Começo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Nancy_Luna
Membro Júnior
Registado: quarta mar 30, 2005 12:02 pm

segunda jul 25, 2005 7:19 pm

olá a todos :)

Depois de muito pensar decidi comprar um aquario .. adoro peixinhos.. o problema é que tenho medo de comprar peixes a mais para o aquario que é .. Hoje vi um aquario de que gostei bastante .. é 1 pouco alto mas em comprimento é um pouco pequeno ! estava a pensar em ter guppys e neons mas não sei quantos de cada comprar pois tenho medo que o aquario tenha pouco espaço :?.
Pensei em comprar aquele porque de todos os que eu vi é o que "está mais em conta" :oops:

alguém me pode ajudar?

obrigado*;)
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

segunda jul 25, 2005 7:58 pm

nao é descriminar este forum nem coisa k o pareça mas acho k tbm te deverias registar no:
http://www.aquariofilia.net/forum/index.php
é um forum de aquariofilia mto porreiro e com dimensoes superiores a este.
lá te aconselharao e acompanharao o teu aquario.

mas sem monospresar este forum, k de certeza alguem te ira dizer alguma coisa... ;)
pekixa
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 9:18 pm

segunda jul 25, 2005 9:23 pm

olá

P_R essa politica não é nuito bem vista, mas está feito, está feito.

1º Não lhe respondeste à pergunta
2º Anunciar outro fórum, não é bonito

Nancy_Luna Quanto as tuas questões, tb não te vou responder, bem como no aquariofilia poderão dizer te o mesmo que eu te vou dizer, Pesquisa!! Para além de que, para uma resposta mais objectiva possivel terias que dar as dimensões reais do aquário!!

Maria ;)
<p><strong>MaRiA</strong></p>
Franz
Membro
Registado: sábado jun 04, 2005 9:13 pm

segunda jul 25, 2005 10:24 pm

Nancy_Luna
Bem..... e ninguém ajudou , hehehehehe
Guppyes e neons são bons peixes para quem está começando.
Recomendaria um aquário de 40 litros, no mínimo, por causa dos neons, se tu quiseres apenas os guppyes, pode trabalhar com um de 30 litros.
Há uma divergência entre o Ph ideal para estes dois peixes pois para os guppyes seria bom uma água neutra e para os neons uma água ácida, porém, acho que tu deverias acertar a água para os neons em torno de 6,7, os guppyes são pouco exigentes. Para isto, seria bom colocar um tronquinho de madeira como enfeite pois vai ajudar a baixar o Ph.
Mantenha a água em torno de 26ºC que deve atender aos dois peixes.
Quanto ao número de peixes, para estas espécies, pode considerar 1cm de peixe para 01 litro de água (considere o guppy com 5cm e o neon com 4 - isto daria 56 litros para cada guppye e 4 litros para cada neon), desta maneira conseguirá saber quantos peixes cabem no seu aquário.
Recomendo que para cada macho guppy tu coloque 03 fêmes caso contrário elas ficarão estressadas com o constante assédio do macho.
Considere também que a fêmea Guppy pode gerar 20 a 30 filhotes a cada 45 dias, caso tu queiras preservar as crias terá que separar a fêmea em uma criadeira própria pois a mãe come os filhotes e também deverá prever espaço para os peixinhos no aquário. Caso contrário deixe a fêmea dar a Luz ( são peixes ovivíparos) no próprio aquário que os demais peixes irão comer todos os filhotes.
Também há a opção de plantar o aquário ai com sorte algum peixinho irá sobrevires se escondendo.
Para a filtragem adote uma vazão em torno de 5 x o volume do aquário / hora o que deve ser suficiente (verifique na loja onde comprar seu aquário qual o filtro mais indicado - eu desconheço os filtros disponíveis em Portugal)
Quanto a iluminação, precisaríamos saber se tu pretendes um aquário plantado ou não, caso não tenha plantas 0,5 w fluorescente daria (por exemplo 30 litros x 0,5w = 01 lâmpada fluorescente de 15w).
Caso o aquário seja plantado utilize 1 w / litro.
Para o aquecimento adote também 1w / litro de água total - prefira aquecedores com termostato.
Quando montar seu aquário não coloque imediatamente os peixes, deixe a água "ciclar" com os filtros ligados durante uns 30 dias, eu recomendo utilizar um acelerador de biologia (aqui em casa uso o CICLE da NUTRAFIN).
Se quiser passar as dimensões do aquário e informar se pretende plantar, talvez eu consiga ajudar um pouco melhor.
Nancy_Luna
Membro Júnior

terça jul 26, 2005 1:16 am

Ola :)

obrigado pelas respostas ;)

Franz quanto ás dimensões não sei bem :? porque não é um aquario dos mais comuns .. A forma dele é mais ou menos um exágono .. nao sei se já viu á venda em alguma loja ... tem um pouco de altura e depois de comprimento é que não tem muito..e eu acho que da para ter uma planta ou duas .. Gostava de ter pelo menos um casal de gupys e uns 3 neons mas pelo que voce disse um casal de guppys não chega ..
E quanto aos guppys bébes que nascerem posso sempre optar por vende-los ou entregar numa loja,não é? penso que será melhor uma vez que o espaço é pouco(se optar mesmo por aquele aquario).
Se comprar este aquario é mesmo so para começar .. depois mais tarde quando tiver possibelidades compro um maiorzito !
Franz
Membro
Registado: sábado jun 04, 2005 9:13 pm

terça jul 26, 2005 10:23 pm

Nancy_Luna
Aquários exagonais também existem por aqui (Brasil) são estreitos e altos e adequados para peixes pequenos, ficam muito bonitos com um cardume unico de um peixe que por aqui é chamado de foguinho ( Hyphessobrycon amandae) que adultos possuem em torno de 2cm.
Imagem
O problema de uma casal de Guppy é que o macho "procura" a fêmea muitas vezes ao dia e acaba por deixa-la estressada, se isto ocorrer provavelamente a fêmea vai procurar um lugar para se esconder e ficará lá escondida a maior parte do tempo.
Onde trabalho tenho um aquário com guppy e não salvo os filhotes, mas para quem está começando é bem interessante salvar a cria e ver seu desenvolvimento.
Para que o aquário seja plantado tu irá precisar de um substrato fértil e uma boa iluminação, já que está começando, eu particularmente evitaria plantar o aquário.
No lugar de colocar plantas no solo eu faria outro arranjo que fica muito bonito neste tipo de aquário : Colocaria um tronco vertical com altura pouco inferior ao nível de água e amarraria no tronco o musgo de java (Vesicularia dubyiana)

Imagem

Com o tempo o musgo irá cobrir todo o tronco e ficará muito bonito.
Nancy_Luna
Membro Júnior

quarta jul 27, 2005 12:02 am

Muito obrigado franz ..ajudou-me muito! e vou seguir os seus conselhos ;)
também acho que o musco ficará bonito..

Muito obrigado ;)

Vou dando noticias !
Responder

Voltar para “Peixes”