Travessuras de cachorros...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

domingo nov 17, 2002 1:35 pm

Viva

As pessoas, acham muita graça às travessuras de um cachorro:

Olha, lá vai ele com o teu chinelo...que giro...Olha como abana o rabo.

Anda sempre ao pé de mim a saltar-me para cima e a morder-me as pernas...

Olha a força que ele tem a puxar a toalha da mesa...até vêm os pratos e tudo.

Onde é que está o pequenino?...R:Está aqui aos meus pés, entretido a roer os meus atacadores.

Eh pá, ele mordeu-me...Bom, é pequenino não foi por mal...

O meu cão vai ser teso...Tenta lá ir tirar-lhe a bola...é o tiras!!...

Penso que sabem e concordam que este é o dia-a-dia de muito cachorro?!. Pois não devia. Aqui, começa o problema.

No caso de um cachorro e durante toda a fase de crescimento o método de repreensão dever ser sempre o mesmo. No meu caso, utilizo a sacudidela no pescoço. Ainda hoje, em adultos, o faço com o mesmo sucesso.

As pessoas muitas vezes, vão mudando método de repreensão, porque esperam encontrar um método com efeitos imediatos. A continuidade e repetição irão trazer resultados positivos.

A “pancada” no focinho que esporadicamente utilizo e na sequência da repreensão descrita anteriormente, deve ser nesta fase utilizada com muita moderação. O cachorro, pode não ver como uma repreensão mas como uma agressão. Neste ultimo caso pode vir a ganhar medo e não respeito. As mãos, como “potencial” ameaça, podem ser uma tentação para morder numa situação de auto-defesa do cachorro.

Tenho uma cadela com dois meses e meio e que está à três semanas em minha casa. Na altura em que a trouxe, ao preparar as refeições dos restantes, não me “lembrei” da sua existência.

Normalmente, coloco os comedouros no chão “encho” com as quantidades respectivas e posteriormente levo para o exterior onde comem. Os mais antigos (rottweiler´s) não comem sem lhes ser dado ordem para tal, por isso, posso estar à vontade com os comedouros no chão.

Pois é...Esqueci-me que havia um novo elemento...a Erika (Rottweiler). Esta, enfiou o focinho na comida e saltou literalmente para dentro dos comedouros. Entornou tudo enquanto comia desalmadamente. Resumido e baralhando, hoje com dois meses e meio e após três semanas na nova casa, sem qualquer problema, deita-se junto a mim enquanto preparo a comida.

Recentemente, ao tentar tirar-lhe uma foto enquanto estava a roer um rolito, aproximei-me. Para meu “espanto”, ouço uma rosnadela. Desconfiei de imediato que quis proteger a sua guloseima (que eu tinha dado). Larguei a máquina e esticando a mão tentei chegar ao rolito. Com uma velocidade fenomenal e sem qualquer sinal adicional, levei uma mordida forte (atendendo à idade) que me feriu o pulso.

Estava com alguns amigos em casa que de alguma forma se deixaram impressionar :o pelo sucedido. A minha reacção, após o devido castigo (sacudidela no pescoço e submissão da cachorra), causou alguma surpresa. Porquê?...Disse: Virão??...Espectáculo!....Olhem aqui, ela mordeu-me com uma pinta... :lol:

Obs – A situação já está resolvida. ;)

Bom...para não ser mal interpretado, eu explico:

Começando pelo fim, estas atitudes têm que desde logo ser corrigidas e punidas. Quem manda é o dono, e o cão tem que ter um comportamento sociável e mais tolerante. Em adulto, se fosse mordido, não ia fazer o mesmo comentário. O que gosto de ver num “cão” é uma personalidade forte e digna. Foi o que a cadela teve, não se deixando impressionar pelo meu tamanho. Os meus outros dois Rottweiler´s em cachorros nunca me morderam, apenas em algumas alturas, me rosnaram. Estamos sempre a aprender...

Estas histórias todas, porquê?. Eu passo pelos mesmos problemas que a maior parte de outros donos. Gosto de denunciá-los porque eles podem ser a realidade de muitas outras pessoas. Agora há que perceber: Os mesmos para serem corrigidos, devem ter um tratamento metódico e rigoroso. Se assim for, em adultos, vamos ter cães educados e equilibrados.

Nota: A repreensão através da sacudidela do pescoço é muito, muito eficiente quando utilizada desde cedo. Não se deixe intimidar por ligeiros ganidos, efectuados pelo cachorro. É ronha. Quando ele é muito atrevido volte-o de barriga para cima e coloque o seu braço na garganta do cachorro. Diga: NÃO. Mantenha-o nessa posição durante alguns segundos. Quando o libertar, ignore-o (5/10m) por completo.

Os meus Rottweiler´s adultos, são cinco estrelas com pessoas e quando vão ao Veterinário são excelentes pacientes. Com outros animais, o macho é o menos tolerante, no entanto a minha persistência faz com que aos poucos esta situação seja minimizada. Alguns dos cães (machos) a quem se queria atirar aqui na rua, hoje, brincam com ele dentro do meu quintal. Se desistisse, não conseguiria tais resultados, provavelmente com consequências desagradáveis no futuro.

Nota: Em caso de dúvidas no adestramento e sociabilização, contactem profissionais. Não improvisem, podem pôr tudo a perder. Uma coisa é o que se lê nos livros e outra é a forma como se aplica.

Acreditem em vós e nos vossos cães. Evitem as seguintes atitudes:

Hoje, não estou para me chatear, mas para a próxima vais ver...
Ele não quer dar o brinquedo?...Deixa estar. Anda embora que já estamos atrasados...

Não o repreendas, ele é cachorro, não tem noção do que faz...

Eu não brinco com ele...Está sempre a mordiscar...

Olha, está com um sapato na boca. R: Não o deixasses no chão, agora estou a jantar.
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo nov 17, 2002 3:55 pm

infelizmente é assim, e depois eles crescem, tornam-se mal educados e RUA COM ELES!!! e assim aumenta o número de animais abandonados...
Realmente é triste :cry:
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

domingo nov 17, 2002 6:36 pm

Olá

É aquilo que eu costumo dizer: Antes de educarmos o cão, temos que saber como. Temos que ter noção daquilo que é permitido e do que é condenável.

Quem nunca teve experiência com animais, cães, é natural que lhes apareçam dúvidas na altura em como educar o animal.

No fundo, não é difícil, nós por vezes é que complicamos. Achamos que, lá por eles serem pequeninos, não mereçem ser castigados, contrariado e, esperamos que eles crescam. Tarde demais. Aí, já não há nada a fazer. Especilamente com animais de personalidade forte, vincada, territoriais.

Conforme diz o ditado: "De pequenino é que se torçe o pepino"!
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

domingo nov 17, 2002 7:05 pm

Pois, neste aspecto poderemos considerar que eles são exactamente como as crianças, se não forem educados, depois ninguem faz nada deles.
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo nov 17, 2002 7:22 pm

é claro que há sempre exceopções...todos nós sabemos de histórias de cãezinhos que são recolhidos das ruas e adoptados que se adaptam muito bem e que depois começam a obedecer... :) mas infelizmente esses casos são poucos (o de cães serem recolhidos) :cry:
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

segunda nov 18, 2002 3:49 am

Eu tenho tres cachorros de 4 meses e e´ muito dificil treina-los! Nao deixo que façam tudo o que querem e quando lhes agarro no pescoço, principalmente a Alice, gane, ate´ parece a matança do porco :p Tanto mimo... sao muito espertos, mas nao se podem fazer todas as vontades aos meninos!

;)
rutegabi
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm

segunda nov 18, 2002 2:05 pm

CMNogueira:
Está muito bom o teu post!!! Gostei imenso!!
É mesmo assim que eu faço: fico sempre eu com o brinquedo no final da brincadeira, excepto quando dou não para brincar mas para roer, sou sempre eu que tenho a ultima palavra e quando se porta mal é repreendida e quando faz algo bem leva uma festinha e um muito bem, ou um muito bem e um doce! É por isso que ela tem mais respeito por mim, sou a menos mordida cá em casa e o meu boy diz que eu sou uito exigente e mandona com a cadela. Mas é tudo para ela aprender e trato-a como se fosse adulta, tudo o que a deixo fazer agora vai fazer em adulta sem qualquer problema e o que eu não deixo agora é pq ela nunca vai poder fazer. Não quero que ela tenha agora direito a coisas q depois perdia quando fosse grande, não seria justo, e ela não entenderia se antes podia fazer pq que nao pode agora que está grande?
beijinhos

Rute
Responder

Voltar para “Cães”