Será que só os "criadores" devem fazer criação?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jul 25, 2005 1:28 pm

Olá a todos!

Esta é uma questão que eu gostava de ver 'opinada'...

Antes de mais não comecem já a atirar pedras sem primeiro ler o que eu tenho para "dizer" e só depois façam os vossos julgamentos ;) .

Vou dar o meu próprio exemplo: Eu tenho uma S. Bernardo, com L.O.P., com microship, vacinas em dia, registo, licença, seguro, alimentação do melhor que há, pelo menos pago como tal, e por fim RX com relatório efectuado pelo veterinário confirmando a isenção de displasia da anca e dos cotovelos. Gostava de ter uma filha da minha cadela. Será "crime" eu procurar um macho nas mesmas condições, falar antecipadamentesobre as minhas intenções com a veterinária dela, anúnciar e efectuar as reservas para os eventuais cahorros e depois cruzar a minha cadela? Serei assim considerada uma criadora de "vão de escada" ou de "fundo de quintal" como muita gente, inclusivé eu mesma :oops: , apelida certos foristas?

Afinal só aqueles que têm animais para criação e se intitulam criadores é que têm o "direito" de criar cães?

Atenção, não estou a defender ninguém, muito menos aqueles que cruzam as cadelas porque é giro ter ninhadas e depois não sabem o que fazer aos animais nem muito menos pensam antecipadamente nos prós e nos contras das cruzas... :roll:

Agradeço antecipadamente as vossas opiniões.

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda jul 25, 2005 1:33 pm

Atendendo à quantidade de cães que há no mundo, só os Criadores devem proceder a cruzas.

E, já agora, para além dessas coisas todas que a sua cadela tem, qual a avaliação que lhe deram em exposição? 8)
margarido01
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

segunda jul 25, 2005 1:50 pm

Qual a importância da classificação numa exposição para efeitos de cruzamento? Quererá dizer que a classificação de excelente é "conditio sine qua non" para cruzar um cão? Será que um dono que perceba da raça não tem "habilitações" para avaliar o seu cão? necessita da opinião de um "expert"? E no caso de o mesmo exemplar tanto obter classificações de excelente, como de muito bom ou de bom, como acontece frequentemente? Ficamos em quê? O cão é bom ou mau?
Cumprimentos
Fernanda
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

segunda jul 25, 2005 2:01 pm

Não acho descabido de todo o que é preciso é ter bom senso, ser-se responsável, saber o que se está a fazer e assumir a responsabilidade perante os cachorrinhos que virão, para isso informe-se com criadores veterinários,bons livros etc...
Dai ser necessário pensar e repensar em todos os inconvenientes, as vantagens acho que seriam menos, apenas o prazer de ter uma cadela filha da sua! e tantas cadelinhas que há a precisar de dono, mesmo as de raça! já nascidas e desmamadas!
a despesa que daria uma gravidez saudável da sua menina e o inicio de vida dos cachorrinhos, supera em muito de certeza a despesa de comprar uma outra S. Berbardo!
Mas isto é só a minha opinião! ;)
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

segunda jul 25, 2005 2:03 pm

o que mais importa é que os pais sejam isentos de doenças genéticas como displasia, tenham pedigree (LOP) e que os filhotes fiquem com pessoas que realmente gostem de cães e não peguem só por "moda".
O criador de fundo de quintal não se preocupa com as doenças que o cão pode transmitir para os filhotes, assim como na maioria das vezes só querem tirar cria na ilusão de que isso vá dar muito dinheiro, então pega aquele cão da esquina e crusa com a cadela bastando ser parecido com o animal da raça.
Não precisa ir em exposições para dizer se o cão é bom ou ruim, conheço uma das melhores criadoras de shar-pei aqui do Brasil e ela simplesmente nunca colocou um cão em exposição.
Os filhos dos cães dela quando vão é uma expo, é certo um BIS.

os filhotes podendo ter LOP dependendo pode até mesmo ser um acressimo na cinofilia.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jul 25, 2005 2:11 pm

ladyxzeus Escreveu: Atendendo à quantidade de cães que há no mundo, só os Criadores devem proceder a cruzas.

E, já agora, para além dessas coisas todas que a sua cadela tem, qual a avaliação que lhe deram em exposição? 8)
Ora nem mais, lady... ;) :D :p

Criadores de vão de escada- BYB-

Todos aqueles que possuem dois ou mais animais, aparentemente da mesma raça, de sexos diferentes e que os cruzam a seu belo prazer, sem o mínimo de cuidado e atenção ao favorecimento da raça.
Cruzam-nos só porque lhe parecem de raça, por vezes nem existindo comprovativos da mesma num ou nos dois cães e sem quaisquer avaliações por Juízes da raça!
Sem quaisquer critérios do que implica uma gestação assistida, cuidada e devidamente planeada., não existindo nem avaliações da raça… nem exames de despistes a possíveis doenças congénitas!

Uns fazem-no por negócio sujo e descuidado. Outros fazem-no por ignorância do que significa a palavra CRIADOR e ainda os outros que até sabem (quanto mais não seja porque andam em fóruns onde o “curso” foi mais que dado e estudado..), mas têm de fazer o “gostinho” ao “bobi” e à “Lulu” porque até têm uns “amigos” e ou familiares que lhe ficam com os cachorros… incorrendo o risco desses virem a procriar no mesmo sistema de BYB!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jul 25, 2005 2:14 pm

ladyxzeus Escreveu: Atendendo à quantidade de cães que há no mundo, só os Criadores devem proceder a cruzas. (1)

E, já agora, para além dessas coisas todas que a sua cadela tem, qual a avaliação que lhe deram em exposição? 8) (2)
(1) Ora, se há muitos cães no mundo os criadores devem ser os primeiros a dar o exemplo e não criarem mais cães, afinal eles criam às dezenas visto terem várias fêmeas a cruzar...

(2) Não vou a exposições porque sempre achei que isso tudo não passavam de "almoços bem pagos" e interesses de todo o género menos da área canina. Acho também que um cão participar numa exposição não passa de um status para o ego do dono, para o cão tanto lhe faz ser campeão ou não campeão. Não critico que participa nas expos, mas a mim não me vêm lá!
Se algum dia, por alguma razão, alguém quiser que a minha cadela seja sujeita a uma avaliação de um profissional, seja criador ou juiz, tudo bem, podem vir, mas eu não vou lá!

São opiniões ;)
zuca_05 Escreveu:
assumir a responsabilidade perante os cachorrinhos que virão
Já estaria previsto:

anúnciar e efectuar as reservas para os eventuais cahorros e depois cruzar a minha cadela?
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jul 25, 2005 2:18 pm

texuga Escreveu: Afinal só aqueles que têm animais para criação e se intitulam criadores é que têm o "direito" de criar cães?
Olá Xuga,

Todos nós os podemos criar. Não há nenhuma lei que proiba alguém de cruzar o seu animal. Agora, não temos é o direito de colocar mais animais neste cantinho retrógado do mundo sem ter a certeza de que vão ser bem entregues. Tem a quem dar/vender a sua ninhada que seja de confiança? Está disposta a recebe-los de volta caso os queiram devolver?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jul 25, 2005 2:19 pm

:o :o :roll: :roll:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

segunda jul 25, 2005 2:22 pm

nynf Escreveu: :o :o :roll: :roll:
E é mentira nynf? Existe algum impeditivo legal para não criar cachorros? Fica com a consciência de cada um.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

segunda jul 25, 2005 2:23 pm

Tem a quem dar/vender a sua ninhada que seja de confiança?
Viva,

Penso que nenhum criador, por melhor que seja, pode garantir que as suas crias "serão bem entregues" a pessoas de confiança.
LuMaria
Membro Veterano

segunda jul 25, 2005 2:25 pm

vitor_neto Escreveu:
Viva,

Penso que nenhum criador, por melhor que seja, pode garantir que as suas crias "serão bem entregues" a pessoas de confiança.
Mas pode seguir o modo como o animal está a ser tratado, isso para mim, faz parte do trabalho de um bom criador.
texuga
Membro Veterano

segunda jul 25, 2005 2:26 pm

leonildecarvalho Escreveu:
ladyxzeus Escreveu: Atendendo à quantidade de cães que há no mundo, só os Criadores devem proceder a cruzas.

Ora nem mais, lady... ;) :D :p

Criadores de vão de escada- BYB-

Todos aqueles que possuem dois ou mais animais, aparentemente da mesma raça de sexos diferentes e que os cruzam a seu belo prazer, sem o mínimo de cuidado e atenção ao favorecimento da raça.
Cruzam-nos só porque lhe parecem de raça, por vezes nem existindo comprovativos da mesma num ou nos dois cães e sem quaisquer avaliações por Juízes da raça!Sem quaisquer critérios do que implica uma gestação assistida, cuidada e devidamente planeada., não existindo nem avaliações da raça… nem exames de despistes a possíveis doenças congénitas!
Uns fazem-no por negócio sujo e descuidado. Outros fazem-no por ignorância do que significa a palavra CRIADOR e ainda os outros que até sabem (quanto mais não seja porque andam em fóruns onde o “curso” foi mais que dado e estudado..), mas têm de fazer o “gostinho” ao “bobi” e à “Lulu” porque até têm uns “amigos” e ou familiares que lhe ficam com os cachorros… incorrendo o risco desses virem a procriar no mesmo sistema de BYB!

Leo
Cruzam-nos só porque lhe parecem de raça, por vezes nem existindo comprovativos da mesma num ou nos dois cães e sem quaisquer avaliações por Juízes da raça!

Resposta:
procurar um macho nas mesmas condições
implica uma gestação assistida, cuidada e devidamente planeada.
Resposta:
texuga Escreveu: falar antecipadamente sobre as minhas intenções com a veterinária dela
nem exames de despistes a possíveis doenças congénitas!
Resposta:
texuga Escreveu: RX com relatório efectuado pelo veterinário confirmando a isenção de displasia da anca e dos cotovelos
até têm uns “amigos” e ou familiares que lhe ficam com os cachorros… incorrendo o risco desses virem a procriar no mesmo sistema de BYB!
E assim me repito:
texuga Escreveu: anúnciar e efectuar as reservas para os eventuais cahorros e depois cruzar a minha cadela?
;)
Xuga
margarido01
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

segunda jul 25, 2005 2:27 pm

[quote=texuga]
Não vou a exposições porque sempre achei que isso tudo não passavam de "almoços bem pagos" e interesses de todo o género menos da área canina. Acho também que um cão participar numa exposição não passa de um status para o ego do dono, para o cão tanto lhe faz ser campeão

Não generalize.
texuga
Membro Veterano

segunda jul 25, 2005 2:34 pm

LuMaria Escreveu:
vitor_neto Escreveu:
Viva,

Mas pode seguir o modo como o animal está a ser tratado, isso para mim, faz parte do trabalho de um bom criador.
Claro que sim LuMaria, mas à partida, fazendo reservas antecipadas, mesmo antes de cruzar a cadela, as pessoas implicadas têm mesmo interesse no animal, não é uma compra por impulso.
De qualquer modo, qualquer pessoa, criador ou não, está sujeita a vender um animal a alguém menos 'próprio' para possuir um cão, só fazendo testes psicológicos é que conseguimos perceber se a pessoa com quem estamos a falar e a entrevistar/interrogar fala a sério ou mente com quantos dentes tem na boca... E eu conheço gente bem mentirosa :roll:

Xuga
Responder

Voltar para “Cães”