"Luta" séria

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

quarta jun 29, 2005 10:09 am

lembram-se que há uns tempos atrás coloquei um tópico sobre as pequenas "rixas" das minhas duas labradoras?

Na altura tive mesmo que as separar pois assutei-me bastante.

Entretanto sossegaram e tudo regressou á normalidade, até que se lembraram de "lutar" mais uma vez... Só que agora ficaram marcas... A preta ficou com um golpe por baixo do olho, e ainda é grandito. Fui ao vet e ele disse que houve alguma sorte por não ter atingido o olho. Apesar do meu desespero tudo não passou de um susto e agora há que ir desinfectando... Só estou com um problema cada vez que lhe faço o tratamento ela esfrega a ferida no chão para tirar tudo... é preciso ter cá uma paciência!! Ai Ai..............................
ruka_retriever
Membro
Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm

quarta jun 29, 2005 10:52 am

No livro "A encantadora de cães" está a falar sobre isso.

Parece tratar-se de uma questão de hierarquia. Não tenho aqui presente na cabeça a solução mas isso é soluvel. Pelo menos no livro diz que sim.
Bianah
Membro Veterano

quarta jun 29, 2005 3:11 pm

ruka_retriever Escreveu: Parece tratar-se de uma questão de hierarquia.
Pois, é o que acho... a amarela é quem domina a situação e a preta é muito mais submissa.

Mas o mais incrivel, é que em relação aos donos é ao contrário: a amarela é que se torna submissa...

Isto de ter que entender Labradores... devia haver cursos... eu tirava uns 2 ou 3... :lol: :lol: :lol:
ruka_retriever
Membro
Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm

quarta jun 29, 2005 3:21 pm

Com bastante frequencia o meu Lab brinca com uma Rottweiler (se tiver mal escrito avissem) no meio da brincadeira tb começam à rosnadela e á dentada.

Normalmente é o meu que começa a tentar por-lhe a pata em cima e abocanhar-lhe o pescoço mas, a miúda não se dá por vencida e no fim já foge ele dela.

Uma coisa engraçada é que quando algum deles gane, por o outro o ter aleijado, param imediatamente a brincadeira e ficam a olhar 1 para o outro, voltando uns segundos mais tarde á brincadeira mas mais calminhos.

------------------------

Voltando á parte das hierarquias, li não sei onde que nos caso de termos mais que 1 cão devemos respeitar as hierarquias entre eles. Ou seja, o lider deve ser o primeiro a ser servida a comida, etc. em todas as áreas.

Nas matilhas há o par dominante mas, entre os outros tb ha estatutos.

Nos temos de ser o par Alfa mas, respeitar as sub-hierarquias feitas entre os nossos amiguinhos.

.................................

Isto foi o que li.
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

quarta jun 29, 2005 3:55 pm

Acho que se ralhar bastante com a cadela que tenta ser dominante e se lhe bater com qq coisa (claro que não é para aleijar), ela vai perceber que não pode andar à luta com a outra. Além do mais, li uma coisa mto interessante aqui no forúm, com que concordo plenamente, os líderes da "alcateia" somos nós, e por isso os nossos cães têm que nos obedecer. É a nós que eles devem obedecer e não às suas vontades próprias.
Desde pequena que tive cães e a minha relação com eles sempre foi assim, e por isso nunca tive problemas com nenhum. Eles têm que aprender que somos nós que impomos as regras (diga-se que esta teoria com os humanos, nomeadamente com os filhos também deve ser aplicada até uma certa idade, o fim ao cabo somos todos mamíferos que ivem em comunidade).
Também me acontece esta situação quando junto a minha cadela com uma cadela pastor alemão, que está com o meu pai. A minha deixava-se morder pela outra (não eram grandes mordidelas) e nada fazia. E a outra com ciúmes ou em sinal de dominância de vez enquando lá lhe dava a sua trincadela. Estão bem melhores pq começámos a ralhar com a pastor alemão cada vez que a víamos fazer aquilo.
Bianah
Membro Veterano

quarta jun 29, 2005 4:18 pm

marciamachado Escreveu: É a nós que eles devem obedecer e não às suas vontades próprias.
Até aí tudo bem... elas obedecem. O meu grande problema é que a amarela não tem paciência e como a preta só tem 7 meses, o que quer é brincar... e muitas vezes vai acordar a outra e puxa-lhe as orelhas... acho que não é uma questão de obediência... é uma situação que ultrapassa os limites de qualquer cão!!

Se tenho que ralhar com alguma não será á que morde, mas sim á que provoca... Penso eu!!
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

sexta jul 01, 2005 12:06 am

Boa noite,

Isto de lutas entre cães, é muito complicado,os meus cães são muito meigos e calmos, e nunca tinha tido qualquer problema, e eu tenho alguns.
Na passada 6º feira, saí de casa durante uma hora, é muito raro os meus cães ficarem sózinhos, fui á festa da escola do meu filho mais novo,e parece que tive um sexto sentido porque vim embora assim que foi possível.
Quando cheguei, a Luna tinha sido mordida, não sei por quem, mas houve uma luta grave, a Luna teve que levar vários pontos no corpo todo, foi anestesia geral para ser cosida, o corpo dela estava cheio de sangue foi horrível, fiquei em panico quando cheguei e a vi.
Pela 1º vez bati nos meus cães, e ralhei com eles, ainda hoje estão de castigo e não faço festas, para saberem que foram maus.
A Luna está em casa, e agora já se levanta mas os 1º dias foram muito dolorosos, vai na 2º feira tirar os pontos. Não sei ao certo o que se passou...
A Luna foi uma cadela que abandonaram na minha casa, cheguei a colocar um tópico para a dar, mas ela já foi abandonada uma vez, e gosta tanto de mim e eu dela, que vou ficar com ela, anda sempre atrás de mim, mesmo doente tentava vir atrás , mas não conseguia...

Beijinhos
Ludovina
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
Bianah
Membro Veterano

sexta jul 01, 2005 7:59 am

ludovina Escreveu:
(...) uma luta grave (...)
Pois... é este o meu maior medo... que um dia se peguem a sério... Elas dão-se tão bem. Não percebo o porquê destas "lutas"... Se fosse por causa de comida eu ainda entendia mas assim do nada... custa-me tanto quando as vejo assim... :roll:
dear
Membro Veterano
Registado: terça jan 27, 2004 10:30 am
Contacto:

sexta jul 01, 2005 9:12 am

Já que se fala em lutas, queria que se possivel me ajudassem numa coisa:
Quando "apresentei" a Lya aos meus cães, eles cheiraram-na sempre com o pêlo no ar, até que a Lya "correu" um bocadinho e o Tatu tentou mordê-la!
Ele ladrava à Lya furioso e ela com medo gania, só que ele nem a boca encostou nela!
A Akira como viu o seu amigo fazer aquilo começou a ladrar... a ela, mandei-lhe um berro e ela parou, mas o Tatu foi preciso o Bruno ir lá dar-lhe uma palmada.
Peguei na Lya e dei uma palmada no focinho aos 2.
Quando a Lya estava quieta eles não faziam nada, só que se ela corria ou vinha ter connosco ele ladrava-lhe...
Eles reagiam assim por estarem no território deles, onde um dia também será da Lya, ou será rejeição deles?
Se me poderem ajudar como devo proceder, agradeço muito!

Peço desculpa pelo testamento... :oops:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jul 01, 2005 10:00 am

Eu não sei, pessoalmente, nada disto.

Mas, diz quem sabe, que os cães devem ser apresentados em terreno neutro - fora do território de qualquer um deles.
Deve-se, então, deixá-los conviver debaixo de vigilância.

Se, ainda assim, não se derem bem, o conselho é de mantê-los à vista um do outro embora sem se contactarem - tipo 2 boxes, lado a lado.
Com o tempo, disseram-me, acabam por se habituar à presença e ao cheiro um do outro.

Os primeiros contactos, em todo o caso, devem ser sempre vigiados.

Atenção convêm não confundir brincadeiras e pseudo-lutas mais agressivas mas que têm por finalidade establecer a hierárquia com lutas graves.
Nestas pseudo lutas, embora pareçam graves, os cães não se magoam mutúamente.
Quando um gane - por ter sido magoado - o outro pára.

Já agora, vejam se estão a respeitar a hierárquia.

Ás vezes, sem querer, são os donos que causam as lutas, dando festas ao mais recente antes do mais antigo, ignorando o mais antigo e focando a sua atenção no mais recente.

Isto, para o cão, significa que foi posto de lado, que foi substituído e ele vai tentar reganhar a antiga importância acabando com o rivel.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
dear
Membro Veterano
Registado: terça jan 27, 2004 10:30 am
Contacto:

sexta jul 01, 2005 10:24 am

aisd obrigado pela ajuda! ;)
Nós já tinhamos falado que só vamos voltar a juntá-los, quando a Lya puder ir à rua, pois assim já não vão estar no território deles... vamos levar a passea-los, com a devida trela e vigilância...
Eu quando vou ter com eles, 1º faço festa ao Tatu, pois este é mais dominador, e de seguida à Akira,como ía com a Lya ao colo, não sei se terá sido por isso... :?
Mas entre macho e fêmea também existe hierarquia ou é só macho com macho e fêmea com fêmea?
Já li algumas coisas sobre isto, mas não entendi muito bem... :oops:
Bianah
Membro Veterano

sexta jul 01, 2005 10:58 am

aisd Escreveu:

Ás vezes, sem querer, são os donos que causam as lutas, dando festas ao mais recente antes do mais antigo, ignorando o mais antigo e focando a sua atenção no mais recente.
Não é isto que se passa comigo. Apesar delas fazerem uma diferença de 6 meses na idade, vieram para minha casa na mesma altura.

Eu penso que está relacionado com o temperamento delas... são muito diferentes. Uma ladra e passa o tempo a brincar. A outra é caladinha e prefere estar sempre ao lado dos donos...

Quande se pegam, o motivo são sempre brincadeiras exageradas por parte da mais nova... penso que não é uma questão de hierarquia... se calhar até estarei errada! :?
TeresaAmaral
Membro Veterano
Registado: terça mai 03, 2005 10:38 am
Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)

sexta jul 01, 2005 11:17 am

Bom dia,

Eu também estou com um preoblemita identico.
tenho a Matilde com 3 anos a Guigui com 2 anos e agora fiquei com uma filhota da Matilde que tem 2,5 meses que é a Blaki. A mãe aceita muito bem mas a Guigui quando a blaki se chega mais perto começa a rosnar e inckusivamente já lhe mordeu. Não foi nada de grave porque eu estava por perto e não deixei as coisas adiantarem .
Eu penso que seja por ciumes, visto que a Matilde anda solta no quintal e a Guigui tem que estar presa porque me salta o muro e vem para a estrada. estou á espera que me vão colocar uma cerca no muro para a poder soltar.
De qualquer maneira tenho que ter a pequenita fechada na garagem enquanto estou a trabalhar só a podendo soltar de manhã antes do trabalho e depois ao fim do dia .
Que me aconcelham a fazer?

Teresa
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

sexta jul 01, 2005 11:36 am

Olá bom dia,

Eu ainda hoje estou para entender o que se passou, a Luna está comigo desde Fevereiro, foi aceite pelos outros porque eu faço as apresentações um a um sempre que um cão vem, sempre brincaram todos com a Luna, quando chego ao canil, faço festas a todos desde o mais velho ao mais novo, começo sempre pelos mais velhos. Tenho os cães de hotel separados dos meus mas como a Luna foi abandonada, passou a fazer parte da familia.
Hoje por exemplo, tenho a Anika, a Nina e a Iryna em casa, pois vou rodando os meus cães, uma semana cada, vêm do canil e ficam em casa, deixei a Luna vir para a sala para junto dos outros, e todas lhe fizeram festas, ela ficou toda feliz, eu estava com medo que a Luna agora ficasse com receio de estar com outros mas não, ela é muito meiga.
Desde pequena que tenho cães e não consigo entender... a onde é que errei.

Beijinhos
Ludovina
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
Bianah
Membro Veterano

sexta jul 01, 2005 4:28 pm

ludovina Escreveu: Desde pequena que tenho cães e não consigo entender... a onde é que errei.
Penso que o problema não é nosso... tudo depende do temperamento de cada cão... além das minhas labradoras tenho também uma cadela dogue alemão. Não tenho qualquer problema em relação a ela... paz e sossego descrevem-na a 100%. Também brinca com as outras mas sabe os limites...

Tenho esperança de que a preta mude o tipo de brincadeiras que tem conforme for crescendo. Acho que só assim a paz voltará a reinar lá em casa...
TeresaAmaral Escreveu:(...) visto que a Matilde anda solta no quintal e a Guigui tem que estar presa (...)
Aqui, neste caso, já acredito que os problemas possam estar relacionados com ciúmes e hierarquia... ;)
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”