O choque!!!O horror!!!A crueldade!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jul 05, 2005 9:37 am

Vamos lá a ver se consigo explicar o que seria o instinto de caça para um cão.
Imaginemos que vocês nascem com uma vocação qualquer - para a pintura, para a música, etc.
Podem passar a vida inteira sem se aplicarem essa vocação em coisa nenhuma.
A questão é - serão verdadeiramente felizes ?

É tão díficil assim perceber que um cão, cuja raça foi seleccionada para um determinado fim e que, portanto, nasce com essa "vocação" altamente desenvolvida, a queira ver concretizada e prefira morrer depois de se ter realizado a viver em paz e sossego toda a vida ?

Não façam moral com os animais...
O leão não é mau porque caça.
O lobo é um predador, não é um criminoso.

A propósito, o homem também é um predador.
E se, um dia, estiverem numa situação de risco, vão querer ter esse predador ao vosso lado, não a madre Teresa de Calcultá...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
baggio
Membro
Registado: quinta mai 13, 2004 3:46 pm

terça jul 05, 2005 10:46 am

Imagem
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

terça jul 05, 2005 10:52 am

Gatujoba Escreveu: Tanto nome, que ganhou o cão com isso? que nos interessa...
Publicidade ao criador, né? para certas mentalidades.
Também há quem, ainda hoje, defenda o nazismo.
A realidade é que as mentes "pequeninas" também vivem neste mundo....pena que tenham de viver á nossa volta.
E q tal cultivar-se um pouco antes de abrir a boca. Foi focado o nome do cao e do canil, pq sao da criaçao do neto do proprio criador da raça, onde a capacidade funcional da raça é preservada, visto q esta fora criada para um fim especifico, a caça grossa, logo, quis demonstrar q até em caes q possuem a mais forte herança genetica a nivel funcional, acontece o q é visivel na imagem.

Cmp.
DR
SDPMG
Membro
Registado: sexta jun 24, 2005 10:31 am

terça jul 05, 2005 12:38 pm

Um pouco mais sobre Dogos ;)

http://www.dogo-arg.com.ar/home.htm
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça jul 05, 2005 1:20 pm

O instinto está lá, agora o q vai ditar a sua intensidade será o q eu referi em cima, se for necessario até ponho dogos a brincar com vacas!

Cmp.
DR
Concordo perfeitamente. Apenas quiz referir que os cães (em particular os Dogos) por natureza gostam de caçar. Muitas pessoas pensam que os animais (neste caso os cães) são seres "puros" sem maldade, que só gostam de brincar com bolas e lamber a cara dos donos, etc; e que nós "impuros" humanos é que lhes impomos esse terrivel vicio da caça e da luta - isso é uma visão completamente irrealista (e infantil) da natureza, visão esta que está muito em voga nas sociedades urbanas (do amburguer e do frango do hiper). A natureza ( a caça, a morte, etc) não é boa nem é má, apenas é!
Um cão, como predador que é, tem um instinto de caça ( que se traduz no prazer de caçar), este instinto tem que ser compreendido e respeitado pelo dono sob pena de sermos maus donos (não quero com isto dizer que deixemos o cão matar tudo o que aparece à frente), --- quem quer um "Pet" que não tenha instinto de caça, compra por exemplo um coelho!

SDPMG
Obrigado pelo magnifico texto, que já conhecia, mas é sempre bom reler.
É graças a HOMENS com os irmãos Norez Martinez que hoje temos as magnificas raças de cães que temos. É tambem por essa razão que eu temo o futuro da canicultura - é que cada vez há menos homens ( e mulheres) assim!
SDPMG
Membro
Registado: sexta jun 24, 2005 10:31 am

terça jul 05, 2005 3:39 pm

FBC

Apaixonei-me pelo Dogo pela sua própria História e a dos irmãos Norez Martinez ...

.. pela realização perfeita de um sonho de dois jovens irmãos ...
Dogo
Membro
Registado: domingo out 24, 2004 2:08 am

terça jul 05, 2005 5:25 pm

Este post faz me lembrar um pouco a Primavera Marcelista de 69 com a chamada "Evolução da Continuidade". :roll: :roll:
Rochezoire
Membro
Registado: quarta out 06, 2004 6:45 pm

terça jul 05, 2005 6:36 pm

Boas!
Ainda não me tinha pronunciado porque, apesar de ter um Dogo e saber das suas origens e "funcionalidades", não sou conhecedora profunda desta actividade que é a caça. Não critico quem a pratica com os seus cães sejam eles Dogos ou não (apesar disso era incapaz de colocar o meu cão nessa situação, só se fosse caça ao coelho ou isso ;) ) , não me choca que se magoem e acredito que os cães realmente gostam do que estão a fazer (enquanto perseguem uma presa) mas...penso que sei distinguir caça de lutas em arenas, que é o que eu vi no video que aqui colocaram...

...Não achei nada bonito e não sei qual é a diferença entre as imagens do video e as lutas entre cães...não sei onde é que o video mostra a verdadeira essência dos Dogos, a unica coisa que mostra é que têm força de mordedura ...o que eu vejo é um Dogo a agarrar um javali e homens à volta, ora segurando o javali ora tentando que o dogo largue os lábios do javali...para isso punham um pneu de camião e um dogo a morder...não era preciso por um animal a servir disso, porque apesar de tudo um javali é um animal e como tal não me parece bem que seja "torturado" desta maneira, uma coisa é caça outra é isto...

Cumprimentos,
Patrícia Rochezoire
Isaias
Membro
Registado: segunda abr 11, 2005 5:33 pm

terça jul 05, 2005 6:48 pm

aisd Escreveu: Vamos lá a ver se consigo explicar o que seria o instinto de caça para um cão.
Imaginemos que vocês nascem com uma vocação qualquer - para a pintura, para a música, etc.
Podem passar a vida inteira sem se aplicarem essa vocação em coisa nenhuma.
A questão é - serão verdadeiramente felizes ?

É tão díficil assim perceber que um cão, cuja raça foi seleccionada para um determinado fim e que, portanto, nasce com essa "vocação" altamente desenvolvida, a queira ver concretizada e prefira morrer depois de se ter realizado a viver em paz e sossego toda a vida ?

Não façam moral com os animais...
O leão não é mau porque caça.
O lobo é um predador, não é um criminoso.

A propósito, o homem também é um predador.
E se, um dia, estiverem numa situação de risco, vão querer ter esse predador ao vosso lado, não a madre Teresa de Calcultá...
aisd, penso que tens razão, julgo é que não se pode ser tão generalista senão somos obrigados a aceitar que todos os cães são extremamente infelizes ,(excepto talvez os de companhia), pois todos tinham anteriormente uma função e utilidade prática, possuindo ainda esse instinto inato.
E ninguém acha que o cão é mau, e também não tenho duvida nenhuma que o cão tem prazer em caçar.

Quanto ao predador e à madre Teresa de Calcutá...., Não há mesmo mais nenhuma opção? ;) :D

Cumprimentos
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

terça jul 05, 2005 7:14 pm

Penso que tenho que pedir desculpa pois parece-me que, afinal, se estavam a referir ao video que ainda não tive ocasião de ver...

Note-se que eu não caço, nem vou caçar nunca.
Isto apesar de ter uma retriever.
Mas que vai ter que se contentar com a bolinha e os pauzinhos na água.

A resposta que dei era no sentido de as pessoas procurarem compreender um pouco a cabeça dos cães - porque é que eles gostam de caçar, porque é que perdem a vida numa luta - não é apenas e, se calhar, nem principalmente para agradar ao dono.
É porque lhes está no sangue.

Fiquei um bocadinho irritada com a tendência que me pareceu notar de moralizar o comportamento do cão à nossa semelhança.
Neste assunto temos de perceber que só o homem é um ser moral e, mesmo assim...

Não venham é falar
Tanto nome, que ganhou o cão com isso? que nos interessa...
Para mim o cão pode ser felicíssimo nestas provas.
Eu não sou.
E eu sou a dona.
Eu é que digo o que um cão meu faz ou não.

O cão não é censurável, mas quem o mete em lutas, é.
É assim que eu vejo a coisa.

Desculpem se o texto é confuso.
Eu sei o que quero dizer mas não estou nos meus dias...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
noInfo
Membro Veterano

terça jul 05, 2005 10:07 pm

Rochezoire Escreveu: (1)não sei qual é a diferença entre as imagens do video e as lutas entre cães...(2)não sei onde é que o video mostra a verdadeira essência dos Dogos, a unica coisa que mostra é que têm força de mordedura ...o que eu vejo é um Dogo a agarrar um javali e homens à volta, ora segurando o javali ora tentando que o dogo largue os lábios do javali...para isso punham um pneu de camião e um dogo a morder...não era preciso por um animal a servir disso, porque apesar de tudo (3)um javali é um animal e como tal não me parece bem que seja "torturado" desta maneira, uma coisa é caça outra é isto...
Cumprimentos,
Patrícia Rochezoire
Patricia,
(1)Tem toda a razao o video mostra uma luta, (o proprio nome do video o diz), luta essa, q traduz a fase do confronto entre o cao e o javali após a perseguição numa verdadeira caçada.

(2)Pode crer q o video retrata a verdadeira "ensencia" do dogo(a sua funcionalidade) q é nada mais q o confronto directo com a presa, procurando garganta ou focinho para o agarre, a fim d a imobilizar para d seguida se dar a aproximaçao do caçador para a golpear fatalmente.
É esta a "caça do dogo" foi para isto q ele foi criado, nao ha maneira d dar a volta, logo, é mt simples, ou se gosta da parte funcional original da raça ou nao!o q claro q nao é censuravel! quem possui um pit ou qualquer tipo d "gamedog" claro q pode nao gostar da sua funcionalidade original, não é?!
..Só se tem q admitir, "eu tenho tal raça, mas apenas aprecio a sua morfologia.... ou nao gosto da sua funcionalidade original!"

(3)Sem a estar a contradizer...ainda é mt mais condenavel na minha opiniao, um porco na engorda com a liberdade d movimentos quase nula até ser morto para o "nosso" consumo.
Mas é msm assim....
em relaçao a esta frase "uma coisa é caça outra é isto" como eu disse em cima, é precisamente isto q acontece na "caça do dogo" embora no video o javali tenha sido previamente apanhado a fim de exibir as qualidades do dogo e o espaço de manobra de ambos os animais seja confinado ao espaço da "jaula", o q ja se pode considerar um pouco mais condenavel visto ser menos "natural".

Cmp.
DR
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quarta jul 06, 2005 9:05 am

Desculpe, mas nisto não estamos de acordo.

Na caça a presa tem sempre a hipótese de se escapar, de fugir, de ripostar.
Provocar um confronto em que uma das partes não tem esse direito não é leal, nem decente.
É um circo reles que só pode dar gozo a quem é distituído dessas qualidades.

É o que mais me aborrece na caça.
Há milhentas formas desonestas de caçar.
Caçam-se lebres em cercado.
Caçam-se coelhos nas suas tocas, com furão.
Caçam-se rolas disparando sobre elas ainda a dormir.
Caçam-se patos poisados na água.

São puras alarvisses, dignas de um povo semi-bárbaro, alcoolizado e destituído de educação básica e do menor sentido de fair-play.
baggio
Membro
Registado: quinta mai 13, 2004 3:46 pm

quarta jul 06, 2005 10:10 am

E como a conversa está quente aqui vai mais uma do meu branquelas para acalmar a malta:

Imagem
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

quarta jul 06, 2005 10:26 am

Viva baggio,
Realmente o cão é um espectáculo ;)
Já agora dave-lhe uma sugestão, se não se importasse. Era o de procurar colocar fotos mais pequenas, talvez com uma resolução de 650, por exemplo. É que com fotos tão grandes dificulta a visualização da mesma e mesmo até para ler torna-se incómodo.

Abraço ;)
noInfo
Membro Veterano

quarta jul 06, 2005 10:41 am

aisd Escreveu: Desculpe, mas nisto não estamos de acordo.

Na caça a presa tem sempre a hipótese de se escapar, de fugir, de ripostar.
Provocar um confronto em que uma das partes não tem esse direito não é leal, nem decente.
É um circo reles que só pode dar gozo a quem é distituído dessas qualidades.

É o que mais me aborrece na caça.
Há milhentas formas desonestas de caçar.
Caçam-se lebres em cercado.
Caçam-se coelhos nas suas tocas, com furão.
Caçam-se rolas disparando sobre elas ainda a dormir.
Caçam-se patos poisados na água.

São puras alarvisses, dignas de um povo semi-bárbaro, alcoolizado e destituído de educação básica e do menor sentido de fair-play.
aisd, era para mim?!
Responder

Voltar para “Cães”