Um texto motivador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jul 02, 2005 7:47 pm

Li no "magazine animal" um artigo que achei muito interessante sobre ter cães, neste caso, na Aústria.
Nesse país o cão pode acompanhar o seu dono a todo lado - restaurantes, cafés, lojas, etc.
Todos os cães são educados - todos tiveram treino de obediance - e, pela primeira vez, tive pena da minha Zorra não ter. :(

Foi também a primeira vez que li qualquer coisa sobre treino canino visto pela positiva.
Por aquilo que se pode ganhar em vez de ser pelo que se pode perder.

Não sei se acham, como eu, que sempre que alguém se refere à educação canina é sempre para censurar os donos, queixarem-se da falta de aplicação das leis e ameaçarem com represálias violentas.
Não tenho dúvidas que tivemos 50 anos de fascismo, do que eu não estava consciente era até que ponto está impregnado, no espiríto dos portugueses,a mentalidade fascista...
Sente-se, em especial na esquerda "bem pensante" (políticamente correcta) o autoritarismo e o paternalismo que caracterizavam a antiga senhora...

Este artigo, para mim, foi novidade.
Um texto motivador...
Para mim, pela primeira vez, perspectivou-se uma mundo civilizado - não feito de polícias e "big brothers" a cada esquina - antes composto de donos conscientes, onde o cão é aceite como parte integrante da sociedade.
Este é um sonho que vale a pena acarinhar.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
SDPMG
Membro
Registado: sexta jun 24, 2005 10:31 am

sábado jul 02, 2005 7:56 pm

Muito bonito!

no entanto neste país não poderia ter a minha Java, uma vez que o Dogo faz parte de uma lista de cães BANIDOS acatada por todos os países em que a rainha de Ingalterra é soberana.

Nem tudo é assim tão cor de rosa aisd
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sábado jul 02, 2005 11:57 pm

SDPMG Escreveu: Muito bonito!

no entanto neste país não poderia ter a minha Java, uma vez que o Dogo faz parte de uma lista de cães BANIDOS acatada por todos os países em que a rainha de Ingalterra é soberana.

Nem tudo é assim tão cor de rosa aisd
A rainha de Inglaterra é soberana na Austria? não seria na Austrália?
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

domingo jul 03, 2005 12:08 am

Realmente, também achei estranho...a Áustria tem uma monarquia, mas daí a Rainha de Inglaterra ter lá influência...
Joana Andersen
SDPMG
Membro
Registado: sexta jun 24, 2005 10:31 am

domingo jul 03, 2005 9:00 am

:oops: SORRY, estava distraída ... Sol a mais eheheheh
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jul 03, 2005 9:02 am

JoanaElectra Escreveu: Realmente, também achei estranho...a Áustria tem uma monarquia, mas daí a Rainha de Inglaterra ter lá influência...
Joana Andersen
A Monarquia austro-hungara caiu com a primeira guerra mundial...já lá vai quase 100 anos..
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ursa
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 12:36 am

domingo jul 03, 2005 10:38 am

Ola

Realmente é outro mundo, estive na suiça e lá tambem vi os cães em cafés centro comerciais, etc...
Claro que todos eram educados, mas aqui ha muito que trabalhar para educar não só os cães mas principalmente os seus donos, e acabar com listas discriminatórias dos cães e fazer listas criminatórias de donos de cães...
ruka_retriever
Membro
Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm

domingo jul 03, 2005 12:13 pm

Apesar de o meu cão ter 4 meses e a obdiencia ser ainda uma miragem.........

Gostaria de ver em Portugal implementada uma medida.

Os cães treinados em escolas e com uma certificação que comprovasse o treino dada pela CPC, pudessem ter as mesmas regalias que os cães guia.

Se formos a ver um cão com pelo menos o COB feito, já não seria nada mau. Claro que as regras do jogo teriam de ser aperfeiçoadas de maneira a evitar acidentes.

Claro que isto é um pouco lirico mas, é possível, desde que as entidades competentes assim o desejem e nós que temos cães façamos a nossa parte.
nuba
Membro
Registado: segunda mar 03, 2003 10:32 am
Contacto:

domingo jul 03, 2005 12:19 pm

Bem, tenho-me abstido de responder neste tipo de tópicos porque sou dona de um Centro de Treino Canino.
Não quero, de forma alguma, ser acusada de estar a fazer publicidade.
Mesmo correndo o risco, cá vai.
Um outro país que conheço bem, e onde os cães gozam da "regalia" de acompanhar o dono é a Holanda.
E a diferença não está só na conscencialização dos donos: está na Escola de Treino que, para um holandes vem logo a seguir, em termos de prioridades, à do Vet. assistente.

Por experiência própria, vejo que, mesmo os donos que trazem o cão à Escola, dão os Treinos por terminados mal o cão aprende comandos básicos: "senta, deita, junto..."
Claro que são importantes - Mas o nível de obediência que requerem é ainda muito baixo.
Difícil, difícil, é conseguir um "FICA", é conseguir que um cão confie de tal maneira no dono, que salta e percorre todos os obstáculos, desde que o dono o premeie com uma fasta...
É esse nível que faz a diferença. Entra-se com o cão numa loja e sabe-se que ele não irá fazer xixi nos expositores.
No café o cão fica quieto no sítio em que o dono mandar; não aceita comida de estranhos; não incomoda as outras pessoas - no limite nem precisa de trela: esta é virtual, é o amor que o liga ao dono.

Que há um caminho longo a percorrer? Sem dúvida.
E que é difícil que Portugal dê os primeiros passos também o reconheço.
Por mais que alguns políticos o neguem, a crise está aí.
E as Escolas de Treino, como tudo, custam dinheiro...
E quando os donos pensam nelas como um luxo e não como uma necessidade, longo será o caminho a percorrer.
Que ao menos comecemos pelos primeiros passos.
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

domingo jul 03, 2005 1:12 pm

E as Escolas de Treino, como tudo, custam dinheiro...
E quando os donos pensam nelas como um luxo e não como uma necessidade, longo será o caminho a percorrer.
Que ao menos comecemos pelos primeiros passos.

Pois o problema é mesmo este, DINHEIRO, nem todos podem por o seu animal numa escola.
Existem outras necessidades mais importantes, onde gastar o dinheiro. A educação do cão pode ser ensinada pelos donos.
Agora, só os animais que tivessem escola é que teriam ordem para circular em todo o lado, DESCULPEM LÁ, mas isso é discriminação, não acham?, até porque a escola não evita que o cão faça asneiras na mesma, e as necessidades fisiológicas, também.
A EDUCAÇÃO TEM QUE COMEÇAR NOS DONOS, porque cães educados em escola com donos mal educados, não adianta nada.
nuba
Membro
Contacto:

domingo jul 03, 2005 1:40 pm

Numa escola de treino, digna desse nome, os cães são educados com os donos....
Diria mais os donos são educados, para saberem educar o seu cão!
Descriminação???
A minha (e dos meus cães) liberdade, deve acabar onde começa a dos outros.
Ponha-se na pele do dono de um café: entra um cão a ladrar, a alçar a pata a tudo quanto é mesa (e pernas de pessoas...).
Qual será a reacção lógica? - Expulsar o dono e o cão.
Agora se lhe entrar um cão que segue o dono, que se senta e fica onde o mandaram sentar... Aí é capaz de o deixar permanecer.

Não estou a falar da situação em Portugal: aqui é proíbida a entrada do cão e ponto final.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

domingo jul 03, 2005 2:14 pm

Limitar a entrada em locais públicos a cães com treino em escolas seria no mínimo descriminatório, pois temos de considerar aqueles que não podem pagar escolas de treino e ainda aqueles (como é o meu caso, quer teriam de viajar centenas de kilometros para encontrar uma escola).
nuba Escreveu:E quando os donos pensam nelas (escolas) como um luxo e não como uma necessidade, longo será o caminho a percorrer.
Que ao menos comecemos pelos primeiros passos
Cara Nuba, quando se lembrar de colocar uma socursal da sua escola na região entre Portimão se Sagres avise-me, e o Snoopy será um dos seus primeiros alunos. Era muito bom que ele pudesse frequentar uma escola... não para entrar nas lojas e restaurantes, que isso ele já faz desde pequeno e sabe ser muito bem educado :D , mas sim para deixar de se tentar jogar aos cães machos que ele encontra na rua e que por algum motivo lhe desagradam (geralmente por que lhe rosnam, olham de lado ou tentam montar, imagine que jé se pegou com um Pit Bull).
ruka_retriever
Membro
Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm

domingo jul 03, 2005 2:23 pm

Agora, só os animais que tivessem escola é que teriam ordem para circular em todo o lado, DESCULPEM LÁ, mas isso é discriminação, não acham?
Desculpe mas não acho.

Por mais que um dono bem intensionado tente ensinar o seu cão, nada se compara a ter um profissional a dar apoio.

Claro que as escolas teriam de ser talvez mais exigentes e os certificados mais dificeis.

Ontem, na escola onde ando estive a assistir a uma aula onde os cães fizeram um exercício que, era o "FICA" mas, o dono depois afastava-se até sair do campo de visão do dono. Depois aparecia pessoas a andar á frente dos cães e o objectivo era eles ficarem e ignorarem isso.

Posso dizer que se todos nós tivessemos um controlo tal sobre o nosso amiguinho, as mentalidades mudavam. Se quando o nosso amigo faz o cócó na rua todos apanhassemos, a mentalidade mudava.

Isto é um conjunto de coisas que tem de mudar e começa com cada 1 de nós a fazer a sua parte.

Claro que uma escola sai caro. Mas, também só se paga 1 vez.[/code]
nuba
Membro
Contacto:

domingo jul 03, 2005 2:25 pm

Não me soube explicar, e peço desculpa.
Claro que não defendo que os cães que andam numa escola, entrem em sítios vedados aos outros.
O que eu quis dizer é que, nos países em que as Escolas de Treino Canino são a regra e não a excepção, os cães têm muito mais liberdade de movimentos.
Exactamente porque os donos dos estabelecimentos comerciais (se for o caso) contam com a educação dos cães - e dos donos, obviamante.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jul 03, 2005 2:37 pm

Algumas pessoas confundem a liberdade com uma liberdade de se fazer tudo que nos der na cabeça... sem pensar que estamos a interferir la liberdade dos outros.

Vamos a ver, as pessoas estão mal habituadas. O texto citado para inicio é muito gio para quem não conhece que a realidade, fora de um artigo que se lê para mostra sapiência é feita de fascismo latente em países como a Suíça e a Austria...

No nosso país as pessoas levam sistemáticamente os cães ao veterinário sem trela, sabendo mesmo que existirão lá outros cães. A desculpa ? " o meu cão não faz mal" ou "tem de segurar o seu cão".

Nas lojas de animais as pessoas levam efectivamente os cães nas que são fora dos centros comerciais e os cães urinam em tudo que é sitio. Os donos acham giro e os lojistas não tem T... para exigir que o dono pague a ração que foi estragada por o canito lhe urinar em cima...ou pior...

Empresas de rações há que apregoam que os seus expositores têm protecções para os cães não urinarem nos produtos...

Os cães ladram incessantemente nas casas por falta de treino ou de atenção dos seus donos...

Os cães mordem os seus donos e estes choram ou acham piada.

Os cães na rua atiram-se para cima de idosos e crianças. Um idoso de 89 anos cair e fracturar a bacia é engraçado ?

Porque é que existem leis a proibir os cães de entrar em pastelarias e afins ?

Por causa de nos passado a lei se tornar necessária, pela falta de civismo...

Porque os portugueses conhecem os seus direitos ( ou inventam-nos) e nada sabem ( ou fingem) dos seus DEVERES
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”