Fang, quando li o seu post fiquei inicialmente sem saber sequer o que ou como responder. Para alem dos insultos mandados ao ar sem explicação, razão ou o minimo de senso, também fiquei atarantada com a maneria como fala da situação como se como se me conhecesse ou as condições do caso da minha ave, ou como se todos os casos fossem na verdade iguais e portanto pudesse chegar a mesma conclusão em todos.
Vou tentar responder por partes...
Não sei se é ingenuidade da sua parte, se má vontade...
Como não me conhece, talvez devesse acrescentar a opção "ou se não é nenhuma das duas" ou, já agora, uma vez que não me conhece mesmo, não por sequer estas duas hipoteses, uma vez que por adjectivos destes a alguem não deve ser feito sem boas razões(Inexistentes neste caso), seja num forum ou não
Sabe quantas pessoas adquirem aves selvagens ilegais e inconscientemente, por terem visto uma bonita ave numa gaiola recolhida por alguem???
Sei de facto perfeitamente do problema das capturas, alias se se lembra tivemos varios "passarinheiros" a pedir conselho por aqui, e eu propria os tentei fazer ver como isto era errado(privar aves da sua liberdade) e ilegal. Sei também de como milhares morrem, e não percebi bem porque fez questão de mencionar esta parte uma vez que nem suporta aquilo de que me está a tentar acusar. Quanto a razão de eles as capturarem, são varias e todas elas más. O que nos leva a esta parte:
É que inconscientemente está a fomentar o comércio ilegal, e consequentemente a captura dessas espécies cada vez que alguem observa o seu verdilhão na gaiola e acha o máximo.
Quando alguem ve a minha ave, o que se aplica a um numero reduzido de pessoas devido ao sitio onde vivo, faço questão de frisar que não estaria em cativeiro se houvesse a outra hipotese, e de lhes explicar o que aconteceu. Mesmo que não o fizesse, o que está a dizer é como culpar as pontes pelos suicidios. Se alguem visse a minha ave e pensasse que queria uma ave do género, seria consoante a consiciencia dessa pessoa, e não da minha, se ela a cpaturaria ou tentaria arranjar de modo legal.
E o mais engraçado é que eu e muita gente tem recuperado e criado estas aves para posterior libertação. Porque será que outros teimam em ficar com elas eternamente engaioladas?? Claro que depois passa um ano de cativeiro e batatas, já a libertação é contraproducente... Mas no fundo as pessoas sempre pensaram ficar com a ave para elas, portanto... a conversa do "coitadinho que poderá não ter hipoteses de sobrevivencia em liberdade", é pura hipocrisia.
Isto não tem nada a ver com a minha situação e pelo que me parece com a da forista que começou o topico, e gostava de saber com que direito é que pode dizer esta generalidade e agira como se todos os casos se aplicassem. Eu dizer que fiquei com o passaro porque achei que erq o melhor para ele é hipocrisia? Por favor...
Na altura em que o Snidget veio já eu tinha várias aves e outros animais na minha responsabilidade, e não era minha intenção ter outro - se fosse, podia muito simplemente arranja-lo de modo legal e que muito menos problemático. De resto o meu gosto por aves sempre foi mais inclinado para os psitacideos, era nestas aves que me tencionava focar. Gosto de todos os meus animais, mas se na altura escolhesse entre os pássaros só tinha psitacideos. Manter o verdilhão não é de maneira alguma um fardo, gosto dele, mas não venha com tretas que fiquei com ele por interesse meu! Como obviamente não sabe, considerei e informei-me acerca da possibilidade de o libertar, quando começou a comer sozinho, considerando as possibilidades de sobrevivencia. Foi esta a conclusão a que cheguei, como sendo melhor para ele
Secalhar até me enganei, talvez ele tivesse conseguido lá fora, mas foi a conlusão a que cheguei na altura e eu tinha inclusive me informado com pessoas que tinham estado em situações parecidas.
Tente rever aquilo que sabe antes de fazer juizos. E mesmo que depois disso discorde, seja civilizado, os insultos não levam a lado algum e só dão falta de credibilidade ao que diz!