Chip

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

punisher
Membro Júnior
Registado: quarta mar 06, 2002 1:22 pm
Contacto:

terça nov 19, 2002 1:55 pm

Claro q existem maquinas de leitura o Vet do Hulk verifica sempre cada vez q o levo lá.!!!!!

:D :D
indiomu
Membro Júnior
Registado: segunda fev 18, 2002 4:54 pm

terça nov 19, 2002 2:38 pm

Eu tenho um samoiedo, o qual segundo o anterior dono tem o chip.
Mas até ao momento ainda não encontrei um vet que me explique
como funciona a leitura do chip, para eu puder saber o historial clinico do meu nannok. :p
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça nov 19, 2002 7:02 pm

punisher Escreveu: Claro q existem maquinas de leitura o Vet do Hulk verifica sempre cada vez q o levo lá.!!!!!

:D :D
Punisher, de todos os Vets a nivel nacional, secalhar contam-se pelos dedos das mãos os que tem o leitor
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

terça nov 19, 2002 7:16 pm

Rosinha,
Olhe que hoje em dia já existem bastantes veterinários a terem leitor de microchip.
De qualquer forma, se eu fosse a si punha o chip na Margot, pelo menos pense que é uma segurança no caso de ela se perder.
Conheço casos em que os cães foram encontrados (obviamente por pessoas com bom fundo), levados ao veterinário e foram localizados os donos através do chip.
Não custa nada, o Oscaar pôs tinha 3 meses e nem sequer sentiu.
Eu pelo menos, até podianão valer de nada(nocaso do Oscaar ele tem mesmo de ter) mas fico descansada.
Pense nisso......
Rosinha2000
Membro Veterano
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça nov 19, 2002 7:47 pm

Mas ela vai levar chip, so ainda não fui pôr por puro desleixo
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

terça nov 19, 2002 7:49 pm

Ainda Bem,
O Oscaar já fica mais descansado :roll: :roll: :roll:
Bennur
Membro Júnior
Registado: domingo nov 10, 2002 11:02 pm

terça nov 19, 2002 11:37 pm

Como disse antes, já existem leitores em vários locais, principalmente vetirinários, mas ainda são poucos para o uso que se pretende do chip.

Nunca pensei em termos de lobby, mas mesmo que exista, vi o chip como uma ajuda no caso de perder o Gaspar. Espero que nunca precise de recorrer ao chip por causa disso.

O Gaspar quando foi registado na CPC já tinha o chip, mas não sei se era obrigatório. Por acaso não sabia. No entanto, como já tinha o código no LOP não disseram nada. Mas fui saber e realmente para podermos registar o cão no CPC é preciso tatuagem ou microchip. Caso contrário não nos é passado o LOP definitivo (o verde).

Quando fui no passádo sábado ao Vet para mais uma vacina, ele validou o microchip. Claro que não confrontou com nenhuma Base de Dados em tempo real se o número coincidia, mas podia-o fazer com o livro de vacinas ou mesmo com a ficha do Gaspar que fica no Vet.

Por isso, caso o Vet queira controlar a veracidade do cão, pode faze-lo porque tem meios para isso.

Pelo menos na minha opinião, considero o chip um elemento importante na identidade do Gaspar... torna-o único no mundo (espero que não dupliquem os numeros de id) ou não fosse o nosso cão.

:)
punisher
Membro Júnior
Registado: quarta mar 06, 2002 1:22 pm
Contacto:

quarta nov 20, 2002 1:25 am

ohhh Rosinha,

aí já depende da categoria do VET!!!! Normalmente 1 bom VET que coloque "CHIPS" tem que ter o leitor!!!! CERTO????

;) ;) ;)
Rosinha2000
Membro Veterano

quarta nov 20, 2002 2:20 am

Oh Gonçalo, acho que já me conheces a algum tempo para saberes que a minha inteligência é um pouco mais abrangente
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta nov 20, 2002 9:31 am

Olá

O chip ou a tatuagem ou os dois.

O chip é rápido, não é muito caro, creio que as Camaras de Lisboa e Oeiras estão a chipar os animais gratuitamente, mas não é 100% seguro .
A tatuagem, em regra, é feita pelos criadores devidamente credenciados pelo CPC, logo já vem incluído no preço do cão. é mais seguro se bem feita. Mas não é imune a vigarices.

E depois há um grande problema , qué é a mudança de propriedade aquando a venda do animal.
De qualquer forma tudo se encaminha para a tatuagem ou chipagem obrigatória nos animais , eu estou de acordo. Aqui está um meio das sociedades protectoras dos animais trabalharem activamente , mediante um protocolo a establecer com as entidades competentes. na identitificação para obstar(?) o abandono dos animaizinhos. além de tudo era uma forma de angariar fundos.
Um abraço
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quarta nov 20, 2002 9:39 am

Concordo com um processo de identificação dos cães ou por chip ou tatuagem. Ambas têm vantagens e inconvenientes. Os meus estão todos chipados.

Saudações
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta nov 20, 2002 10:05 am

O único problema é que se um cão chipado "desaparecer" só é identificado se quem o encontrar o quiser devolver aos donos. Em caso de roubo é impossivel de ser identificado, pois nnca será realizada a leitura do chip por parte do veterinário sem que tal seja expressamente pedido pelo "portador" do animal... :?
pSa
Membro
Registado: quinta ago 01, 2002 1:18 pm
Contacto:

quarta nov 20, 2002 10:39 am

Bem o Yoga esta chipado acho que se deve chipar "obrigatoriamente pois assim estamos salvos isto é ele esta salvo se for a um vet"...

psa
Donar
Membro
Registado: terça out 15, 2002 4:10 pm

quarta nov 20, 2002 10:50 am

Temos de pensar que os vet não vão desconfiar de toda a gente que lhes aparece no consultório, mas se aparece um novo "cliente" com um cão cujas características corresponde às de um outro que foi dada a informação que está desaparecido ele tem por obrigação verificar a existência de chip.
Não sei se é prática comum em todos os vets, mas no eu "uso" preenchem uma ficha nova para cada animal qu e lá vai com os dados do bicho e do dono (isto antes de entrar logo antes de o pretenso dono saber que se vai verificar o chip). Todos os processos que envolvem uma compponente humana são falíveis, mas pelo menos já se está a tentar fazer alguma coisa...
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta nov 20, 2002 12:06 pm

O chip ao que sei é apenas um numero que identifica o animal.

Nessa identificação constam dados como a espécie, raça, data de nascimento, nome do animal e do dono, ect...
No entanto, o historial clinico não consta do chip. Ao ser lido, o chip apenas fornece um numero, que pode ser verificado como sendo o correcto nos papeis do animal (boletim de vacinas ou LOP).

O que existe é uma empresa, chamada petcenter que tem cartões electrónicos com o historial do bicho, incluido no seguro, mas não sei muito mais sobre o assunto.

O chip apenas tem utilidade em caso de roubo (comprova que o cão é meu caso seja roubado), responsabilização dos donos por abandono (caso o sistema funcionasse), e para reprodução de animais inscritos no LOP ou qualquer animal que entre em proovas oficiais (beleza, obedience, agility,...)
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Responder

Voltar para “Cães”