Encontrei este caso na net, de início fiquei chocada, depois comecei a pensar. Será isso maldade, ou instinto de sobrevivência? Será que continuarão os animais de rua sofrendo desta maneira?
Fome foi a justificativa dada por um homem no sábado para se alimentar da carne de vira-latas na Capital. Lauro Pereira Ribeiro, 28 anos, admitiu ter abatido pelo menos quatro cachorros em pouco mais de 10 dias em um terreno baldio da Zona Sul. Moradores e comerciantes da Avenida Cavalhada chamaram a polícia chocados com a situação.
O primeiro animal, segundo testemunhas, foi recolhido por Ribeiro há cerca de 10 dias depois de ter sido atropelado. Na quinta-feira passada, a comerciante Jacqueline Marchese, 41 anos, viu Ribeiro com outros dois animais mortos entrando no terreno.
- Eles já estavam sem a pele. Ele tira o couro inteiro com um espelho e lava a carne em uma torneira que fica do lado de fora de um comércio. Depois fica lá assando e comendo - contou Jacqueline.
Por volta das 15h, a fumaça no interior do terreno alertou novamente os moradores.
Ribeiro havia iniciado mais uma fogueira para se alimentar. A carne estava sendo cozida com cebolas em uma lata. Antes mesmo de retirar do fogo, Ribeiro provava o caldo com uma colher e não se surpreendeu com a chegada da vizinhança e da reportagem. Sem nenhuma cerimônia, continuou a preparar a sua comida canina.
- O que tu queres que eu faça? Eu estou com fome e vou comer. O cachorro até era meu amigo, mas ele estava muito sozinho e triste - disse o homem de 28 anos, contando ainda como matou o cão com uma pedra.
Ao lado do fogo e da carne crua que ainda ia ser consumida, a pele de um cachorro preto e branco esticada como um tapete em uma pedra foi reconhecida por duas mulheres. A funcionária pública Dilcéia Souza Alves, 56 anos, e a comerciante Rosa Maria Norte Pereira, 47 anos, identificaram o cão Igor, um dos 10 animais de rua que costumam alimentar todos os dias.
- Aquele é o Igor. Ele dormia nas casinhas que fizemos e acompanhava as crianças do bairro. Estamos revoltados e com medo dele. Esse homem precisa de ajuda e ninguém faz nada. A Brigada já disse que a família dele é que deve fazer alguma coisa - disse Dilcéia.
O terreno onde Ribeiro dorme e se alimenta é protegido por um portão e fica ao lado da Associação Assistencial Paulo Rogowski. Ribeiro tem acesso livre ao local, que seria de propriedade da entidade.
Por volta das 17h, o grupo de moradores chamou pela segunda vez a Brigada Militar, que compareceu ao local. Dois soldados do 1º BPM levaram Ribeiro para o Pronto-atendimento Cruzeiro do Sul, na Vila dos Comerciários, zona sul da Capital. Conforme a assessoria da Secretaria Estadual da Saúde, ele foi medicado pelo psiquiatra de plantão e ficou em observação por 24 horas, onde receberia alimentação e higiene.
Bia Santos, diretora técnica da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), se surpreendeu:
- Nunca ouvi falar do assunto. Nenhum morador da Cavalhada nos comunicou. É um caso para o atendimento de rua da Fasc. Essa é uma situação nova e nunca registrada. Pelo contrário, muitos moradores de rua não querem ir para o abrigo porque não querem deixar seus cachorros. Já tivemos de abrigar cachorros por conta disso. Este é um caso totalmente particular e vamos assumir a situação.
Mendigo se alimenta de cães
Moderador: mcerqueira
-
hotrodder
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am
ja esse garnde poeta Gabriel o Pensador nos dava conta dessa realidade no seu album lançado em Portugal em 1994/95. a musica chama-se rap do 175 para quem quiser confirmar
abraço
abraço
Para mudares o mundo começa sempre por fazer aquilo em que acreditas.