Para partilhar :'(

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

terça jul 12, 2005 10:31 pm

Por favor se algum dos vossos meninos estiver esquisito, levem-no logo ao vet... infelizmente as doenças evoluem muito rápido e não temos tempo para nada... Aqui fica a minha "homenagem" a este lindo :cry: e pa demostrar que estes animais sempre tem algum significado....

http://spaces.msn.com/members/kahoro/Bl ... !888.entry

:cry: :cry:

"Fica bem Jambé"
Última edição por Kahoro em quinta jul 14, 2005 10:07 am, editado 1 vez no total.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça jul 12, 2005 11:37 pm

Lamento. É sempre um desgosto difícil de digerir...
Não teria sido uma reacção à vacina? É raro mas alguns apanham a esgana com a vacina.
E se for esse o caso, vão-se num instante...
HaddaWay
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm

quarta jul 13, 2005 8:39 am

Lamento a morte do menino Jambé! Ele era um filhote da tua ninhada kahoro??
Poderá ter sido da vacina, mas também poderá ter sido muita outra coisa, estas situações assim são complicadas!

Lamento muito!!!

Que ele lá na ponte do arco íris cuide bem dos que lá estão e dos que estão conosco!!

Cumprimentos
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kahoro
Membro Veterano
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

quarta jul 13, 2005 8:41 am

:cry: sinceramente não sei.... eu não o acompanhei. A rapariga é para os lados do Porto, amiga da Scar_raf... é que foi tudo tão rápido :( que nem os próprios vets devem saber... eles fizeram análises e tal, mas n sei se foi um bom diagnostico :? ..... enfim, estou confusa :cry:

Era da minha ninhada :( .... um dos meus bébés :cry:
HaddaWay
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm

quarta jul 13, 2005 11:13 am

Cara amiga Kahoro, é sempre muito triste ver um menino que nós vimos vir ao mundo, mundo este que é cruel e frio para com eles, nós os humanos somos o pior dos predadores, e também o mais cruel, morrer assim e sem ter gozado nada da sua curta vida!
Laura eu estive pensando esse não foi aquele que a laura enviou por transportadora para o porto???
Se foi não poderá ser isso a causa da doença????
Pense nisso!

Cumprimentos!
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kahoro
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 13, 2005 3:15 pm

HaddaWay Escreveu: Laura eu estive pensando esse não foi aquele que a laura enviou por transportadora para o porto???
Se foi não poderá ser isso a causa da doença????
Por acaso já tinha pensado nisso.... e não é nada provável :|
O periodo de incubação da parvovirose é de mais ou menos 8 dias (de acordo com alguns sites), normalmente até é muito menos, mas pronto.... o nino saiu da minha casa dia 8 de Junho (chegou nesse mesmo dia) e faleceu dia 9 de Julho.. acho que não é preciso ser um craque a matemática a fazer as contas pa ver que já tinha passado um mês....
Nós já tivemos um cachorro que também teve parvovirose (que se safou) e não foi com nenhuma transportadora... o periodo de incubação foi bem menor (cerca de 3, 4 dias)...

:arrow: http://paginassociacao.no.sapo.pt/DoencasCao.html

Os sintomas que ela me descreveu nem são de parvovirose, mas parecidos com esgana:

"A doença apresenta três formas:

1. Esgana digestiva, onde o animal tem: febre alta, vómitos, diarreia, perda de apetite e desidratação.

2. Esgana respiratória: apresenta os mesmos sinais clínicos da esgana digestiva, mas acompanhados de tosse.

3. Esgana nervosa: constitui a fase final da doença com espasmos nervosos, contracções musculares e eventualmente paralesia."

Até pode nem ser isto pois ela só começou a notar as patinhas de trás a arrastar sem os outros sintomas... (acho eu)
Não tenho a certeza, mas penso que a esgana nem tem periodo de incubação.... nem sei se alguma destas doenças se manisfesta nos furões... e se se manisfestar ocorrerá muito mais depressa do que num cão ou num gato.

Era mais provável ter apanhado pelos donos (pois nos tranportamos essas doenças) do que pela transportadora....

ah... e transportadora não costuma levar animais... é uma tranportadora de envelopes, encomendas etc... tipo DHL..... leva animais pq os donos gostam e podem recusar-se a levar algum sempre que os apetecer... por isso não é nenhum monte de animais atrás na carrinha :evil:

E eu nunca iria mandar um animal, sem me certificar antes do que estava a fazer :evil: ACIMA DE TUDO EU AMO OS MEUS ANIMAIS :!:
Kahoro
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 13, 2005 3:22 pm

MHZ Escreveu: Não teria sido uma reacção à vacina? É raro mas alguns apanham a esgana com a vacina.
Vou tentar obter mais informações.... sabe se os sintomas são iguais ao dos cães?

A única coisa que ela me disse que achou estranho foi ele de vez em quando arrastava as patitas de trás, razão pela qual ela o levou ao vet (eu até pensei que ela estava a confundir quando eles se deitam para descansar :cry: )... no fim é que ele já vomitava e tinha certos ataques (acho eu), mas penso que foi depois de estar medicado... Vou tentar saber mais pormenores, porque esta infelicidade pode salvar outros pekenitos :roll: ...... :cry:
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

quarta jul 13, 2005 4:58 pm

Olá Kahoro,

É sempre de lamentar quando um dos nossos pequenos morre ....

Fez-me lembrar o caso da avó "Peludinha" quando apanhou aquele virus/bactéria e que começou por cambalear, depois arrastar com as patas de trás (inchadas) e posteriormente as da frente (a história está algures num tópico aqui). Isto num espaço de 24h, tendo sido medicamentada pelo vet (pelo telefone porque era um domingo) e quando fui lá, o vet disse-me "vamos ver se lhe conseguimos salvar a vida" (foi um bocado duro ouvir estas palavras). Felizmente recuperou bem e rápidamente. Esta história teve um fim feliz mas acredito que 24h mais tarde, seria impossivel a sua recuperação.

Bom .... já me estiquei um pouco. Isto é só para dar a conhecer aos novos donos destes animaizinhos maravilhosos que a doença pode vir de uma hora para a outra e qualquer atraso no tratamento poderá ser fatal.

Um abraço,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MHZ
Membro Veterano

quarta jul 13, 2005 5:09 pm

Convém mesmo termos o máximo possível de informações sobre as doenças que podem aparecer nos furanitos, para que o nosso clube possa ir fazendo uma lista e futuramente, servir para ajudar os nossos vetes.
Convinha portanto que os donos deles, nos passassem essas informações, se quiserem por pm.
Nós por cá, ainda somos uns felizardos, já que os nossos não têm adoecido fácilmente...

Mas pergunte se ele tinha sido vacinado e qual a vacina. O arrastar as patitas, pode ser um dos sintomas da esgana. A esgana é transportada pelo mosquito, ele pode ter sido picado e contraído a doença, que como sabem, é 99,9% mortal (sei de um que se safou...).
E que tipo de alimentação a dona dava? Ela sabia que eles devem ter a comida à sua disposição? É que se ficam débeis, começam também a arrastar as patitas.
E em que a dona se baseia para falar em parvovírus? Só por análise é que se poderá dizer que tipo de vírus.
Ela tem outros animais? É das que lida com cães abandonados? É que os donos também podem trazer doenças para casa...Convém não esquecer, que é sempre bom, depois de termos estado em determinados ambientes, desinfectar-nos bem, antes de mexer nos nossos animais.
Como por exemplo, depois de irmos ao vet.

Nota: Não sei bem se a esgana é só (ou se é) transportada pela picadela do mosquito, ou se também o é pelo contágio directo com o animal infectado, como nos cães.
Última edição por MHZ em quarta jul 13, 2005 6:43 pm, editado 1 vez no total.
MHZ
Membro Veterano

quarta jul 13, 2005 5:13 pm

Dê uma espreitadela neste tópico:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=13564

Nele, falo numa doença estranha que estava a ser investigada pelo Dr. Williams:
Aparece em furões com menos de um ano. Eles ficam aparentemente com uma infecção e os antibióticos e outros remédios não fazem efeito.
Os sintomas são:
Febre alta e persistente acima de 40º
Elevada contagem de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue.
Mau estar e dor nas patas traseiras.
Aparecimento de gânglios
Abcessos nesses gânglios ou nos tecidos adjacentes.
Não é contagiosa.
eyedgirl
Membro
Registado: sexta nov 14, 2003 2:42 am

quarta jul 13, 2005 7:26 pm

ohhh kahoro....eu nem sei como me sentiria se soubesse de algum dos meus meninos acontecesse algo....nem imagino a dor q é....
Eu como estou no alentejo...zona de risco...vou ter d ter mts cuidados...vou ter de vacinar 3 dos bebes q ainda tenho em casa....para nao correr risco....a sorte é q aqui as vacinas sao mais baratas ...já me informei ;) mas tenho mt receio poix os calores aqui sao mt maus e mt fortes....
força kahoro...bjinhos para todos
Kahoro
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 14, 2005 9:58 am

Olá,

Concordo que se faça um género de historial de doenças que aparecem nos nossos peludinhos e quero contribuir (infelizmente desta forma). A rapariga enviou-me um e-mail com os sintomas que ela conseguiu perceber e já depois de ter ido ao vet... vou transcrever:

"Domingo:
De manhã começou a arrastar a patinha direita
ao longo do dia foi arrastando as duas patinhas um pouco mais mas sempre de uma forma super gradual...

Segunda:
ele continuava a arrastar as duas patitas de trás mas sempre esteve bem disposto. comia, bebia águinha e brincava muito.
fui com ele ao vet à noite e fizémos um raio-X que não mostrou nada. Não deu para fazer as análises ao sangue porque ele tinha comido.
Ele nunca se queixava com dores quando lhe tocávamos pelo corpo todo... o vet apertava-lhe as patinhas e ele tinha pouca sensibilidade
Deu-lhe também um anti-inflamatório pq podia ser qq coisa muscular

Terça:
continuava a arrastar apenas as patinhas de tras..
fui ao vet à hora de almoço. Repetimos o raio-x e fizémos as análises ao sangue.
Ele continuava super bem disposto..
Durante a tarde fartou-se de brincar..

Quarta:
à tarde saíram o resultado de algumas análises. Deu a glicose um pouquinho aumentada, os niveis de ferro apenas um bocadinho abaixo do normal. Nenhum valor estava estranho demais apenas o chumbo estava elevado. O vet pensou que uma das hipóteses (para além das virais que ele nunca pôs de parte) podia ser uma intoxicação por metais pesados se ele tivesse roído alguma coisa que tivesse tintas ou assim.
Ele estava um pouco pior à noite. Apesar de continuar a comer sozinho estava cada vez mais paralisado. não só as patinhas de trás mas também as da frente começavam a ficar paralisadas

Quinta:
De manhã ele estava bem pior... Fui com ele ao vet logo de manhãzinha.
Ele viu que ele tinha menos sensibilidade nas patinhas e a bexiga não estava a funcionar.. tivémos de ser nós a esvaziá-la e isso poderia ser uma paralisia também na bexiga do meu bébé :(
Levou antibiótico, anti-inflamatório e voltou a fazer análises ao sangue.
Para além disso comecei a dar-lhe os medicamentos para os metais pesados para o caso de ser esse o diagnóstico e ferro para controlar uma possivel anemia..

Durante a tarde de quinta ele quase não se mexeu. Estava super paradinho, não queria sair da minha cama para nada :(
Fiquei super preocupada com ele, para lhe dar os medicamentos não foi mt fácil porque nem o leitinho ele queria beber.
Mas no final da noite ele lá se levantou bebeu o leitinho e comeu ração sozinho.. eu até fiquei mais descansadita.

O vet ligou-me a dizer que as análises estavam com valores relativamente normais. A glicose estava outra vez nos valores normais.

Sexta:
Foi um dia super dificil :(
O meu bébé estava completamente apático. Não se queria mexer para nada. Não comia e não se levantava.
Tinha de lhe enfiar os comprimidos pela boca abaixo :(
bem.. às 4:30 da tarde ele começou com convulsões horríveis :'(:'( Estava a sofrer tanto o meu bébé!!
Liguei logo ao vet e fui lá com ele!
Ele foi a convulsar todo o caminho... a vomitar umas coisas verdes :'( foi horrivel.. custa-me tanto estar a contar isto....

Quando lá chegámos o vet deu-lhe imediatamente um valium para ele parar de convulsar e deu-lhe um medicamento q se eu n me engano se chamava Neurobion.
O que ele me disse foi que a doença já tinha afectado o sistema nervoso central a nivel cerebral :'(

O meu menino teve de ficar internado porque eu já não podia dar-lhe aqueles medicamentos em casa :( Isto eram por volta das 6 da tarde

Às 9 da noite o vet ligou-me a dizer q o meu bébé tinha sido posto a soro e que continuava a dormir e que só qd ele acordasse é que iamos saber se ele reagia ou não à medicação...

Às 12:10 ligou-me outra vez a dizer que o meu bébé não tinha resistido :( Tinha tido uma paragem respiratória e não foi possível reanimá-lo :'("

MHZ: Já não tenho a certeza se foi mesmo parvovirose que eu ouvi.. por isso pode ter sido um erro meu e ela ter me dito outra coisa parecida. Não tenho a certeza, mas acho que ela ajuda num centro de adopções de cães abandonados (n tenho mesmo a certeza)... também n sei se já tinha levado a vacina, mas penso que sim.. n sei é qual :(
Essa doença do Dr. Williams diz que tem dores nas patinhas, por isso n deve ser :|
Esgana parece ser a que se encaixa melhor, mas como pode passar logo para os sintomas piores sem ter os iniciais primeiro? É que tudo começou com a paralisação das patitas e mais nada... será que nos furões se pode manifestar de maneira diferente e por serem mais frágeis nem repararmos nalguns sintomas?
Vou tentar saber mais coisas....

Imv: Não sabia que a peludinha esteve doente :oops: ..... e os sintomas parecem um pouco parecidos. Sabe qual é o titulo do post? Não consigo encontrá-lo. Poderá ser algo hereditário? O que é que ela teve teve ao certo?
Nestes baixotes basta um dia de espera :(

Infelizmente a morte nos meus peludinhos esteve bem presente, mas espero que tenha ficado por aki.... não suporto que venha outra "onda" :cry: ...

eyedgirl: Thanks pela força, mas quem mais precisa é mesmo a dona do Jambé.... :( ..... ela sofreu muito com a perda do seu peludinho. E quando nós acompanhamos o sofrimento deles e não podemos fazer nada, é muito pior...
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

quinta jul 14, 2005 10:18 am

Olá Kahoro,

Efectivamente, os sintomas iniciais são muito semelhantes mesmo (primeiro numa pata, depois noutra, depois a passagem para a frente e o bichinho sempre bem disposto e a comer como se nada fosse). A única diferença é que a minha começou a recuperar a partir destes sintomas (vou ver se consigo achar o tópico da descrição). Nunca se chegou a saber o que tinha acontecido, porque a recuperação foi muito rápida (após a injecção, nas 3h seguintes já se conseguia pôr de pé com as patas dianteiras e na manhã seguinte já se levantava com as 4 patas).

Quanto à propagação da esgana, ela, ao contrário da raiva que é passada por contacto directo (saliva), a esgana é por via aérea, sendo transportada pelo ar (na prática, se houver algum animal com esgana num prédio, é muito possivel haver contágio).

Um abraço,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MHZ
Membro Veterano

quinta jul 14, 2005 12:08 pm

O tópico da doença da Peludinha é este:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=11443

E na realidade os sintomas são parecidos.

Esses sintomas também podem dar ideia de uma obstrucção e quando eles são pequeninos e muito curiosose os donos inexperientes, fácilmente têm uma obstrucção intestinal. Sabe se ele fazia as necessidades sem problema?

Neste momento, a minha amiga que entende de doenças deles, está de férias mas logo que ela volte, vou tentar conversar com ela sobre isto.

Tente saber se tinha sido vacinado e qual a vacina usada e se os intestinos funcionavam.

Sei que em casos da doença Aleutiana (muito difícil de detectar, porque os testes não são 100%fiáveis), os vets têm chegado a um consenso que há uma análise, proteinograma, que parece que está sempre alterada nesta doença. E as gama globulinas apresentam valores elevados.
É provocada por um parvovírus e o contágio dá-se pelo ar, excrementos, objectos contaminados e através da placenta. Têm aparecidos casos na Europa mas por cá, não acredito que seja, uma vez que não temos furões importados. Esta doença é também caracterizada pelo arrastar das patas detrás.

De qualquer maneira, aconselhe a dona a desinfectar muito bem a casa, com um parvocide, por ex. lixívia e se tiver uma máquina de vapor, também ajudava. Isto no caso de ela querer outro furanito.
salcantay
Membro
Registado: segunda jan 12, 2004 2:10 pm

quinta jul 14, 2005 1:18 pm

Boa tarde!
A Kahoro pediu-me para vir aqui responder a algumas questões sobre os últimos dias do meu bébé :'(
Estive a ler o tópico e vou tentar responder a algumas perguntas que foram postas

- No dia 22 de Junho ele foi ao vet para levar a primeira dosa daquela vacina conjunta contra esgana, parvovirose, etc. Ficou de lá ir 3/4 semanas depois para o reforço da vacina mas entretanto passou-se tudo isto...

- A comida dele sempre foi a Royal Canin para gatinhos bébés e também lhe dava leite em pó da mm marca tb para gatinhos bébés.

- Ele nunca teve problemas intestinas. As fezes sempre foram de consistência normal e não notei nele qualquer problema para fazer as necessidades. Só mesmo a partir de quarta à noite é que ele começou a ficar paralisado na bexiga e possivelmente nos intestinos.

- Eu realmente sou voluntária nos Animais da Quinta mas nos últimos tempos nem fui porque tenho andado em exames que não me deixam muito tempo..

Desculpem responder a estas questões desta forma mas custa-me muito falar nisto :'(
Espero ter ajudado..
Beijinhos,
Inês
Responder

Voltar para “Furão”