Esta é uma questão que eu gostava de ver 'opinada'...
Antes de mais não comecem já a atirar pedras sem primeiro ler o que eu tenho para "dizer" e só depois façam os vossos julgamentos

Vou dar o meu próprio exemplo: Eu tenho uma S. Bernardo, com L.O.P., com microship, vacinas em dia, registo, licença, seguro, alimentação do melhor que há, pelo menos pago como tal, e por fim RX com relatório efectuado pelo veterinário confirmando a isenção de displasia da anca e dos cotovelos. Gostava de ter uma filha da minha cadela. Será "crime" eu procurar um macho nas mesmas condições, falar antecipadamentesobre as minhas intenções com a veterinária dela, anúnciar e efectuar as reservas para os eventuais cahorros e depois cruzar a minha cadela? Serei assim considerada uma criadora de "vão de escada" ou de "fundo de quintal" como muita gente, inclusivé eu mesma

Afinal só aqueles que têm animais para criação e se intitulam criadores é que têm o "direito" de criar cães?
Atenção, não estou a defender ninguém, muito menos aqueles que cruzam as cadelas porque é giro ter ninhadas e depois não sabem o que fazer aos animais nem muito menos pensam antecipadamente nos prós e nos contras das cruzas...

Agradeço antecipadamente as vossas opiniões.
Xuga