De facto o site referido é sobre o Czech Wolfdog, mas como já referi, as 2 raças são muito parecidas. O Sarloos tem a cabeça mais parecida com o lobo, o Czech tem orelhas maiores e de insersão mais alta com maior expressão de pastor alemão. Mas como digo são difíceis de destinguir á primeira vista, pois ambas herdaram a máscara de lobo.
Quanto ao cruzamento de espécies, ele não existe, pois á luz das mais recentes pesquisas genéticas a sistemática foi alterada considerando-se o cão como o lobo domesticado tendo sido o seu nome cientifico alterado para
Canis lupus fammiliaris. Os cães actuais apenas diferem entre 1 a 2% da genética do lobo, consequencia esta resultante da domesticação ao longo de milénios. Embora algumas autoridades na matéria afirmem que muitas raças tenham sangue de outros canídeos como o chacal, isto está difícil de provar cientificamente pois esta espécie difere em mais de 10% da genética. No entanto é bem possível, pois todas as espécies do género Canis dão hibridos férteis. Mas esta matéria daria pano para mangas .........
Quanto aos preços praticados em relação ao Sarloos, em conversa com 1 criador da Holanda foi-me falado entre 700 e 1000 euros, o que não acho muito diferente dos preços praticados com outras raças.
BOOOOAS ENTRADAS PARA TODOS!!!!!

PS: ahhh... em relação ao temperamento da raça, alguns exemplares são realmente um pouco desconfiados, mas outros com os quais estive são mesmo muito brincalhões e sociáveis. Só me apetecia trazer 1 pra casa!!