EScalares

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
santinho
Registado: sábado nov 16, 2002 1:08 pm

sábado nov 16, 2002 3:27 pm

olá, tenho supostamente um casal de escalares de duas raças diferentes e precisava de saber como é que estes repreduzem, uma vez que não noto diferença ninhuma entre um e outro, e estes não demonstram comportamentos agrecivos entre si, pelo contrário dão-se bem. Gostava de saber quais as condições para que estes repreduzem-se. :? :?:
luisqueiroga
Membro
Registado: domingo ago 04, 2002 12:02 am

domingo nov 17, 2002 6:11 pm

Consulta a página http://www.aquahobby.com/brmain.shtml na secção forum (ciclídeos).
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

segunda nov 18, 2002 12:15 pm

Olá!
Os escalares são peixes de difícil reprodução nos nossos aquários. São peixes oviparos e muitas vezes esses ovos são comidos por outros peixes. Para fazeres criação tens de os colocar num aquário sozinhos com algumas plantas para que possam por os ovos e fertiliza-los sem problemas. Tens de ter atenção que os escalares gostam da água àcida. Embora difícil, a sua reprodução não é impossível, eu já consegui! ;)

Beijinhos

Isabel
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quinta nov 21, 2002 7:14 pm

Boa Noite.
Eu neste momento não tenho escalares, mas nunca consegui que eles estivessem filhos.
Ana Rute e Nana ;)
Jem
Registado: sexta fev 22, 2002 10:22 pm

sexta nov 22, 2002 12:05 am

A diferenciação dos sexos nos escalares é muito díficil, pois só na altura da reprodução é que se notam as diferenças; nas fêmeas, obviamente pelo volume dos ovos no corpo e também pelo "ovioduto" ( por onde saiem os ovos ) que é virado para trás, enquanto no macho é virado para a frente.
Para se tentar conseguir a reprodução, os escalares devem ser os mais originais possíveis, ou seja o escalar branco ou bege, pois quanto mais apurada fôr a raça ou os cruzamentos, mais díficil é a reprodução; O aquário também deverá ter no mínimo 80 a 100 litros; juntar 4 ou 6 escalares e esperar que se forme um par, pois com 2 escalares corre-se o risco de serem do mesmo sexo; O valor do ph deverá estar nos 6,8 e a dureza entre 12º e 15º; Escolher plantas com folhas largas ( anúbias, sagitárias, etc ); A temperatura deverá estar nos 26º a 27ºC.
Durante 3 anos consegui reproduzir escalares, com os valores acima indicados. Espero que tenha sorte e consiga.
Responder

Voltar para “Peixes”