Sociabilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CMNogueira
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Localização: Cães - Rottweiler
Contacto:

quinta nov 21, 2002 2:46 pm

Viva,

Imagem

Imagem

Imagem

A sociabilização dos cães com outros cães, deve começar bastante cedo (desde de cachorro). No entanto, ela deve ser feita de uma forma continuada, até o cão atingir a sua maturidade. Durante a fase de crescimento, vão haver fases em que o cão parece querer esquecer o que lhe foi ensinado e as normas que lhe foram impostas. Em determinadas raças como o Rottweiler, as pessoas entram em panico.Nunca se deve ceder ou cair na asneira de dizer: O meu cão modificou-se...Ele, não era assim.

O cão srd (Robby) que vem na foto, foi um cão que encontrei e que consegui que um vizinho ficasse com ele. O Panzer, não o podia ver pela frente. Esta situação, causava-me um problema, porque o cão durante a maior parte do tempo anda solto na rua. Quando queria sair de casa era um “festival”. O cão encostava-se à porta e o meu Rottweiler não gostava. Atirava-se violentamente contra o portão. Estar a segurar num e a afastar outro, não é facil, bem como provoca uma furia maior no que está preso.

Um dia decidi fazer um “frente a frente”. Esta situação só deve ser feita quando um dos cães, com um grau muito elevado de certeza, se submete.
Como medida de segurança adicional à trela, coloquei um colar electrico no Panzer. Atenção: Este tipo de metodo, só deve ser usado em situações pontuais e com conhecimentos sobre o mesmo. Não é um metodo de educação ou correcção para o dia-a-dia.

Fui treinar o Panzer para a rua. O Robby (srd), apareceu logo pronto para a brincadeira. O Rottweiler reagiu de forma negativa. Com um puxão na trela, iniciei o comando junto. O srd, sempre atrás dele e a mordiscar-lhe as pernas tirava-o do serio. Mantive-me firme, ignorei a presença do cão e continuei o treino. A espaços o Panzer voltava a cabeça para trás e com uma rosnadela (era de imediato corrigido – puxão na trela e comando junto) de leão, tentava intimidá-lo.

Mais à frente, continuando a ignorar a presença do srd,iniciei a brincadeira com o Panzer. Quando me apercebi que o Panzer estava tranquilo e divertido, soltei-o. Nesta altura, o outro passou a correr para desafiá-lo. As orelhas levantadas e a sua pose esticada, evidenciavam sinais de: Passas aqui outra vez...

Imediatamente disse-lhe Nãaaooo. Comecei a brincadeira novamente. Prolongando a situação, o outro cão de forma submissa, foi-se aproximando (parecia um crocodilo). O Panzer muito atento, acabou por o cheirar. A cada movimento timido do srd, vinha uma rosnadela.
Nesta altura, chamei o meu cão e voltei à brincadeira. Haviam sinais evidentes de uma abertura (desde que não desafiado) por parte do Panzer.

Poupo-vos o resto dos detalhes, mas foi giro, principalmente quando o srd fez uma pega de caras (ou focinho) ao Panzer. Hoje, conforme as fotos o comprovam, são amigos e brincam em conjunto.

A foto onde estão os três, a cadela estava com o cio. Mesmo assim, o Panzer consentiu a sua presença. Inclusivé dentro de minha casa. Uma vez fui dar com os dois deitados junto ao canil onde estava a cadela.

Nunca se sintam desencorajados por uma situação mais “ameaçadora”. Vale a pena tentar e perder tempo com o vosso cão.

O que sei hoje (com muito para evoluir) aprendi numa escola de adestramento e com a experiencia resultante de uma observação e convivencia muito grande com os meus cães. As escolas de adestramento, são um local previligiado para sociabilizar os cães.
rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

quinta nov 21, 2002 3:08 pm

Cláudio,

Estive a ler o seu relato sobre o Rotweiller e tenho um problema semelhante. Há 3 semanas adquiri um pastor alemão com 2,5 meses e há uma semana ofereceram-me um Labrador que encontraram perdido ou abandonado com 1 ano. Já tentei fazer a aproximação entre os dois mas a reacção do Labrador (Zorba) não foi das melhores. Rosnou e tentou mesmo atacar o Pastor Alemão (Bock). Da 2ª vez já foi um bocadinho melhor mas acabou da mesma maneira. Não sei que hei-de fazer para que os dois se dêm bem. Tenho medo de arriscar ir mais longe, pois o Bock é ainda muito pequenino e o Zorba é muito grande. Estou a pensar em colocar o Zorba numa escola de adestramento para tentar resolver o problema de sociabilidade, no entanto até lá o que é que posso fazer. Que é que me aconselha a fazer, dada a sua experiencia?

Rita Cardoso
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

quinta nov 21, 2002 6:40 pm

Olá Paulo,

Eu tenho uma dúvida. O meu cão (um cocker) parece-me socializado. Ele dá-se às mil maravilhas com crianças, adultos, barulhos, ruas movimentadas e inclusivé outros cães. O problema é que desde há pouco tempo começou a dar-se mal com cães grandes, do género a rosnar-lhes e a mandar-se a eles. Um amigo nosso tem um rott, que é a coisa mais doce que existe, mas ele assim que o vê nem sequer dá o benefício da dúvida. Começa logo a rosnar (e duma maneira :o ). No entanto, se for rott bebés, ele brinca e salta e desafia-os para brincarem (e presumo que não seja pelo facto de serem cadelas). O meu grande problema é que vou tb ter uma cadela rott, e estou um pouco preocupada em que ele tb tenha esta reação com ela...... o que poderei fazer para ele deixar de ter esta reação?
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

quinta nov 21, 2002 6:51 pm

Não era paulo, era cláudio.... peço desculpa.....
Eu sou um bocadinho disléxica..... :roll:
CMNogueira
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Localização: Cães - Rottweiler
Contacto:

sexta nov 22, 2002 2:30 am

Viva,
Um amigo nosso tem um rott, que é a coisa mais doce que existe
Booommm...quanto ao Cocker e ao Labrador dado estar-mos a falar de raças, candidatas a potencialmente perigosas... :lol:

Agora a sério:

Labrador e Pastor Alemão:

O Labrador em questão deve ser um cão com pouca sociabilização e acima de tudo pouco habituado a regras e a educação. Esse problema, e como disse deve desde já ser corrigido. De preferência numa escola de adestramento.

O que lhe posso aconselhar é a supervisionar o relacionamento dos dois cães. O pastor, como cachorro, não mede as consequências dos seus actos. Saltar para cima do Labrador, morder-lhe, disputar um brinquedo, etc, pode não ser visto com bons olhos pelo o outro cão.

Algumas dicas:

Coloque uma coleira e trela no Labrador. Brinque com ele, próximo do Pastor (peça a alguém para controlar o cachorro).

Sempre que o Labrador tiver uma atitude negativa, repreenda-o: Puxe a trela com firmeza e siga na direcção oposta. Diga: Não. Passado alguns instantes volte à brincadeira com o Labrador (Guloseimas pelo meio). Sempre que haja atitude negativa repita o anterior explicado.

Não coloque brinquedos ou qualquer outro objecto que seja passível de disputa, junto dos cães. Acabou de brincar, guarda os brinquedos. Se o cachorro puder estar separado, então tudo bem.

Obs – Vá passando junto da pessoa que está a controlar o cachorro. Sempre que se cruzar, distrai-a o Labrador com brincadeira. As reacções positivas: indiferença ao cachorro ou brincadeira com este devem ser premiadas com festas e guloseimas.

Se a situação for mais complicada, coloque-lhe um açaimo. As repreensões agora devem ser um pouco mais “severas”. O cão ao ser repreendido deve ser obrigado a deitar-se (com a trela curta, force o cão a deitar-se) e a ficar imóvel.

Passado alguns instantes, do cão se acalmar, brinque com ele. Todas as repreensões devem ser acompanhadas da palavra Não.

Em ultimo caso, deve deitar-se sobre o cão (Diga:Não,Não, Não), e permanecer uns minutos sobre este. Ao levantar-se ignore o cão. Alguns instantes mais tarde, volte à brincadeira.

Imagem

Só mediante a observação das reacções do cão poderia aconselhar algo de diferente, daí ser aconselhável procurar uma escola.

Cocker:

Em relação ao Cocker, aconselho a aplicar os mesmos métodos, quando ele se cruza com determinados cães. Poderá ser uma questão de falta de confiança, perante cães maiores. O medo pode provocar essa reacção.

Quanto à cadela Rottweiler, se for introduzida desde cedo (em cachorra), não deverá ter problemas de maior. Ele irá acompanhar o seu crescimento. Talvez até seja positivo. Não se admire, apesar de tudo, de o Cocker vir a ser o líder.

Dado tratar-se de macho e fêmea e irem crescer juntos, não creio que tenha problemas. Com a introdução da cadela na casa, o Cocker nesse período, deve ser tratado sempre em primeiro lugar (o que me custa dizer isto :lol: ) e ter a maior atenção. Gradualmente, tentará equilibrar as coisas.
rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

sexta nov 22, 2002 10:57 am

Obrigado Cláudio, pelas dicas. Vou tentar fazer como disse. Em relação à escola, estava mesmo a pensar pô-lo numa, pois acho que é muito util para o relacionamento do Zorba com outros cães. Além disso, é uma forma dele aprender a andar de trela ou sem trela, mas sempre ao pé de mim, pois é uma aventura cada vez que vou com ele à rua.

Pareço uma maluquinha a gritar.... "para o lado!!!" "devagar" "para o lado" "devagar". :x

Já estive a ver na net escolas de adestramento. Recomenda-me alguma?
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

sexta nov 22, 2002 11:25 am

Obrigada pelas dicas....
CMNogueira
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Localização: Cães - Rottweiler
Contacto:

sexta nov 22, 2002 11:34 am

Viva,

Pessoalmente, frequento a Agidog e estou satisfeito com os resultados. Contudo, não vou recomendar esta ou outra escola, não seria correcto.

Existem algumas boas escolas, pelo que aconselho a visitá-las e a efectuar um contacto pessoal com os responsáveis.Será sempre importante ter os seus objectivos definidos afins de ter a orientação adequada por parte do treinador.

Assista a algumas aulas e verifique os métodos utilizados. Veja se os mesmos são na base do jogo, brincadeira e recompensa. Esteja atenta a como são feitas as correcções, quer ao cão quer ao dono.

Verifique como os cães são tratados, quando pontualmente, são conduzidos pelo treinador. Confiava-lhe o seu cão?

Aperceba-se, se o relacionamento entre os alunos e o treinador é saudável. Mesmo tratando-se de aulas conjuntas, esteja atenta e verifique se os alunos mais recentes, ou desajeitados, tem a devida atenção.

Nos intervalos fale com as pessoas e ouça as diversas opiniões.

Boa sorte e bom trabalho.

Obs. – As escolas de adestramento canino, poderão ser um óptimo lugar para a sociabilização dos nossos cães, um excelente local para exercitar o nosso cão e não menos importante, um local onde as pessoas trocam experiências.
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

sexta nov 22, 2002 12:19 pm

Olá Cláudio,

Também eu tenho o mesmo problema :? .
Quando a Educacão tinha as suas instalações na Charneca de Caparica, eu andava lá com o Berg (setter) e levava sempre a Sasha (boxer) - o Berg tinha treinos, porque era (e é) um destravado, tendo eu recorrido a uma escola para melhorar o seu comportamento e obediência. A Sasha acompanhava-nos, embora nunca tivesse treinos, visto que, apenas com os ensinamentos da familia sempre foi uma cadela obediente, não havendo por isso necessidade de treiná-la na escola. Fazia questão de a levar, para que pudesse usufruir da convivência com outros cães, por forma a que fosse sociabilizada. Quando as aulas terminavam, todos os cães brincavam e a Sasha apesar de nunca ligar aos outros cães, não lhes fazia mal, mas brincava apenas com o Berg, ignorando a presença dos outros que se iam metendo com ela. Já o Berg, para além da Sasha adorava brincar com todos, principalmente com uma cadela Bull Terrier. Até aqui tudo bem...
Acontece que, a dita escola já não existe na Charneca, tendo o Berg deixado as aulas e a Sasha deixado de conviver com outros cães. Quando a passeio na rua, se vê outro cão e estiver presa, ladra e rosna que nem uma desalmada, já se estiver solta, corre em direcção ao animal, cheira-o e volta para junto de mim (normalmente é assim, salvo raras excepções).
Agora mudámos de habitação, e na moradia em frente à nossa vive um cão (arraçado de pastor alemão), que, sentido-nos como intrusos ladra imenso. A Sasha ganhou-lhe um ódio de morte, e não perde uma oportunidade para se atirar ao portão dele, sendo o cabo dos trabalhos para a tirar de lá. Tem este tipo de comportamento com o Becas (cão do vizinho) e com todos os outros que à sua passagem lhe ladrem. Não há NÃOS, nem açoites, nem puxões que a demovam - ela fica cega de raiva.
Toda esta situação me causa um enorme transtorno, já que não é possível levá-la a passear na minha rua; tenho que ir para outro lado, só que no precurso, lá vou eu a reboque, pois ela quer atirar-se a tudo o que é portão e cão que está a ladrar com a sua presença.

Já não sei o que fazer :roll: . Ainda ontem, fui passear com ela e com o Berg para um descampado, pensado que ali estaria em segurança. Soltei-os, quando de repente apareceu do nada uma pequena matilha de três cães abandonados (julgo) que lhe ladraram. A Sasha nem pensou duas vezes, atirando-se a um deles. E claro, o Berg é sociável, mas quando vê a Sasha em apuros, junta-se à festa. Resultado, como os outros fugiram, os meus foram atrás deles e foi o cabo dos trabalhos para conseguir apanhá-los. O que vale é que fui com o meu namorado... pois quando vou sózinha levo um de cada vez, já por causa destas possíveis confusões.

O que tenho vindo a notar, é que desde a mudança e do ódio que ganhou pelo Becas, a Sasha está a tornar-se cada vez mais agressiva para outros cães :( ... então se lhe ladram, o caldo está entornado...

Saudações,

Filipa.
rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

sexta nov 22, 2002 12:21 pm

Mais uma vez obrigado.

A AGIDOG já foi um dos contactos que eu fiz. Agora falta ir conhecer a escola pessoalmente. A minha ideia é visitar 2 ou 3 escolas e depois optar por uma, precisamente. Mas claro que todas as opiniões são importantes.

Até breve. Saudações.

Rita
Responder

Voltar para “Cães”