IV Curso de Experimentação Animal
2005-09-26
Datas: 26 de Setembro a 7 de Outubro de 2005
Destinatários: Médicos, Veterinários, Biólogos, Farmacêuticos e outros licenciados em áreas relacionadas com as ciências Biomédicas que utilizem ou pretendam vir a utilizar animais para fins experimentais.
Nº inscrições: 30
Descrição: Legislação em vigor para esta área. Optimização da experimentação animal, tendo em conta o desenho experimental a utilizar e os aspectos da ética a ter em consideração. Regras básicas de maneio, alojamento, genética e nutrição dos animais de laboratório. Técnicas de manipulação, anestesia, cirurgia, colheita de amostras e inoculação de animais. Patologia dos animais de laboratório. Técnicas de detecção e minimização da dor e do stress, que visam evitar sofrimento nos animais. Alternativas à utilização de animais para fins experimentais.
http://www.fmv.utl.pt/pdf/brochuraexpanim.pdf
Coordenador: Prof. Luis Tavares (FMV).
Formadores: Curso ministrado pelo CIISA-FMV/UTL com a colaboração da Universidade de Utrecht e com outras instituições Nacionais e Internacionais.
Inscrições: Enviar ficha de pré-inscrição para:
Prof. Luis Tavares ([email protected]) (Fax: 213652810)
Curso de Experimentação Animal
CIISA- Faculdade de Medicina Veterinária
Av. da Universidade Técnica
1300-477 Lisboa
Data limite da pré-inscrição - 30 de Junho 2005. Os participantes seleccionados deverão proceder à inscrição definitiva acompanhada do respectivo pagamento até 22 de Julho.
Preço: 1000 Euros
Outras informações: Este curso será parcialmente ministrado em Inglês
Curso de experimentação animal
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Ainda bem que há formação sobre experimentação animal em Portugal.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Todos os movimentos, no seu início, têm excessos.
Estes excessos, olhados com objectividade e no mundo de hoje, parecem-nos ridículos, senão patéticos.
Mas foram necessários...
Que seria da libertação da mulher sem as sufragistas que se prenderam com correntes à porta do nº10 de Downing Street ?
Sem as feministas que queimaram os soutiens públicamente ?
Estas acções chamaram a tenção para o problema.
Sem elas muita gente jamais teria pensado no assunto.
E sem o público se preocupar não há acções tendentes a modificar o estado das coisas.
Que seria dos animais sem as meninas que se despiram em público, sem os terroristas que assaltaram laboratórios de experimentação animal ?
Haveria neste curso estas frases ?
Estes radicais, no entanto, são perigosos.
Os exageros levam a consequências igualmente negativas.
Pe, os famosos "soutiens" são de facto suportes necessários de um músculo.
As mulheres que deixaram de os usar sofrem hoje as consequências, cujo tratamento passa, muitas vezes, pelas operações cirúrgicas.
Se a PETA conseguir levar a cabo os seus propósitos últimos, em que mundo viveremos ?
Um mundo sem animais de estimação ?
Um mundo sem florestas ou campos livres - tudo consumido pelo cultivo de vegetais úteis ?
Um mundo onde se matam animais para controle das suas quantidades ?
Pois é.
Não há soluções óptimas, não há verdades únicas.
Momento a momento, situação a situação, cada um de nós têm de optar pela posição que lhe parece mais justa.
Reunir informação e usar a cabecinha - que não temos só para usar o penteado...
Estes excessos, olhados com objectividade e no mundo de hoje, parecem-nos ridículos, senão patéticos.
Mas foram necessários...
Que seria da libertação da mulher sem as sufragistas que se prenderam com correntes à porta do nº10 de Downing Street ?
Sem as feministas que queimaram os soutiens públicamente ?
Estas acções chamaram a tenção para o problema.
Sem elas muita gente jamais teria pensado no assunto.
E sem o público se preocupar não há acções tendentes a modificar o estado das coisas.
Que seria dos animais sem as meninas que se despiram em público, sem os terroristas que assaltaram laboratórios de experimentação animal ?
Haveria neste curso estas frases ?
e os aspectos da ética a ter em consideração.
Alguém pensaria, conheceria ou se preocuparia com os maus tratos, as crueldades inúteis a que são submetidos os animais ?Técnicas de detecção e minimização da dor e do stress, que visam evitar sofrimento nos animais. Alternativas à utilização de animais para fins experimentais.
Estes radicais, no entanto, são perigosos.
Os exageros levam a consequências igualmente negativas.
Pe, os famosos "soutiens" são de facto suportes necessários de um músculo.
As mulheres que deixaram de os usar sofrem hoje as consequências, cujo tratamento passa, muitas vezes, pelas operações cirúrgicas.
Se a PETA conseguir levar a cabo os seus propósitos últimos, em que mundo viveremos ?
Um mundo sem animais de estimação ?
Um mundo sem florestas ou campos livres - tudo consumido pelo cultivo de vegetais úteis ?
Um mundo onde se matam animais para controle das suas quantidades ?
Pois é.
Não há soluções óptimas, não há verdades únicas.
Momento a momento, situação a situação, cada um de nós têm de optar pela posição que lhe parece mais justa.
Reunir informação e usar a cabecinha - que não temos só para usar o penteado...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
aisd, quando eu traduzi um outro artigo sobre experimentação animal, fiquei a saber imensas coisas que desconhecia. Como por exemplo o facto de as primeiras pessoas a proibirem testes em animais terem sido os nazis (por ordem governamental).
As experiências em animais, actualmente (claro que não falo de há 50 anos atrás) sempre foram feitas tendo em conta valores éticos e morais e tendo o cuidado de manter o bem estar do animal. Na verdade, parecendo que não, as experiências em animais resumem-se a injecções, testes de comportamento perante acontecimentos e exposição a factores diversos. E, parecendo que não, a experimentação animal só é usada quando não se podem usar métodos alternativos, visto que estes são mais baratos.
Antes de haver meninas nuas, já se falava do bem estar dos animais. E antes de haver meninas nuas já fizeram o possível e o imaginável para que eles sejam bem tratados durante a experimentação e posteriormente.
E sim, sem as meninas nuas haveria nesse curso essas frases. Porque sempre houve, desde os nazis.
As experiências em animais, actualmente (claro que não falo de há 50 anos atrás) sempre foram feitas tendo em conta valores éticos e morais e tendo o cuidado de manter o bem estar do animal. Na verdade, parecendo que não, as experiências em animais resumem-se a injecções, testes de comportamento perante acontecimentos e exposição a factores diversos. E, parecendo que não, a experimentação animal só é usada quando não se podem usar métodos alternativos, visto que estes são mais baratos.
Antes de haver meninas nuas, já se falava do bem estar dos animais. E antes de haver meninas nuas já fizeram o possível e o imaginável para que eles sejam bem tratados durante a experimentação e posteriormente.
E sim, sem as meninas nuas haveria nesse curso essas frases. Porque sempre houve, desde os nazis.

-
- Membro Veterano
- Contacto:
sem dúvida... a mim o que me irrita é que os activistas e afins partem do princípio de quem trabalha com animais, seja num laboratório, numa exploração pecuária ou afins... são sádicos empedernidos e que só fazem o que fazem para satisfação de gostos mesquinhos e não para a prossecução de uma coisa que é, para além de necessária, para o bem comum...ladyxzeus Escreveu: E sim, sem as meninas nuas haveria nesse curso essas frases. Porque sempre houve, desde os nazis.![]()
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Pois eu - em relação aos nazi - o que perguntaria é como, com tão lindas preocupações com os animais, consentiram nas experiências - tão chocantes - com seres humanos ?
Penso que, hoje em dia, toda a gente ouviu falar do dr.Mengele e das suas experiências com humanos...é mais uma face da hipocrisia.
Não a estou a contestar, Ladyzeus.
Limito-me a apontar alguns aspectos, que me parecem positivos, nas acções da Peta.
Em qualquer caso, a PETA, hoje, tem demasiado protagonismo.
E começa-se a fazer sentir mais o lado negativo desta organização do que o positivo.
Tudo tem o seu tempo.
E o tempo da PETA já passou.
Precisamos de olhares lucidos sobre a vertente animal e não de histerismos - que, em tempos, terão tido o seu valor - que, hoje, estão completamente divorciados dos interesses dos animais, do homem e da natureza em geral.
O futuro da humanidade depende de conseguirmos uma visão esclarecida e não de acções radicais com objectivos discutíveis.
No que me diz respeito, a PETA já era.
Pertence à idade média da luta pelos animais.
Espero que passemos à época moderna...
Penso que, hoje em dia, toda a gente ouviu falar do dr.Mengele e das suas experiências com humanos...é mais uma face da hipocrisia.
Não a estou a contestar, Ladyzeus.
Limito-me a apontar alguns aspectos, que me parecem positivos, nas acções da Peta.
Em qualquer caso, a PETA, hoje, tem demasiado protagonismo.
E começa-se a fazer sentir mais o lado negativo desta organização do que o positivo.
Tudo tem o seu tempo.
E o tempo da PETA já passou.
Precisamos de olhares lucidos sobre a vertente animal e não de histerismos - que, em tempos, terão tido o seu valor - que, hoje, estão completamente divorciados dos interesses dos animais, do homem e da natureza em geral.
O futuro da humanidade depende de conseguirmos uma visão esclarecida e não de acções radicais com objectivos discutíveis.
No que me diz respeito, a PETA já era.
Pertence à idade média da luta pelos animais.
Espero que passemos à época moderna...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Exacto. Aliás, a sua "preocupação" com os animais era só mais uma maneira de justificar as atrocidades que cometiam contra a humanidade.aisd Escreveu:Pois eu - em relação aos nazi - o que perguntaria é como, com tão lindas preocupações com os animais, consentiram nas experiências - tão chocantes - com seres humanos ?
O que me lembra algo...
No meio disto tudo, grandes causas e grandes lutas acabam sempre em extremismos. É a história do Homem. Moderação não é uma das nossas faculdades. Pode ser o objectivo, mas não é o meio nem o fim. Faz parte da nossa imperfeição. E é graças a ideias opostas que as coisas vão avançando, porque na realidade temos avançado.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
ladyxzeus Escreveu:As experiências em animais, actualmente (claro que não falo de há 50 anos atrás) sempre foram feitas tendo em conta valores éticos e morais e tendo o cuidado de manter o bem estar do animal. Na verdade, parecendo que não, as experiências em animais resumem-se a injecções, testes de comportamento perante acontecimentos e exposição a factores diversos. E, parecendo que não, a experimentação animal só é usada quando não se podem usar métodos alternativos, visto que estes são mais baratos.
Desculpe, ladyxzeus, mas deve ter-se perdido num mundo de fantasia. A indústria de pesquisa animal é responsável por infligir deliberadamente dor, sofrimento, angústia, doença e morte a MILHARES DE MILHÕES de animais todos os anos e em todo o mundo. Os animais são usados em muitos tipos diferentes de experiências, sendo que todas essas experiências causam dor e sofrimento. Aliás, muitos dos animais envolvidos morrem em resultado da experiência ou são mortos de propósito para examinação post-mortem.
Na verdade, nos laboratórios, um animal vê-lhe acontecer um ou vários dos seguintes:
- ser envenenado;
- ser privado de alimento, água ou sono;
- ser submetido a substâncias irritantes para pele e olhos;
- ser sujeito a pressão psicológica;
- ser deliberadamente infectado com doenças;
- ver-lhe incutidos danos cerebrais;
- ficar paralisado;
- ser mutilado cirurgicamente;
- ser sujeito a radiações e queimado;
- ser sujeito a gases nocivos;
- ser alimentado à força e electrocutado;
- etc., etc., etc.
Onde está a ética no meio de tudo isto? Sujeitar deliberadamente os animais a danos físicos e psicológicos em experiências laboratoriais é cruel e moralmente injustificável.
-
- Membro Veterano
Em que laboratório de experimentação Animal a tigris trabalhou eu gostaria de saber. E tendo em vista que a expermentação referida é para salvar vidas humanas, a justificação está aí, quero ver o ético que diz a uma pessoa que tem de morrer para salvar um porquinho da india...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Ora cite lá por favor a parte em que a ladyxzeus fala em experimentação para salvar vidas humanas.CasadeAnaval Escreveu: tendo em vista que a expermentação referida é para salvar vidas humanas, a justificação está aí, quero ver o ético que diz a uma pessoa que tem de morrer para salvar um porquinho da india...

E, já agora, cite lá por favor a parte em que eu falo em experimentação médica.

-
- Membro Veterano
Para sua informação, o curso é para técnicas de experimentação para fins médicos. Experimente contactar o coordenador e verá...
Por isso não estou a ver porque vem falar de outra coisa. A não ser para tentar confundir a conversa...
Por isso não estou a ver porque vem falar de outra coisa. A não ser para tentar confundir a conversa...
Não gosto de pensar no que os animais passam em experimentações, mas os fins por vezes justificam os meios. É através destas experimentações que são descobertas curas para doenças que afectam os humanos. Nestas experimentações são feitos estudos que levam a descobertas de curas e vacinas que nós muito precisamos.
<p>Sandra Nuno</p>
<p>http://miauusauusauss.blogspot.com/</p>
<p>http://miauusauusauss.blogspot.com/</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Não fala, o que só lhe fica mal... como de costume... vem atirar achas sem dados, repetir tipo papagaio o que outros dizem e que sabe que só em 10% é verdade... (contas à moda da PeTA, os outros 90% são especulação e marketing) e espera que lhe dêm credibilidade...tigris Escreveu:E, já agora, cite lá por favor a parte em que eu falo em experimentação médica.![]()

<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>