instinto maternal em alta??????
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Olá, eu agora tenho um gatinho bébé vadio,e a minha cadela (a Lady) parece querer pegar nele pelo cahaço, só que não consegue e então pega pela orelha...será que está com o instinto maternal em alta???é que quando pegamos no gatinho com medo que ela o aleije ela começa logo a ladrar e só se cala quando o voltamos a por no chão, e então volta a tentar pegar nele...Porque será????
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
- Contacto:
Olá!
Penso que a sua cadela gostou mesmo desse gatinho, e não há dúvidas de que o adoptou como se se tratasse de um filhote. Sei de casos em que aconteceu precisamente a mesma coisa, inclusivamente o de uma cadela que amamentou um gatinho, sem no entanto estar grávida ou com crias próprias.
Penso que a sua cadela gostou mesmo desse gatinho, e não há dúvidas de que o adoptou como se se tratasse de um filhote. Sei de casos em que aconteceu precisamente a mesma coisa, inclusivamente o de uma cadela que amamentou um gatinho, sem no entanto estar grávida ou com crias próprias.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Deve ser mesmo isso, e, é lindo de se vêr
Mas, não acontece só com as cadelas. O meu Fred quando veio com 3 meses o Rafa já tinha 2 anos. E, acredita que ele se portou como uma verdadeira mãe para o cachorro?
Passava todos os momentos lavando-o, de tal ordem que o cachorro virava rato de tão lambido que ficava! Aninhava-o para dormir...
Não percebo grande coisa de comportamento animal, mas, aqui acho que era o instinto funcionando, apercebendo-se que o outro era muito pequenino e ainda precisava de alguns cuidados. E são 2 machos. Ainda hoje continuam nisto e já lá vão 2 anos. De manhã a 1ª coisa que o Rafa faz ao Fred é lhe dar o banho matinal,
Por isso digo que o Rafa é o pai e mãe do Fred!
É bonito de se ver os animais se comportando assim, não?

Mas, não acontece só com as cadelas. O meu Fred quando veio com 3 meses o Rafa já tinha 2 anos. E, acredita que ele se portou como uma verdadeira mãe para o cachorro?
Passava todos os momentos lavando-o, de tal ordem que o cachorro virava rato de tão lambido que ficava! Aninhava-o para dormir...
Não percebo grande coisa de comportamento animal, mas, aqui acho que era o instinto funcionando, apercebendo-se que o outro era muito pequenino e ainda precisava de alguns cuidados. E são 2 machos. Ainda hoje continuam nisto e já lá vão 2 anos. De manhã a 1ª coisa que o Rafa faz ao Fred é lhe dar o banho matinal,

Por isso digo que o Rafa é o pai e mãe do Fred!
É bonito de se ver os animais se comportando assim, não?

-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
- Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra
A Margot faz isso ao Brye ( gato ) que tem agora 6 meses. So que por vezes na inocencia dela acaba por magoa-lo sem querer. Mas em casa dos meus pais, tenho um caniche com 6 anos, e uma SRD com 12 anos, e ele proteje-a como se fosse a mãe dele, e não consegue estar longe dela.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
- Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah
Eu conheço o caso de uma cadela que adoptou três gatinhas nascidas na seu quintal. O único problema é que as protegia tanto que a mãe das gatinhas tinha sérias dificuldades em ir amamentá-las, tornando-se necessário prender a cadela! Mas mal se abria a porta lá ia ela ver se as "suas meninas" estavam bem e não as deixava todo o dia, tentando sempre mantê-las juntas.
Acho uma reacção normal nos animais.
Acho uma reacção normal nos animais.
-
- Membro
- Registado: terça nov 19, 2002 12:39 pm
- Localização: cadela muito traquina, chamada Pituxa e um casal de piriquitos
A minha Pituxa tb faz o mesmo, mas é com peluches dela e com almofadas. De vez em quando, entra numa fase de gravidez psicológica e faz ninhos com a nossa roupa, na cama dela e coloca os peluches dela na barriga, com a barriguita para cima, com jeitinho para a hora da mamadeira
. Por vezes é com uma almofada que ela adopta o papel de mãe, outras faz de marido dela. Enfim, coisas de cães... Mas qd era pequena, eu tinha uma cadela com 10 anos e qd ralhava com a tuxa, ela ia para ao pé da minha outra cadela para se proteger. aqui tomava mesmo o papel de filha, pedindo protecção. :p

-
- Membro
- Registado: terça nov 19, 2002 12:39 pm
- Localização: cadela muito traquina, chamada Pituxa e um casal de piriquitos
A minha Pituxa tb faz o mesmo, mas é com peluches dela e com almofadas. De vez em quando, entra numa fase de gravidez psicológica e faz ninhos com a nossa roupa, na cama dela e coloca os peluches dela na barriga, com a barriguita para cima, com jeitinho para a hora da mamadeira
. Por vezes é com uma almofada que ela adopta o papel de mãe, outras faz de marido dela. Enfim, coisas de cães... Mas qd era pequena, eu tinha uma cadela com 10 anos e qd ralhava com a tuxa, ela ia para ao pé da minha outra cadela para se proteger. aqui tomava mesmo o papel de filha, pedindo protecção. :p