fang Escreveu:
Decerto os agentes no local não tinham formação SEPNA (são os chamados "bazarocos" de quartel) desconhecendo a legislação em causa e apenas fazendo policiamento. Mas o grave nisto é cidadãos que conhecem a legislação não intervirem activamente alertando os respectivos agentes.
Caro Francisco
Eu li e re-li isto, não para entender, mas sim para tentar digerir aquilo que escreveu.
Desculpe lá Francisco, então mas você acha que é o cidadão, conhecedor ou não da Lei, que tem que intervir, substituindo-se às Forças de Segurança que eu e mais uns quantos milhões de Portugueses pagamos com os nossos impostos ????
Alertar os Agentes ??? Será que o Francisco leu bem aquilo que eu escrevi ?
Os agentes estavam à porta do mercado, a menos de 5 metros do individuo em questão.
De qualquer modo eu fi-lo, não foi foi um alerta, foi uma pergunta, pois já que os agentes estavam no local e assistiam, eu não tive necessidade de os alertar, mas sim de questionar o porquê da situação em causa.
Sabe qual a conclusão a que cheguei ? a nenhuma ! porque já há muitos anos atrás que eu tinha concluido que a formação, não digo técnica, mas sim moral de alguns agentes da GNR deixa muito a desejar.
Fazer alguma coisa para combater isto ?
Bem Francisco, eu não vivo de ilusões, fui militar durante 10 anos. conheço bem a Instituição Militar e também conheço relativamente bem a Intituição Guarda Nacional Republicana, que em questões como estas têm uma forma idêntica de "trabalhar".
Eu conheço bem a diferença entre uma abordagem e consequente reacção
a um e
de um elemento da GNR por parte de um cidadão comum e a abordagem/reação feita por um cidadão em representação de uma qualquer Intituição, por exemplo ICN, por este motivo aquilo que o Francisco possa ter como experiência, não é de todo regra geral.
Explicando melhor:
Uma abordagem a um agente da GNR feita pelo Francisco, cidadão comum, tem certamente um reacção diferente (por parte do agente/militar) do que uma abordagem feita ao mesmo agente e sobre o mesmo assunto, pelo Francisco representante do ICN ( e você sabe bem que é assim)
Quanto a este assunto, só mais uma "achega"
O termo por si utilizado "bazarouco" é um termo típicamente Militar, utilizado para definir aquele coitado chamado a cumprir o serviço obrigatório e que mal se sabia vestir sem a ajuda da mãezinha.
No caso da GNR o termo "bazarouco" não é aplicável, pelo menos não o deveria ser, pois estes Militares dizem-se Profissionais, entraram na Instituição por vontade própria e estão a ser pagos para cumprir uma missão a que se propuseram, portanto o termo a utilizar será sempre Incompetente e nunca "Basarouco"
fang Escreveu:
Já tive que assinar autos de peritagem onde foram apreendidos periquitos australianos e outras pérolas para posterior devolução.
Ou seja, é nestas situação que o termo Incompentente susbstitui na perfeição o termo "Basarouco"
fang Escreveu:
Mas atenção que já existem alguns autodidatas que metem a um canto ornitólogos de meia tigela.
Quanto a isto não duvido por dois motivos simples:
1º Porque muitos se auto-Intitulam de Ornitólogos e não diferenciam uma Ave de um Boi.
2º Relativamente ao SEPNA/GNR, porque pese embora o facto de existir muito incompetente, existem muitos outros que, mais que justificarem o ordenado, tentam cumprir o melhor possivel a missão a que se propuseram.
Finalizando
Serve isto para dizer que, na minha opinião, não existe um combate eficaz a situações realmente preocupantes e continua-se a "dar em cima" do Ti Manel que tem um Pintassilgo na gaiola.
Posso estar errado, mas é a sensação que tenho.
Um abraço