Cães da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

HelenaR
Registado: quinta jun 09, 2005 4:36 pm

quinta jun 09, 2005 5:36 pm

Na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa existe um canil que alberga os animais utilizados nas aulas de Farmacologia.

Nestas aulas os alunos podem aprender a administrar formas medicamentosas, ou seja aprendem a dar comprimidos e injecções a estes animais.

Existem neste momento 13 animais pertencentes a este canil, 4 não estão a ser utilizados nas aulas e 3 terão de deixar de o ser pois devido á idade e a manipulação contínua ao longo dos anos já não seria correcto e digno utilizá-los!

Assim é necessária a sua substituição por animais mais jovens, mas como o espaço não chega para todos, os mais velhos terão de sair...

Estes animais passaram toda a sua vida no canil e a serem utilizados nas aulas, agora só precisam de um cantinho onde possam passar o resto dos seus dias em alguma paz.

Pedimos pois a vossa colaboração no sentido de se procurar um lar para estes animais ....

Eles só desejam alguém que os trate bem e a quem eles possam dedicar todo o seu afecto, carinho e fidelidade.

Ajudem-nos a dar um lar a estes amigos, eles merecem!

http://www.nelio.net/Pag1.htm

:cry:
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta jul 13, 2005 2:49 pm

Quer dizer agora que já não servem como v/ cobaias toca a despachá-los.

São situações destas que me tira do sério.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

quarta jul 13, 2005 3:10 pm

É triste, em vez de serem esses os cobaias, pq não arranjar canitos que são abandonados e outros que são atroplados e andam por aí com patas partidas e sabe-se mais o que, e tratar desses nas aulas?
Um cão, uma vida inteira num canil a servir de cobaia, FDX :evil:
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quarta jul 13, 2005 3:11 pm

AcTiOnGiRl Escreveu: Quer dizer agora que já não servem como v/ cobaias toca a despachá-los.

São situações destas que me tira do sério.
Sinceramente não acho que seja bem assim.

Estes animais, embora cobaias, são aqueles que permitem à Medicina Veterinária avançar e resolver os problemas que surgem diariamente com os "nossos amigos".

Sem eles, provavelmente os "nossos" Veterinários não estariam bem preparados.

Penso que estes animais cumpriram um papel que os dignifica e agora apenas se pede que alguém lhes proporcione um resto de vida como eles merecem, depois de toda a contribuição que deram para salvar a vida a muitos outros.

Quer gostemos ou não, este é um mal necessário.

Um abraço
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta jul 13, 2005 3:30 pm

Paulo,
Entendo o seu ponto de vista, agora imagine quantas injecções levaram cada um desses animais... quantos chips lhe foram colocados?

Imagine o sofrimento por que passaram a vida inteira?

Repito são estas situações que me tiram do sério e me irritam profundamente.

É do genero, agora que já não servem como cobaias vamos tentar alguma familia porreira que dignifique o fim de vida destes.

Não entendo....

Um abraço
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
rikarudo
Membro
Registado: domingo dez 26, 2004 8:52 pm
Contacto:

quarta jul 13, 2005 3:35 pm

Eu tambem concordo com o Paulo Santos....porque eu também sou cobaia dos médicos estagiários que populam os nossos serviços de urgência, centros de saúde etc

Não´se trata de experiências de cientistas malucos, a tentarem colocar a perna de um São Bernardo num Chiuaua. Pelo menos assim quero acreditar.

Se andam a admnistrar drogas experimentais, não serão eles os melhores para os salvar se aquilo der para o torto?

Acima de tudo aqueles canitos são uns heróis e já vêm vacinados!!! Será que brilham no escuro???:D

Vamos arranjar um lar para eles
<p>A minha cadela p&otilde;e-nos cabe&ccedil;a em &aacute;gua!!!</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jul 13, 2005 3:46 pm

rikarudo Escreveu: Acima de tudo aqueles canitos são uns heróis e já vêm vacinados!!! Será que brilham no escuro???:D

Vamos arranjar um lar para eles
;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quarta jul 13, 2005 4:19 pm

Esta situação causa-me sentimentos ambíguos.

Por um lado, compreendo a posição da ActionGirl: revolta-me que estes desgraçados tenham passado uma vida em salas de aula, em experimentção, a receber injecções, a levar com comprimidos pelas goelas abaixo, a viver num canil, sem "um" dono que os mime.

Por outro, o Paulo também está coberto de razão: o que seria da saúde do Calvin e de todos os nossos bichinhos se não fosse o sacrifício destes cães heróis? Merecem, mais do que qualquer outro, uma velhice digna e carinhos individuais e exclusivamente seus.

Como não consigo chegar a uma conclusão neste conflito de emoções, faço o que é o mais correcto em qualquer dos casos:

Upa!... E vou divulgar...
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

quinta jul 14, 2005 1:07 am

Pois, mal necessário, está tudo dito!

Claro que não será a situação mais agradavél do mundo, mas ao menos têm um tecto, comida e algum conforto (há grupos de alunos organizados que os passeiam e brincam com eles). Estes cães são todos rafeirinhos e apesar de não saber exactamente a sua origem, com certeza não foram comprados, provavelmente seriam cães de rua ou cachorros que por lá aparecem que não deviam estar em melhores condições...

Também não acho que sofram horrores (e posso falar por experiência própria), os cães de farmacologia são usados para treinar as vias de administração de medicamentos, são dadas injecções (pelas várias vias), bolo alimentar, feitas entubações (sempre com a supervisão do professor) mas não mais do que isso e claro que nunca se administram medicamentos, por ex as injecções são de soro fisiológico... Os cães vão sendo trocados e as vias que poderão ser mais dolorosas são sempre feitas com a mínima frequência possível...E apesar dos canitos saberem para o que vão, estão sempre alegres, são de facto cães muito meigos...só querem festas!!

E agora imaginem, donos de cães, que iam a uma consulta e era preciso tirar sangue ou dar vacinas ao vosso querido animal e vos calhava um vet estagiário que nunca tinha feito aquilo na vida...ia treinar no vosso animal a 1ª vez, espetar vezes sem conta para encontrar a veia ...ficavam mais descansados?

Enquanto não houver outras soluções (e não me parece que vá haver tão cedo, já falta dinheiro para a medicina humana, quanto mais para a veterinária...) estas "cobaias" caninas vão sendo utilizadas para assegurar que inúmeros seus primos possam ser tratados da melhor forma possível... e por isso claro que merecem um descanso final, ter um dono só para eles!!

Upa!
castani
Membro Júnior
Registado: segunda ago 15, 2005 7:11 pm

quarta ago 17, 2005 10:24 pm

Também conheço a situação e os alunos da faculdade estão a fazer tudo por tudo para arranjar donos que finalmente deêm carinho a estes cães ... parece que já se conseguiu para alguns :D

http://www.nelio.net/Pag2/Pag2.htm

Infelizmente administrar injecções (nunca são colocados Chips como um forista dizia ..) em bonecos de borracha não é a mesma coisa e posso dar como exemplo alguns alunos erasmos que vieram de Itália e que nas aulas em Portugal viram pela primeira vez como se administra soro fisiológico a um cão !!!! E atenção que estou a falar de alunos de 5ª ano! Practicamente veterinários!!!

:o
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta ago 17, 2005 10:32 pm

castani Escreveu: posso dar como exemplo alguns alunos erasmos que vieram de Itália e que nas aulas em Portugal viram pela primeira vez como se administra soro fisiológico a um cão !!!! E atenção que estou a falar de alunos de 5ª ano! Practicamente veterinários!!!

o
Ainda se fossem só de Itália...
HaddaWay
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm

quinta ago 18, 2005 8:28 am

Acho vergonhoso utilizar animais, qualquer que ele seja para fazer experimentações de farmacos e vacinas e etc, epahhh os animais também sofrem também tem dor e acima de tudo tem sentimentos, não podemos fazer de animais cobaias para que nos humanos tenhe-mos acesso e farmacos mais eficiente e vacinas apropriadas!
A minha opinião pode ser um pouco radical mas vou aqui deixa-la na mesma, pois È A MINHA OPINIÂO: porque não utilizar os reclusos, eles a unica coisa que fazem é desfrotar dos impostos dos outros pois eles comem, dormem com os nossos impostos, e o que é que eles contribuem ou contribuiram para a sociendade?????? Desta forma serviam para alguma coisa e ajudavam nesse sentido!

O nosso PAÍS DE TERÇEIRO MUNDO ainda tem muito que evoluir e muitas mentalidades tem que mudar senão não vamos para a frente!

E agora?? que vai aconteçer a esses animais velhotes e cheios de problemas devido ao consumo excessivo de drogas para humanos?
Que vai assumir essas respossabilidades? e ainda por cima querem "renovar a frota" cães mais Novos !
E os outros? Serão entreges á sua sorte???

DEViam DE TER VERGONHA NA CARA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta ago 18, 2005 8:33 am

HaddaWay Escreveu: Acho vergonhoso utilizar animais, qualquer que ele seja para fazer experimentações de farmacos e vacinas e etc, epahhh os animais também sofrem também tem dor e acima de tudo tem sentimentos, não podemos fazer de animais cobaias para que nos humanos tenhe-mos acesso e farmacos mais eficiente e vacinas apropriadas!
A minha opinião pode ser um pouco radical mas vou aqui deixa-la na mesma, pois È A MINHA OPINIÂO porque não utilizar os reclusos, eles a unica coisa que fazem é desfrotar dos impostos dos outros pois eles comem, dormem com os nossos impostos, e o que é que eles contribuem ou contribuiram para a sociendade?????? Desta forma serviam para alguma coisa e ajudavam nesse sentido!

O nosso PAÍS DE TERÇEIRO MUNDO ainda tem muito que evoluir e muitas mentalidades tem que mudar senão não vamos para a frente!

E agora?? que vai aconteçer a esses animais velhotes e cheios de problemas devido ao consumo excessivo de drogas para humanos?
Que vai assumir essas respossabilidades? e ainda por cima querem "renovar a frota" cães mais Novos !
E os outros? Serão entreges á sua sorte???

DEViam DE TER VERGONHA NA CARA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Pssst, pssst... Leia melhor o título do tópico... ;)
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quinta ago 18, 2005 8:35 am

HaddaWay Escreveu: O nosso PAÍS DE TERÇEIRO MUNDO ainda tem muito que evoluir e muitas mentalidades tem que mudar senão não vamos para a frente!

Desculpe que lhe diga mas..... esta sua frase encaixa em si que nem uma luva ;)
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quinta ago 18, 2005 8:42 am

PauloSantos Escreveu:
HaddaWay Escreveu: O nosso PAÍS DE TERÇEIRO MUNDO ainda tem muito que evoluir e muitas mentalidades tem que mudar senão não vamos para a frente!

Desculpe que lhe diga mas..... esta sua frase encaixa em si que nem uma luva ;)
:lol: :lol: :lol:

touché
Responder

Voltar para “Cães”