SARNA DEMODÉCICA!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

TeresaAmaral
Membro Veterano
Registado: terça mai 03, 2005 10:38 am
Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)

quinta jul 07, 2005 1:17 pm

Boas tardes a todos/as,

Ontem tive que ir de charola para o Vet com a Blaki. Na terça feira reparei que ela tinha uma coisa que eu pensei ser sujo de andar na rua perto da cauda.À noite estava deitada no sofá e ela estava deitada no chão mas perto de mim quando lhe comecei a fazer festas e reparei que ela tinha umas crostas ao longo do dorso. Fui para um sitio mais iluminado e vi que eram realmente crostas. É claro que ontem assim que sai do trabalho fui logo ao Vet e ela diagnosticou Sarna Demodécica. Segundo ela não é contagioso podendo eu estar à vontade com as outras, só é um pouco complicada de tratar visto ela só ter 3 meses.
Mandou pôr uma loção nas feridas e tomar antibiótico.
Vamos ver como decorre o tratamento.

Bjs

Teresa
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta jul 07, 2005 1:24 pm

Que chatice... :(

As melhoras para a pequenita!
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quinta jul 07, 2005 4:52 pm

Como é que a bichinha apanhou essa doença??? Contagio de outros cães?

As melhoras para a Blaki ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jul 07, 2005 5:41 pm

Essa doença já deve vir do criador.
Passo a citar
a sarna negra ou demodécica, transmitida apenas da mãe para os filhotes nas primeiras horas de vida. Esta última causa lesões geralmente mais graves do que aquelas desencadeadas pela escabiose e pode ser controlada, mas não curada totalmente. Portanto, fêmeas que apresentam ou apresentaram quando filhotes, sarna negra, não devem procriar a fim de evitar-se maior disseminação desta doença.
Infelizmente, parece-me que arranjou um problema.

http://www.hospvetporto.pt/artigos/deta ... 73cb94f4b8

Como é óbvio o animal veio doente do criador.

Deve considerar a hipótese de o devolver e receber o dinheiro de volta.

E comprar, desta vez, a um outro criador credenciado e de confiança.

Lamento imenso o que lhe aconteceu.
É do pior que pode acontecer a qualquer dono.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

quinta jul 07, 2005 10:05 pm

...sem palavras... :(
TeresaAmaral
Membro Veterano
Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)

sexta jul 08, 2005 8:19 am

Bom dia a todos/as,

Em relação à Blaki está muito melhor, as duas crostas que tinha já estão a secar, e ela sempre esteve bem disposta e sempre comeu com "bastante" apetite, não parecia doente.
A Vet disse-me que este tipo de doença não é contagioso visto que tenho mais cadelas e o meu problema era se ela poderia contagiar as outras.
A mãe nunca teve deste tipo de problemas é uma cadela super saudável.
A Blaki não veio de nenhum criador é minha é filha da Matilde.
Entretanto já entrei em contacto com as pessoas que ficaram com os outros cachorros da ninhada e está tudo bem, inclusivamente ontem fui ver um que ficou perto da minha casa e estava muito bem.
um dos problemas deste tipo de doença segundo o que a Vet me explicou é que os produtos usados podem ser perigosos para um animal tão pequeno (idade)3 meses. O que lhe aconteceu a ela pode acontecer a qualquer um porque os acaros existem em todos os cães, portanto havendo algum transtorno eles podem desenvolver-se -foi o que lhe aconteceu à Blaki, visto não ter antecedentes com esse tipo de doença.

Desculpem o testamento
Bjs

Teresa
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

sexta jul 08, 2005 8:57 am

aisd Escreveu: Deve considerar a hipótese de o devolver e receber o dinheiro de volta.
Estes electrodomésticos normalmente têm qts anos de garantia? :roll:
As pessoas habituam-se aos cães por isso acho que esse não deve sair de onde está, simplesmente acho que o criador deveria pagar todas as despesas relativas à doença, mas como não veio de um labrador isto não se aplica.
TeresaAmaral
Membro Veterano

sexta jul 08, 2005 9:25 am

Eu já falei com todas as pessoas que ficaram com os outros cachorros da ninhada, ontem vi um deles e no sabado passado vi outra cachorra. Aos que não pude ver telefonei para saber como estavam e estava tudo bem.
Sou muito responsável para arcar com qualquer tipo de consequência que pudesse surgir em relação aos outros cachorros. Quando dei porque a minha tinha aquelas duas crostas também fui logo ao Vet porque fiquei bastante preocupada não só por ela como pelas outras que estão em contacto com ela.
Eu vou mais depressa ao veterinário com as minhas cadelas do que vou eu ao médico se tiver alguma coisa.

Bjs

Teresa
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sexta jul 08, 2005 9:29 am

Acreditem no que quiserem.
Eu pus os links de onde retirei esta informação.

A reprodução de cadelas com esta doença, mesmo que contida - porque não há cura - sujeita os cachorros a virem a ter a mesma.

Mas como sabem mais que os vets, acreditem no que quiserem e força, continuem a espalhar a doença.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
vitor_neto
Membro Veterano

sexta jul 08, 2005 10:08 am

Viva,
Não poderá ser também um erro de diagnóstico da parte do vet?
É que estes tipos podem se enganar... :?
TeresaAmaral
Membro Veterano

sexta jul 08, 2005 10:16 am

Neste momento estou a fazer o tratamento à risca. mas na proxima segunda feira vou lá novamente para a Vet ver e então vou-lhe falar de tudo o que se falou aqui no forum. De qualquer maneira o que ela me disse é que isto tinha cura só que era um pouco complicado devido à pouca idade.Na segunda feira dou mais noticias.

Teresa
rijkaard
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2004 1:15 pm

sexta jul 08, 2005 10:16 am

Já pus aqui um tópico há uns tempos por causa do meu SRD, o Eddy, no entanto volto a lembrar, e apesar de a doença não a mesma, foi assim que tudo começou.
O Eddy foi a um Hospital Veterinário (nem quero mencionar o nome), por andar a perder o equilíbrio, no Hospital dignosticaram Otite Perfurante num ouvido, lá começou ele a ser tratado. Nem passado 2 semanas ao Eddy começou com crostas ao longo do corpo, e como andava em tratamentos no Hospital por causa do ouvido informámos o médico do que estava a acontecer.
O médico assim que viu disse que era Sarna DEMODÉCICA, o que realmente não me pareceu á primeira vista, mas quem sou eu para julgar.
Lá andou a o cão a fazer tratamento para a Outite, mais para a Sarna.
O pior é que a Sarna não era Sarna, mas sim Leshmaniose, e o pior é que o meu Eddy morreu disso. O intuito desta mensagem não é assustar ninguém, nem sequer comparar com o que aconteceu com a Blaki. Mas agora tenho mais do que cuidado com todo o tipo de feridas que aparecem, "depois de casa roubada, trancas á porta!"
TeresaAmaral
Membro Veterano

sexta jul 08, 2005 10:27 am

E qual foi o tratamento que fizeram ao EddY?
Eu estou a dar antibiotico e a pôr uma loção nas duas feridas, e já esta a fazer efeito. faço-lhe o tratamento de manhã e à noite.Primeiro lavo-lhe as duas feridas com água morna e depois faço uma massagem localizada com loção que é um pouco gordurosa.
Hoje de manhã já não tinha nenhuma crosta.
Acham que se for realmente essa doença começava a sarar tão depressa?
Pelo que a vet me disse era uma coisa um pouco demorada.Mas vamos esperar por segunda feira.

Teresa
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sexta jul 08, 2005 10:50 am

Realmente, não será caso de diagnóstico errado ?
Ou não terá entendido mal ?

Eu não tenho, pessoalmente, experiência com a sarna demodécica mas sempre ouvi dizer que é muito díficil de passar...que se dá banho todos os dias com um produto especial e mesmo assim leva muito tempo a passar.

Só se fôr diferente ... aquela que é localizada.
Aquela de que me falaram é a que se espalha pelo corpo todo...

Por outro lado, se fosse a outra sarna, era contagiosa...

Em caso de dúvida é tentar outro vet.
Ás vezes eles também se enganam no diagnóstico.
vitor_neto
Membro Veterano

sexta jul 08, 2005 11:06 am

aisd Escreveu: Realmente, não será caso de diagnóstico errado ?
Ou não terá entendido mal ?

Eu não tenho, pessoalmente, experiência com a sarna demodécica mas sempre ouvi dizer que é muito díficil de passar...que se dá banho todos os dias com um produto especial e mesmo assim leva muito tempo a passar.

Só se fôr diferente ... aquela que é localizada.
Aquela de que me falaram é a que se espalha pelo corpo todo...

Por outro lado, se fosse a outra sarna, era contagiosa...

Em caso de dúvida é tentar outro vet.
Ás vezes eles também se enganam no diagnóstico.
:o Estou a ter um dejá-vu :p ;)
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”