Não sei se este tema foi debatido ou não. Mas gostava de o ver.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Qual escolheria?

Rafeiro
8
42%
Raça Pura
11
58%

Total de votos: 19
ruka_retriever
Membro
Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm

sábado jul 16, 2005 9:02 pm

Nos milhentos tópicos que já li ainda não encontrei um topico onde se discutisse sobre rafeiros vs cães de raça.

Então eu lanço uma parte da minha opinião.

Antes de mais digo que não tenha nada contra os rafeiros, nem lhes desejo mal nenhum

1º Rafeiro nunca sabemos que esperar do caracter dele. O de raça temos já referencias do que podemos esperar.

2º Rafeiro é 1 cão mais resistente. O de raça é mais fragil a nivel de saude.

3º Rafeiro é socialmente feio. Raça é socialmente bonito. (isto no geral)

4º Rafeiro tem-se unicamente por amor. Raça é por amor ou interesse.

5º Rafeiro é abandonado. De raça ainda não mas, já vai aparecendo.

Podemos começar por perguntar:

Rafeiro ou Raça qual escolheria.

Esqueçam os abandonados, imaginem que teriam de pagar 500€ por qualquer 1 deles e queriam mesmo ter 1 cão seja ele qual for.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jul 16, 2005 9:51 pm

ruka_retriever Escreveu:
É ?

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sábado jul 16, 2005 10:31 pm

ruka_retriever Escreveu: 1º Rafeiro nunca sabemos que esperar do caracter dele. O de raça temos já referencias do que podemos esperar.
Aqui estamos de acordo, daí a minha preferência por cães de raça.

Mas cuidado.... existem criadores, vulgos BYB's que descaracterizam por completo as raças que "produzem"

ruka_retriever Escreveu: 2º Rafeiro é 1 cão mais resistente. O de raça é mais fragil a nivel de saude.
Isto é mais uma ilusão do que uma realidade.

Eu estou a viver bem de perto esse exemplo.

Um familiar meu tem (tinha) 7 rafeiros que ao longo do tempo fomos dando abrigo.

No final de 2004 uma das cadelas morreu devido a um tumor.

Hoje, tivemos de eutanasiar uma cadela que andava a fazer quimioterapia devido a um linfoma, no entanto a quimio não estava a produzir os efeitos pretendidos e o animal já não tinha qualidade de vida.

Uma outra cadela cadela encontra-se também neste momento com um linfoma, sendo que, ao contrário da que hoje foi eutanasiada, esta está a responder muito bem aos tratamentos.

No meu caso pessoal, só tenho cães de raça e, embora me vão surgindo alguns problemas, pois também já perdi uma Boxer devido a um Linfoma, mas nada se compara com isto.

Quanto a mim, é também uma questão de sorte.

ruka_retriever Escreveu: 3º Rafeiro é socialmente feio. Raça é socialmente bonito. (isto no geral)
Não necessáriamente, nem no geral.

O conceito de bonito ou feio depende de pessoa para pessoa e não está directamente relacionado com o facto de ser ou não rafeiro/raça.

ruka_retriever Escreveu: 4º Rafeiro tem-se unicamente por amor. Raça é por amor ou interesse.
Isto é um erro redondo.

ruka_retriever Escreveu: 5º Rafeiro é abandonado. De raça ainda não mas, já vai aparecendo.
De raça ainda não ???
Bom, essa afirmação requer umas visitas aos canis municipais e ás associações que recolhem cães abandonados

ruka_retriever Escreveu: Esqueçam os abandonados, imaginem que teriam de pagar 500€ por qualquer 1 deles e queriam mesmo ter 1 cão seja ele qual for.
No meu caso pessoal opto sempre pelas caracteristicas me despertam interesse, independentemente do preço.

Nestas situações voltamos à primeira questão, nas raças posso escolher determinadas caracteristicas que nos rafeiros são incertas.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sábado jul 16, 2005 10:32 pm

CindelP Escreveu:
ruka_retriever Escreveu:
É ?

Nanci
Pois... esta cai naqueles mitos idiotas e sem fundamento... tal como:
ruka_retriever Escreveu: 3º Rafeiro é socialmente feio. Raça é socialmente bonito. (isto no geral)

<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
ruka_retriever
Membro
Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm

sábado jul 16, 2005 11:06 pm

Estou contente pelo desenrolar do post.

Fiz de propósito em colocar algumas coisas que são os ditos mitos para tentar trazer a verdade ao de cima. Como a minha esperiencia é pouca, acredito que alguém explique as coisas de maneira simples e clara. E também apra eu aprender mais um pouco.

Há várias ideias estilo chapa 4, que podemos ultrapassar. Com a ajuda de todos podemos quebrar aqui certos tabus, preconceitos e mentiras.
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sábado jul 16, 2005 11:38 pm

Acho que ainda não perceberam a defenição de rafeiro.

Rafeiro é aquele que não tem ascendência conhecida. (para mim RI´s são rafeiros com papeís)

Rafeiro não é igual a abandonado.
Última edição por IsabelNobre_ em domingo jul 17, 2005 2:27 am, editado 1 vez no total.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
Meelkart
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 8:40 pm

sábado jul 16, 2005 11:55 pm

O meu Steel é o meu 1º. cão de raça sempre tive rafeiros mas para mim os Rotteweilers e os Labrador são as raças mais bonitas que e mais interessantes. Escolhi o Rotteweiler devido as características que possuí. Mas gosto de todos os animaizinhos. E devo salientar que em bébés os rafeiros são os cães mais bonitos que há.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo jul 17, 2005 1:05 am

LOL :lol:
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

domingo jul 17, 2005 9:09 am

IsabelNobre_ Escreveu: Acho que ainda não perceberam a defenição de rafeiro.

Rafeiro é aquele que não tem ascendência conhecida. (para mim RI´s são rafeiros com papeís)

Rafeiro não é igual a abandonado.

Totalmente de acordo.

Aliás, basta pensarmos que, qualquer cão de se identifique com determinada raça, se não tiver "papeis" é um Rafeiro, exactamente pelo motivo que referiu, desconhecer-se a ascendência.
floquinho
Membro Veterano
Registado: quinta abr 03, 2003 11:48 pm

segunda jul 18, 2005 3:10 pm

1º Rafeiro nunca sabemos que esperar do caracter dele. O de raça temos já referencias do que podemos esperar.

3º Rafeiro é socialmente feio. Raça é socialmente bonito. (isto no geral)

Podemos começar por perguntar:

Rafeiro ou Raça qual escolheria.

Esqueçam os abandonados, imaginem que teriam de pagar 500€ por qualquer 1 deles e queriam mesmo ter 1 cão seja ele qual for.
[/quote]

Olá, penso que como em tudo na vida não devemos generalizar certos aspectos. Este tópico serve como exemplo disso. Como também referiu em alguns pontos mencionados, há certos aspectos, que eu concordo com o que disse.

No primeiro ponto: penso que qualquer cão pode ser imprevísivel, não depende do facto de ser de raça ou não. (mas entendo o que quer dizer)

No segundo ponto: sempre tive cães sem raça. O 1º viveu até aos 18 anos e nunca teve uma unica doença. Há 1 ano adoptei uma cadela que andava perdida nas ruas e infelizmente tive algumas complicações com a saude dela, nomeadamente um tumor..
Penso que se ela estivesse comigo desde bebé, eu saberia acompanhar melhor estado de saúde dela.

No terceiro ponto: Para mim, um rafeiro é socialmente bonito.

1º aspecto: porque é diferente
2º aspecto: porque é original

Para mim, um cão de raça é um cão obviamente bonito, mas estéticamente standartizado. Quero dizer com isto que para mim todos os cães de raça são iguais. Não os distingo fisicamente.

No quarto ponto: os unicos intresses que vejo em ter um cão de raça é na sua reprodução. Contínuo a ver um cão como um cão seja de raça ou não.

No quinto ponto: ter um cão rafeiro não significa necessariamente que seja abandonado, infelizmente e como referiu todos os cães têm vindo a ser abandonados.. isso já tem haver com a educação e formação moral que cada um recebeu.

Para finalizar, não quero que compreendam que eu sou totalmente a favor dos cães rafeiros. Tenho mt pena deles pq infelizmente são os mais penalizados pela estupidez humana. Gosto de todo o tipo de animais, sejam coxos ou cegos. Também tenho a minha preferência por cães de raça, mas honestamente não me sinto capaz de os comprar sabendo que há mts cães em associações que precisam mais de nós! ;)

Abraços
Responder

Voltar para “Cães”