Pedra na Bexiga

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Belav
Membro Júnior
Registado: terça mar 02, 2004 4:28 pm

segunda jun 27, 2005 12:36 pm

O meu gato - que tem quase dois anos - tem uma pedra na bexiga. Reparei, somente no sábado :cry: - que ele passava a vida a entrar e a sair da liteira e fiquei apreensiva quando o apanhei (agachado) a tentar mijar no sofá! Apercebi-me que durante o dia, ele ía deixando pequenas gotas de urina com sangue em vários pontos da casa e no domingo de manhã levei-o logo ao veterinário, que lhe diagnosticou pedra na bexiga.... :(
Receitou-lhe um antibótico e uma ração especial para misturar na comida. O Ulisses come ração seca e tem sempre água - em vários locais, porque tal como a maior parte dos gatos, adora beber água de vários sítios...
Gostaria de saber mais sobre o que se pode fazer nestes casos, e de ouvir outras pessoas cujos gatos tenham passado por situações semelhantes. O Ulisses, agora, deixa gotas de urina em toda a parte - até em cima do fogão!!! - o veterinário explicou-me que a pedra na bexiga pode desfazer-se.
Obrigada
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 27, 2005 1:01 pm

Coitadinho...

Os gatos têm tendência para problemas renais...

Além da possível apalpação..., fez outros exames de diagnóstico, complementares...?

Estou curiosa em saber como é que o vet chegou á conclusão da localização da "pedra"...?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nicas
Membro
Registado: sexta fev 15, 2002 1:12 pm

segunda jun 27, 2005 1:07 pm

Ola!

Tadinho do Ulisses. :(
Ele mia com dores? Ou mia qd faz xixi?
É bom partilhar estas experiencias para estarmos sp em alerta.
Então eu Mamã galinha... :oops:

As melhoras do Ulisses

Nicas
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda jun 27, 2005 1:50 pm

Vá urgentemente a outro veterinário. O tratamento não consiste apenas em antibiótico e ração especial. O seu gato deveria ter sido imediatamente algaliado.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda jun 27, 2005 2:13 pm

WaterMonitor Escreveu: Vá urgentemente a outro veterinário. O tratamento não consiste apenas em antibiótico e ração especial. O seu gato deveria ter sido imediatamente algaliado.
Pois eu concordo consigo water!
Vi uma vez na televisão (era um programa sobre uns médicos numa clínica veterinária nos estados unidos) um caso desses e o médico assim que o gato deu entrada, algaliou-o e ficou internado... tenho a impressão que tiraram logo a "pedra" visto o animal estar inchado... a dona disse que achou estranho o animal levar o dia inteiro a beber água e nunca ir á litteira e aô vê-lo ficar com o abdomem inchado e a miar pegou nele e foi logo lá!
Se vissem o alívio do bicho qd começou a sair o xixi da bexiga :oops: coitadinho!

Procure outra clínica veterinária ou mesmo um hospital veterinário, para uma 2ª opinião, é que as pedras não se desfazem assim com essa facilidade!

Boa sorte!
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda jun 27, 2005 2:49 pm

O que se passa com o gato desta pessoa é mesmo uma urgência veterinária.

Não era uma força de expressão quando disse que fosse imediatamente ao vet.

A quantidade de gatinhos que morrem com este problema é enorme e não é por desinteresse dos donos. É sim porque nem sempre os sintomas são tão nitídos como neste caso.

Quem tem mais do que um gato não sabe quem utilizou esta ou aquela casa de banho. Vemos o gato quietinho, murcho e a vomitar. Normalmente pensamos: é a bola de pêlo. E não é.

Neste caso houve sangue e assim o problema foi logo identificado. Só não percebo o que é que o vet está à espera para o algaliar.
Lilo2004
Membro
Registado: segunda jul 05, 2004 3:45 pm
Localização: 1 cadela shar-pei (Lilo) e 1 canário Norwich (Sebastião)

segunda jun 27, 2005 3:08 pm

Eu concordo com a water. Já tive um gato que lhe aconteceu exactamente a mesma coisa e a 1ª coisa que o vet fez foi algaliá-lo. Além disso convém fazer análises ao sangue para ver se os rins ainda não foram afectados.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 27, 2005 5:17 pm

Bem...! :roll:

As perguntas que fiz à forista... foram precisamente porque ela não foi muito explícita e até pode ser que o gato tenha feito exames complementares de diagnóstico e ou quiçá até tenha sido algaliado e ela não o ter explicado... ;). Não parto logo em afirmar que não o fez... ou que não fez algaliação... ;) :roll:

A minha pergunta deveu-se ao facto, também, de que se não houveram exames... como ecografias, raio-X, etc... acho tremendamente difícil saber que a pedra está localizada na bexiga...isto porque pode estar a nível de um rim, a caminho da bexiga, como pode estar na uretra ao ponto de causar até entupimento... o que de qualquer das maneiras dá dores horríveis. Infelizmente já passei por isso.

Há medicações específicas para esses problemas, que não um antibiótico... ou quiçá a forista não tenha a certeza do que o gato está a tomar e diz que é um antibiótico... ;)

Esperemos por uma resposta, para depois concluir... ;)

E..........desejo as melhoras do gatinho que está a sofrer e muito!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Belav
Membro Júnior
Registado: terça mar 02, 2004 4:28 pm

sábado jul 02, 2005 11:29 pm

Olá a todos, e mil um agradecimentos pelos vossos esclarecimentos :)

Bom... terminei o antibiótico - sim, era um antibiótico, passo a citar: " de largo espectro com acção antimicoplásmica", cuja marca é Alsir - 10. Fiquei um pouco assustada com algumas coisas que li - e só hoje as li... :oops:

Quanto ao diagnóstico - sim, foi por apalpação e por descrição dos sintomas. É ele que acompanha o Ulisses, por isso, à partida, confio nele. Quanto às melhoras... confesso que não noto muitas, em especial porque o Ulisses não se queixa.. :cry:
Ele continua a comer e a beber água normalmente. Já faz mais do que gotas de urina... pela casa :x mas ainda não está a urinar normalmente. O Ulisses não se queixa - isto é, não mia - nem mesmo quando urina, nem alterou nada do seu comportamento (àparte de agora mijar na banheira, no bidé e em vários cantos da casa!!!). Também não noto que esteja mais inchado. Tenho falado com o veterinário que me diz que a recuperação pode ser demorada e me aconselhou a dar-lhe o antibiótico todo - o qual terminou ontem. Mas vocês deixaram-me preocupada. Alguém me sugere um(a) veterinário(a) de confiança?
Mais uma vez... mil e um agradecimentos.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sábado jul 02, 2005 11:50 pm

WaterMonitor Escreveu: Vá urgentemente a outro veterinário. O tratamento não consiste apenas em antibiótico e ração especial. O seu gato deveria ter sido imediatamente algaliado.

Subscrevo , é daquelas situações que não dá para esperar, o gato morre em pouco tempo, por causa da ureia no sangue e não conseguir urinar. É UMA SITUAÇÃO GRAVE.
Ele devia ter sido imediatamente algaliado, pois se tem pedra é porque está entupido e não consegue urinar.
Procure rapidamente um bom vet. Dependendo da zona onde vive poderei dar talves alguma indicação por PM
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

domingo jul 03, 2005 12:32 am

Os meus vets têm fama de serem muito bons, eu não tenho motivo para me queixar :p
VetOeiras, eles têm uma página na net, mas eu não me recordo do endereço.

escte o conselho das outras foristas, elas sabem do que estão a falar.
As melhoras do Ulisses
Guida
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jul 03, 2005 2:50 pm

Além disso convém fazer análises ao sangue para ver se os rins ainda não foram afectados.
quando se suspeitou que o pinóquio tinha pedra, fez logo uma eco e análise à urina para ver que tipo de cristais a tinham provocado. por acaso, era apenas uma infecção. se fosse pedra, o caso era muito grave e tinham de a remover. mesmo assim, não acertaram logo com o antibiótico
anjjazul
Catyx
Membro
Registado: sexta abr 01, 2005 11:45 am

segunda jul 04, 2005 2:24 pm

Como já aki tbm li, escute o k outros/as foristas aki tbm já disseram!

Ñ digo k ñ confie no seu vet: o facto de ele/ela poder tar a cometer algum erro ou falha, ñ ker dizer k o esteja a fazer com má intenção!

E, tal como connosco, qd temos algum problema de saúde, convém ter sempre uma 2ª opinião!

Acabei de passar pelo mesmo com o meu Taz e os foristas têm razão: o gatinho deveria ter sido imediatamente algaliado! PODE SER MUITO GRAVE: PODE MORRER!

Ñ sei onde mora, mas se fôr na zona da grande Lisboa, experimente ir à U.Z.: pode fazer-se sócia e ser atendida na mesma altura e talvez até seja mt mais barato k outro vet ou hospital veterinário (k de hospitais, pelos vistos, só têm o nome...).

Se kiser, dp dou-çhe os contactos, k agora tbm ñ os tenho aki cmg no emprego, tenho k os pedir ao meu marido. Se kiser, pode entrar em contacto cmg por aki ou p/ o tlm: 918401591.

As melhoras sinceras do seu gatinho!

Vá dando notícias!

Marta Simões
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda jul 04, 2005 2:29 pm

há um outro tópico "diabetes" http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=25823

onde a forista explica como o vet tratou da infecção urinária do gato dela; no caso do seu não é muito diferente.
Se já acabou o antibiótico, não é altura de ir novamente com ele ao vet, principalmente se não lhe nota melhoras? Pode ser que até mesmo o seu vet não se tenha apercebido bem da situação, mas uma vez que acabou o medicamento volte lá! ou
Fale com algum vizinho que tenha tb animais, pode ser que conheçam outro veterinário/a na zona onde mora!

De que zona é que é? Tem possibilidades de se deslocar ao Hospital da Faculdade de Medicina Veterinária em Lisboa?
Não deixe passar muito mais tempo, pode agravar a situação!

:|
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

segunda jul 04, 2005 2:50 pm

Catyx Escreveu:
Se kiser, dp dou-çhe os contactos, k agora tbm ñ os tenho aki cmg no emprego, tenho k os pedir ao meu marido. Se kiser, pode entrar em contacto cmg por aki ou p/ o tlm: *********.

As melhoras sinceras do seu gatinho!

Vá dando notícias!

Marta Simões
Desculpa a chamada de atenção e não me leve a mal... mas devia retirar o seu contacto móvel da sua mensagem. Se quiser fornecer este tipo de contacto deveria utilizar as pm's (mensagens privadas). Sei que o fez com a melhor das intenções, mas nunca se sabe quem é que anda a ler estes tópicos ;) ...

cumpts

Ps. Off Topic, Jordan que tal correram os exames? :)
Responder

Voltar para “Gatos”