Olá.
O meu gato também foi castrado, em Dezembro passado. Compreendo a sua angústia, porque também a senti. Pensei bastante antes de tomar essa decisão, consultei a veterinária, li tudo o que pude sobre a castração. Mas tive tantas dúvidas e angústia, que nem imagina. Quando me decidi... Custou-me ter que deixar o meu "Chicho" 12 horas sem comer (e logo ele que é louco por comida!!!). Lembro-me que miou toda a noite.
A castração é uma operação bastante simples, embora envolva algum risco porque é utilizada uma anestesia. Por isso é que alguns veterinários preferem que os animais fiquem internados um dia. Aconteceu com o meu gato: a veterinária preferiu que eu o fosse buscar só no dia seguinte e embora eu quisesse estar com ele o mais rapidamente possível, senti-me mais descansada.
Tudo correu pelo melhor (vai ver que com os seus bichanos também. Nos primeiros dias é normal que fiquem murchitos, devido ao efeito da anestesia e ao stress a que são submetidos. Mas logo passa. A castração não costuma provocar alterações comportamentais, como muita gente pensa: se os animais eram brincalhões, vão continuar a sê-lo. Podem é engordar um pouco, por isso convém estar atente e se necesário for, dar-lhe ração light (sempre sob o acompanhamento de um veterinário).
Vai ver que tudo lhe vai correr pelo melhor!!!