Cadela agressiva

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quinta ago 04, 2005 9:10 am

A minha PA é muito brincalhona e meiguinho mas só para as pessoas. Mal vê outro cão torna-se agressiva - atira-se a eles a até morde se chegar perto suficiente. Dá-me ideia de ser mais com cadelas do que com cães. Ela começou com este comportamento depois de ter tido cachorros e nunca mais passou-lhe. Eu passo-me com ela nos passeios e já não posso deixá-la à solta no quintal porque salta para o caminho atrás deles. Algumas dicas para tornar a minha cadela mais amigável?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 04, 2005 9:21 am

Conheço um exemplo muito idêntico. É uma pastora alemã muitissimo agressiva com todos os outros animais. Foi para a escola com os donos. Ninguém conseguiu controlar a agressividade, ao que parece não vai ser possivel, mas tornou-se super obediente ficando uma cadela segura e controlável. A mim aconteceu-me algo semelhante com uma gata. Depois de ter parido só permitia contacto com a minha mãe, a minha avó levou 12 pontos numa perna devido a um ataque da pequena. Optamos por ignorar a gata e a partir daí, passou a ser apenas filha da mamã. Nunca ninguém conseguiu eliminar a agressividade daquela gata. :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ssequeira
Membro Veterano

quinta ago 04, 2005 10:26 am

Ela até é obediente - vem quando chamamos, senta-se, vem trazer objectos, deita fora porcarias que apanha no chão, etc. Mas quando vê outros cães (e já agora gatos, galinhas, coelhos, etc.), fica fora de si e não há maneira de detê-la. Com o meu marido é diferente, ela respeita-o e até foge dos outros animais quando ele está por perto. O problema é quando estou eu sozinha com ela. Já tentei ralhar com ela, dar-lhe palmadas, fechá-la no canil... mas de nada serve. Por várias vezes mandei-a sentar-se perto do cão e fiz-lhe festas para ver se acalmava mas assim que a trela cede um pouquinho, lá vai ela. Ontem comprei-lhe uma coleira estranguladora (dantes usava peitoral) e ela deixou de puxar tanto mas faz as investidas à mesma. O que me deixa um pouco mais descansada é que, apesar de dar dentadas nos cães, nunca magoou nenhum, apenas ficam assustados. Parece-me que a intenção dela é impor-se mais do que magoar. E eu posso inetrferir à vontade que ela nunca vira-me os dentes. De qualquer maneira, eu gostava imenso que ela aceitasse os outros cães.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 04, 2005 11:14 am

Terá que se dirigir a uma escola de treino e em conjunto com um treinador experiente verem as melhores formas de controlar essa agressividade.
Entretanto, aconselhava-a a utilizar o açaimo durante os vossos passeios, principalmente a horas que já sabe que vai encontrar mais cães...é que se ela lhe dá um puxão mais violento e se solta e se morder um cão á trela vai ter chatices...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 04, 2005 11:30 am

Bom dia Nynf, já agora uma pergunta, tenho ouvido sempre as mesmas respostas para este tipo de comportamento agressivo: Não é possivel retirar. É sempre assim? E aproveitando faço outra questão, eliminar ou minorar o trauma de ter sido atacado por outro cão, neste caso um ataque muito violento, há alguma hipótese de minorar ou diminuir o trauma que ficou? Desde já obrigado. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta ago 04, 2005 11:36 am

Sei que algumas cadelas depois do parto podem tornar-se agressivas, este comportamento está ligado ao instinto de protecção dos filhotes.

Nestes casos aconselham respeitar e aceitar a agressividade pós-parto como uma reação normal de proteção
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
ssequeira
Membro Veterano

quinta ago 04, 2005 11:48 am

nynf Escreveu: Entretanto, aconselhava-a a utilizar o açaimo durante os vossos passeios, principalmente a horas que já sabe que vai encontrar mais cães...é que se ela lhe dá um puxão mais violento e se solta e se morder um cão á trela vai ter chatices...
Eu nunca tive problemas a segurá-la com a trela. Ela dá os seus puxões mas nada que não consiga controlar. Eu estou 100% segura quanto a isso. E agora com a coleira estranguladora, há ainda menos probabilidades de isto vir a acontecer. As poucas vezes que ela chegou a morder outros cães foram quando estava à solta no quintal e saltou para o caminho, quando cães entraram no quintal e uma vez quando o meu sobrinho de 7 anos estava a segurar a trela e ela deu um puxão (nunca mais!). E como já disse, nenhum desses cães saiu lesado, pelo menos fisicamente. Eu tenho pesquisado sobre o assunto e vou tentar corrigir o problema. Já aprendi que um dos meus erros foi o uso do peitoral nos passeios pois até incentiva-a a puxar.

O que me deixa confusa é que ela é extremamente meiguinha e afectuosa com as pessoas, inclusive com estranhos e crianças. E olha que os meus sobrinhos conseguem ser bastante brutos com ela! Ela nunca, mas nunca, mostrou os dentes nem tão pouco rosnou para ninguém. Porquê esta agressividade com outros cães?
ssequeira
Membro Veterano

quinta ago 04, 2005 11:51 am

imarcelo Escreveu: Sei que algumas cadelas depois do parto podem tornar-se agressivas, este comportamento está ligado ao instinto de protecção dos filhotes.

Nestes casos aconselham respeitar e aceitar a agressividade pós-parto como uma reação normal de proteção
Mas ela teve os cachorros em Outubro passado, já lá vão 10 meses! E parece-me que agora ainda está mais obcecada do que quando tinha os cachorros.
ssequeira
Membro Veterano

quinta ago 04, 2005 3:43 pm

Já pesquisei um pouco sobre o assunto. Pelos vistos é um problema que consegue ser bastante complicado e de difícil resolução. Acho que vou pedir emprestada a boxer da vizinha (a quem a minha PA tem uma raivazinha particular) para um pequeno treino. E a partir de agora vou passar a levar uma garrafa de água para os passeios. Assim que ela afitar as orelhas, leva logo! ;)
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta ago 04, 2005 3:45 pm

Levar com uns borrifos de àgua :lol: pára logo a discussão :lol:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta ago 04, 2005 5:40 pm

O uso do peitoral não incentiva a puxar, a falta de adestramento sim. O uso de uma estranguladora ou enforcadora (esta nunca aconselho) é que não incentiva mesmo nada a puxar.

Se não tem experiência, mesmo que já tenha encontrado respostas para o problema, o melhor era ser acompanhada por alguém com experiência. Se tiver uma escola na sua zona, é algo que deve reconsiderar.

Em relação aos borrifos de água... não é assim que vai controlar um cão. Pode conseguir o objectivo, mas através do receio do cão, e não do respeito e obediência que este possa vir a ter por si. Devia resolver o problema na origem e não no fim. Nenhum cão tem que atacar ou ameaçar outro sem que este último o ameace ou sem a ordem do dono, e deve ser esse o seu objectivo ao invés de contrariar o cão após a investida.
ssequeira
Membro Veterano

sexta ago 05, 2005 9:53 am

Obrigada Kroz, os seus conselhos foram muito sensatos e de certeza que um treino de obediência seria o melhor caminho a tomar mas não há nenhuma escola na minha zona (que eu saiba). No máximo conheço dois treinadores para cães de caça mas este treino é sem a presença do dono, e não me parece que seja por meio de reforço positivo.

Deixa-me ver se percebi a diferença entre uma estranguladora e uma enforcadora:
Imagem Imagem

Parece que comprei uma enforcadora (2a foto) com três filas de argolas entrelaçadas. Ela fica um pouco justa e vou trocá-la. E sendo assim vou trocar por uma estranguladora. Já agora, aconselha de metal, nylon ou cabedal?

O meu dia de ontem foi dedicado a pesquisar sobre cães agressivos e com algumas pequenas alterações de postura o nosso passeio à tarde foi muito mais agradável (nada de borrifos de água). No fim do passeio fui ter com a vizinha para as duas cadelas se verem mas aí não correu tão bem. A minha cadela fica de tal forma raivosa que nenhum número de comandos / reprimendas / palmadas / abanões / puxões a acalmou.

Devagarinho se vai longe. O que vale é que sou paciente. :|
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça ago 09, 2005 2:51 am

Eu prefiro sempre as estranguladoras de cabedal, com uma largura indicada para o pescoço do cão de modo a não magoar. Se for muito fina pode causar danos com algum esticão. O problema das enforcadoras é que... enforcam... não há necessidade para tanto. O desconforto do aperto das estranguladoras é suficiente.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça ago 09, 2005 8:02 am

Outra coisa que não deve fazer-lhe são festas na altura em que esla está a demonstrar qualquer tipo de agressividade. Isso não vai acalmá-la, antes pelo contrário vai ser um incentivo a continuar, uma vez que está a ser recompensada pelo comportamento. A Atitude a mostrar sempre que ela se mostrar agressiva é um comando forte com uma postura determinada, eventualmente acompanhado pela punição fisica de um puxão bem forte na estranguladora.
ssequeira
Membro Veterano

terça ago 09, 2005 9:25 am

Não encontrei de cabedal nem de nylon, teve que ser de metal (duas filas de corrente). Apesar de não ser o melhor, vai ter que servir. Parece-me que acertei no tamanho - todo esticado, fico mesmo justo no pescoço dela, não chega a estrangular. Deve ser assim, não?

PauloC, eu bem que tento mostrar-me forte mas enfim... Os meus comandos nunca são tão rapidamente assimilados como os que o meu marido dá - podem discutir isto à vontade mas a voz de um homem impõe sempre muito mais respeito. Ela é uma cadela exemplar quando ele vem passear connosco. Acho que o problema é que, como ela nunca deu problemas, nunca me impus e ela deve pensar que faz comigo o que quer, o que se torna muito complicado na hora H pois simplesmente ignora os meus comandos.

Apesar de tudo, tenho esperança que com algum jeitinho e paciência, a situação se resolva.
Responder

Voltar para “Cães”