Criadores de vão de escada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda nov 18, 2002 11:19 am

Quer saber como distinguir um BYB de um criador a sério? Há montes de critérios:

http://www.jlhweb.net/Boxermap/reputablebreeder.html

que, como está a ver, tem que ser o comprador a verificar.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

segunda nov 18, 2002 12:22 pm

Caro Gary

Todas as actuais características de robustez, inteligência, independência, variação, variedade e todas as outras que são reconhecidas nos vira-latas legítimos.

O apuramento das raças, em detrimento do produto "variado" não costuma levar a muito bons resultados.

Até um conhecido biólogo de bigodinho fez umas experiências com uma raça, que ele e os seus ideólogos consideravam como a raça pura, e embora felizmente não tivesse tido tempo de levar as experiências muito longe, os resultados foram desanimadores.

O "apuramento" de raças tem prós e contras, como todo o extremismo. Procuram-se e reforçam-se algumas características em detrimento de outras, e apesar da defesa acérrima que os donos costumam fazer das suas raças, o produto que a natureza aperfeiçoou é sempre o mais equilibrado.

Ah, já me esquecia, a raça que mencionei acima era a raça ariana!

Cumprimentos

JoseLuis
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda nov 18, 2002 1:03 pm

[quote=SeaLords]
Ó Gary, é facílimo ganhar dinheiro com os cães. O problema é que há muitas nuances na criação, como diz. Basicamente há os multiplicadores, aqueles que apenas aumentam o número de cães (e que até podem criar cães bonitinhos e com garantia) e há os seleccionadores, os que estão interessados em aumentar o número de cães bons, e assim contribuirpara a melhoria da raça. Os multiplicadores criam com custos muitíssimo inferiores aos seleccionadores, pelo que é muito mais fácil terem lucro. Já agora, e como falou em lojas e supermercados, os cães de um multiplicador, como você é, são tipo produto industrial, feito em série, os cães de um seleccionador são tipo produtos feitos à mão. Como em muitas outras coisas, qualidade e quantidade são, nos cães, coisas incompatíveis.
[/quote]

Olá SeaLords

Essa do multiplicador até tem piada . É uma expressão que se aplica sem duvida á esmagadora maioria de " quem faz cães" e decerto modo não a considero "ofensiva", mesmo quando aplicada á minha pessoa .
Como reparou eu não me considero um criador, porque sem dúvida estou fora do "estalão" que considero que um criador deve ter , ou seja, um criador deve direcçionar o trabalho com a reprodução dos cães visando principalmente o apuramento da raça que escolheu e só deve estar satisfeito quando conseguir o cão perfeitol . Ora para fazer este trabalho tem que se ter vários atributos entre os quais o saber, a dedicação a uma raça , ter montes de pachorra,de tempo , de dinheiro e espirito de sacrifício para esperar os resultados e humildade(não gosto muito deste termo) de se sujeitar a exame . Se tiver estes atributos é um criador, só lhe falta bons exemplares e ser honesto para começar a trabalhar.

Eu apenas tenho bons cães , não faço multiplicação da raça que mais gosto, o Boxer , nem faço multiplicação de outras raças que tenho no canil que monetáriamente seriam mais vantajosas, apenas do Pastor Alemão . Não tenho dúvidas, multiplico bons cães . Mas como não faço trabalho de pesquisa, de investigação visando o apuramento da raça e como não me sujeito aos exames periódicos, logo não me considero um criador de Pastores Alemães , nem quero, porque ao entrar nesse club perdiria o gozo de ter e trabalhar com os animais que mais gosto, só pelo puro gozo de os ter e de trabalhar com eles.

Tenho 13 machos de várias raças e 2 cadelas Pastor Alemão apenas uma em idade de procriar , quero com isto dizer que faço uma ou quanto muito 2 ninhadas por ano. financeiramente não cobrem um décimo das despesas que tenho com eles, como não dependo do resultado das ninhadas para pagar contas, tudo o que se apura é lucro.
Faço multiplicação artesanal e não industrial .

O "Brutos" quer era um rottweilr comprado num conceituado criador, foi abatido por ter displasia. Aos nove meses começou a queixar-se fez-se os exames da praxe, foi pedida 6 (seis) opiniões e todas apontavam para o abate e aos 11 meses o Brutos foi abatido naõ antes de se contactar o criador que entre outras coisas apontou a alimentação como causa provável da displasia .
O Dark um Pastor Alemão que acusou problemas idênticos , aos 12 meses foi abatido e o "multiplicador" assumiu as responsabilidades que lhe cabiam e aproveitou o acidente para fazer uma avaliação do macho que fez a cobrição.
No caso do Brutos, o dono perdeu um bom amigo e mais de uma centena de contos. Com o Dark, o dono apenas perdeu um grande amigo .

Lá está é preciso ter todos os atributos .

E se calhar não sou multiplicador, serei mais duplicador , não acha ;) :?:
Um abraço
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda nov 18, 2002 1:03 pm

[quote=SeaLords]
Ó Gary, é facílimo ganhar dinheiro com os cães. O problema é que há muitas nuances na criação, como diz. Basicamente há os multiplicadores, aqueles que apenas aumentam o número de cães (e que até podem criar cães bonitinhos e com garantia) e há os seleccionadores, os que estão interessados em aumentar o número de cães bons, e assim contribuirpara a melhoria da raça. Os multiplicadores criam com custos muitíssimo inferiores aos seleccionadores, pelo que é muito mais fácil terem lucro. Já agora, e como falou em lojas e supermercados, os cães de um multiplicador, como você é, são tipo produto industrial, feito em série, os cães de um seleccionador são tipo produtos feitos à mão. Como em muitas outras coisas, qualidade e quantidade são, nos cães, coisas incompatíveis.
[/quote]

Olá SeaLords

Essa do multiplicador até tem piada . É uma expressão que se aplica sem duvida á esmagadora maioria de " quem faz cães" e decerto modo não a considero "ofensiva", mesmo quando aplicada á minha pessoa .
Como reparou eu não me considero um criador, porque sem dúvida estou fora do "estalão" que considero que um criador deve ter , ou seja, um criador deve direcçionar o trabalho com a reprodução dos cães visando principalmente o apuramento da raça que escolheu e só deve estar satisfeito quando conseguir o cão perfeitol . Ora para fazer este trabalho tem que se ter vários atributos entre os quais o saber, a dedicação a uma raça , ter montes de pachorra,de tempo , de dinheiro e espirito de sacrifício para esperar os resultados e humildade(não gosto muito deste termo) de se sujeitar a exame . Se tiver estes atributos é um criador, só lhe falta bons exemplares e ser honesto para começar a trabalhar.

Eu apenas tenho bons cães , não faço multiplicação da raça que mais gosto, o Boxer , nem faço multiplicação de outras raças que tenho no canil que monetáriamente seriam mais vantajosas, apenas do Pastor Alemão . Não tenho dúvidas, multiplico bons cães . Mas como não faço trabalho de pesquisa, de investigação visando o apuramento da raça e como não me sujeito aos exames periódicos, logo não me considero um criador de Pastores Alemães , nem quero, porque ao entrar nesse club perdiria o gozo de ter e trabalhar com os animais que mais gosto, só pelo puro gozo de os ter e de trabalhar com eles.

Tenho 13 machos de várias raças e 2 cadelas Pastor Alemão apenas uma em idade de procriar , quero com isto dizer que faço uma ou quanto muito 2 ninhadas por ano. financeiramente não cobrem um décimo das despesas que tenho com eles, como não dependo do resultado das ninhadas para pagar contas, tudo o que se apura é lucro.
Faço multiplicação artesanal e não industrial .

O "Brutos" quer era um rottweilr comprado num conceituado criador, foi abatido por ter displasia. Aos nove meses começou a queixar-se fez-se os exames da praxe, foi pedida 6 (seis) opiniões e todas apontavam para o abate e aos 11 meses o Brutos foi abatido naõ antes de se contactar o criador que entre outras coisas apontou a alimentação como causa provável da displasia .
O Dark um Pastor Alemão que acusou problemas idênticos , aos 12 meses foi abatido e o "multiplicador" assumiu as responsabilidades que lhe cabiam e aproveitou o acidente para fazer uma avaliação do macho que fez a cobrição.
No caso do Brutos, o dono perdeu um bom amigo e mais de uma centena de contos. Com o Dark, o dono apenas perdeu um grande amigo .

Lá está é preciso ter todos os atributos .

E se calhar não sou multiplicador, serei mais duplicador , não acha ;) :?:
Um abraço
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda nov 18, 2002 1:11 pm

Caro dicas

Embora a "polémica" esteja a ser desenvolvida entre si e o Gary, gostaria de meter o bedelho para dizer o seguinte. Estou de acordo consigo no que respeita às características de um rafeiro, que em termos de robustez, de inteligência e de outros atributos que referiu, até poderão ser superiores às dos cães de raça. Mas essas virtudes advêem de uma selecção natural e não artificial ou "assistida". Isto é, cruzando dois SRD e tratando das crias exactamente com os mesmos cuidados com que se assiste às dos cães de raça, é muito provável que ao fim de algumas gerações os filhotes desses exemplares venham a ter os mesmos defeitos dos de raça (certas fragilidades, isto em termos latos). Manteriam eventualmente as mesmas características atrás apontadas se continuassem sujeitos à mesma selecção natural. Mas isto está fora de causa. Por outro lado, para efectuar cruzamentos desses penso que é necessário ter conhecimentos aprofundados nessa área. Isto não pode ser feito a olho (Se der deu, se não der, paciência).

Como deve calcular, eu não tenho competência para me pronunciar sobre isto. Defendo esta posição de forma empírica e em grande parte baseado no que se tem dito aqui no fórum sobre a matéria.
Ao defender que se devem preservar os cães de raça é por considerar que existe já uma tão grande variedade para todos os gostos e feitios, que não vale a pena complicar. Assim uma pessoa ao optar por uma determinada raça tem um mínimo de garantias sobre uma série de características que o cão irá ter quando crescer.
No meu caso particular, satisfaz-me que os meus cães correspondam ao padrão do whippet porque gosto deles assim exactamente com essas características. O dedicar-lhes o mesmo amor se eles não fossem exactamente como são mas com desvios de estalão, não vem aqui para o caso. Isso já é outra história.

Não sei se me fiz explicar bem. É que eu também sou contra o apuramento de raças no homem. Muito pelo contrário, até. Aqui a miscigenação tem mostrado ser bastante positiva. Mas julgo que o mesmo princípio não se aplica aos cães.
Mas posso estar enganado. Certamente que aqui no fórum haverá pessoas (sei que as há) com mais competência do que eu para discutir isto.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rutegabi
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm

segunda nov 18, 2002 2:41 pm

Andrei126 queria perguntar-te se afinal de contas não es uma BYB pq se nao estou em erro tens alguns anuncios para venda de caes nos classificados, certo? Perdão, num anuncio dás um husky...
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

segunda nov 18, 2002 3:09 pm

Nel

"Embora a "polémica" esteja a ser desenvolvida entre si e o Gary"

não, não há polémica nenhuma especial entre mim e o Gary, ou qualquer membro, se assim fosse teria de ser resolvida por pm, tudo o que é aqui escrito é para ser comentado por quem quiser... no caso, o Gary pôs uma questão, e eu respondi.

Estive a rever as minhas intervenções para ver se em algum lado teria dado a entender que estou contra os cães de raça, e não estou seguro de não ter deixado essa idéia, mas não é o que sinto. Gosto dos cães de raça, (bem, de alguns cães de algumas raças e de umas mais que as outras, mas isso todos nós), e aprecio o trabalho de amor e dedicação que foi posto no desenvolvimento das raças. Como disse, tem prós e contras, mas as raças de cães estão de pedra e cal, espero é que os vira-lata também

Apenas comentei um tópico (posto por si, se não me engano) em que se dizia que havia países em que os SRD tinham desaparecido praticamente, e lamentei o facto. Depois, respondi a uma intervenção da SeaLords, sempre noi mesmo espírito de achar mal o desaparecimento da herança genética fosse do que fosse, principalmente SRD's.

De resto, estou de acordo consigo

Abraço

JoseLuis
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

segunda nov 18, 2002 4:20 pm

A primeira cadela que eu tive foi numa porcaria dessas. O meu pai ofereceu-ma, e 3 dias depois morreu,estava cheia de lombrigas. A mulher tinha 3 cadelas e respectivas ninhadas numa mota de caixa. Sei que foi feita uma queixa, mas não sei mais nada. Só que o que mais ha por aqui é disso. Começam a ver que o negócio rende (pois não gastam um tostão furado pelo bem estar dos animais) e pronto. Uma cadela, um cão da mesma raça (quando é...) e pimba. Sai uma ninhada. As pessoas vém que os preços são inferiores ao dos criadores a sério, e claro que nem olham se o cão tém problemas, o comportamento dos pais, etc. Para que?? Ter um cão de raça barato?? que bom! Depois é o que se vê!! Saem doenças hereditárias, desvios comportamentais, e quando não vém que o cão não é puro... enfim... é revoltante, mas acho muito dificil acabar com isso.Para começar,a maioria das pessoas são contra os criadores, pois pensam que o único objectivo destes é ganhar dinheiro, os cães são mais caros, e não pensam nas condições que estes tém, etc. depois, é muito mais tentador cmprar um cão por metade do preço, independentemente do estado deste. Depois, se tém um cão de raça, toca a cruzar... depois, vém uns trocos, e no próximo cio outra vez.. e sempre assim. Sei de cadelas que só serviam para ter bebés. Passavam a vida numa varanda, andavam sempre com bebés, e os donos todos contentes...
Eu acho que é quase impossível acabar com isso. Infelizmente no nosso país os direitos dos animais não são para cumprir. A única coisa que acho, é que devia haver maior divulgação do trabalho dos criadores verdadeiros, explicar bem o trabalho que tém, as selecções por que passam os reprodutores, etc. E devia haver mais facilidade na extrelização das cadelas, porque, se também formos a ver, a maioria das cadelas srd já tiveram no mínimo uma ninhada... e depois, quem fica com eles? Na maioria são afogados, abandonados... ninguem se importa com isso! agora gastar dinheiro numa operação??? Isso não!! Deixa vir uma ninhada, que depois mata-se os bebés. Infelizmente ainda se pensa assim..
Pedrosarmento
Membro Júnior
Registado: quinta ago 01, 2002 4:32 pm
Contacto:

segunda nov 18, 2002 7:58 pm

Vasco acho o assunto pertinente, mas antes de mais, gostaria de saber mais em pormenor, qual a definição para "Criador de vão de escada".

É que se chamas "Criador de vão de escada" a uma pessoa que não é rica, não tem uma quinta de não sei quantos hectares com 50 canis, onde os cães estão presos 24 horas por dia, desculpa talvez 23 horas e 50 minutos, 365 dias por ano (10 minutos para a limpeza dos canis- Já vi lavar canis á mangueira com cães lá dentro), muitos a fazer ninhadas em cios seguidos, então eu sou um criador de vão de escada.

É que eu moro numa casa normal, tenho apenas 4 cadelas Labradoras lindissimas, e dediquei-me á criação de Labradores á pouco tempo depois de muito ter lido e sido aconselhado por quem sabe do assunto. Mas os meus cães, talvez porque são só 4, dormem dentro de casa, nas camas dos putos, não ficam ao relento, á chuva e ao frio, convivem e passam férias connosco sempre que possivel, vão á praia ao gerês, aos passeios da família porque eles são da familia.

Tento arranjar sempre bons machos para a criação, o último foi só Vice campeão do Mundo em 2001 na Exponor, e as criações são e serão espeorádicas. Servem não só para me deliciar com todo o processo, eu assisto sempre os partos, não as deixo ficar sózinhas como muitos criadores fazem, como ao fazer isto protejo as minhas cadelas de eventuais futuras doenças a nivel de ovários, etc, como evidentemente ajuda-me a recuperar o muito dinheiro que gasto em ração, porque tal como eu gosto de comer bem, também alimento os meus cães em condições.

É que esse conceito de Criador de vão de escada, têm concerteza um conceito muito vasto, dependendo do ponto de vista, e como o Português diz-se ser uma lingua tramada é preciso defenir bem o que é.

Agora se me falares de pessoas que vendem os cães em saldo, que a tratar deles convenientemente nunca poderiam vender Labradores a 150€ como eu já vi anunciado, isso talvez seja outra coisa, mas como alguem disse neste forum, vivemos num país livre e democrático e penso nada haver a fazer.

Atenção e quero resalvar, não tenho nada contra as pessoas que tem condições de ter os seus canis em quintas agradáveis, já vi criadores com esses equipamentos que tratam os seus bichos com toda a certeza melhor do que eu, mas também infelizmente já vi o contrário, agora não me venham dizer que só por possuirem esses equipamentos, os seus cães são de mais qualidade do que os cães dos outros, porque esse conceito não é aceitavel. O amor e os cuidados aos animais e nomeadamente ao melhor amigo do homem, "O Labrador", que me desculpem os criadores de outras raças pelo "pequeno exagero" não se vê só pelos meios á disposição de um criador.

Esta é a minha opinião, e acho de facto o tema muito interessante.
Um abraço
Pedro Sarmento
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda nov 18, 2002 8:00 pm

andreia126 Escreveu: ao senhor vascov, que fala e neste caso foi você que sem me conhecer me chamou nomes, e nem sequer abordou com mais atenção o caso essa situação não se passou comigo e sim com muitos outros que se dirigiram a mim.
por tato eu ´so estava a dar continuação ao assunto e que eu saiba não é difamação o que se pode provar.
e quanto a si eu cinheço-o melhor do que julga só por acaso sou amiga da familia
A minha familia é muito grande e para sua informação não conheço esta sra que acusa nem vejo razão para a conhecer. Quanto a ser amiga da minha familia, os meus amigos não são anónimos, nem sequer os deste forum, conheço-os a todos ...

Não posso conceber que se faça uma acusação anónima independemntemente de ter ou não razão. Se tem problemas com essa pessoa identifique-se e trate da situação judicialmente. Anonimato não. Isso demonstra falta de hombridade. Quem não deve não teme.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda nov 18, 2002 8:00 pm

A primeira cadela que eu tive foi numa porcaria dessas. O meu pai ofereceu-ma, e 3 dias depois morreu,estava cheia de lombrigas. A mulher tinha 3 cadelas e respectivas ninhadas numa mota de caixa

mas que culpa tem o animal para ser classificado dessa maneira? e se as condições da ninhada eram tão más, porque compraram um cão?
o animal terá morrido só das lombrigas? eu tive uma gatinha a quem davam ataques por causa das lombrigas e depois de bem desparasitada ficou óptima. também aconteceu o mesmo a uma cachorra. se morreram, a culpa não terá sido das lombrigas, mas dos donos. e se eram aos montes!!!
parece-me é que as pessoas fazem as coisas sem pensar ou a julgarem que levaram uma pechincha. as coisas correram mal e os outros é que são uns malandros.
anjaazul
anjaazul
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 18, 2002 8:05 pm

A definição dos diferentes criadores já foi aqui colocada.

Vão de escada será aquele que cria sem condições nem preocupação de qualidade somente para ganhar uns tostões.

Esse dos 50 hectares que refere chama-se puppy mill ( uma tradução não à letra mas adequada seria fabrica de cachorros).

O CRIADOR VERDADEIRO não tem a ver com número de cães ou minimo de espaço mas com as condições correctas em que tem os animais, conhecimento, idoneidade e dedicação.

Tudo de bom

Vasco
Pedrosarmento Escreveu: Vasco acho o assunto pertinente, mas antes de mais, gostaria de saber mais em pormenor, qual a definição para "Criador de vão de escada".

É que se chamas "Criador de vão de escada" a uma pessoa que não é rica, não tem uma quinta de não sei quantos hectares com 50 canis, onde os cães estão presos 24 horas por dia, desculpa talvez 23 horas e 50 minutos, 365 dias por ano (10 minutos para a limpeza dos canis- Já vi lavar canis á mangueira com cães lá dentro), muitos a fazer ninhadas em cios seguidos, então eu sou um criador de vão de escada.

É que eu moro numa casa normal, tenho apenas 4 cadelas Labradoras lindissimas, e dediquei-me á criação de Labradores á pouco tempo depois de muito ter lido e sido aconselhado por quem sabe do assunto. Mas os meus cães, talvez porque são só 4, dormem dentro de casa, nas camas dos putos, não ficam ao relento, á chuva e ao frio, convivem e passam férias connosco sempre que possivel, vão á praia ao gerês, aos passeios da família porque eles são da familia.

Tento arranjar sempre bons machos para a criação, o último foi só Vice campeão do Mundo em 2001 na Exponor, e as criações são e serão espeorádicas. Servem não só para me deliciar com todo o processo, eu assisto sempre os partos, não as deixo ficar sózinhas como muitos criadores fazem, como ao fazer isto protejo as minhas cadelas de eventuais futuras doenças a nivel de ovários, etc, como evidentemente ajuda-me a recuperar o muito dinheiro que gasto em ração, porque tal como eu gosto de comer bem, também alimento os meus cães em condições.

É que esse conceito de Criador de vão de escada, têm concerteza um conceito muito vasto, dependendo do ponto de vista, e como o Português diz-se ser uma lingua tramada é preciso defenir bem o que é.

Agora se me falares de pessoas que vendem os cães em saldo, que a tratar deles convenientemente nunca poderiam vender Labradores a 150€ como eu já vi anunciado, isso talvez seja outra coisa, mas como alguem disse neste forum, vivemos num país livre e democrático e penso nada haver a fazer.

Atenção e quero resalvar, não tenho nada contra as pessoas que tem condições de ter os seus canis em quintas agradáveis, já vi criadores com esses equipamentos que tratam os seus bichos com toda a certeza melhor do que eu, mas também infelizmente já vi o contrário, agora não me venham dizer que só por possuirem esses equipamentos, os seus cães são de mais qualidade do que os cães dos outros, porque esse conceito não é aceitavel. O amor e os cuidados aos animais e nomeadamente ao melhor amigo do homem, "O Labrador", que me desculpem os criadores de outras raças pelo "pequeno exagero" não se vê só pelos meios á disposição de um criador.

Esta é a minha opinião, e acho de facto o tema muito interessante.
Um abraço
Pedro Sarmento
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 18, 2002 8:22 pm

Resposta à Aisd

Uma vizinha minha tem uma cadela labrador preta (com LOP e pedigree) e cruzou-a com um macho de igual nível.
Pôs os cachorros à venda (inclusive propôs-me a compra de um).
É uma BYB ?
R:Pelo que diz, sim é...Afinal criou ocasionalmente e sem conhecimentos, não?

E as pessoas (como outra vizinha) que fazem o mesmo, oferecendo os cachorros ?
Já não são BYB ?
R:Exactamente o mesmo, é ocasional.
Volto a bater na mesma tecla o afixo não devia ser vendido a qualquer um.
R:110% de acordo
O afixo devia ser uma garantia de qualidade do criador.
R:200% de acordo

Alguém me respondeu que o controlo das instalações dos cães é da competência das câmaras.
R: E é mas muito poucos canis estão legais.Levámos 5 anos ( CINCO) a aprovar o canil e não pôde ser na localização que desejávamos. Muitos criadores conhecidos não têm os canis legalizados na câmara, uns porque não sabem, outros porque desistiram...

Mas as câmaras preocupam-se com a sanidade dos humanos que vivam na zona, não dos cães que lá estão.
R:Pois...Infelizmente assim é...

O trabalho do criador só pode ser avaliado por outros criadores da mesma raça embora com base em critérios definidos.
R: Aqui não concordo, uma entidade é que deve. Não estou a ver a imparcialidade de criadores uns com os outros quando que uns são concorrentes dos outros...
[/quote]
Pedrosarmento
Membro Júnior
Registado: quinta ago 01, 2002 4:32 pm
Contacto:

segunda nov 18, 2002 9:14 pm

Ok Vasco fiquei mais descansado relativamente ao assunto, é mediante a sua resposta, só me resta de facto continuar a gostar muito da minha cachorrada e a dar-lhes o melhor.
Um abraço
Pedro
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 18, 2002 9:27 pm

Olá Pedro, a quantidade não faz qualidade. Eu tenho actualmente 56 GD ( Nasceram 2 ninhadas :P ) e não me considero melhor que um criador com 4 ou 5 cães.

Acho que a meta de todos nós é oferecer qualidade, informação,honestidade a quem deseja um cão e bem estar aos nossoa animais, o resto vem com isso.

continuação de bom trabalho
Pedrosarmento Escreveu: Ok Vasco fiquei mais descansado relativamente ao assunto, é mediante a sua resposta, só me resta de facto continuar a gostar muito da minha cachorrada e a dar-lhes o melhor.
Um abraço
Pedro
Responder

Voltar para “Cães”