de saber com certeza.Bem desde as tuas mensagens já passaram alguns meses...tenho a certeza que já muita coisa mudou...e que estarás maravilhado com o teu papagaio e ele contigo!gostava de saber noticias! Um abraço e parabéns!
msrmarisa
Membro
Mensagens: 70
Registado: quarta fev 12, 2003 1:31 am
Localização: cão e piriquitos

quarta jun 29, 2005 12:29 am

Ois só agora li este post e adorei, finalmente fiquei a saber um pouco mais de papagaios...é que os meus avós têm um com 28 anos, e é super maluca e asneirenta...quanto á alimentaçao, come de tudo, de manhã gosta de pao embebido em leite, come imensa fruta, apesar de nao gostar de fruta acida tem que ser tudo bem docinho, come tambem legumes crus como batata e cenoura, esparguette cru adora, carne peixe, apenas evitamos dar carne de porco, de resto, pao com manteiga, biscoitos, gosta de tudo...se nao lhe dermos, ele vai ao comedouro e espalha as sementes todas, é uma ganda maluca!
Ela sempre esteve com os meus avós e nunca saia da gaiola, quando vem passar ferias a minha casa é que a custumo soltar, reparei portanto que nao voa, entao passa o tempo a tras dos nossos pes para nos trepar para cima.
Tem uma particularidade, como é femea, só os homens lhe podem tocar, se for mulher, morde! A mim ja vai deixando fazer festas mas nao é de confiar...
Quanto a Banhos, ela vai para a banheira e basta passarmos com o chuveiro com agua morna, ela adora, abre as asas fala imenso e ate ri...é muito giro!
Apesar de ela fazer este tipo de alimentaçao, ja disseram que nao era saudavel, mas o facto é que nunca teve problema algum de saude, alias um vizinho tem um que ja tem 87 anos e faz o mesmo tipo de alimentaçao e tambem nao tem problemas, ja o irmao so comia sementes de girasol e fruta e com a mesma idade nao tem penas e esta muito mais magro, ate o veterinario nao sabe de que se trata...:?

Aqui deixo umas fotos dela:

Imagem

Imagem
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

quarta jun 29, 2005 8:31 pm

Olá,

Realmente o pão embebido em leite é um alimento desanconselhado para aves, aliás como tudo o que tenha leite. (leite = lactose)
De resto o maior problema da maioria dos papagaios é não terem uma dieta diversificada que inclua muita fruta, legumes, etc. Mesmo os granulados, por muito equilibrados que sejam não conseguem o mesmo resultado que uma dieta muito variada e com frutas e legumes frescos.

Os problemas comportamentais, queda de penas, etc podem ter muitas causas, desde psicológicas, patológicas ou nutricionais por isso cada caso é um caso.

Ricardo M.
Kles
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

quinta jun 30, 2005 9:11 am

O problema do leite não é ser pouco saudavel...é poder mesmo matar! Quem conhecer alguem intolerante a lactose deve saber o cuidado que eles têm com lacticinios, e no caso dos pássaros "Intolerante a lactose" é dizer pouco - eles não são mamiferos, não podem mesmo digeri-la! Ñão sei como é que esse papagaio tem estado a comer pao com leite :?

A batata crua também não é boa para eles(cozida não tem problema), nem a manteiga(ou outros alimentos gordurosos). De resto, é bom para ela ter uma alimentação variada.
Magelan
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda fev 03, 2003 12:25 pm
Localização: Papagaios Africanos, Araras e Lories

domingo jul 17, 2005 11:54 pm

Boas,

após ler este conjunto de mensagens, decidi meter a colher.

Quanto a alimentação tudo bem, a variedade é importante, evitar o girassol como base da alimentação, muita fruta, e ter cuidado com certos alimentos perigosos (os derivados de leite são de evitar porque os papagaios não conseguem digerir a lactose o que não os impede de saborear, eu tenho um cinzento que come yogurte e uma arara que é doida por gelado). Uma alimentação equilibrada deve de conter um bom granulado complementado com fruta e umas goluseimas de vez em quando.

O alojamento deve de ser apropriado, tendo sempre em atenção que a ave deve de ter algum tempo fora da gaiola para poder voar (se for mansa e permitir manuseamento), deve de ser treinada para sair e entrar com comando, não devem de ser usado panos ou toalhas quer para retirar ou colocar a ave na gaiola.

Quanto a falar, bom cada ave é uma ave e como nós tem desenvolvimentos diferentes, uns podem começar a falar aos 4 meses e outros aos 2 anos é preciso ter paciencia e não desanimar. A ave deve de se sentir á vontade junto a nós, devemos começar por ganhar a sua confiança e fazer parte da sua familia.

Cumprimentos,

Joao Quaresma.
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

segunda jul 18, 2005 8:19 am

Iogurtes e alguns derivados do leite (desde que fermentados) não têm lactose (ou muito pouca dependendo do processo de fermantação) e por isso podem ser utilizados na alimentação das aves sem problemas, sendo até alguns deles bastante saudáveis.

Cumprimentos,

Ricardo M.
pipocapipinha
Mensagens: 3
Registado: sábado jul 23, 2005 8:10 pm

sábado jul 23, 2005 9:00 pm

olá ,

por experiencia própria , posso-te dizer que o amiguinho que adquiris-te ,é um bichinho muito sensível , que precisa de ser tratado com algum cuidado.
o papagaio cinzento é muito propenso , tal qual os humanos , a estados de depressão , sinal indicador desse estado é o constante arrancar de penas , até ficarem quase depenados , o gritar como se o estivessem a matar , quando isso acontece a situação é grave.
referes que o teu papagaio foi criado em cativeiro , normalmente são mais sociáveis , mas tudo depende de quem o cria , se for criado por alguem , com pouca sensibilidade , pouco carinho , é normal que a ave , seja mais propensa a desordens comportamentais.
o teu papagaio dá-me ideia de que apenas estará numa fase de adaptação ao novo dono e nova casa.
ao aproximares-te dele tente faze-lo de uma forma suave , para que o papagaio não se sinta incomodado pela tua presença, utiliza um tom de voz agradável.
não tenhas a gaiola numa posição em que o papagaio fique num nivel superior ao teu , ou seja nós que devemos olhar para eles de cima para baixo e não o contrário, questão de hierárquia.
quanto ao banho , nesta fase eu optaria por não o dar , o papagaio na fase em que está encara isso como agressão , ganha primeiro a confiança do teu papagaio.
comida , verdade que as sementes de girassol matam , não direi que a única forma de os habituar á ração é fazendo-os passar fome , mas nalguns casos resulta , pelo menos com a minha tive de o fazer.
fruta , a minha tb não vai muito com fruta , o que ela come bem é a maçã , mas atenção que não se pode exagerar , porque o intestino ressente-se .
tem em atenção que os papagaios não podem apanhar sol directo , nem estar em locais muito abafados e sobretudo não podem apanhar correntes de ar.
convém informares-te com o criador , quanto á questão das vitaminas .
mais , como o teu papgaio é femea , quando ganhar confiança contigo,tem cuidado , porque o mais provável é que quando estiver no teu ombro ,se torne agressiva com as senhoras.
o papagaio é muito inteligente e temos ,sem o maltratar , mostrar quem manda , porque senão não conseguimos fazer nada dele.


lembra-te ,a bicada de um papagaio , doiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

boa sorte
loriquito
Membro Veterano
Mensagens: 201
Registado: segunda abr 21, 2003 3:02 pm

sábado jul 23, 2005 10:34 pm

Olá,quanto à alimentação eu aos meus cinzento e amazonas dou-lhes sobretudo de verão grande quantidade de mistura para pombos germinada,ponho 24 horas em água depois retiro a água e meto no frigorifico...os meus comem muitissima fruta...sem dúvida que a maçã é a preferida deles mas os meus comem quase toda a fruta,adoram uvas,cenoura,laranja,maçã,pera,cascas de melancia,melão,ameixas(o que é raro...)também gostam muito de pimento,pepino,e malaguetas de piri-piri,claro que cada animal tem as suas preferencias tal como nós.os cinzentos têm grande necesidade de calcio.Quanto ao sexo sem dúvida o cranio e o bica no macho costuma ser maior mas só se pode ver havendo vários animais,no macho o olho é mais eliptico,na fêmea mais redondo,mas claro num só animal não dá para ver.Quanto ao mito do macho preferir mulhueres e a fêmea homens não passa de um mito,isso não é real,o cinzento tem tendência a preferir só uma pessoa da familia,independentemente do sexoQuanto a alimentos tóxicos sim...o abacate (sobretudo o caroço),chocolate,e caroços de cereja,pessego,alperce,e sementes de maça pois com a saliva libertam cianina,que se transforma em veneno.
pedrulopes
Mensagens: 3
Registado: quinta jun 05, 2003 6:55 pm

terça jun 20, 2006 3:49 pm

Olá Hugo. Andava na net e encontrei as tuas men. Sou o criador que te vendeu o Mantorras. Gostava de falar contigo para saber como ele está.
Agradeço que me dês noticias.
Um abraço.

http://sitiodasaves.googlepages.com

[email protected]
Responder

Voltar para “Aves”