noInfo, a minha intervenção foi no sentido de mostrar discórdia e uma certa repugnância para com o vídeo que aqui foi colocado. Como eu disse, a caça (sei que há vários tipos de caça mas no sentido prático não devem variar muito- perseguição, alcance e morte da presa- o que deve variar é as ferramentas e técnicas) não me faz "comichão", nem acho cruel ou injusta, mas desculpe, continuo a afirmar, o video que eu vi nada tem a ver com caça.
É uma luta, disso não há dúvida e, a única coisa que retrata é precisamente isso, uma luta...bem desigual,por sinal.
Acredito que "parte" do confronto do video seja o que acontece numa verdadeira caçada...mas num cercado, com um javali provavelmente já ferido, com montes de homens à volta, continuo sem conseguir fazer qualquer tipo de associação das imagens com a "caça do Dogo".
Continuando nesta linha, como é que o confronto do video mostra a essência do Dogo? Não há perseguição e não vejo nenhuma imobilização. O animal já está quietinho praticamente, o cão corre para ele e morde-o. Para isso colocavam ali um objecto qualquer. Ali, quais as características do Dogo a serem testadas? Acho que um DA tem muito mais atributos do que os que o video podem evidenciar.
Outra coisa é que a questão não é, e passo a citar: "eu tenho tal raça, mas apenas aprecio a sua morfologia...ou não gosto da sua funcionalidade original!". Eu tenho um DA e adoro a sua morfologia, assim como aprecio e enalteço a sua funcionalidade ORIGINAL, o que nada tem a ver com o video, mais uma vez, porque é a ele que eu me referia assim como a práticas semelhantes. Como eu disse anteriormente, não sou amante incondicional de caça, até porque não tenho conhecimentos suficientes para o ser, mas não a condeno, assim como até acho que é aqui que se vê a destreza, capacidade física e psicológica e institiva dum animal levada ao extremo, e sendo esta a funcionalidade ORIGINAL de um DA é óbvio que o que eu tenho de admitir é que a aprecio.
Em relação ao javali, não discordo que seja mais condenável um porco na engorda, vivendo (se é que se pode considerar viver) nas condições que temos conhecimento, somente para o nosso consumo. Mas são situações completamente diferentes, que têm de ser abordadas de forma diferente.
Para acabar (sorry pelo testamento
 ) quando diz "(...) é precisamente isto que acontece na "caça do dogo (...)", então eu devo ter uma noção de caça muito errada, sempre pensei que fosse em espaço aberto, em que ambos os animais (mediante as suas capacidades) estão em pé de igualdade, em que se dá uma perseguição, agarre e posterior morte da presa. Com fins utilitários e não para apostas e/ou divertimento dos que assistem ao confronto bárbaro, repugnante, injusto e desigual que é o video que eu vi aqui...mas é só a minha opinião
) quando diz "(...) é precisamente isto que acontece na "caça do dogo (...)", então eu devo ter uma noção de caça muito errada, sempre pensei que fosse em espaço aberto, em que ambos os animais (mediante as suas capacidades) estão em pé de igualdade, em que se dá uma perseguição, agarre e posterior morte da presa. Com fins utilitários e não para apostas e/ou divertimento dos que assistem ao confronto bárbaro, repugnante, injusto e desigual que é o video que eu vi aqui...mas é só a minha opinião 
Cumprimentos,
Patrícia Rochezoire