Cães que ladram não mordem

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

quinta nov 14, 2002 12:33 am

Talvez gerações e gerações de convivência com donas psicóticas, neuróticas etc etc etc possam explicar essa falta de coerência??

Devem ter sido caçadores formidáveis, porque são extraordinariamente inteligentes. A posição de ataque do meu, que não sei se será característica da raça, é a mais perfeita para ataque frio, de emboscada e devia resultar. Em vez do espalhafato de espantar a caça mais característica do cão, uma aproximação de silhueta baixa tipo gato, deve ter muito mais possibiliade de sucesso. Como disse, nunca vi nenhum outro cão fazer aquilo. Rastejava com a barriga pelo chão e depois, zás!!

Eu gosto de caniches, mas que, ao contrário do que parece, não é um cão para todas as pessoas, nem a pera dôce que parece ser. Ladra e morde.

São também cães corajosos. Conheci pelo menos dois machos que foram mortos por cães maiores (em ambos os casos por pastores alemães) por os terem atacado pensando defender os donos.

Cumprimentos

JoseLuis
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta nov 14, 2002 9:14 am

"Pelo menos nunca vi um cão morder sem um rosnado, latido ou sem ter sido provocado."

Pois eu já.
São cães mimados e deseducados (penso eu).
Aconteceu com o Calvin (eu já contei aqui) e com a Zorra (no estádio nacional).
A Zorra, coitadinha, é do mais pacifíco que se possa imaginar - é mesmo uma pateta !
Só abana a cauda e dá pulos - só quer brincar.

Ontem ia acontecendo outra vez, à porta do vet.
Um cocker tentou morder-lhe (posso garantir que não ladrou, nem rosnou).
Atirou-se a ela simplesmente.
Ela ganiu (mas depois de a ver muito bem, não tem sinais - deve ter sido o susto).
O meu marido deu um chuto no cão que fugiu a ganir.
A dona disse (em voz arrastada - parecia drunfada) : 'também, não era preciso dar-lhe um chuto'.
Acho um espanto !
O cão estava sem trela, atacou sem aviso e a dona acha que está tudo bem !
Isto mesmo lhe disse o meu marido mas duvido que ela tenha percebido - sinceramente a mulher parecia ter tomado uma caixa de Lorenins.

Na minha reduzida experiência são mais os cães que mordem sem dar aviso que os outros.

A Zorra (é característica da raça) não ladra (em 3 meses ladrou 2 vezes), nem morde.
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

quinta nov 14, 2002 2:19 pm

Olá

O Strauss ladra mas não morde. Não é, no entanto, um cão medroso. Acho que ele ladra mais para chamar a atenção, senão vejamos: quando alguém passa perto do muro de minha casa, ele ladra imenso, mas se essa pessoa resolve arriscar e fazer-lhe uma festa é vê-lo a pousar o focinho no muro e a fechar os olhinhos, até parece ronronar. de manha, quando acorda, também é um verdadeiro chato, não se cala enquanto não vai alguém lá fora fazer-lhe uma festinha e por-lhe comida na taça, depois já não há menino.

Em relação aos outros cães, é um verdadeiro paz de alma, só quer mesmo é brincar. No outro dia na praia é que se deu mal pois andava a brincar com um Grand Anois e este tentava insistentemente montá-lo, ora o senhor Strauss não gostou muito da brincadeira e depois de alguns latidos de aviso lá tentou afiar o dentinho, lógicamente o outro tinha o dobro do seu tamanho e só de uma dentada enfiou a cabeça do Strauss na sua boca...ainda hoje tem algumas marcas, mas nada de grave e a brincadeira ficou por aí. Foi a primeira vez que o vi mesmo zangado.

Enfim...coisas de cães
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

quinta nov 14, 2002 11:26 pm

Viva,
Como é que com o diabo, uma raça de caça (sim, o caniche era um cão de caça, mais propriamente um cão de cobro na agua) que, como tds de caça deste tipo, devem ser extremamente sociaveis e amigaveis; raça essa que depois passou a ser uma raça de companhia pode ter um temperamento destes ??!!

Enfim ....
Cindel P.

Muito simples: Mimo e falta de educação. Normalmente, estes cães dado o seu porte, não são considerados perigosos. Logo, os donos descuram a educação e cão cresce segundo os seus proprios critérios e rodeado de mimos. Muitos donos pensam: Quando me chateares levas um “chuto” que vais parar ao outro lado da sala. Já assisti a estas situações.

Cão que ladra não morde?

Normalmente, um cão que ladra não morde. Ele fá-lo por medo, perante uma pessoa/animal ou situação estranha. Poderá faze-lo também, não por medo, mas apenas para avisar que estamos ou estão a invadir o seu espaço...Se avançarmos...ou se avançarem... :roll:

O rosnar, também é uma forma de aviso.

Um cão que ladre através de uma vedação, fá-lo com a intensão de defender o seu território. Muitas vezes, ao abrir o portão, nem ligam às pessoas. É evidente que não se aplica a cães stressados e sempre isolados ou a cães que são provocados sistematicamente por transeuntes.

Um cão que venha com intensões de atacar e morder, não perde tempo a ladrar. Ataca e morde.

Uma vez estava um gato eriçado em frente a um cão. Este ladrava activamente, mas nunca avançou. Surgiu um segundo cão, com intensões mais bem defenidas e lançou-se atrás do gato. Ao passar pelo outro cão, deve ter dito: Deixa-te disso...O gato também já conhece o ditado: Cão que ladra não morde.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta nov 15, 2002 1:23 am

Olá

"Normalmente, um cão que ladra não morde. Ele fá-lo por medo, perante uma pessoa/animal ou situação estranha. Poderá faze-lo também, não por medo, mas apenas para avisar que estamos ou estão a invadir o seu espaço...Se avançarmos...ou se avançarem... "

Por regra é assim . Mas também há outros factores a ter em conta como por exemplo a raça e o treino dos cães . Os Pastores Alemães são mais barulhentos que os rottys por regra, mas os meus rottys em situação de "ordem pública ladram que se fartam e os Pastores Alemães ficam práticamente mudos na defesa do dono . O meu troglodita de estimação, leia-se Koll, faz uma barulheira em qualquer situação, excepto quando vai "mesmo" morder, creio que naõ faz barulho de propósito para não espantar a caça.
Um abra&ccedil;o
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta nov 15, 2002 8:48 am

Olá

Moral da história: os cães mais perigosos são os mais pequenos.
Não estou a brincar. Eu já defendi isto noutro tópico (não me lembro qual, mas penso que ainda está nesta página). Por experiência própria constato isto e esta realidade é confirmada por alguns forenses. Como o cão é pequeno, não vale a pena perder muito tempo na sua educação. Depois tornam-se insuportáveis quando crescem.
Não é de admirar, pois, que em muitos dos depoimentos se constate que os tais cães considerados potencialmente perigosos afinal não o são de todo. A não ser que o dono queira...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

sexta nov 15, 2002 8:08 pm

Concordo 100%. E eu que o diga, o cão mais perigoso que tive foi um Caniche :lol: , a sério que foi... :lol: :lol:
Quanto ao ladrar e não morder é melhor não arriscar muito porque, como muitos forenses já demonstraram, existem todo o tipo de variantes...
A meu ver, o ditado estaria correctíssimo não fosse faltar-lhe uma pequena consideração mais: cão que ladra não morde, em simultâneo! :lol:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta nov 15, 2002 10:49 pm

São também cães corajosos. Conheci pelo menos dois machos que foram mortos por cães maiores (em ambos os casos por pastores alemães) por os terem atacado pensando defender os donos.
Um cão que faz isto ( independentemente da raça), não é corajoso, é apenas "pouco inteligente"! De facto, um cão que não tem a consciência do seu tamanho e da sua capacidade de defesa e ataque, estaria no 'mundo natural' condenado à extinção (como aconteceu com os dois machos do exemplo dado) e nunca deixaria descedência! Talvez por isso, graças à protecção dos humanos, cães com este tipo de comportamento sobrevivam e proliferem. Caso assim não fosse, apenas os cães inteligentes ( que numa situação destas fugiriam ou se submeteriam ao 'lider') sobreviveriam, e desta forma não haveria tantos cães desiquilibrados!
Atenção que não estou a defender nenhum processo de selecção natural para eliminar estes cães! Estou apenas a querem mostrar que eles proliferam devido à ausência desse processo!
Talvez ajudasse se fossemos nós a fazer essa selecção e afastássemos do processo reprodutivo cães com este tipo de desvios! Mas....enquanto o "Bobi" da vizinha continuar a acasalar com a "Fofinha" apenas porque é 'engraçado'...nada feito!. Atenção que isto acontece com todas as raças, não é só o Cocker e o Caniche.

Abraços
Paulo C.
dicas
Membro Veterano
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sábado nov 16, 2002 1:45 pm

Paulo, com a devida vénia, definição de corajoso:

que tem coragem;
destemido;
ousado;
animoso;
bravo;

definição de coragem:

energia moral ante o perigo, sofrimento ou revés;
intrepidez;
ousadia

tirando a parte "moral" então fulano corajoso é aquele que ousa, ou seja, tenta, sem medir o perigo (às vezes vai lá, às vezes não). Assim sendo, não haverá lugar a coragem, se todos os indivíduos respeitarem quer as regras de nunca atacar o maior, quer as leis das probabilidades (atacar uma posição fortemente fortificada no caso humano, é no mínimo ilógico, a posição é "maior" ou "mais forte").

Então, parece-me que certos aspectos da coragem (a coragem física) envolvem um risco não necessário com probabilidades de insucesso. Aqui há uma oposição à lógica, que elimina os riscos.

Atacar para defender o dono, assim como atacar forças superiores (no caso humano) podem ser aspectos de pouca inteligência, mas coragem não tem nada a ver com intelegência, nem é o oposto (nem só os burros poderão ser corajosos).

Sendo assim, caro amigo, continuo a considerar esses cães como corajosos, porque devem ter as fibras todas do corpo a lutar contra a acção que vão fazer e que lhes pode custar a vida, e creio que eles sabem isso, e isso é coragem.

Não podemos (nem tem qualquer interesse do ponto de vista de qualidade de vida) reduzir os nossos (e deles) apenas à inteligência.

Defendi bem o meu ponto de vista?

Cumprimentos

Jose Luis
dicas
Membro Veterano

sábado nov 16, 2002 1:48 pm

Só para terminar, por agora, esta frase:

Be who you are and say what you feel (conhece?)

é inteligente???????

ou corajosa???????

Já pensou bem nos mais fortes que vai atacar se proceder assim

;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado nov 16, 2002 7:53 pm

Caro Dicas,
Vai-me desculpar, mas nem todas as coisas são assim tão simples como as definições de um dicionário de português. Dos conceitos à realidade por vezes ainda vai alguma distância e, nem mesmo os conceitos de um dicionário são sempre coincidentes.
O que eu quero dizer com isto, resume-se ao que se deduz da resposta a uma pergunta:
O que aconteceu a esses dois cães que atacaram os Pastores Alemães?
Morreram.

Conclusão:
- Não defenderam os donos, porque logo à partida os donos não necessitavam sequer de ser defendidos.... seria uma falta de capacidade para analisar a situação da parte deles? (bem.... se quer que lhe diga, duvido até que a 'defesa' dos donos fosse a sua motivação);

- Não se auto-preservaram, o que quer dizer que não só eles desapareceram como eliminaram qualquer hipotese de deixar descendência ( o maior objectivo instintivo da vida de um cão... embora negado por nós a muitos).

Não são só os burros que podem ser corajosos, mas é que para mim ser corajoso não é mandar-se para a 'boca do lobo' sem medir consequências! Isso é efectivamente burrice e nada mais! De que adianta isso? Há que ser corajoso com inteligência e saber jogar com a razão!

Quanto à frase: "Be who you are and say what you feel....."
Ela continua, não termina aí! Não é uma questão de ser inteligente ou corajosa, é uma postura perante a vida! Não é de ataque e nem sequer de defesa!
"Sê tu próprio e diz o que pensas, porque aqueles que são importantes não se irão importar e aqueles que se importarem não são importantes!
(desculpe lá a tradução, mas o importante é o sentido).

Com esta postura não vou atacar 'mais fortes' nenhuns! Eventualmente, vou apenas ignorá-los!

Um abraço
Paulo C.
HelenaXXI
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

sábado nov 16, 2002 9:34 pm

O meu Golden, como o do Minbullet, não ladra nem morde. Só ladra (e ainda assim, não incomoda ninguém) quando está a brincar.
HelenaXXI
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

sábado nov 16, 2002 9:38 pm

O meu Golden, como o do Minbullet, não ladra nem morde. Só ladra (e ainda assim, não incomoda ninguém) quando está a brincar.
dicas
Membro Veterano

domingo nov 17, 2002 12:06 pm

Caro Paulo,

Parece-me que será dificilmente o lugar para continuamos com a nossa divergência de opiniões, até porque elas estão extremadas, eu não saio da minha, você não sai da sua. Sugiro uma futura mesa de qualquer lugar, à frente de uma bejeca, ou sumo de cenoura consoante o caso...

No entanto, permita-me uma última análise:

Primeira discordância, numa "discussão" ou numa troca de idéias, é fundamental e definição dos conceitos em jogo, senão como sabemos do que estamos a falar? Por isso expuz um conjunto de definições com as quais estou de acordo, até adaptei, retirei o "moral". Se não está de acordo com essas definições, então podemos estar a falar de conceitos diferentes.

O facto de os cães terem morrido devido a um acto de coragem é indiferente para a definição da mesma, senão nunca teríamos heróis póstumos, apenas idiotas mortos.

Corajoso com inteligência parece-me um bocado uma contradição de termos, é-se corajoso até vermos que isso nos prejudica? Isso não será mais um corajoso calculista? É certo que a coragem não DEVE ser cega, senão põe em risco a integridade do indivíduo, mas isso é uma escolha de qualquer ser, e não deixa de ser coragem se ultrapassar essa fronteira, Um Cristo calculista não ia de certeza à cruz!

Caniches burros É uma contradição de termos, o meu amigo sabe mais de cães do que eu, conhece as características da raça - um caniche pouco inteligente, pode haver, mas dois a reagir de modo semelhante em condições iguais??

Quanto à defesa dos donos, você não fazia um gesto ameaçador para a minha mulher com o Idéfix por perto, porque era atacado! Assim como qualquer cão que tentasse fazer o mesmo. Como exercício de estilo, não sei o que sucederia se uma cadela com cio tentasse atacar a minha mulher, aí poderia haver conflito naquela cabeça!

Coragem também pode ultrapassar a auto-preservação, aliás muitas vezes a ultrapassa.

Quanto à frase, o clipping é meu, estamos a falar da oração principal da frase, o because fornece-lhe apenas o pretexto lógico para o fazer. Aja de acordo com ela, seja qual for o because, e vai arranjar uma série de coisas engraçadas como um divórcio (ou vários), uns despedimentos, o afastamento de um ou vários amigos, etc. Claro que é uma postura perante a vida, uma postura CORAJOSA porque não admite excepções, você até deixava de lado a auto preservação para cumprir integralmente essa frase,

Dizer o que se pensa pode prejudicar gravemente a saúde, ser o que se é ainda mais. É corajoso fazê-lo. Só é inteligente, se se quiser dar nas vistas!

"I rest my case"

Abraços

JoseLuis
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

domingo nov 17, 2002 7:48 pm

Olá

"Aquilo que pareçe não tem que forçosamente ser!"

Todos os cães ladram e todos eles mordem, depende das circunstâncias que se encontrem.
Aquilo que existe são, cães mal educados que ladram e mordem a tudo que mexe (até à própria sombra) e, cães bem educados que, sabem quando devem ladrar e quando devem morder. Claro que há aqueles que primeiro mordem e depois perguntam, mas estes, quando com os donos, fazem parte da lista dos mal educados.

Eles mordem em defesa pessoal (eles cães), por instinto territorial, por hierárquia (entre outras). Eles mordem aos humanos, porque nós os incitámos a isso. Esquecemo-nos que, apesar de toda a lealdade para que o animal possa ter para com o dono, se não souber quem manda, não souber quem é o seu líder, mais tarde ou mais cedo, ele vai morder a quem ele quiser e quando ele entender (já que o ladrar, o faz a qualquer hora).

Nós, sendo racionais, temos obrigação de sermos mais "espertos" que os cães e, nãos nos deixarmos levar pelas suas "manhas" e contrariar o seu instinto. Se há alguém que tem que obedecer, são eles concerteza e não nós. Obedecer sim, ao bom senso e à razão.
Responder

Voltar para “Cães”