Como disse antes, já existem leitores em vários locais, principalmente vetirinários, mas ainda são poucos para o uso que se pretende do chip.
Nunca pensei em termos de lobby, mas mesmo que exista, vi o chip como uma ajuda no caso de perder o Gaspar. Espero que nunca precise de recorrer ao chip por causa disso.
O Gaspar quando foi registado na CPC já tinha o chip, mas não sei se era obrigatório. Por acaso não sabia. No entanto, como já tinha o código no LOP não disseram nada. Mas fui saber e realmente para podermos registar o cão no CPC é preciso tatuagem ou microchip. Caso contrário não nos é passado o LOP definitivo (o verde).
Quando fui no passádo sábado ao Vet para mais uma vacina, ele validou o microchip. Claro que não confrontou com nenhuma Base de Dados em tempo real se o número coincidia, mas podia-o fazer com o livro de vacinas ou mesmo com a ficha do Gaspar que fica no Vet.
Por isso, caso o Vet queira controlar a veracidade do cão, pode faze-lo porque tem meios para isso.
Pelo menos na minha opinião, considero o chip um elemento importante na identidade do Gaspar... torna-o único no mundo (espero que não dupliquem os numeros de id) ou não fosse o nosso cão.