displasia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
joaoFonseca
Registado: terça mar 22, 2005 9:32 pm

sábado jul 02, 2005 11:05 pm

Boa noite!

Tenho um Golden Retriever com 6meses que está aqui em casa há cerca de 3meses.
Quando saio com ele á rua, sempre notei que ele se abana um bocadinho(anca/patas traseiras) mas nunca liguei muito ate porque sempre me disseram que os goldens tem 1 "andar muito vaidoso". Nos ultimos dias tenho notado que por vezez coxeia um pouco de uma pata, principalmente quando está deitado e depois se levanta.

De resto, é um cão sossegado mas que gosta bastante de brincar, correr na relva, salta.. etc. A única coisa que acho estranho é que por vezes recusa-se a passear (principalmente nas horas de maior calor mas não só): está sempre a puxar em direcção a casa. Quando não sou só eu a passear com ele e vao mais pessoas ou o meu outro cão (caniche) já não faz isso.

Tenho algum receio que seja displasia da anca e por isso vou leva-lo ao veterinario esta semana, talvez já na 2a feira.
Consultei este site:
http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... 93e156b01a
Na parte dos sintomas dos cachorros refere lá algumas coisas que se passam com o meu golden.

Gostava que me dessem a vossa opinião pois não sei se me estou a alarmar sem motivo ou se não...

cumprimentos
João
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

domingo jul 03, 2005 5:50 pm

Olá João!

Faz muito bem levar o seu canito ao Vet para desvendar o problema, porque efectivamente pode tratar-se de displasia da anca ou de outro qualquer problema ósseo.

Hoje em dia com a "moda" dos retrievers há muita criação destes cães e é frequente aparecer a displasia nestas raças, ainda há pouco tempo tempo estive com um golden de 6 mesitos também, e tinha já uma displasia bastante evidente. É importante na compra de um cachorro certificar-se que os pais fizeram o despite da displasia da anca (não é 100% seguro mas dá mais alguma garantia),

Não quero com isto assustar, mas penso que ficará mais descansado se o levar ao Vet para ser examinado e tirar Rx e até porque existem certas técnicas cirúrgicas para resolver o problema eficazmente que só são aplicadas a cães ainda jovens. É também muito importante, entretanto, em problemas ósseos e não só, manter o cão no peso certo (a obesidade é prejudicial) e nunca forçar um cachorro a fazer exercício (se ele não quer passear em determinadas alturas, não o obrigue, até porque pode estar demasiado calor).

Cumprimentos
Inês C
Responder

Voltar para “Cães”