Diamante...mandarim, ou gould?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.

O que a minha mãe diz é verdade(primeiro ler o tópico)?

Sim
7
88%
Não
1
13%

Total de votos: 8
inescarmo
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2005 10:30 am
Localização: Peixes de água quente, um conure (Kalu) e uma gata(Betty)

domingo jul 31, 2005 10:23 am

Desculpem lá mas o meu canário morreu, e a minha mãe vai comprar ou dois diamantes mandarim ou dois diamantes gould, a minha mãe tá virada para o mandarim mas eu gosto mais do gould, a minha mãe diz que para criar um gould se presisa de uma gaiola grande e ainda por cima vão ser dois! :( A nossa gaiola é muito pequena! E ela diz que o diamante gold precisa de calor mas ewu não tenho varanda só tenho lavandaria onde dá frio!(não é que deia muito frio mas ela diz que precisam de calor!)

O que a minha mãe diz é verdade?
pronto_o
Membro
Registado: segunda mai 30, 2005 11:13 am
Contacto:

domingo jul 31, 2005 11:42 am

Boas

Sim o diamante gould necessita de calor!!(pode morrer se ñ o tiver)
O diamante mandarim é mt mais recistente ao otro!!

Cumprimentos
inescarmo
Membro Veterano

domingo jul 31, 2005 12:31 pm

Obrigada pronto_o :D
ricardo-travassos
Membro
Registado: sábado dez 21, 2002 11:47 pm

quarta ago 03, 2005 1:29 pm

o gould precisa de calor assim como outra ave qualquer.o problema é a época de criação pois o gould cria só no inverno, tirando um ou outro caso, mas raros, e o mandarim em qualquer altura, sendo este uma ave mais robusta.
o gould cria bem num viveiro exterior com abrigo mas a mortalidade das crias é elevada devido á epoca de criação ser no inverno, mas os que sobrevivem são tão robustos que nem mandarins.
gosto muito de goulds e mandarins mas no teu caso como não tens experiencia com exóticos aconselho a começares por mnadarins.
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

quarta ago 03, 2005 3:10 pm

Boas, tanto o Gould como o Mandarin tem as mesmas necesidades de espaço, não sei qual o tamanho da gaiola, mas uma gaiola boa para mandarins é uma boa gaiola para goulds, o problema é que muitas vezes se usam gaiolas demasiado pequenas para os mandarins, quanto á temperatura, não é em sí mesma um factor, um Gould está confortavel entre os 5-10ºc no inverno, o problema é o vento, eles tem que estar abrigados, porque uma coisa é estarem expostos a 10ºC abrigados outra é estarem expostos a correntes de ar frias.

De qualquer maneira o Mandarin apresenta sempre menos problemas que o Gould.

Pedro Ramalho
zang
Membro
Registado: terça set 09, 2003 9:15 pm
Localização: canários, bengalins, mandarins, pardais de Java e diamante gould...

quinta ago 04, 2005 11:22 am

De facto os diamantes gould são mais melindrosos que os mandarins. Em termos de espaço adaptam-se ao mesmo, mas enquanto os mandarins chocam os seus ovos os gould normalmente necesitam de amas para chocarem os seus ovos. Também é verdade que normalmente a época de criação deles é a partir de Setembro, porém há os que criam nesta época. Eu tenho 3 casais e em Maio coloquei-os num viveiro exterior (voadora) com 3,00x2,5x3, juntamente com os canários e madarins. Como havia caixas que não estavam ocupadas com mandarins um casal gould fez o ninho, pôs ovos, entretanto, como era hábito, tirei 3 ovos para serem chacados pelos bengalins e, apenas para experimentar, deixei 3 ovos no ninho dos gould. Acontece que neste momento tenho 3 crias em cada um dos ninhos. Os outros dois casais também já puzeram ovos e neste momento tenho os ovos debaixo dos bengalins, já que estes não fizeram o respectivo ninho.
Portanto, penso que embora o espaço não seja condição indispensável, tem influência na estimulação dos gould para a nidificação.
No ano passado tinha os gould em gaiolas com 0,50x0,20x0,30 e só começaram a criar em Novembro. Por outro lado foi uma época desastrosa, pois morreram-me duas fêmeas com os ovos entalados. Se pretendes mesmo gould, o melhor é comprares também uma enfermaria, pois só assim consegues ultrapassar os problemas dos ovos entalados que na época do frio, como foi o ano passado, são muito frequentes. Eu comprei uma no início do ano e já me resolveu alguns problemas com canários durante os meses de Inverno.
Resumindo, antes de decidires tens que ponderar muito bem estas dicas, porque de facto os mandarins são bastante mais resistentes e fáceis de criar.
Boa sorte e saudações ornitológicas.
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo ago 07, 2005 11:28 pm

Bem, concordo no geral com o que dizem.......mas sou da opinião do Ricardo Travassos......o Diamante de Gould é para quem já tem experiencia com aves....para principiantes, nada melhor do que o Diamante Mandarim.
Alcorucen
Membro
Registado: sexta jun 17, 2005 4:53 pm

terça ago 09, 2005 2:40 am

Olá Inês.

O meu testemunho não é o de um criador experiente ou de um teórico de reconhecido mérito, mas sim o de alguém que, como tu, começou a criar aves há pouco tempo; de início tive a mesma dúvida, o gould é, de facto, e à primeira vista, mais atraente para iniciantes, mas, influenciado pelos conselhos que recebi, resisti à tentação e comecei pelos diamantes. O resultado foi que, duas semanas e meia depois, já tinha ovos.

Os diamantes são uma espécie de fácil adaptação e ajudam a criar experiência. Começa por eles e, se tudo correr bem, sentir-te-ás mais preparada e com alguns conhecimentos suplementares para te iniciares nos gould. Eles não se esgotam, tem paciência e começa por algo mais simples e que te vai dar, de certeza, alegrias imensas...

Felicidades.
inescarmo
Membro Veterano

quarta ago 10, 2005 10:26 am

ricardo-travassos Escreveu: o gould precisa de calor assim como outra ave qualquer.o problema é a época de criação pois o gould cria só no inverno, tirando um ou outro caso, mas raros, e o mandarim em qualquer altura, sendo este uma ave mais robusta.
o gould cria bem num viveiro exterior com abrigo mas a mortalidade das crias é elevada devido á epoca de criação ser no inverno, mas os que sobrevivem são tão robustos que nem mandarins.
gosto muito de goulds e mandarins mas no teu caso como não tens experiencia com exóticos aconselho a começares por mnadarins.
Mas eu já criei muitos exótricos, agora já comprei os mandarins! mas não é preciso fechar o tópico!!!Pode ser que haja pessoas com a mesma dúvida!
inescarmo
Membro Veterano

quarta ago 10, 2005 10:28 am

Pedro21 Escreveu: Boas, tanto o Gould como o Mandarin tem as mesmas necesidades de espaço, não sei qual o tamanho da gaiola, mas uma gaiola boa para mandarins é uma boa gaiola para goulds, o problema é que muitas vezes se usam gaiolas demasiado pequenas para os mandarins, quanto á temperatura, não é em sí mesma um factor, um Gould está confortavel entre os 5-10ºc no inverno, o problema é o vento, eles tem que estar abrigados, porque uma coisa é estarem expostos a 10ºC abrigados outra é estarem expostos a correntes de ar frias.

Pedro Ramalho

Não, não, não, não!!A minha mãe disse que os gold precisavam de uma gaiola grande para tárem felizes!!!!!!!
Pedro21
Membro Veterano

quarta ago 10, 2005 11:41 am

"Não, não, não, não!!A minha mãe disse que os gold precisavam de uma gaiola grande para tárem felizes!!!!!!!"

Bom, tudo bem, agora o que é uma gaiola grande? Eu já tive Goulds por vários anos, nunca tive amas, eles criavam os suas crias, e isto em gaiolas de 50 de comprido, o que para mim não é particularmente grande.
Mas continuo a dizer uma boa gaiola para mandarins é uma boa gaiola para goulds.

Pedro Ramalho

p.s. Alguém que me explique como se faz o citar, é que eu não estou a conseguir
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quarta ago 10, 2005 12:15 pm

Pedro21 Escreveu:

p.s. Alguém que me explique como se faz o citar, é que eu não estou a conseguir

Basta clicares ali em cima do lado direito onde diz citar no post correspondente ao membro que queres fazer a citação

Também tens que activar o BBCode das mensagens, caso estejam desactivados, para isso basta veres o que está escrito por baixo da caixa de texto depois de clicares em citar.
Pedro21
Membro Veterano

quarta ago 10, 2005 12:38 pm

PauloSantos Escreveu:

Basta clicares ali em cima do lado direito onde diz citar no post correspondente ao membro que queres fazer a citação

Também tens que activar o BBCode das mensagens, caso estejam desactivados, para isso basta veres o que está escrito por baixo da caixa de texto depois de clicares em citar.
Obrigado Paulo, era o BBcode que estava desactivado, por isso é que eu não conseguia

Pedro Ramalho
Kaos
Registado: segunda mai 30, 2005 6:30 pm

quarta ago 10, 2005 12:40 pm

inescarmo Escreveu:
Pedro21 Escreveu: Boas, tanto o Gould como o Mandarin tem as mesmas necesidades de espaço, não sei qual o tamanho da gaiola, mas uma gaiola boa para mandarins é uma boa gaiola para goulds, o problema é que muitas vezes se usam gaiolas demasiado pequenas para os mandarins, quanto á temperatura, não é em sí mesma um factor, um Gould está confortavel entre os 5-10ºc no inverno, o problema é o vento, eles tem que estar abrigados, porque uma coisa é estarem expostos a 10ºC abrigados outra é estarem expostos a correntes de ar frias.

Pedro Ramalho

Não, não, não, não!!A minha mãe disse que os gold precisavam de uma gaiola grande para tárem felizes!!!!!!!

:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

miuda primeiro fazes uma sondagem sem pés nem cabeça e quando te dao um conselho dizes

não, não não não :o :?: :?: :?:

então pra ké ke foi tanta pergunta :?:

se a tua mae é ke sabe.... pegunta a ela :p :evil:
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quarta ago 10, 2005 12:45 pm

Pedro21 Escreveu:
PauloSantos Escreveu:

Obrigado Paulo, era o BBcode que estava desactivado, por isso é que eu não conseguia

Pedro Ramalho
ah, pois, isso acontece ;)

Acho é que tens de activar o BBCode no teu perfil, porque se o fizeres só quando fazes uma citação, tens de estar sempre a activar (penso que seja assim) mas se fores ao teu perfil, está lá um sitio onde podes activar o BBCode definitivamente.
Responder

Voltar para “Aves”