Sem dúvida que o problema é mesmo este.apmao Escreveu: O problema não passa por aí, o problema é que, a nível de comandos territoriais (destacamento e postos, essencialmente) dá-se pouco estímulo e valor a isso. Para os Comandantes, o que conta para a estatística são as multas ao Código da Estrada e as detenções por crimes de Viação (alcool, condução ilegal, etc.), desprezando todas as outras situações.
Embora eu concorde com a generalidade daquilo que escreveu, penso no entanto que a falta de meios não justifica a inércia perante determinadas situações.
Quanto ao alegado desconhecimento da Lei, bom, é uma justificação não aceite em termos juridicos, muito menos da parte de uma autoridade.
Como é obvio, nem tudo é mau e felizmente existem locais onde as "coisas" funcionam bem, mesmo com a falta de meios, talvez porque exista por parte das chefias um forte incentivo que inevitávelmente cria uma motivação nos seus agentes.