Duvida sobre berbigões de água doce

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Mylord
Membro
Registado: terça dez 31, 2002 2:03 pm

segunda ago 08, 2005 9:55 am

No fim de semana visitei um familiar na zona de Arganil, que tem um aquário de água fria composto apenas por espécies portuguêsas colhidas nos nossos rios e albufeiras.
Qual não foi o meu espanto quando verifiquei que ele tinha no fundo vários "Berbigões", pois eu desconhecia que também havia bivalves de água doce.
Ele desconhece o nome da espécie e decidiu chamar-lhes Berbigões pela semelhança das cascas mas gostava de saber se aguém conhece o verdadeiro nome e a verdadeira origem, não vá terem sido introduzidos como os lagostins.
Mylord
Membro

segunda ago 08, 2005 3:56 pm

Tenho interesse nesta espécie porque, embora não sejam muito activos, são decorativos e têm o bom habito de filtrar a água extraindo nutriente para se alimentarem o que pode ser óptimo para o equilíbrio biológico do aquário.
Preciso de saber onde obter informações acerca das temperaturas, PH, longevidade nome da espécie etc.
Existem em grande numero nas águas da barragem de Castelo de Bode.
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

terça ago 09, 2005 9:47 am

existem vários tipos de bivalves de água doce, esses que procuras são os corbicula fulminae.
eu tenho alguns no meu aquário, colhidos exctamente na barragem de Castelo de Bode :D
em termos de qualidade de água não te sei responder, mas o meu aquário tem água ácida. posso-te adiantar que eles gosta de areia para se enterrarem Imagem
corbicula fulminae
Imagem
geral do aquário

abraço[/img]
Para mudares o mundo começa sempre por fazer aquilo em que acreditas.
Mylord
Membro

quarta ago 10, 2005 9:35 am

Agradeço muito a resposta foi muito útil.
Atravéz do nome vou fazer mais pesquisas e obter ainda mais informação.
Mto Obrigado.
Responder

Voltar para “Peixes”