O choque!!!O horror!!!A crueldade!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rochezoire
Membro
Registado: quarta out 06, 2004 6:45 pm

quarta jul 06, 2005 3:06 pm

Boas,

noInfo, a minha intervenção foi no sentido de mostrar discórdia e uma certa repugnância para com o vídeo que aqui foi colocado. Como eu disse, a caça (sei que há vários tipos de caça mas no sentido prático não devem variar muito- perseguição, alcance e morte da presa- o que deve variar é as ferramentas e técnicas) não me faz "comichão", nem acho cruel ou injusta, mas desculpe, continuo a afirmar, o video que eu vi nada tem a ver com caça.

É uma luta, disso não há dúvida e, a única coisa que retrata é precisamente isso, uma luta...bem desigual,por sinal.
Acredito que "parte" do confronto do video seja o que acontece numa verdadeira caçada...mas num cercado, com um javali provavelmente já ferido, com montes de homens à volta, continuo sem conseguir fazer qualquer tipo de associação das imagens com a "caça do Dogo".

Continuando nesta linha, como é que o confronto do video mostra a essência do Dogo? Não há perseguição e não vejo nenhuma imobilização. O animal já está quietinho praticamente, o cão corre para ele e morde-o. Para isso colocavam ali um objecto qualquer. Ali, quais as características do Dogo a serem testadas? Acho que um DA tem muito mais atributos do que os que o video podem evidenciar.

Outra coisa é que a questão não é, e passo a citar: "eu tenho tal raça, mas apenas aprecio a sua morfologia...ou não gosto da sua funcionalidade original!". Eu tenho um DA e adoro a sua morfologia, assim como aprecio e enalteço a sua funcionalidade ORIGINAL, o que nada tem a ver com o video, mais uma vez, porque é a ele que eu me referia assim como a práticas semelhantes. Como eu disse anteriormente, não sou amante incondicional de caça, até porque não tenho conhecimentos suficientes para o ser, mas não a condeno, assim como até acho que é aqui que se vê a destreza, capacidade física e psicológica e institiva dum animal levada ao extremo, e sendo esta a funcionalidade ORIGINAL de um DA é óbvio que o que eu tenho de admitir é que a aprecio.

Em relação ao javali, não discordo que seja mais condenável um porco na engorda, vivendo (se é que se pode considerar viver) nas condições que temos conhecimento, somente para o nosso consumo. Mas são situações completamente diferentes, que têm de ser abordadas de forma diferente.

Para acabar (sorry pelo testamento ;)) quando diz "(...) é precisamente isto que acontece na "caça do dogo (...)", então eu devo ter uma noção de caça muito errada, sempre pensei que fosse em espaço aberto, em que ambos os animais (mediante as suas capacidades) estão em pé de igualdade, em que se dá uma perseguição, agarre e posterior morte da presa. Com fins utilitários e não para apostas e/ou divertimento dos que assistem ao confronto bárbaro, repugnante, injusto e desigual que é o video que eu vi aqui...mas é só a minha opinião ;)

Cumprimentos,
Patrícia Rochezoire
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta jul 06, 2005 3:33 pm

Rochezoire Escreveu: Boas,

noInfo, a minha intervenção foi no sentido de mostrar discórdia e uma certa repugnância para com o vídeo que aqui foi colocado. Como eu disse, a caça (sei que há vários tipos de caça mas no sentido prático não devem variar muito- perseguição, alcance e morte da presa- o que deve variar é as ferramentas e técnicas) não me faz "comichão", nem acho cruel ou injusta, mas desculpe, continuo a afirmar, o video que eu vi nada tem a ver com caça.

É uma luta, disso não há dúvida e, a única coisa que retrata é precisamente isso, uma luta...bem desigual,por sinal.
Acredito que "parte" do confronto do video seja o que acontece numa verdadeira caçada...mas num cercado, com um javali provavelmente já ferido, com montes de homens à volta, continuo sem conseguir fazer qualquer tipo de associação das imagens com a "caça do Dogo".

Continuando nesta linha, como é que o confronto do video mostra a essência do Dogo? Não há perseguição e não vejo nenhuma imobilização. O animal já está quietinho praticamente, o cão corre para ele e morde-o. Para isso colocavam ali um objecto qualquer. Ali, quais as características do Dogo a serem testadas? Acho que um DA tem muito mais atributos do que os que o video podem evidenciar.

Outra coisa é que a questão não é, e passo a citar: "eu tenho tal raça, mas apenas aprecio a sua morfologia...ou não gosto da sua funcionalidade original!". Eu tenho um DA e adoro a sua morfologia, assim como aprecio e enalteço a sua funcionalidade ORIGINAL, o que nada tem a ver com o video, mais uma vez, porque é a ele que eu me referia assim como a práticas semelhantes. Como eu disse anteriormente, não sou amante incondicional de caça, até porque não tenho conhecimentos suficientes para o ser, mas não a condeno, assim como até acho que é aqui que se vê a destreza, capacidade física e psicológica e institiva dum animal levada ao extremo, e sendo esta a funcionalidade ORIGINAL de um DA é óbvio que o que eu tenho de admitir é que a aprecio.

Em relação ao javali, não discordo que seja mais condenável um porco na engorda, vivendo (se é que se pode considerar viver) nas condições que temos conhecimento, somente para o nosso consumo. Mas são situações completamente diferentes, que têm de ser abordadas de forma diferente.

Para acabar (sorry pelo testamento ;)) quando diz "(...) é precisamente isto que acontece na "caça do dogo (...)", então eu devo ter uma noção de caça muito errada, sempre pensei que fosse em espaço aberto, em que ambos os animais (mediante as suas capacidades) estão em pé de igualdade, em que se dá uma perseguição, agarre e posterior morte da presa. Com fins utilitários e não para apostas e/ou divertimento dos que assistem ao confronto bárbaro, repugnante, injusto e desigual que é o video que eu vi aqui...mas é só a minha opinião ;)

Cumprimentos,
Patrícia Rochezoire
Olá Patricia

Eu soa um fanático de Dogos e da caça com Dogos (mas só em teoria, porque não sou caçador). Como já referi varias vezes os Dogos são lindissimos, mas a cima de tudo são cães de caça e (como em todas as raças) eu previlegio a funcionalidade acima de tudo. No entanto concordo com o "testamento" escrito acima e com as diferenças entre isto e caça. Mas ,tal como referiu o Noinfo; isto não me choca _ os grandes atentados aos direitos dos animais não são estes!
Rochezoire
Membro

quarta jul 06, 2005 4:03 pm

Sem dúvida FBC, mas o meu comentário foi extritamente relativo ao vídeo (e consequentemente a práticas similares), que felizmente penso que não são assim tão frequentes. Frequentes sim, são outros crimes cometidos contra os animais e que nos passam diante dos olhos todos os dias e que muitas vezes se tornam demasiado vulgares para se falar neles...o que eu pretendi foi dar uma opinião e fazer a distinção, a meu ver, da caça e do que é mostrado no vídeo.

Apesar de haver assuntos "mais" importantes relativos à crueldade para com os animais, não pude deixar de dizer que o que eu vi é também um atentado aos direitos dos animais, apenas com o propósito de "ver" algumas das capacidades de um cão.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jul 06, 2005 7:16 pm

aisd, era para mim?!
De forma nenhuma.
Eu nunca sou tão brutal quando me dirijo a alguém especifícamente.
Era para a geral.

Note-se que eu concordo com a caça.
Só não concordo - e radicalmente - com algumas formas de caçar que, a meu ver, são vergonhosas.
Já tive grandes confrontos pessoais por causa disso.

E não concordo com as lutas entre adversários que não se equivalem.
Haja decência.

Mas isto sou eu que tenho conceitos do que está certo e errado muito interiorizados.
Contudo mudam, se alguém me convencer que estou errada ou a ver mal a questão.

Já mudaram em relação, por exemplo, à caça.
Antigamente era contra toda a caça.
Agora, acho que é um desporto positivo para a natureza quando praticado de acordo com as regras.

Mesmo com a minha idade, ainda mudo de opinião.
Mas até lá, sou uma "chata".
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

quarta jul 06, 2005 7:41 pm

Rochezoire Escreveu: o que eu vi é também um atentado aos direitos dos animais, apenas com o propósito de "ver" algumas das capacidades de um cão.
Patricia,
Se releres com atençao o meu Post anterior destinado a ti, eu tb considerei o meu video um tanto condenavel, visto a situaçao tenha apenas como finalidade o q referiste em cima, e tb q o acto seja algo "artificial" devido as condiçoes em q se deu o confronto (o limitado espaço d manobra, a anterior captura do navalheiro, q certamente resultaram na diminuiçao da sua capacidade fisica e psicologica..etc)
Mas....de qualquer forma a situaçao do confronto é exactamente a mesma q numa caçada entendes? foi isso q eu quis focar, a parte da "violencia" do confronto é igual, alias...numa caçada na maioria das vezes o confronto nao é assim tao simples e eficaz como foi no video onde o cão consegue obter o sucesso á primeira investida imobilizando o navalheiro com um agarre perfeito ao focinho, permitindo uma rapida e segura aproximaçao dos homens para acabar com o sofrimento do javali golpeando-o fatalmente no pescoço enquanto o cao o imobiliza, o q leva mais tempo é aliviar o maxilar do dogo d modo a largar a presa, q normalmente é obtido através do acto d presionar o focinho d modo a fexar as narinas até o cão ceder.
Espero agora q entendas pq eu disse q no video é retratada a verdadeira funcionalidade do dogo, pq a tarefa dele na caça é mesmo aquela, o confronto directo com a presa d modo a imobiliza-la, para permitir a intervençao dos caçadores.

beijinhos
DR
noInfo
Membro Veterano

quarta jul 06, 2005 8:04 pm

aisd, ;)
De qualquer modo o q eu disse nao foi com a intençao d me afirmar contra ou a favor, simplesmente foi uma explicaçao do q acontece neste tipo d caçadas.
Não sou caçador, nem tenho grande interesse pela caça em sim...mas como interessado na canicultura, especialmente em molossos, gosto d ser conhecedor de tudo o q "faz parte deles".

Cmp.
DR
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

quarta jul 06, 2005 8:22 pm

[quote=noInfo]
...mas como interessado na canicultura, especialmente em molossos, gosto d ser conhecedor de tudo o q "faz parte deles".

Cmp.
DR
[/quote]

O que faz ...não; o que algumas pessoas querem que faça e em nada contribui para a dignificação da raça, antes pelo contrário. É por donos e atitudes como alguns donos têm que a raça está na malfadada lista.
noInfo
Membro Veterano

quarta jul 06, 2005 9:31 pm

Gatujoba Escreveu:
noInfo Escreveu: ...mas como interessado na canicultura, especialmente em molossos, gosto d ser conhecedor de tudo o q "faz parte deles".

Cmp.
DR
O que faz ...não; o que algumas pessoas querem que faça e em nada contribui para a dignificação da raça, antes pelo contrário. É por donos e atitudes como alguns donos têm que a raça está na malfadada lista.
"O que faz...não" ???
...Vou ter q responder?!...
O DOGO ARGENTINO FOI CRIADO PARA ESSE FIM, A CAÇA GROSA ATRAVEZ DO METODO QUE JA FOI EXPLICADO E EXEMPLIFICADO. ...
Tal como o pitbull q foi criado para as lutas, sem elas ele nao existiria.
ISTO SAO FACTOS! nao estou a dizer q é certo ou errado nem q gosto ou deixo d gostar.
Acho q me fiz entender bastante bem nos post´s anteriores...é uma questao d saber intrepertar e ler com atençao.
Quanto a "malfadada" lista.....ja alguma vez reparou em rapazinhos, de "boné apertado á cabeça e com as meias por cima das calças..etc" curiosamente vindos d bairros sociais, q possuem um gosto inexplicavel por caes de porte atlectico e musculado, para se afirmarem...ou pessoas q apenas dao importancia á parte morfologica dos caes ignorando se têm capacidade ou nao de possuir uma determinada raça...
É melhor ir por ai...

p.s (o texto escrito em CAPS LOCK tem apenas a intençao de realçar o q foi escrito)

Cmp.
DR
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quarta jul 06, 2005 10:10 pm

noInfo Escreveu: baggio,
coloquei o video para dar um "cheirinho" do poder do dogo para quem dele duvida, nao para mostrar o quanto ou nao, é chocante um ataque do do dito.
joaobogalhas Escreveu:...pode não ser obrigado, mas que é treinado para isso, lá isso é!!!
Ou será que já nasce ensinado??
leia o q eu disse na minha intervenção anterior.

Cmp.
DR
mas poder do quê ?

de atacar um javali cercado, stressado e provavelmente ferido ?

eu que passo os dias a ver os estragos que os javalis fazem e muitas vezes a sentir isso na pele dado que já por mais de uma vez me causaram prejuizo em plantações, sinto-me repugnado enojado e muito desiludido que se meta um video com violencia gratuita em que desculpe dizer-lhe de treino ñ tem nada !

o que eu vi nesse video foi um cão um javali e um monte de atrasados mentais que graças a 3 minutos de luta conseguiram aquilo que muito provavelmente ñ conseguem numa cama .

e atenção que ñ sou contra a caça ! muito pelo contrário considero-a cada vez mais um mal necessário ao equlibrio da natureza .

o que eu gostava é que o no-info viesse até cá e eu terei muito prazer em apresentar a quem o pode levar numa caçada e assim filmar a realidade de uma luta entre um navalheiro e um dogo durante a caçada e garanto-lhe que o desfecho ñ é o mesmo !

Nelson

P.S. já agora, se querem continuar a meter num forum geral espetáculos degradantes desses, seria melhor que abrissem uma sala própria para os amantes de caça ou de dogos ou pelo menos que por baixo do link colocassem que o video pode ferir susceptibilidades sempre evita que alguem por exemplo uma crinaça tenha que assistir a uma nojeira dessas !
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta jul 06, 2005 10:46 pm

nelsonk Escreveu: seria melhor que abrissem uma sala própria para os amantes de caça ou de dogos ou pelo menos que por baixo do link colocassem que o video pode ferir susceptibilidades sempre evita que alguem por exemplo uma crinaça tenha que assistir a uma nojeira dessas !
Exacto
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
noInfo
Membro Veterano

quarta jul 06, 2005 11:21 pm

Nelson...
1º Já me trataste por tu antes, podes continuar a faze-lo.

Peço desculpa, tens toda a razao!...realmente devia ter alertado para a violencia do filme!
nelsonk Escreveu:mas poder do quê ?

de atacar um javali cercado, stressado e provavelmente ferido ?
Isto responde?
noinfo Escreveu:
Patricia,
Se releres com atençao o meu Post anterior destinado a ti, eu tb considerei o meu video um tanto condenavel, visto a situaçao tenha apenas como finalidade o q referiste em cima, e tb q o acto seja algo "artificial" devido as condiçoes em q se deu o confronto (o limitado espaço d manobra, a anterior captura do navalheiro, q certamente resultaram na diminuiçao da sua capacidade fisica e psicologica..etc
apenas coloquei o video para exemplificar o q se estava a falar, de 1 só dogo frente a um navalheiro.
nelsonk Escreveu: sinto-me repugnado enojado e muito desiludido que se meta um video com violencia gratuita em que desculpe dizer-lhe de treino ñ tem nada !
Nelson, nunca disse q aquilo era um treino...se reler os meus posts smp disse q era uma exibiçao das qualidades funcionais do dogo com a mera intençao de entreter o publico presente (no video claro) o q mais uma vez volto a dizer q é condenavel!
nelsonk Escreveu: o que eu gostava é que o no-info viesse até cá e eu terei muito prazer em apresentar a quem o pode levar numa caçada e assim filmar a realidade de uma luta entre um navalheiro e um dogo durante a caçada e garanto-lhe que o desfecho ñ é o mesmo !
As caçadas q falas sao montarias com matilhas d dogos...obrigado pelo convite mas ja vi.. e nao gosto d ver 10 caes agarrados a 1 "porco"
As caçadas originais dos dogos sao ilegais em Portugal, logo torna-se dificil assistir a uma.

Mais uma vez peço desculpa por nao ter alertado a violencia presente no video!

Cmp.
DR

P.S( quando dizes "assim filmar a realidade de uma luta entre um navalheiro e um dogo " nao pensaste q fui eu q filmei o video q aqui coloquei pois nao?! aquilo é na argentina..foi retirado do site do criador do cao protagonista do video!)
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

quarta jul 06, 2005 11:57 pm

noInfo Escreveu: (...)
apenas coloquei o video para exemplificar o q se estava a falar, de 1 só dogo frente a um navalheiro.
(..)
Já alguma vez viu um navalheiro no seu auge da vida e acossado?
È assustador…
Aceite o convite do nelsonK e talvez tenha a sorte de ver um e depois diga se alguém lhe pôs a mão sem antes lhe dar um tiro.

Aquele navalheiro se fosse selvagem, nenhum matilheiro consciente lhe lançaria os seus cães, e mesmo que tal acontece-se, tanto o cão como os senhores que põe em cima dele sairiam muito mal tratados.
Se isto é para demonstrar alguma coisa, devo dizer que não serviu os intentos, até acho uma ofensa para o nome da raça ter de agarrar um javali criado há mão dentro de um cercado.
Rochezoire
Membro

quinta jul 07, 2005 12:08 am

Boa noite!

NoInfo, eu compreendi o que queria dizer ;) simplesmente estava a expor o meu ponto de vista de como o video nada tem a ver com uma caçada, e que não é por aí que se vê as verdadeiras capacidades de um Dogo. Pondo de parte todas as outras circunstânsias do video o que você quis dizer foi que a função dum Dogo numa caçada é agarre e imobilização da presa e que é isso que é (pseudo ;)) retratado (pondo de parte todas as outras circunstâncias, repito) no vídeo, é isso não é? Pronto, era só para pôr os pontos nos is;)

Cumprimentos a todos e boa noite:)
Patrícia
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

quinta jul 07, 2005 12:12 am

noInfo Escreveu: (...)
As caçadas originais dos dogos sao ilegais em Portugal, logo torna-se dificil assistir a uma.
(...)
Olhe que talvez não:

"in"http://www.alvorada-pt.com/forum/viewto ... sc&start=0
Escreveu:Decreto-Lei nº 2002/2004 de 18 de Agosto
Artigo 2º
Definições
Para efeitos do presente diploma, considera-se:
(...)
e) «Armas de caça», armas de fogo, legalmente classificadas como de caça, o arco, a besta e a lança;
(...)
p) «Lança», arma de caça constituída por uma lâmina curta adaptada a uma haste suficientemente longa que possibilite ser empunhada com as mãos afastadas uma da outra ou o conjunto formado por punhal e haste amovível de adaptação, destinada a prolongar o seu punho para ser utilizado como lança;
(...)
Artigo 90.º
Processos de caça
1 - A caça pode ser exercida pelos seguintes processos:
a) De salto - aquele em que o caçador se desloca para procurar, perseguir ou capturar exemplares de espécies cinegéticas que ele próprio levanta, com ou sem auxílio de cães de caça;
b) À espera - aquele em que o caçador, parado, emboscado ou não, com ou sem negaça ou chamariz e com ou sem cães de caça para cobro, aguarda as espécies cinegéticas a capturar;
c) De batida - aquele em que o caçador aguarda, para capturar, as espécies cinegéticas que lhe são levantadas por batedores, com ou sem cães de caça, no caso de caça menor, e sem cães, no caso de caça maior;
d) Com furão - aquele em que o caçador se coloca à espera para capturar coelhos-bravos com auxílio de furão;
e) A corricão - aquele em que o caçador se desloca a pé ou a cavalo para capturar espécies cinegéticas apenas com o auxílio de cães de caça e com ou sem pau;
f) De cetraria - aquele em que o caçador, para capturar espécies cinegéticas utiliza aves de presa para esse fim adestradas, com ou sem auxílio de cães de caça;
g) De aproximação - aquele em que o caçador se desloca para capturar determinado exemplar de caça maior;
h) De montaria - aquele em que o caçador aguarda, em local previamente definido, para capturar exemplares de caça maior levantados por matilhas de caça maior conduzidas por matilheiros;
i) Com lança - aquele em que o caçador para capturar exemplares de caça maior utiliza lança, com ou sem auxílio de cavalo e de cães de caça.
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

quinta jul 07, 2005 12:28 am

[quote=noInfo]

Quanto a "malfadada" lista.....ja alguma vez reparou em rapazinhos, de "boné apertado á cabeça e com as meias por cima das calças..etc" curiosamente vindos d bairros sociais, q possuem um gosto inexplicavel por caes de porte atlectico e musculado, para se afirmarem...ou pessoas q apenas dao importancia á parte morfologica dos caes ignorando se têm capacidade ou nao de possuir uma determinada raça...
É melhor ir por ai...

Cmp.
DR
[/quote]

Não vejo grande diferença entre muitas das suas opiniões e a de esses rapazinhos que fala. Não vejo grande diferença entre a sua concepção do cão e a deles. Nem no valor que o seu cão tem para si e para eles.
Você acha que os cães são felizes e gostam de morrer com o javali eles acham que são felizes e gostam de morrer a lutar com outro cão. Continuo a não perceber a diferença.
Embora aceite que eu sou pouco conhecedora de cães...
Se eu tenho esta ideia imagine quem não percebe nada de cães...o que achará destes filmes, destas imagens?

Há uns dias eu afirmei, algures, não gostar do dogo. Eu não gosto é da mentalidade da maioria dos donos dos dogos. São piores que os "rapazinhos" pois já não o são e, geralmente, têm outro nível cultural. Repito maioria pois não quero, de modo algum, incluir todos no mesmo saco.
Responder

Voltar para “Cães”