Caros Amigos dos Animais:
Venho por este meio fazer um Comunicado em nome da Associação “Os Amigos dos Animais de Almada” (AAAA) que tem como objectivo clarificar e, em particular, desmentir um email/post que anda a circular pelas nossas caixas de correio. O email tem origem num post do grupo InfoNature.Org e tem igualmente sido divulgado pelo grupo de discussão Gav Animal, e denomina-se FÉRIAS E ANIMAIS ABANDONADOS.
Para quem ainda não teve conhecimento deste email/post poderá consultá-lo na integra em: http://www.phpbbforfree.com/forums/info ... 2.html#662.
O meu comunicado (em nome da AAAA) pretende-se em particular com o que está escrito nos itens Campo de animais refugiados na Aroeira e Novo canil será modelo europeu, que dizem respeito à Associação “Os Amigos dos Animais de Almada”.
Para melhor compreensão da razão deste comunicado, apresento em seguida a parte do email/post a que me irei referir:
[quote][b]Campo de animais refugiados na Aroeira [/b]
Quase meio milhar de cães e gatos sobrevivem entre lixo, moscas e ratazanas, num canil improvisado na Aroeira, no concelho de Almada, paredes-meias com várias moradias. Todos eles foram abandonados pelos donos e recolhidos pela Associação de Amigos dos Animais do Concelhos de Almada (AAACA) num terreno privado de dois hectares que se assemelha a um campo de refugiados.
Alguns cães arrastam pelo perímetro a magreza e as mazelas das doenças, por entre carros abandonados e inúmeras covas que lhes servem de ninho. Junto à cerca, uma cadela em pele e osso aninha-se num buraco com as crias, indiferente às dezenas de moscas que teimosamente varejam em torno, e vai engolindo por inteiro uma ratazana. Para lá de alguns cubículos habitados por animais com um ar saudável, moram mais de duas centenas de gatos, encerrados numa casa de madeira.
O espaço tem sido utilizado, desde 1983, sem que tivesse havido licenciamento da Câmara de Almada e apesar dos ofícios das autoridades de saúde do concelho a propor o encerramento das instalações, devido aos riscos para a saúde pública. A recolha começou a ser feita por uma mulher que morava na propriedade, antiga companheira do anterior proprietário, que pediu a ajuda da AAACA para cuidar dos animais.
Protestos de moradores
Os moradores da zona têm enviado diversos abaixo-assinados à autarquia e ao Ministério da Saúde, desde há 17 anos, para que ponham termo à instalação. "Algumas pessoas já abandonaram as casas que tinham aqui, porque é insuportável o cheiro nauseabundo e a quantidade de moscas, para além de existirem perigos para a saúde", disse ao PÚBLICO Maria Graça Valente, proprietária de uma moradia contígua ao canil.
O assunto foi remetido às autoridades de saúde locais, que enviaram diversos ofícios à Câmara de Almada para fechar as instalações, mas os responsáveis autárquicos consideram que se trata de um problema sensível, que não poderá ser resolvido com o simples abate dos animais. Segundo a vereadora do Urbanismo, Fátima Mourinho, a Câmara Municipal tem procurado um lugar alternativo, mas os únicos espaços que possui situam-se junto de urbanizações. Segundo a autarca, a única solução é transferir o canil para terrenos do Estado, situados na área de paisagem protegida, o que depende de uma autorização do Instituto de Conservação da Natureza (ICN).
Na segunda-feira passada, foi apresentada ao ICN uma proposta que está a ser analisada pelo Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado, mas só no final de Setembro é que será conhecido um parecer. Em último caso, a Câmara de Almada terá de eliminar várias centenas de animais, conforme a notificação das autoridades sanitárias.
[b]Novo canil será modelo europeu [/b]
A AAACA tem sido incapaz resolver sozinha o problema, por falta de verbas. Os cuidados diários dos animais têm sido garantidos por alguns voluntários e a alimentação provém das sobras de algumas empresas e de instalações militares da região, a par das rações oferecidas por associados e outras instituições do género, ente as quais se destaca a Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais (LPDA).
Esta associação tem sido o principal apoio da AAACA e disponibiliza-se a apoiar a construção do novo canil com dez mil contos. "São verbas para um projecto da Liga, mas se a obra arrancar a curto prazo nós disponibilizamos o dinheiro para o projecto", afirmou Maria do Céu Sampaio, presidente da LPDA.
Na quinta-feira passada, foi apresentado à Câmara de Almada um modelo europeu de referência para o novo canil, que, garante a LPDA, se integrará perfeitamente na reserva ecológica natural. A instalação permitirá a visita de crianças e aos visitantes será oferecida a possibilidade de custear a manutenção de um animal, ajudando-o com donativos. "Poderão adoptar um animal, que ficará durante a semana no canil, e passeá-lo ao fim-de-semana", adiantou aquela responsável.
A capacidade do novo canil não ultrapassará os 150 utentes, o que obrigará a uma campanha de adopção para encontrar um destino para os restantes animais, alguns dos quais deverão ser abatidos. A LPDA irá fazer um rastreio de doenças no canil da Aroeira e prontifica-se a custear a desparasitação e a esterilização das fêmeas.
Vai ser aberta uma conta bancária para angariar fundos para a construção do novo canil, visto que os apoios do Estado são inexistentes. "A Associação de Almada tem alvará de utilidade pública e tem colmatado uma necessidade que o Estado não satisfaz, mas nunca recebeu qualquer apoio público", acusa a presidente da LPDA.[/quote]
[b]Dado isto, o Comunicado é o seguinte:[/b]
Sou voluntária e membro da Direcção da Associação “Os Amigos dos Animais de Almada (AAAA) (no total à cerca de 4 anos) e foi com grande choque que li esta notícia, porque tudo o que se refere à nossa associação É PURA MENTIRA!
1.º - A Associação que tem a seu cargo o canil da Aroeira chama-se Associação “Os Amigos dos Animais de Almada” (AAAA) e não Associação dos Animais do Concelho de Almada.
2.º - Há mais de 5 anos que não albergamos gatos e no total temos 200 cães à nossa guarda.
3.º - TODOS OS NOSSOS CÃES comem granulado (temos um acordo com uma empresa de fornecimento de alimentos para animais) e têm boxes próprias com casotas e um espaço ao ar livre.
4.º - Apesar de por vários motivos não podermos fazer obras de fundo no nosso canil, as nossas instalações estão longe de se parecer com um campo de refuriados. Os nossos cães, outrora abandonados e maltratados, sentem-se muito felizes connosco e temos vários visitantes que dizem que “Nunca vimos nenhum canil, onde os cães estivessem tão contentes”.
5.º - TODOS OS NOSSOS CÃES recebem tratamento veterinário e estão vacinados e desparasitados.
6.º - Uma das principais preocupações da actual Direcção tem sido a esterilização das cadelas que estão no canil e as que são adoptadas. Sendo assim, não há gravidezes nem ninhadas de cães que nasçam no canil, e temos a preocupação de contribuir para reduzir o número de animais abandonados no futuro.
7.º - Apesar de não termos o apoio da Câmara Municipal de Almada quanto à compra e direitos sobre o terreno do canil, todos os resíduos produzidos no canil são recolhidos em sacos e contentores próprios pelos serviços da câmara.
8.º - Quanto ao novo canil, que muito prespectivamos e ansiamos não é por temos um “campo de refugiados” mas é porque as nossas instalações já não são novas e precisam de obras de fundo que não podemos fazer por não termos plenos direitos sobre o espaço do canil. Um importante passo para a associação será a Câmara Municipal apoiar-nos na aquisição de um terreno onde tenhamos plenos direitos de construir infraestruturas de base com mais qualidade e constituir uma mais valia para os bens detidos pela associação. O actual terreno do canil está sujeito a inúmeras pressões imobiliárias por ao longo dos anos ter sido gradualmente rodeado por habitações e estar agora totalmente inserido na malha urbana, o que não permite que nos mantenhamos lá por muitos mais anos.
A notícia anterior deve ter muitos anos (mais de 10 anos) e lançada nesta altura é uma incoerência MUITO GRAVE, que pretende pôr em causa todo o trabalho voluntário e dedicação de dezenas de pessoas que contribuiram e contribuem para construir uma obra saudável e benemérita que tem como único objectivo AJUDAR E APOIAR OS ANIMAIS!
Convido a TODOS A VISITAREM O NOSSO CANIL e verem com os seus próprios olhos a realidade dos cãezinhos que albergamos e dos voluntários que dedicam horas e horas do seu tempo só para dar qualidade de vida aos animais que albergamos.
Se estiverem interessados, enviem-me um email para [email protected] e combinaremos uma visita.
Poderão também visitar o nosso site: www.aoaaa.web.pt e ver fotos de alguns dos cães que temos para adopção e vocês dir-me-ão se vos parece que estes cães estejam a ser maltratados ou negligênciados...
Aguardo o vosso contacto.
Até Breve.
Atenciosamente,
Sónia Fonseca
(Voluntária e Membro da Direcção da Associação “Os Amigos dos Animais de Almada)
(www.aoaaa.web.pt)
PELOS ANIMAIS, PELA VIDA!
COMUNICADO IMPORTANTE Ass"Os Amigos dos Animais de Almada"
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 2243
- Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
- Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
- Contacto:
Olá boa noite
É com alguma tristeza que vejo que ainda há pessoas que tentam envenenar o bom trabalho que a actual direcção dsta associação tem vindo a fazer ao longo destes ultimos anos.
Da mesma forma que acusei no inicio, antes desta nova direcção, tb tenho o dever moral de vir aqui informar que actualmente o canil da aroeira apesar de não ter condições de sonho em espaço fisico tem sem duvida alguma pessoas que se preocupam com os animais que estão ao seu cuidado. Aliás louvo a sua presidente pois é altamente "viciada" em esterilizações o que na minha modesta opinião é a postura correcta de quem está á frente de um albergue de animais abandonados.
Por isso e não querendo alongar acho que não se deve falar sem ter conhecimento real da coisa e não prejudicar o bom trabalho que tem vindo a ser realizado pela AAAA.
Sandra Albuquerque
É com alguma tristeza que vejo que ainda há pessoas que tentam envenenar o bom trabalho que a actual direcção dsta associação tem vindo a fazer ao longo destes ultimos anos.
Da mesma forma que acusei no inicio, antes desta nova direcção, tb tenho o dever moral de vir aqui informar que actualmente o canil da aroeira apesar de não ter condições de sonho em espaço fisico tem sem duvida alguma pessoas que se preocupam com os animais que estão ao seu cuidado. Aliás louvo a sua presidente pois é altamente "viciada" em esterilizações o que na minha modesta opinião é a postura correcta de quem está á frente de um albergue de animais abandonados.
Por isso e não querendo alongar acho que não se deve falar sem ter conhecimento real da coisa e não prejudicar o bom trabalho que tem vindo a ser realizado pela AAAA.
Sandra Albuquerque
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 2355
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Localização: Vários
- Contacto:
Não te preocupes... basta ver as últimas campanhas da LPDA para perceber que infelizmente a D.ª Maria do Céu Sampaio já não está na posse de todas as suas faculdades... será sobretudo da falta de b12... eu não ligava e andava para a frente e continuava a fazer um trabalho meritório... a LPDA está a tentar não perder a competição para a ANIMAL nas posturas idiotas e como tal imita a PeTA a disparar em todas as direcções para chamar a atenção... não ligues e como dizem os ingleses "keep up the good work" 

<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

Não perdem uma! Deixe lá os pratos de cada um em paz...casadiscaes Escreveu: será sobretudo da falta de b12...

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 2355
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Localização: Vários
- Contacto:
Foi ela que confessou num debate televisivo em que eu também participei, que era vegetariana embore se escudasse na altura com "razões de saúde"...LuMaria Escreveu:Não perdem uma! Deixe lá os pratos de cada um em paz...casadiscaes Escreveu: será sobretudo da falta de b12...![]()

<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Mensagens: 2355
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Localização: Vários
- Contacto:
Mas tem algum contributo a fazer ou é só para ser do contra?Topei Escreveu: O teu comunicado não é aprovado pela associação.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Mensagens: 2243
- Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
- Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
- Contacto:
Essa senhora ainda tá no activo
Vai lá vai por isso é que a LPDA não anda no tempo.





Vai lá vai por isso é que a LPDA não anda no tempo.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Mensagens: 40
- Registado: quarta abr 06, 2005 9:01 am
- Localização: uma cadela, um cão e um gato
Olá ! Faz este sábado 8 dias que visitei o canil da aroeira e tenho a dizer que achei os animais muito bem tratados, sem bichos, com um amplo espaço com sombras pra correrem e brincarem . Não me apercebi nem de maus cheiros nem de moscas ! Saí de lá muito bem impressionada ! E quem tiver dúvidas que vá lá e veja com os seus próprios olhos !