Oi! Depois de 15 dias em New York longe do meu cãozito (que saudades) cá estou de novo.
O Simba já teve essas crostas no dorso, e foi resultado de alergia ao Advantix. Ele tinha cerca de 4 meses, e com antibiótico e uma pomada combinada com uma limpeza das crostinhas com betadine a coisa passou em 3 semanas.
Como é que fica a pele do bicho à volta das crostas? Fica avermelhada? O pêlo na zona cai? Lembra-se de ter colocado algum produto no cachorro ou de o ter lavado com algum champô diferente?
Espero que tudo corra bem...
Um abraço,
Luis
SARNA DEMODÉCICA!!!
Moderador: Moinhodoceu
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mai 03, 2005 10:38 am
- Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)
Uma das coisas que a Vet me disse logo era que não era contagiosa(porque se fosse ela sabe perfeitamente que tenho mais cadelas) e que se fosse eu teria que separar a Blaki das outras. Falou-me que tinha tratamento mas que era chato de fazer visto que tinha que ser com um produto que se a cadela se lambesse não lhe fizesse mal. Mas eu que lhe estou a fazer o tratamento estou a achar que:
1 º no dorso já não tem crosta nenhuma e ainda onde tem um pouco é junto à cauda
2º a zona do dorso já está práticamente seca (claro que lhe vou continuar a fazer o tratamento até segunda que é quando vou voltar ao Vet) .
3º ao principio ela coçava-se bastante e agora já não se coça tanto.
Espero que realmente não seja nada disso.Vamos ver!
Bjs
Teresa
1 º no dorso já não tem crosta nenhuma e ainda onde tem um pouco é junto à cauda
2º a zona do dorso já está práticamente seca (claro que lhe vou continuar a fazer o tratamento até segunda que é quando vou voltar ao Vet) .
3º ao principio ela coçava-se bastante e agora já não se coça tanto.
Espero que realmente não seja nada disso.Vamos ver!
Bjs
Teresa
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 25, 2004 8:06 am
- Localização: 2 Labradores (Anya, Foxy), Furão (Rufus), 6 ratazanas, 2 cornsnake, 1 ringneck...
A Foxy pouco tempo depois de estar aqui em casa começou aparecer uma pequena pelada na pata...ao inicio não ligamos mto....mas depois começado a ver q n desaparecia e que tavam a começar aparecer mais...
fomos com ela ao vet..q lhe fez uma raspagem na zona da falha de pêlo...e veio a confirmação...era sarna demodécica.
Andou uns 15 dias a xegar só acarilbial..nas zonas afectadas...depois consultei outro vet...e ela começou a levar injecções todas a semanas...até voltar aparecer pêlo nas zonas afectadas.
Segundo o vet a doença pode aparecer por causa defesas do animal estarem em baixo...ou então o animal já ter nascido com tendencia para a doença. Pode tambem voltar a surgir na altura em q a cadela está c o cio...
Ela agora está com 8 meses, e a falha de pêlo da pata já mal se nota...mas nada me garante que amanha não volte tudo ao mesmo...novas falhas de pêlo, mais injecções... Estas partem o coração a qualquer dono,porque são mto dolorosas para o cão.
A foxy havia algumas vezes que só a rebolava no chão para coçar o lombo...havia outras q desatava a "choramingar"
...e segundo o vet ela até suportava bem as injecções..porque alguns desatam a ganir que nem uns perdidos. 

Andou uns 15 dias a xegar só acarilbial..nas zonas afectadas...depois consultei outro vet...e ela começou a levar injecções todas a semanas...até voltar aparecer pêlo nas zonas afectadas.
Segundo o vet a doença pode aparecer por causa defesas do animal estarem em baixo...ou então o animal já ter nascido com tendencia para a doença. Pode tambem voltar a surgir na altura em q a cadela está c o cio...

Ela agora está com 8 meses, e a falha de pêlo da pata já mal se nota...mas nada me garante que amanha não volte tudo ao mesmo...novas falhas de pêlo, mais injecções... Estas partem o coração a qualquer dono,porque são mto dolorosas para o cão.

"Poder podia, mas não ia dar, quem é que martelava? Pum! Pum! Pum! Alguém tem de marteeeeelaaaaar!"
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Acho que devo fazer uma chamada de atenção : há 2 doenças caninas que me horrorizam - uma é a leishmaniose e a outra a sarna demodécica.
Não devem ser tratadas com leviandade.
Podem procurar na internet e ver, como eu vi, o que significam estas doenças
http://www.dogtimes.com.br/index-saude.htm
http://www.vidadecao.com.br/cao/index2. ... ermato.htm
além do link que já pus.
É uma doença incurável e, mais tarde ou mais cedo, vai ser responsável pela perda de defesas do cão e, em última análise, pela sua morte.
Se os vossos vets vos dizem outra coisa é talvez para os poupar, para não os magoar ou porque são vets de aviário e não sabem, realmente, o que é esta doença.
Vejam com os vosso próprios olhos o que dizem na rede e fixem bem - uma cadela com esta doença não deve reproduzir-se.
Não devem ser tratadas com leviandade.
Podem procurar na internet e ver, como eu vi, o que significam estas doenças
http://www.dogtimes.com.br/index-saude.htm
http://www.vidadecao.com.br/cao/index2. ... ermato.htm
além do link que já pus.
É uma doença incurável e, mais tarde ou mais cedo, vai ser responsável pela perda de defesas do cão e, em última análise, pela sua morte.
Se os vossos vets vos dizem outra coisa é talvez para os poupar, para não os magoar ou porque são vets de aviário e não sabem, realmente, o que é esta doença.
Vejam com os vosso próprios olhos o que dizem na rede e fixem bem - uma cadela com esta doença não deve reproduzir-se.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 25, 2004 8:06 am
- Localização: 2 Labradores (Anya, Foxy), Furão (Rufus), 6 ratazanas, 2 cornsnake, 1 ringneck...
E não tenho intensões de cruzar a cadela...assim que possa vou opera-la. 
2º A sarna demodécica não é responsavel pela perda das defesas do cão...
A doença aparece quando o animal está enfraquecido, e as defesas do organismo deixam de conseguir controlar o numero de ácaros (Demodex canis) que provocam a doença, e que fazem parte da fauna normal da pele canina!

in http://www.caocorso.com.br/orelhas/orelha_004.htmA sarna demodécica, vulgarmente conhecida como sarna negra, é provocada pelo ácaro Demodex canis. Este ácaro é um comensal, ou seja, faz parte da fauna normal da pele canina e está presente em pequeno número na maioria dos cães saudáveis. No entanto, uma explosão populacional do ácaro é responsável pelo início da demodicose canina.
A enfermidade tem prevalência maior em cães de raças puras.
A transmissão do ácaro (não da demodicose) ocorre por contato direto logo nos primeiros dias do período pós-natal.
OBS: Como a literatura explica que somente a transmissão do ácaro se dá nos primeiros dias de vida do filhote, alguns leigos crêem equivocadamente que a transmissão da doença (demodicose) se dá neste período, o que não pode ser afirmado cientificamente.
A infecção em animais adultos é considerada extremamente rara (pode ocorrer por síndrome de Cushing, hipotireoidismo, diabetes, tumores, etc).
Existem duas formas da doença que já foram anteriormente descritas:
a) A localizada: É a forma mais comum.
Situações de estresse, más condições sanitárias, desenvolvimento rápido, nutrição inadequada ou insuficiente, deficiências vitamínicas ou minerais, verminoses intensas, enfermidades recém curadas ou coexistentes, sobretudo alterações do metabolismo, raquitismo, a constante irritação da pele por produtos químicos, saliva, urina, assim como um excesso de cuidados com a pele tais como banhos freqüentes ou realizados com preparados irritantes (o uso de sabões alcalinos tornam a pele susceptível ao ataque do ácaro), podem levar o animal a desenvolver a demodicose localizada.
De acordo com muitos autores o tratamento não é necessário neste caso.
b) A generalizada: Forma mais rara da doença. Pode decorrer de imunodeficiência hereditária dos linfócitos T.
1ºHá cães que só apresentam os sintomas da doença apenas quando são cachorros. Depois nunca mais voltam a ter sintomas.aids Escreveu:É uma doença incurável e, mais tarde ou mais cedo, vai ser responsável pela perda de defesas do cão e, em última análise, pela sua morte.
2º A sarna demodécica não é responsavel pela perda das defesas do cão...
A doença aparece quando o animal está enfraquecido, e as defesas do organismo deixam de conseguir controlar o numero de ácaros (Demodex canis) que provocam a doença, e que fazem parte da fauna normal da pele canina!
"Poder podia, mas não ia dar, quem é que martelava? Pum! Pum! Pum! Alguém tem de marteeeeelaaaaar!"
-
- Membro Veterano
periquito FALCANITO
Agradeço o seu esclarecimento.
De facto tinha lido que a doença estava "relacionada com a quebra de resistência dos animais".
Mas, de facto, pode-se ler noutro sentido não que provoca a quebra mas eu é provocada pela quebra...
De qualquer forma vou ler mais qualquer coisa sobre o assunto - acho que tinha outra fonte para esta minha ideia, não sei é onde - e vou falar com o meu vet sobre o assunto.
Katrina,
não pense que estava a falar para si, embora ache muito bem essa sua decisão.
Mais uma vez, foi um alerta para todos, para que tenham cuidado.
Juro que esta doença me mete medo - já vi um cão com ela muito desenvolvida e é atroz de se ver (o que não deve ser para ele...
).
De facto tinha lido que a doença estava "relacionada com a quebra de resistência dos animais".
Mas, de facto, pode-se ler noutro sentido não que provoca a quebra mas eu é provocada pela quebra...
De qualquer forma vou ler mais qualquer coisa sobre o assunto - acho que tinha outra fonte para esta minha ideia, não sei é onde - e vou falar com o meu vet sobre o assunto.
Katrina,
não pense que estava a falar para si, embora ache muito bem essa sua decisão.
Mais uma vez, foi um alerta para todos, para que tenham cuidado.
Juro que esta doença me mete medo - já vi um cão com ela muito desenvolvida e é atroz de se ver (o que não deve ser para ele...

<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)
Bom dia a todos/as
Afinal tudo não passou dum grande susto.Fui ontem outra vez ao Vet com a Blaki, ele fez-le a raspagem e não encontrou nada de àcaros.As feridas estão completamente saradas e o pelo está a nascer já não snota nada junto á cauda e no dorso só se nota porque ontem fez a raspagem.
Estou mais aliviada. O Vet disse que provavelmente seria uma alergia.
Bjs
Teresa
Afinal tudo não passou dum grande susto.Fui ontem outra vez ao Vet com a Blaki, ele fez-le a raspagem e não encontrou nada de àcaros.As feridas estão completamente saradas e o pelo está a nascer já não snota nada junto á cauda e no dorso só se nota porque ontem fez a raspagem.
Bjs
Teresa
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am
Fixe, boa notícia!TeresaAmaral Escreveu: Bom dia a todos/as
Bjs
Teresa

-
- Membro Veterano
Vitor,
Obrigado pelo apoio. Só sei que passei um fim de semana a desejar que chegasse a segunda feira.Mas afinal tudo correu bem.
teresa
Obrigado pelo apoio. Só sei que passei um fim de semana a desejar que chegasse a segunda feira.Mas afinal tudo correu bem.
teresa
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm
Ainda bem! 

-
- Membro Veterano
periquito FALCANITO
Imagino que tenha sofrido...
Eu sei que, se fosse comigo, entrava em pânico.
Afinal, sempre houve confusão.
Bem me queria parecer...
Só podia.
Quer dizer, a Teresa telefonou para os outros donos de canitos e eles estão bem... isto fez-me confusão.
Também me fez confusão que lhe tivessem dito que era esta sarna sem fazerem raspagem e análise ao microscópio.
Felizmente que houve um erro.
Acho que o seu vet também deve ter aprendido a não fazer um diagnóstico destes sem se certificar.
É que é mesmo uma doença assustadora...
Ainda não falei com o meu vet, mas confirma-se (por outras leituras) o que disse a Marta - é uma doença que aproveita a fraqueza do cão para se instalar.

Eu sei que, se fosse comigo, entrava em pânico.
Afinal, sempre houve confusão.
Bem me queria parecer...
Só podia.
Quer dizer, a Teresa telefonou para os outros donos de canitos e eles estão bem... isto fez-me confusão.
Também me fez confusão que lhe tivessem dito que era esta sarna sem fazerem raspagem e análise ao microscópio.
Felizmente que houve um erro.
Acho que o seu vet também deve ter aprendido a não fazer um diagnóstico destes sem se certificar.
É que é mesmo uma doença assustadora...
Ainda não falei com o meu vet, mas confirma-se (por outras leituras) o que disse a Marta - é uma doença que aproveita a fraqueza do cão para se instalar.
-
- Membro Veterano
Aisd,
Agora já passou, já estou mais calma e mais descontraida. Ainda à pouco falei com uma das pessoas a quem vendi uma cadela (aquela que eu tinha ido ver no outro sábado) Aliás ele é que falou para mim porque quer que eu lhe arranje outro cão e voltei a perguntar se a cadela estava bem e ela confirmou-me que sim.
Penso que o mau tempo já passou porque eu já estava apensar que só tinha azares. Mas por agora é caminhar em frente e ultrapassar tudo isto, e gozar as minhas meninas o melhor que posso.
BJS
Teresa
Agora já passou, já estou mais calma e mais descontraida. Ainda à pouco falei com uma das pessoas a quem vendi uma cadela (aquela que eu tinha ido ver no outro sábado) Aliás ele é que falou para mim porque quer que eu lhe arranje outro cão e voltei a perguntar se a cadela estava bem e ela confirmou-me que sim.
Penso que o mau tempo já passou porque eu já estava apensar que só tinha azares. Mas por agora é caminhar em frente e ultrapassar tudo isto, e gozar as minhas meninas o melhor que posso.
BJS
Teresa