Esclarecimentos - A minha cadela foi atropelada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
yssilva
Membro Júnior
Registado: quinta fev 28, 2002 12:35 am

domingo mar 31, 2002 1:41 am

:arrow: Preciso q alguém me esclareça dúvidas
A minha cadela foi atropelada por um senhor num passeio, onde a cadela estava baixa a fazer xixi e de costas para o carro por isso não o viu e tb não tinha trela colocada, pois n consegue fazer as necessidades com trela.
O senhor, depois de ver o meu marido, saiu do carro com um ar agressivo, dizendo praticamente que a culpa era nossa, derivado à cadela não ter trela. Entretanto na altura n chamámos a Polícia, pq estavámos preocupados com a cadela e fomos a correr para o veterinário, onde implicou ser sedada para ser saturada nas duas patas diateiras e medicada, o q implicou gastos.
O que eu gostaria de saber é se fizer participação dele, se ele é obrigado a pagar as despesas, que tivémos com a cadela, ou se por ela na altura não ter a trela colocada há problema e nós perdemos a razão?
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo mar 31, 2002 9:52 am

Olá
Independentemente de o dono do carro ser culpado ou não, como o seu cão não tinha trela, as responsabilidades caem em si em termos legais. Adicionalmente o dono do carro PODE responsabilizá-lo a si se tiver algum dano no mesmo.

Portanto, infelizmente pense bem pois pode arranjar problemas para si e para a cadela, mesmo que esse sr tenha galgado o passeio.

A questão fulcral aqui é que, sendo ainda o animal considerado uma coisa segundo a nossa legislação, e propriedade de seu dono, os danos causados por o mesmo ( neste caso especificamente por o facto de não estar sujeito á trela) são imputados à sua pessoa.

Espero que esteja esclarecido e desejo rápida recuperação à sua cadela.

Vasco Valente
yssilva Escreveu: arrow Preciso q alguém me esclareça dúvidas
A minha cadela foi atropelada por um senhor num passeio, onde a cadela estava baixa a fazer xixi e de costas para o carro por isso não o viu e tb não tinha trela colocada, pois n consegue fazer as necessidades com trela.
O senhor, depois de ver o meu marido, saiu do carro com um ar agressivo, dizendo praticamente que a culpa era nossa, derivado à cadela não ter trela. Entretanto na altura n chamámos a Polícia, pq estavámos preocupados com a cadela e fomos a correr para o veterinário, onde implicou ser sedada para ser saturada nas duas patas diateiras e medicada, o q implicou gastos.
O que eu gostaria de saber é se fizer participação dele, se ele é obrigado a pagar as despesas, que tivémos com a cadela, ou se por ela na altura não ter a trela colocada há problema e nós perdemos a razão?
Zita
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo mar 31, 2002 12:49 pm

Olá,

infelizmente é APENAS em situações como esta que poderemos apelar á ajuda da LEI, SE cumprirmos a dita LEI á regra.

Isto implica que a cadela estivesse com trela e os registos em dia...
Embora na prática não haja fiscalização, se fôr obrigada a chamar a Polícia, é natural que esta lhe peça a Licença....

As melhoras da sua cadelinha
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo mar 31, 2002 6:35 pm

Olá,
Pois é.... é exactamente como o Vasco referiu: numa situação destas, o Domo do carro é que ainda lhe poderá pedir uma indeminização se o atropelamento tiver causado algum dano no carro.
Espero que não me leva a mal por dizer isto, mas eu concordo com a Lei tal como está neste aspecto. De facto, um cão não deve andar com trela apenas porque é agressivo para as pessoas ou porque pode atacar outros cães. Se bem se recordam, o ciclista Joaquim Agostinho faleceu na sequência de uma queda da sua bicicleta provocada por um cão ( de pequeno porte) sem trela que se atrevessou à sua frente. É por causa de situações como esta, e outras mais do genero, que um cão deverá andar sempre com trela. Se, eventualmente soltarem os cães façam-no em locais isolados e longe de estradas ou pessoas. minimizando assim os riscos de acidente. Mas mesmo nestas situações, devem ter consciência que todos os danos cuasados pelo cão ( activa ou passivamente) são da VOSSA responsabilidade.

Um abraço e rápidas melhoras da cadelinha
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”