Olá!
Na minha modesta e leiga opinião, visto que tem uma cadela, acho que tanto faz ter um macho ou uma fêmea. No entanto deve ter em atenção a questão das ninhadas indesejadas...

no caso de optar por um macho...
Quanto às raças por si indicadas, e se tem pouca esperiência em adestramento de cães, eu talvez lhe aconselhásse a Labradora e não o APBT. O APBT exige um dono algo experiente, é um cão naturalmente dominante e muito exigente a nível do exercício físico, isto para ter um cão 5*****!

A Labradora, também por ser cadela, é mais dócil e mais fácil de ensinar. Isto claro na minha opinião, se essa fosse a minha situação eu optava sem dúvida pela labradora!
Quanto à adaptação, como a sua menina só tem 8 mesinhos, talvez não haja grande problema, normalmente elas estabelecem hierarquias e aprendem a respeitar o espaço uma da outra. Eu penso que talvez fosse mais problemático se a sua cadela fosse já de uma certa idade, sendo tão nova acho que ela até vai gostar, afinal ainda está na idade das doideiras, e o que melhor para compactuar com essas tropelias do que uma amiguinha!
Acho que tomou a decisão certa ao arranjar um/a amiguito/a para a sua "menina"!
Boa sorte e espero ter ajudado!
Xuga