RAÇÃO...preciso duma ajudinha....

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
Wolverine
Membro Júnior
Registado: segunda jun 28, 2004 5:43 pm

quarta jun 29, 2005 7:32 pm

oi pessoal já sei que este assunto já foi falado e já li alguns artigos...mas a questão é a seguinte tenho a Margarida "boxer de 4 meses" e fui ao veterinário na segunda dar uma vacina e por o chip, e claro a veterinária pesou-a e entre outras coisas...tá com 14 kilos mas o perguntou como eu dava a ração e eu respondi que em geral têm sempre comida e come quando lhe apetece....a veterinária disse que não podia ser, deveria habituá-la tipo ás horas certas "sempre á mesma hora todos os dias" e claro segui o conselho mas acho que estou a andar para trás porque a partir de segunda-feira já não tem horas certas para fazer as fezes em geral fazia ás (06h30,15h30,20h30,00h00) agora como come sempre á mesma horas por vezes vou com ela á rua mas dpois quando chego a casa passado um bocadinho faz.....o que me aconselham????continuar como eu fazia ter sempre comida "é claro que nunca passo duma determinada quantia"......eu sei que não se deve fazer corre-se sempre o risco de irmos passea-la e ela estar a fazer a digstão e dpois acontecer alguma coisa.....
rikarudo
Membro
Registado: domingo dez 26, 2004 8:52 pm
Contacto:

quinta jun 30, 2005 10:04 am

Pelo que eu tenho lido, deve-se começar a impor horários na ração, após os 7/8 meses de idade, na pior das hipóteses um ano. Essa veterinária tem uma opinião diferente, tudo bem, mas explicou a mesma?

Se a cadela está em fase de crescimento não deveria ter a comida à disposição? Não percebo que mal faz!

Quanto às horas All-bran, eu considero que deve ser uma questão de hábito da cadela.
Tomemos a minha Emma como exemplo....Com 7 meses, ela deixou de fazer as fezes em casa, agora faz sempre na rua. É certo que a comida ainda está à disposição, mas só à coisa de 2 meses é que ela assimilou que é na rua que faz as necessidades, para quê estar a ensinar-lhe tudo de uma rajada (horário para comer,horário para defeccar, horario para brincar)? Nem ela consegue assimilar.
Ontem nem um xi-xi tinha em casa, já é mais uma melhoria e esperemos que continue assim. Dentro de 1 mês ou dois vou começar a restringir a disponibilidade da comida e habituá-la a esse comportamento.
Eu não lhe tiraria a comida para já, se ela está a portar-se bem quanto às necessidades, o que já é um feito dada a idade e os problemas de incontinência resultantes da mesma, para quê forçar? E nem vale a pena ralhar-lhe! Ela não consegue controlar-se!!!
<p>A minha cadela p&otilde;e-nos cabe&ccedil;a em &aacute;gua!!!</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta jul 01, 2005 7:56 am

Wolverine,
Penso que efectuou essa alteração, de disponibilizar ração á sua cadela a horas certas, à pouco, talvez a sua cadela ainda não tenha tido de se adaptar, neste caso o organismo dela assim se encontra em fase de adaptação. Acho que lhe devia dar mais tempo e só assim ver se realmente deverá voltar ao método antigo.

Rikarudo,
Discordo quando diz : " Nem ela consegue assimilar.",
Um boxer de 7 meses é uma autentica esponja, ou seja, aprende tudo com extrema facilidade.

Por exemplo o Popeye, aos 4 meses já controlava o xixi e o cócó perfeitamente e aos pouco fui alterando a comida para horas fixas, ele em 2semanas, adaptou-se perfeitamente.

È obvio que cada cão é um cão, mas também cabe ao dono estimular o cachorro, isto é, se adoptar a posição bem vou ensinar as coisas quando eu achar que ela aprende... bem não sei se será uma boa atitude, nada como tentar ensinar e ver a reacção do cão.

Por exemplo, o Popeye, adora aprender coisas novas, quando lhe ensino alguma coisa que ele considera interessante de alguma forma, nota-se alegria dele em aprender e se calhar repetindo 10 vezes assimila, se por outro lado, lhe tentar ensinar uma coisa que ele considera aborrecida então ai não há nada a fazer só mesmo vence-lo pelo cansaço. ;)

Desculpem mas esta é a minha opinião.

Acho que nunca, jamais deveremos subestimar a inteligência de um cão, quanto mais de um Boxer. ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
rikarudo
Membro
Registado: domingo dez 26, 2004 8:52 pm
Contacto:

sexta jul 01, 2005 10:22 am

Como disse e bem, cada cão é um cão. Assim como cada dono é um dono.

A minha opinião fundamenta-se na experiência que tenho vindo a adquirir com a Emma, logo é limitada! Para quem já teve muitos cães, deve ser mais considerado do que eu :lol:

A Emma era incapaz de conter as necessidades aos 4 meses, não passava mais de 1 hora sem fazer um xixi. Durante a noite levantava-se constantemente...ainda se pensou que andasse com uma infecção urinária e fez-se uma colheita para análise. Agora, que tem 7 meses, já se nota que consegue aguentar mais e só faz na rua. Pelo que já tive oportunidade de ler, tal situação é perfeitamente normal, uma vez que os cães só conseguem controlar a bexiga a partir de um ano de idade....isto foi o que li, não posso dizer que é a verdade absoluta.

Relativamente à capacidade de aprendizagem, eu não ponho em questão o facto deles poderem assimilar tudo, mas sim o facto de eles entrarem em stress, porque de repente se tirou a comida que estava à disposição, porque agora ralhamos quando há um descuido sanitário, etc, etc. E isto baseio-me na experiência com a Emma. Já reparei que tenho mais sucesso em introduzir mudanças aos poucos, do que de uma forma radical. Por exemplo, a Emma só aprendeu a fazer as necessidades na rua em 1 mês, um mês e meio. Até lá, tinha sempre um presente à minha espera. E quem mudou os seus hábitos fui eu, porque me passei a levantar quando a menina se levantava (cheguei a ir às 5 da manha à rua....até doi), passei a levá-la à rua de hora em hora (quase) e mesmo assim a gaija de vez enquando era capaz de não fazer nada na rua (cheguei a passar 1 hora na rua, a passear a menina) e chegar a casa e fazer o xixi!! E acreditem que não há ninguém tãoempenhado do que eu em ensinar a Emma....pelo menos mais empenhado não há de certeza.

Mas como disse no ínicio...cada cão é um cão e cada dono é um dono.
<p>A minha cadela p&otilde;e-nos cabe&ccedil;a em &aacute;gua!!!</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta jul 01, 2005 12:59 pm

È a sua opinião e respeito-a totalmente.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Wolverine
Membro Júnior
Registado: segunda jun 28, 2004 5:43 pm

sexta jul 01, 2005 8:05 pm

sim realmente...muito obrigada pelas vossas opiniões mas eu axo que vou continuar a deixar a comida á "vontade" e posso dizer que a minha margarida em 3 dias consegui assimiliar as fezes ao ir á rua e se eu me esquecer das horas ela senta-se á porta de casa para ir....e isto tudo com 4 meses feitos no sabado....
Responder

Voltar para “Boxer”