Comida para Cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jul 12, 2005 1:42 pm

Errado, o sistema digestivo dos cães não é igual ao nosso. Inclusivamente o paladar e a necessidade de mudar de ração não é como nos humanos...

Um veterinário uma vez disse-me, e eui acredito, que os cães não têm paladar, ou melhor, é muito reduzido, eles sentem o "gosto" da comida através do olfacto. É por isso que comem, se lhes dermos, arroz com carne e sem sal... :? Além de que eles não reagem bem às mudanças, normalmente demoram cerca de 1 semana até se habituarem à nova ração, até lá são as famosas diarreias!!!

Eu fui obrigada a trocar de ração porque os meus cães cada vez comiam mais quantidade e cada vez perdiam mais peso, e não eram questões de saúde porque eu fui ao vet e fiz um check-up geral com direito a análises e tudo!

Mas o Arcanjo de certeza que sabe explicar estas questões melhor que eu, eu falo pela experiência e por aquilo que os vets me dizem!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

terça jul 12, 2005 2:01 pm

Eu começei a dar ACANA á minha cadela, até agora ela consumiu 17 Kg, desta ração.
Tenho lido, que esta ração é boa, mas, eu estou a notar que a minha menina está a ficar com caspa na zona da barriga, e está-lhe a cair muito pêlo.
Eu pergunto-vos, ainda está na época da mudança do pêlo?
É normal a tal caspa?
Será esta ração que lhe provoca isto?
É que este momento será o ideal, para lhe fazer a transicção, pois ainda tenho 2/3 kg e como ela só come 300gr./dia, eu optaria pela PURINA PRO PLAN Borrego+arroz.

O que me dizem.

Mena
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jul 12, 2005 2:05 pm

MFR Escreveu: Eu começei a dar ACANA á minha cadela, até agora ela consumiu 17 Kg, desta ração.
Tenho lido, que esta ração é boa, mas, eu estou a notar que a minha menina está a ficar com caspa na zona da barriga, e está-lhe a cair muito pêlo.
Eu pergunto-vos, ainda está na época da mudança do pêlo?
É normal a tal caspa?
Será esta ração que lhe provoca isto?
É que este momento será o ideal, para lhe fazer a transicção, pois ainda tenho 2/3 kg e como ela só come 300gr./dia, eu optaria pela PURINA PRO PLAN Borrego+arroz.

O que me dizem.

Mena
Não, não é normal ter caspa, mas o melhor é pedir uma opinião ao vet, pode ser uma seborreia! Mas não opino, não sou vet nem vi o cão! ;)

Quanto à muda do pêlo, penso que já deveria ter terminado, mas se for ao vet pergunta isso também!

Eu sei que há rações que provocam quedo do pêlo, mas tb pode ser por causa da caspa... :? Ou seja, o melhor mesmo é pedir um conselho ao vet ;) Diga-lhe qual é a ração que lhe está a dar pois eu por exemplo, desisti da Cibau por ser muito gordurosa e lhes provocar essa tal caspa, mas isso fui eu, cada caso é um caso!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
mcbl
Membro Júnior
Registado: terça mar 29, 2005 2:46 pm

terça jul 12, 2005 2:06 pm

Segundo me disseram, a ração de borrego é a melhor para o pêlo. O meu cão está a comer ração de borrego, mas de outra marca, há +- 1 mês e o pêlo está muito melhor. Mas penso que ainda é cedo para concluir que é apenas da ração.
MFR
Membro Veterano

terça jul 12, 2005 2:14 pm

Obrigado pela vossa opnião.
Defacto esta ração é gordurosa, eu quando lhe dou á mão fico com as mãos cheias de gordura.
Noto também que o pêlo não fica tão solto, como dantes, quando a estou a escovar ele fica colado,(tipo o nosso cabelo quando é oleoso e que não é lavado á 3 dias).
Eu estive com ela na vet o mês passado, falei-he nesta ração, ela disse que é boa assim como outras, dependia era da aceitação por parte do cão.
Ela come-a, mas não dá ao rabo quando me vê a colocar-lha na taça, antes pelo contrário, vai-se embora.

Mena
ruka_retriever
Membro
Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm

terça jul 12, 2005 2:18 pm

Eu estou a dar de momento Maxi Junior e acho tão ou mais gordurenta que a Cibau Puppy
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça jul 12, 2005 4:19 pm

Boas!!

Como disseram e bem...os cães são bem diferentes dos seres humanos, não existe necessidade nenhuma, caso o cão se dê bem com a ração (seja ela qual for..prémium ou não prémium, cada cão é um cão) de mudar a ração.

Como muitos sabem eu não dou ração ao meu cão..o tipo de alimentação escolhida por mim é BARF

Poderia dar uma explicação do porque de não mudar a ração, mas penso que existem aqui milhentos post que explicam o porque de não mudar...os problemas que podem trazer à floresta intestinal do cão...as diarreias e os mais variados problemas..um cão é um cão..não o humanizem eles agradecem acreditem!

Arcanjo
MFR
Membro Veterano

terça jul 12, 2005 10:51 pm

Tirado do Site da UZ

Alimentação

“Proteínas, lípidos, glúcidos, vitaminas, minerais e oligoelementos”

Cada nutriente da alimentação desempenha um papel específico. Tanto os excessos como as carências são prejudiciais para a saúde do cão. Como tal, é importante conhecer qualitativa e quantitativamente as suas necessidades, bastante diferentes das do Homem. Contrariamente a certos conceitos, infelizmente bastante enraizados, o cão não possui uma necessidade biológica de “variedade” alimentar. Estes animais têm um paladar até certo ponto “pobre”, procedendo à selecção dos alimentos essencialmente através do seu olfacto muito desenvolvido. Assim, determinados alimentos cujo rótulo destaca “com borrego” ou “com frango” podem satisfazer o dono mas muitas vezes não cobrem as verdadeiras necessidades nutricionais do cão.

Os nutricionistas estudam as necessidades específicas nas várias etapas da vida do animal (lactação, gestação, crescimento, manutenção, envelhecimento, esterilização, etc.) e procuram seleccionar uma alimentação que cubra todas as necessidades em termos de nutrientes, digestibilidade, performance nutricional e prevenção de determinadas patologias.

Os diferentes tipos de alimentação

1. Preparações caseiras

Trata-se de uma refeição preparada por si com base em ingredientes tais como, arroz, carne e legumes. Se o tempo de preparação é frequentemente recompensado pelo reforço da ligação afectiva, tem como inconvenientes o custo elevado e, principalmente, a dificuldade em conseguir uma dieta equilibrada que contenha as proporções correctas de proteínas, lípidos, cálcio, fósforo, fibras, vitaminas e oligoelementos.

2. Alimentos industriais

A principal vantagem destes alimentos é o facto de fornecerem ao seu cão todos os elementos indispensáveis a um desenvolvimento harmonioso e a um crescimento regular. São elaborados cuidadosamente, utilizam os mesmos ingredientes e obedecem às mesmas regras sanitárias que a alimentação humana. O seu custo é bastante inferior ao das preparações caseiras e não exigem qualquer tipo de preparação.

2.1 Alimentos húmidos (latas ou saquetas)

Contêm em média 80% de humidade. Uma vez abertas as latas, o tempo de conservação destes alimentos é bastante reduzido e representam um custo anual superior ao dobro da alimentação seca.

2.2 Alimentos secos (croquetes)

Os alimentos secos contêm um teor em água inferior a 14% (geralmente 8 a 10%). São alimentos completos e equilibrados que fornecem todos os nutrientes indispensáveis ao seu animal: proteínas, lípidos, hidratos de carbono, minerais e vitaminas.
A qualidade das matérias-primas e o rigor do processo de fabrico permitem a comercialização de alimentos de grande digestibilidade e elevada precisão nutricional.
ruka_retriever
Membro

terça jul 12, 2005 11:12 pm

Ok

Estou convertido, contra factos não há argumentos.

Agora fiquei num dilema. Qual escolho?

Cachorro de 4 meses e 1 semana.

Continuo na Maxi Junior da Royal Canin? Ou a Equivalente da Eukanuba é Melhor? Ainda tenho Cibau..........

Quero o melhor para o meu cão. Ajudem. A Vet. Recomendou Maxi Junior mas ele só vende Royal Canin lá. Queria uma opinadela imparcial.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

terça jul 12, 2005 11:21 pm

Eu recomendo Purina Pro Plan.
Joana Andersen
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta jul 13, 2005 8:04 am

ruka,
Eu recomendo maxi junior da royal canin, o Popeye comeu da maxi junior até ter 12meses e nunca tive qualquer problema.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quarta jul 13, 2005 8:08 am

Boas!!

Ruca...se acha que o seu canito se esta a dar bem com essa marca...continue...não vá pelo que os outros dão aos seus cães, volto a dizer cada cão é um cão, dou um exemplo o meu cão na altura em que comia ração dava-se melhor com ração continente do que com Royal Canin.

Arcanjo
ruka_retriever
Membro

quarta jul 13, 2005 8:55 am

Ok

Já fiz a minha escolha.

Obrigado por mais um tópico que a meu ver ensina bastante acerca dos nossos amigos de 4 patas.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jul 13, 2005 10:00 am

Olá,

A minha cadela alimentou-se um ano com Cibau e estava em plena forma. Era um amigo que me vendia a ração e deixei de dar porque o mesmo amigo a deixou de vender. Agora optei pela mesma marca que dou aos gatos. Não notei nem melhoras nem pioras, estão em plena forma, todos eles. A maior diferença foi no bolso, porque a ração actual é mais cara. Nunca tive queixas da ração Cibau.
Mudar de alimentação só por motivos de saúde que a isso obriguem, esta de andar a mudar de cardápio está mais que provado que não traz beneficios de qualquer espécie.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
fiiona
Membro
Registado: quinta jun 09, 2005 9:42 am

quarta jul 13, 2005 10:25 am

Gostava de aproveitar este tópico para pedir uma ajudinha!!!
Tenho uma cadela Basset Hound com 3meses e meio e estou a ter muitos problemas para que ela coma a ração.
Estou a dar-lhe RC Maxi Baby, mas ela não lhe toca!

Na Segunda Feira passou o dia inteiro sem tocar na ração!!!!!
E quando digo sem tocar, foi mesmo isso...tudo o que eu coloquei na tigela...lá ficou!
Eu não estou com ela durante o dia ela fica com a minha mãe e ela disse que de cada vez que lhe pos a comida ela chegou lá, cheirou e deu meia volta (como quem diz: "come-a tu!").

Mas o que é incrível é que se ela tiver acesso a outra comida que não seja a dela, marcha tudo.
Por exemplo, na 2a à noite, quando cheguei com ela de ir dar uma volta, deixei-a ficar um pouco na rua e mal dei conta fui dar com ela na tigela da Kainé (uma husky que tenho já com 8 anos). E antes disso, fomos ao café de uns amigos, e eu aí deixo-a sempre andar à vontade, quando me apercebi ela já estava na cozinha com o focinho e as patas da frente enfiadas numa frigideira a lamber todo o óleo que lá estava!

Ontem comeu apenas 100gr, quando devia comer 325!
E não comeu mais nadinha, porque estávamos todos mais atentos e não a deixamos ter daquelas escapadelas!

Hoje experimentei misturar um pouquinho de azeite, mas nem assim ela lhe tocou.
Até experimentei dar-lhe um bocadinho de uma amostra de outra ração que lá tenho, e ela nada!

Já pensei falar com o vet pra ele me dar qualquer coisa para lhe abrir o apetite, mas tambem me parece que isto não é falta de apetite porque se lhe dermos comida da nossa ou de lata ela não nega!

Sinceramente já começo mesmo a ficar muito preocupada... é que sempre ouvi dizer que os BH eram muito comilões e a minha não é nada disso!!
Adorava vê-la chegar à tigela e devorar tudo o que lá está, mas parece que não há meio de isso acontecer!

Não sei o que hei-de fazer, já pensei em mudar de ração, mas também penso que se isto é capricho dela se calhar tenho q insistir mais! Até porque ainda lá tenho mais de metade de um saco e a ração não é assim tão barata!

É que já lá vão três dias em que ela não come nada de jeito e já se começam a ver as costelas. Começo a ficar desesperada!! Mas ao mesmo tempo interrogo-me: será que ela não me está a manipular??

Por favor alguém me diga o que hei-de fazer!!!!

Cumprimentos

Carla

P.S.: Desculpem o testamento
Responder

Voltar para “Cães”