queda de carapaça

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
carapaca
Registado: sábado jun 18, 2005 9:55 pm

terça ago 02, 2005 1:57 pm

ola ppl, tenho uma tartaruga e um cágado, gostava de saber se quando eles estão a largar" as escamas da carapaça se tenho de colucar calcio na àgua para fortalecer as novas escamas.

já agora gostava de saber com que frequencia devo mudar a àgua, porque ainda nao tenho nenhum lago com um sistema de filtro para limpar a àgua.

:lol:
JedyKnight
Membro
Registado: quinta jul 28, 2005 2:02 am

quarta ago 03, 2005 8:38 am

Pela pouca experiencia que tenho deves ter sempre uma pedra de calcio na agua mas para manter a carapaça forte, em termos de largar escamas parece que é normal. Quanto a troca de agua isso é que é mais critico, aconselho-te vivamente a comprar um filtro de preferencia externo, eu antes nao tinha nenhum e em 2 dias ja nao conseguia ver as tartarugas no aquario de tao suja que a agua estava. Se as queres ver felizes e contentes e sem apanhar nenhuma doença sugiro que troques de 2 em 2 dias a agua ou entao que compres um filtro e troques de semana a semana. Pelo menos é o que tenho lido, eu comprei o meu filtro a pouco tempo mas ja vai passar uma semana e a agua ainda esta muito boa.
triton
Registado: quinta jun 30, 2005 11:30 am

quarta ago 03, 2005 10:07 am

Olá,

As escamas que encontras na água fazem parte do processo normal da muda da pele (a carapaça é uma estrutura óssea coberta por pele e esta camada é mudada regularmente de modo a acompanhar o crescimento do animal).

Os blocos de cálcio não fazem nada a não ser sujar a água. Todos os répteis só fazem absorção de cálcio via oral e como a maior parte dos blocos de cálcio não se dissolve (fica antes em suspensão na água) as tartarugas acabam por absorver virtualmente nada.

Para fornecer cálcio deve ser dada uma alimentação equilibrada (NUNCA os Gammarus!!!) e que deve ser suplementada 2 a 3x semana com uma fonte de cálcio (ex: concha de choco em pó) e 1x semana um suplemento vitamínico.

Adicionalmente, todos os répteis devem ser expostos a luz solar directa ou uma lâmpada de ultra violeta própria para sintetizarem vitamina D. É este elemento que permite que o cálcio seja absorvido dos alimentos. Sem vit. D e sem iluminação própria, por mais cálcio que se dê quase nada é absorvido.

Espero q tenha sido útil. Cumprimentos
JedyKnight
Membro

quinta ago 04, 2005 1:30 am

Por acaso o meu bloco de calcio dissolve-se mm rapido, mas tambem fica a boiar na agua mas isso é se o meto debaixo do filtro, senao ele la se dissolve naturalmente.
Quanto a alimentaçao eu tenho dado gammarus mas vario muito, tenho comida para tartarugas jovens rica em calcio dakeles stiks verdes, e tenho outra mais rica em vitaminas, geralmente vario entre as tres.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quinta ago 04, 2005 10:22 am

deves tbm dar alimento sem ser enlatado!
eu nao sou muito entendido relativemente a tartarugas, mas há kem as alimente com carne e certas verduras. nao sei se é o caso da tua especie, mas espera por alguem mais entendido!
triton

quinta ago 04, 2005 9:37 pm

Olá

Não devem ser dados Gammarus de todo!! Praticamente o que se está a dar é a carapaça, cuja composição é quitina e valor nutritivo virtualmente zero. A alimentação varia com a espécie; a generalidade das tartarugas aquáticas é carnívora-omnívora e a maioria das espécies vai incorporando algum alimento vegetal à medida que vai envelhecendo.

Como base de alimentação para tartarugas aquáticas devem ser dados: granulado para tartaruga, granulado para peixe, carne crua (excepto porco), peixe crú (incluindo pele), caracóis e outros invertebrados. Pode ser dado comida de cão ou gato mas com muita moderação.

A quantidade e tipo de alimentos vegetais a incluir depende da espécie de tartaruga.

Cumprimentos
JedyKnight
Membro

sexta ago 05, 2005 8:57 am

triton Escreveu: Como base de alimentação para tartarugas aquáticas devem ser dados granulado para tartaruga, granulado para peixe, carne crua (excepto porco), peixe crú (incluindo pele), caracóis e outros invertebrados. Pode ser dado comida de cão ou gato mas com muita moderação.

A quantidade e tipo de alimentos vegetais a incluir depende da espécie de tartaruga.

Cumprimentos
Ja vi que n vou dar gammarus, so que uma delas so gosta disso. A outra alimentaçao é esta aqui Imagem a outra é da mm marca que os gammarus so que é uns sticks supostamente muito mais nutritivos, n consigo achar imagem so sei que uma delas n gosta nada daquilo, tem uma parte de fora vermelha.
Podes-me arranjar uma referencia ao granulado de tartaruga e peixe. Tkz :)

Quanto ao tipo de vegetal tens aqui uma foto das minhas tugas, talvez possas indicar o melhor a elas comerem visto que me disseram que uma era hervibora ou assim. Ja agora de quanto em quanto tempo as devo alimentar? em grandes quantidadeS? :)

Imagem
Imagem
triton

sexta ago 05, 2005 8:59 pm

Olá!

O Tetra Reptomin ou o granulado da Sera (passe publicidade) são os que eu conheço e não parecem ter problemas; eventualmente haverão outras marcas igualmente boas mas que não conheço. Em relação ao granulado de peixe, pode ser usado aqueles de maiores dimensões para peixes de lago, carpas koi ou ciclídeos.

Tens fotos das tuas tartarugas tiradas por ti? É que essas parecem tiradas da net e podem não corresponder às que tens em casa. De qq modo, a de cima parece uma tartaruga-da-florida (Trachemys scripta elegans); a de baixo não sei.

Esta espécie pode manter uma alimentação carnivora toda a vida, podendo prescindir dos vegetais; podes contudo experimentar dar um pouco de fruta (muitas reagem à cor vermelha), cenoura ou folhas de hortaliça (agrião, espinafre, couve) mas sem garantia que gostem.

Nos primeiros 2 anos de vida devem ser alimentadas diariamente; depois pode-se passar para um esquema dia sim-dia não, embora acabe por depender da composição da dieta e da quantidade oferecida (em relação a isto não há uma regra mas recomenda-se dar por dia uma quantidade de alimento que seja consumida em 5 minutos por animal).

Cumprimentos
JedyKnight
Membro

sábado ago 06, 2005 12:00 am

As fotos sao da net, mas sao iguaizinhas, a ultima foi particularmente dificil de encontrar ate porque nunca vi uma tartaruga assim, estive a procurar uma pagina que tem uma directoria de raças e essa foi a mais parecida que encontrei (Chinemys nigricans), posso estar errado mas tenho quase a certeza que é igual. Parece que a "Trachemys scripta elegans" n gosta dakeles raptomin, so gosta mesmo do granulado da sera e do vermelho, o outro n liga muito. Tenho que ver se lhe dou um pouco de peixe cru. Nao lhe posso dar fiambre? talvez desta vez goste :) Nem que seja fiambre de peru ou assim.
loriquito
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:02 pm

sábado ago 06, 2005 10:01 am

Jedy tal como já te disse há dias,as tartarugas devem comer alimento fresco,carne,peixe,caracois,moscas,etc,em bocadinho pequeninos que elas ainda são pequeninas ,para não se engasgarem...as cascas de camarões não as deixam crescer,por isso as que só comem isso ficam para sempre atrofiadas,nunca crescem pois não têm alimento suficiente.
JedyKnight
Membro

sábado ago 06, 2005 11:55 pm

Bem ao menos hoje descobri que uma delas gosta muito de cenoura, um pouco de tomate (sem casca) e tambem de melancia (era a sobremesa). A outra so gosta de granulado, amanha tento outras combinaçoes se tiver tempo, era para lhe dar peixe so so tinha congelado e carne era de porco e tinha mt gordura.
loriquito
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:02 pm

domingo ago 07, 2005 2:21 am

Claro...! não quer dizer que só comam peixe ou carne...eu as minha dava-lhes o granulado e quando calhava carne e peixe...experimenta a dar-lhes de tudo,aó assim sabemos do que elas gostam :D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”