O choque!!!O horror!!!A crueldade!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
baggio
Membro
Registado: quinta mai 13, 2004 3:46 pm

quinta jul 14, 2005 10:42 am

Dogo Escreveu: Aproveito tb para mostar o meu desagrado pelos "tristes" posts que têm surgido neste tópico, pois se por um lado há pessoas que não têm estado à altura por outro temos alguns individuos que não têm feito outra coisa senão auto-promoverem-se a si e aos seus de uma maneira gratuita e totalmente desnecessária :roll: . Um pouco de humildade não fica mal a ninguem. Não devemos esquecer que neste forum existem proprietários, e, esses sim, de verdadeiros campeôes de variadas raças e que passam completamente despercebidos. Um exemplo a seguir ;) .
Uns autopromovem-se com fotos dos cães de que tanto têm orgulho, outros autopromovem-se como verdadeiros conhecedores da caça grossa e de tudo o que rodeia o Dogo Argentino, não é "DOGO"?
Desculpe-me mas acho tb eu o seu comentário um pouco infeliz.....e olhe que o tinha em boa conta. Desculpe-me mas será que tb se incluiu no saco?

Bem Haja

Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

quinta jul 14, 2005 10:56 am

Pessoal acham q vale a pena começar uma discusao pcausa disto...?

Cmp.
DR
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

quinta jul 14, 2005 11:55 am

Tenho achado interessante o assunto funcionalidade versus morfologia, e acho na minha humilde opinião que o importante é a funcionalidade, a morfologia vem depois, quero com isto dizer que os cães como o dogo devem ser selecionados pela sua capacidade, instinto e aptidão para caçar, pela sua saúde e depois no fim teremos uma raça com caraterísticas morfológicas defenidas porque os melhores a exercerem a sua função passaram as suas carateríticas à geração seguinte fixando cada vez mais a morfologia que melhor se adapta à função do dogo.
Têm falado aqui de trufas despigmentadas, algo a evitar no dogo, mas o motivo para evitar a despigmentação da trufa parte de um motivo funcional, o Dr Nores Martinez associou este problema à surdez daí isto ser um defeito no dogo, lá está a funcionalidade a ditar a morfologia, mas não acho correto encostar um cão só porque ele tem uma risquita de despigmentação no nariz,vou explicar melhor para não haver confusões, iamginemos um dogo com uma morfologia que lhe permite ser um caçador excelente, e que realmente dá provas de funcionalidade exceptional caçando como seria de esperar desta raça, mas tem uma pequena falha na pigmentação do nariz e outro dogo sem falhas nenhumas a nível de estalão mas que não caça nem um leitão no prato, estéticamente tudo lá mas psicológicamente e a nível de carácter, completamente desprovido do que é necessário para a caça, qual destes dogos seria o melhor para vocês, qual deste realmente está mais de acordo com o espirito da raça, qual destes acham que o Dr Nores Martinez preferiria ter na sua raça?
Como já disse para mim primeiro a funcionalidade, a estética é fruto da funcionalidade e nunca o contrário. Por exemplo o caso do pointer, ou dos setter, alguém já viu como são diferentes os cães que ganham as exposições de morfologia e os que ganham as provas de trabalho(caça), quem já reparou deve ter notado a diferença de tamanhos, nos setter a diferença do comprimento do pelo, entre outros pormenores, a questão é que os cães de morfologia nestas raças apresentam características que lhes dificultam a funcionalidade no campo, mas para muita gente estes é que são os verdadeiros representantes da raça, os outros são para muita gente feios, para mim os verdadeiros representantes da raça são os de trabalho, para mim o aspecto que eles apresentam é que é o que deveria ganhar exposições de morfologia. E no dogo isto está a acontecer, começam a aparecer dogos campeões que se afastam da melhor morfologia para o trabalho, as pessoas que querem dogos para caçar já procuram criadores que apenas lhes interessa a funcionalidade e começamos a ter como em outras raças dois tipos de dogo, o de beleza e o de trabalho. A mim dá-me pena ouvir um matilheiro dizer que o dogo já foi uma raça espectacular para a caça ao javali,que neste momento em cada 100 dogos apenas 1 serve para caçar, e não estou a falar de um azeiteiro que tem uma matilha, estou a falar de alguém que sabe o que faz e com muita experiência, que já lidou com muitos dogos mas que neste momento olha com certa tristeza para o rumo que a raça segue...
Baruk
Membro
Registado: terça mar 30, 2004 2:27 pm

quinta jul 14, 2005 1:16 pm

Concordo perfeitamente com o/a FallenAngel.
Mas qual é a raça que hoje em dia é "trabalhada" tendo em conta apenas a sua funcionalidade?

O mal será um mal geral.
Por mim é igual, gosto do Dogo pela sua beleza.Não sou adepto da caça mas aceito totalmente a argumentação acima do/a FallenAngel...

Martinez procurou criar um cão perfeito para as suas necessidades (caça grossa ) e é evidente q procurou aspectos funcionais nas várias raças q procurou e não aspectos meramente estéticos (apesar de acreditar q tb teve isso em conta).
noInfo
Membro Veterano

quinta jul 14, 2005 3:14 pm

FallenAngel Escreveu:Tenho achado interessante o assunto funcionalidade versus morfologia, e acho na minha humilde opinião que o importante é a funcionalidade, a morfologia vem depois, quero com isto dizer que os cães como o dogo devem ser selecionados pela sua capacidade, instinto e aptidão para caçar, pela sua saúde e depois no fim teremos uma raça com caraterísticas morfológicas defenidas porque os melhores a exercerem a sua função passaram as suas carateríticas à geração seguinte fixando cada vez mais a morfologia que melhor se adapta à função do dogo.
Têm falado aqui de trufas despigmentadas, algo a evitar no dogo, mas o motivo para evitar a despigmentação da trufa parte de um motivo funcional, o Dr Nores Martinez associou este problema à surdez daí isto ser um defeito no dogo, lá está a funcionalidade a ditar a morfologia, mas não acho correto encostar um cão só porque ele tem uma risquita de despigmentação no nariz,vou explicar melhor para não haver confusões, iamginemos um dogo com uma morfologia que lhe permite ser um caçador excelente, e que realmente dá provas de funcionalidade exceptional caçando como seria de esperar desta raça, mas tem uma pequena falha na pigmentação do nariz e outro dogo sem falhas nenhumas a nível de estalão mas que não caça nem um leitão no prato, estéticamente tudo lá mas psicológicamente e a nível de carácter, completamente desprovido do que é necessário para a caça, qual destes dogos seria o melhor para vocês, qual deste realmente está mais de acordo com o espirito da raça, qual destes acham que o Dr Nores Martinez preferiria ter na sua raça?
Como já disse para mim primeiro a funcionalidade, a estética é fruto da funcionalidade e nunca o contrário. Por exemplo o caso do pointer, ou dos setter, alguém já viu como são diferentes os cães que ganham as exposições de morfologia e os que ganham as provas de trabalho(caça), quem já reparou deve ter notado a diferença de tamanhos, nos setter a diferença do comprimento do pelo, entre outros pormenores, a questão é que os cães de morfologia nestas raças apresentam características que lhes dificultam a funcionalidade no campo, mas para muita gente estes é que são os verdadeiros representantes da raça, os outros são para muita gente feios, para mim os verdadeiros representantes da raça são os de trabalho, para mim o aspecto que eles apresentam é que é o que deveria ganhar exposições de morfologia. E no dogo isto está a acontecer, começam a aparecer dogos campeões que se afastam da melhor morfologia para o trabalho, as pessoas que querem dogos para caçar já procuram criadores que apenas lhes interessa a funcionalidade e começamos a ter como em outras raças dois tipos de dogo, o de beleza e o de trabalho. A mim dá-me pena ouvir um matilheiro dizer que o dogo já foi uma raça espectacular para a caça ao javali,que neste momento em cada 100 dogos apenas 1 serve para caçar, e não estou a falar de um azeiteiro que tem uma matilha, estou a falar de alguém que sabe o que faz e com muita experiência, que já lidou com muitos dogos mas que neste momento olha com certa tristeza para o rumo que a raça segue...
Cães q careçam d qualidade morfologica mas q possuam qualidade funcional ou caes q careçam de qualidade funcional mas q possuam qualidade morfologica, sao ambos maus exemplos.
A morfologia e a funcionalidade sao a base de qualquer raça, o auge destes 2 factores determinam a qualidade e orinalidade racial de um exemplar, no caso de carencia de qualquer de 1 destes factores deparamo-nos com uma má conduta da raça( isto segundo o proposito da "invençao" de determinada raça)
Ex. No caso da raça em questao...
Martinez desenvolveu um cao destinado a pratica de caça grossa, e toda a morfologia da raça adequa-se a funçao para a qual foi criada(como ja foi referido), e tb mt importante....juntamente com a influencia da marca pessoal reflectida pelo gosto pessoal do criador(os promenores morfologicos tal como a cor etc...)com isto...desenvolve-se entao uma raça, com uma morfologia/funcionalidade definida!(é criado um estalão) e para seu correcto desenvolvimento, esse produto final terá q ser mantido, claro q com espaço para a marca pessoal de cada criador...
Mas como foi dito...com o passar do tempo..enventualmente acaba apor se dar a separaçao da raça em 2 vertentes..a de trabalho e a de beleza...o q é fruto de uma má conduta segundo o principio de qualquer criaçao, mas provavelmente inevitavel, devido á evoluçao dos tempos... diferentes necessidades etc.., isto é mt relativo...

Já agora por curiosidade :roll:... o seu conhecido matilheiro, utiliza o dogo para caçar como?

Cmp.
DR
Rochezoire
Membro
Registado: quarta out 06, 2004 6:45 pm

quinta jul 14, 2005 3:15 pm

Não me queria pronunciar outra vez acerca deste assunto porque por um lado estou a dar continuidade às acusações que aqui se fizeram e a dar trunfos ao/s labrego/s que querem é destas conversas à "Maria" (enfie a carapuça quem quiser)

...mas não posso deixar de vir dizer umas últimas coisinhas...primeiro, acho que este tópico está (tirando alguns posts aqui pó fim, incluindo este porque nada tem a ver com cães, nem com o objectivo do tópico) com um conteudo muito bom, apesar de haver opiniões discordantes já muitos de nós aprenderam coisas novas.

Segundo toda a gente aqui tem mantido um nível civilizado e (até agora) ninguém tinha ofendido ninguém.

Depois Dogo,o que quis dizer com a auto promoção e o resto que disse no seu post? Referia-se às fotos? Não pois não? É que acho que toda a gente compreende o que é ter orgulho e amor pelos nossos e ter gosto em mostrá-los...eu até gosto muito de ver os animais das outras pessoas. Se é pela questão do canil tal é melhor que o outro tal, também não vi aqui nada de exagerado, opiniões fundamentadas (ou não) e mais nada...até porque a questão já tinha tido um ponto final, pareceu-me...

Outra coisa, o abécula (das batatas) membro "cpr" é o mesmo que "mfcff" né? Você tem muita piada :D

Por fim, aos frustrados que devem ter uma vida tão vazia e insignificante, que têm de se esconder atrás de um monitor e virem meter o bedelho onde não são chamados para virem dizer a m... que vos passa nesse crânio cheio de cócó (lol), um conselho: desligue o pc, vá passear pela praia, vá ao cinema, vá conhecer pessoas novas, vá à ***!

Peço desculpa a todos os foristas que têm tentado manter este tópico com conteudo construtivo e instrutivo!
Prometo (a não ser por questões de força maior) que não digo mais nada a cerca disto e seria bom que todos ignorásse-mos este tema.

Cumps,
Patrícia
omega_666
Membro Júnior
Registado: terça dez 21, 2004 4:54 pm

quinta jul 14, 2005 3:20 pm

as fotos sao lindas e os caes sao lindos!!!
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 14, 2005 3:42 pm

FallenAngel Escreveu: Tenho achado interessante o assunto funcionalidade versus morfologia, e acho na minha humilde opinião que o importante é a funcionalidade, a morfologia vem depois, quero com isto dizer que os cães como o dogo devem ser selecionados pela sua capacidade, instinto e aptidão para caçar, pela sua saúde e depois no fim teremos uma raça com caraterísticas morfológicas defenidas porque os melhores a exercerem a sua função passaram as suas carateríticas à geração seguinte fixando cada vez mais a morfologia que melhor se adapta à função do dogo.

Boas Fernando,

Não concordando nem discordando com as tuas palavras, vejo-me obrigada a fazer a seguinte pergunta:

Se um certo dogo for uma maquina a caçar, mas possuir coloração fora do estalão - todo castanho claro por exemplo, deveria ser usado na reprodução?

É porque sinceramente, para mim uma raça é caracterizada sua tipicidade - seja tipicidade morfologica, seja tipicidade funcional. Descurar, uma delas, seja ela qual for, é estar fazendo um trabalho incompleto à raça - um mau trabalho.

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jul 14, 2005 3:44 pm

Rochezoire Escreveu: Não me queria pronunciar outra vez acerca deste assunto porque por um lado estou a dar continuidade às acusações que aqui se fizeram e a dar trunfos ao/s labrego/s que querem é destas conversas à "Maria" (enfie a carapuça quem quiser)
Patrícia
Tenho seguido o tópico não pela raça, mas pelas fotografias que são belissimas (e um passatempo que adoro) bem como os cães, quando me deparo com conversas à Maria. Enfiei a carapuça, porque a unica Maria sou eu, portanto pergunto, qual foi o problema em ter pedido explicações sobre um assunto que me levantou dúvidas? Não ofendi ninguém, não critiquei ninguém, apenas me quis informar e tentar perceber o porquê de determinadas afirmações. É para isso que o fórum serve não? Ou estou a perceber tudo mal?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
noInfo
Membro Veterano

quinta jul 14, 2005 3:59 pm

CindelP Escreveu:É porque sinceramente, para mim uma raça é caracterizada sua tipicidade - seja tipicidade morfologica, seja tipicidade funcional. Descurar, uma delas, seja ela qual for, é estar fazendo um trabalho incompleto à raça - um mau trabalho.
Exactamente!
Mais simplificado q isto é impossivel.

Cmp.
DR
SDPMG
Membro
Registado: sexta jun 24, 2005 10:31 am

quinta jul 14, 2005 5:58 pm

Baruk
Será q o facto de estarem aqui 3 cães do mesmo canil

.... pensava que eram 4 :p
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quinta jul 14, 2005 6:58 pm

FallenAngel Escreveu: Por exemplo o caso do pointer, ou dos setter, alguém já viu como são diferentes os cães que ganham as exposições de morfologia e os que ganham as provas de trabalho(caça), quem já reparou deve ter notado a diferença de tamanhos, nos setter a diferença do comprimento do pelo, entre outros pormenores, a questão é que os cães de morfologia nestas raças apresentam características que lhes dificultam a funcionalidade no campo, mas para muita gente estes é que são os verdadeiros
Mede lá um cão desses de trabalho e diz-me a quantos cm fica da altura minima referida no estalão?

Abraço

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Baruk
Membro
Registado: terça mar 30, 2004 2:27 pm

quinta jul 14, 2005 7:01 pm

É verdade...são 4 !!!!
Esqueci-me do Urkhan....
hehehehehehe
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta jul 14, 2005 10:05 pm

FallenAngel Escreveu: Tenho achado interessante o assunto funcionalidade versus morfologia, e acho na minha humilde opinião que o importante é a funcionalidade, a morfologia vem depois, quero com isto dizer que os cães como o dogo devem ser selecionados pela sua capacidade, instinto e aptidão para caçar, pela sua saúde e depois no fim teremos uma raça com caraterísticas morfológicas defenidas porque os melhores a exercerem a sua função passaram as suas carateríticas à geração seguinte fixando cada vez mais a morfologia que melhor se adapta à função do dogo.
Estou totalmente de acordo!
Não quero dizer que a morfologia não seja importante, mas a morfologia (temperamento,etc) só têm um obectivo, servir a funcionalidade: a morfologia e o caracter são meios, a funcionalidade é o fim - o objectivo de qualquer raça.
É por não termos atenção a isso que certas raças passam a degenerar-se, em todos os sentidos (incluindo morfológicamente), porque os julgadores, e criadores, da raça perdem a noção do objectivo da raça e passam a criar cães só pela morfologia (muitas vezes nem se lembram que a morfologia serve um funcionalidade) depois surgem os hipertipos , etc...
O cumulo são cães de caça (por exemplo) que são campeões de exposições e que não servem para caçar ( não só por falta de instinto mas também porque a morfologia não o permite).
Com os Dogos por vezes passa-se a mesma coisa: é comum os Dogos de exposiçaõ pesarem mais de 50kg, quando um bom cão de presa (para caça) nunca deve passar dos 45kg.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quinta jul 14, 2005 10:31 pm

FBC Escreveu: Estou totalmente de acordo!
Não quero dizer que a morfologia não seja importante, mas a morfologia (temperamento,etc) só têm um obectivo, servir a funcionalidade: a morfologia e o caracter são meios, a funcionalidade é o fim - o objectivo de qualquer raça.
É por não termos atenção a isso que certas raças passam a degenerar-se, em todos os sentidos (incluindo morfológicamente), porque os julgadores, e criadores, da raça perdem a noção do objectivo da raça e passam a criar cães só pela morfologia (muitas vezes nem se lembram que a morfologia serve um funcionalidade) depois surgem os hipertipos , etc...
O cumulo são cães de caça (por exemplo) que são campeões de exposições e que não servem para caçar ( não só por falta de instinto mas também porque a morfologia não o permite).
Com os Dogos por vezes passa-se a mesma coisa: é comum os Dogos de exposiçaõ pesarem mais de 50kg, quando um bom cão de presa (para caça) nunca deve passar dos 45kg.
E os de caça ou de provas que tb fogem ao estalão e nem um Bom levam numa Expo? Ou para esses há desculpa?

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Responder

Voltar para “Cães”