segunda jul 25, 2005 10:24 pm
Nancy_Luna
Bem..... e ninguém ajudou , hehehehehe
Guppyes e neons são bons peixes para quem está começando.
Recomendaria um aquário de 40 litros, no mínimo, por causa dos neons, se tu quiseres apenas os guppyes, pode trabalhar com um de 30 litros.
Há uma divergência entre o Ph ideal para estes dois peixes pois para os guppyes seria bom uma água neutra e para os neons uma água ácida, porém, acho que tu deverias acertar a água para os neons em torno de 6,7, os guppyes são pouco exigentes. Para isto, seria bom colocar um tronquinho de madeira como enfeite pois vai ajudar a baixar o Ph.
Mantenha a água em torno de 26ºC que deve atender aos dois peixes.
Quanto ao número de peixes, para estas espécies, pode considerar 1cm de peixe para 01 litro de água (considere o guppy com 5cm e o neon com 4 - isto daria 56 litros para cada guppye e 4 litros para cada neon), desta maneira conseguirá saber quantos peixes cabem no seu aquário.
Recomendo que para cada macho guppy tu coloque 03 fêmes caso contrário elas ficarão estressadas com o constante assédio do macho.
Considere também que a fêmea Guppy pode gerar 20 a 30 filhotes a cada 45 dias, caso tu queiras preservar as crias terá que separar a fêmea em uma criadeira própria pois a mãe come os filhotes e também deverá prever espaço para os peixinhos no aquário. Caso contrário deixe a fêmea dar a Luz ( são peixes ovivíparos) no próprio aquário que os demais peixes irão comer todos os filhotes.
Também há a opção de plantar o aquário ai com sorte algum peixinho irá sobrevires se escondendo.
Para a filtragem adote uma vazão em torno de 5 x o volume do aquário / hora o que deve ser suficiente (verifique na loja onde comprar seu aquário qual o filtro mais indicado - eu desconheço os filtros disponíveis em Portugal)
Quanto a iluminação, precisaríamos saber se tu pretendes um aquário plantado ou não, caso não tenha plantas 0,5 w fluorescente daria (por exemplo 30 litros x 0,5w = 01 lâmpada fluorescente de 15w).
Caso o aquário seja plantado utilize 1 w / litro.
Para o aquecimento adote também 1w / litro de água total - prefira aquecedores com termostato.
Quando montar seu aquário não coloque imediatamente os peixes, deixe a água "ciclar" com os filtros ligados durante uns 30 dias, eu recomendo utilizar um acelerador de biologia (aqui em casa uso o CICLE da NUTRAFIN).
Se quiser passar as dimensões do aquário e informar se pretende plantar, talvez eu consiga ajudar um pouco melhor.