Cadela agressiva
Moderador: mcerqueira
-
ssequeira
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
A minha PA é muito brincalhona e meiguinho mas só para as pessoas. Mal vê outro cão torna-se agressiva - atira-se a eles a até morde se chegar perto suficiente. Dá-me ideia de ser mais com cadelas do que com cães. Ela começou com este comportamento depois de ter tido cachorros e nunca mais passou-lhe. Eu passo-me com ela nos passeios e já não posso deixá-la à solta no quintal porque salta para o caminho atrás deles. Algumas dicas para tornar a minha cadela mais amigável?
Conheço um exemplo muito idêntico. É uma pastora alemã muitissimo agressiva com todos os outros animais. Foi para a escola com os donos. Ninguém conseguiu controlar a agressividade, ao que parece não vai ser possivel, mas tornou-se super obediente ficando uma cadela segura e controlável. A mim aconteceu-me algo semelhante com uma gata. Depois de ter parido só permitia contacto com a minha mãe, a minha avó levou 12 pontos numa perna devido a um ataque da pequena. Optamos por ignorar a gata e a partir daí, passou a ser apenas filha da mamã. Nunca ninguém conseguiu eliminar a agressividade daquela gata. 
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
ssequeira
- Membro Veterano
Ela até é obediente - vem quando chamamos, senta-se, vem trazer objectos, deita fora porcarias que apanha no chão, etc. Mas quando vê outros cães (e já agora gatos, galinhas, coelhos, etc.), fica fora de si e não há maneira de detê-la. Com o meu marido é diferente, ela respeita-o e até foge dos outros animais quando ele está por perto. O problema é quando estou eu sozinha com ela. Já tentei ralhar com ela, dar-lhe palmadas, fechá-la no canil... mas de nada serve. Por várias vezes mandei-a sentar-se perto do cão e fiz-lhe festas para ver se acalmava mas assim que a trela cede um pouquinho, lá vai ela. Ontem comprei-lhe uma coleira estranguladora (dantes usava peitoral) e ela deixou de puxar tanto mas faz as investidas à mesma. O que me deixa um pouco mais descansada é que, apesar de dar dentadas nos cães, nunca magoou nenhum, apenas ficam assustados. Parece-me que a intenção dela é impor-se mais do que magoar. E eu posso inetrferir à vontade que ela nunca vira-me os dentes. De qualquer maneira, eu gostava imenso que ela aceitasse os outros cães.
-
nynf
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Terá que se dirigir a uma escola de treino e em conjunto com um treinador experiente verem as melhores formas de controlar essa agressividade.
Entretanto, aconselhava-a a utilizar o açaimo durante os vossos passeios, principalmente a horas que já sabe que vai encontrar mais cães...é que se ela lhe dá um puxão mais violento e se solta e se morder um cão á trela vai ter chatices...
Entretanto, aconselhava-a a utilizar o açaimo durante os vossos passeios, principalmente a horas que já sabe que vai encontrar mais cães...é que se ela lhe dá um puxão mais violento e se solta e se morder um cão á trela vai ter chatices...
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
Bom dia Nynf, já agora uma pergunta, tenho ouvido sempre as mesmas respostas para este tipo de comportamento agressivo: Não é possivel retirar. É sempre assim? E aproveitando faço outra questão, eliminar ou minorar o trauma de ter sido atacado por outro cão, neste caso um ataque muito violento, há alguma hipótese de minorar ou diminuir o trauma que ficou? Desde já obrigado. 
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
imarcelo
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Sei que algumas cadelas depois do parto podem tornar-se agressivas, este comportamento está ligado ao instinto de protecção dos filhotes.
Nestes casos aconselham respeitar e aceitar a agressividade pós-parto como uma reação normal de proteção
Nestes casos aconselham respeitar e aceitar a agressividade pós-parto como uma reação normal de proteção
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
ssequeira
- Membro Veterano
Eu nunca tive problemas a segurá-la com a trela. Ela dá os seus puxões mas nada que não consiga controlar. Eu estou 100% segura quanto a isso. E agora com a coleira estranguladora, há ainda menos probabilidades de isto vir a acontecer. As poucas vezes que ela chegou a morder outros cães foram quando estava à solta no quintal e saltou para o caminho, quando cães entraram no quintal e uma vez quando o meu sobrinho de 7 anos estava a segurar a trela e ela deu um puxão (nunca mais!). E como já disse, nenhum desses cães saiu lesado, pelo menos fisicamente. Eu tenho pesquisado sobre o assunto e vou tentar corrigir o problema. Já aprendi que um dos meus erros foi o uso do peitoral nos passeios pois até incentiva-a a puxar.nynf Escreveu: Entretanto, aconselhava-a a utilizar o açaimo durante os vossos passeios, principalmente a horas que já sabe que vai encontrar mais cães...é que se ela lhe dá um puxão mais violento e se solta e se morder um cão á trela vai ter chatices...
O que me deixa confusa é que ela é extremamente meiguinha e afectuosa com as pessoas, inclusive com estranhos e crianças. E olha que os meus sobrinhos conseguem ser bastante brutos com ela! Ela nunca, mas nunca, mostrou os dentes nem tão pouco rosnou para ninguém. Porquê esta agressividade com outros cães?
-
ssequeira
- Membro Veterano
Mas ela teve os cachorros em Outubro passado, já lá vão 10 meses! E parece-me que agora ainda está mais obcecada do que quando tinha os cachorros.imarcelo Escreveu: Sei que algumas cadelas depois do parto podem tornar-se agressivas, este comportamento está ligado ao instinto de protecção dos filhotes.
-
ssequeira
- Membro Veterano
Já pesquisei um pouco sobre o assunto. Pelos vistos é um problema que consegue ser bastante complicado e de difícil resolução. Acho que vou pedir emprestada a boxer da vizinha (a quem a minha PA tem uma raivazinha particular) para um pequeno treino. E a partir de agora vou passar a levar uma garrafa de água para os passeios. Assim que ela afitar as orelhas, leva logo! 
-
imarcelo
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Levar com uns borrifos de àgua
pára logo a discussão 
<p>Isabel</p>
<p> </p>
<p> </p>
O uso do peitoral não incentiva a puxar, a falta de adestramento sim. O uso de uma estranguladora ou enforcadora (esta nunca aconselho) é que não incentiva mesmo nada a puxar.
Se não tem experiência, mesmo que já tenha encontrado respostas para o problema, o melhor era ser acompanhada por alguém com experiência. Se tiver uma escola na sua zona, é algo que deve reconsiderar.
Em relação aos borrifos de água... não é assim que vai controlar um cão. Pode conseguir o objectivo, mas através do receio do cão, e não do respeito e obediência que este possa vir a ter por si. Devia resolver o problema na origem e não no fim. Nenhum cão tem que atacar ou ameaçar outro sem que este último o ameace ou sem a ordem do dono, e deve ser esse o seu objectivo ao invés de contrariar o cão após a investida.
Se não tem experiência, mesmo que já tenha encontrado respostas para o problema, o melhor era ser acompanhada por alguém com experiência. Se tiver uma escola na sua zona, é algo que deve reconsiderar.
Em relação aos borrifos de água... não é assim que vai controlar um cão. Pode conseguir o objectivo, mas através do receio do cão, e não do respeito e obediência que este possa vir a ter por si. Devia resolver o problema na origem e não no fim. Nenhum cão tem que atacar ou ameaçar outro sem que este último o ameace ou sem a ordem do dono, e deve ser esse o seu objectivo ao invés de contrariar o cão após a investida.
-
ssequeira
- Membro Veterano
Obrigada Kroz, os seus conselhos foram muito sensatos e de certeza que um treino de obediência seria o melhor caminho a tomar mas não há nenhuma escola na minha zona (que eu saiba). No máximo conheço dois treinadores para cães de caça mas este treino é sem a presença do dono, e não me parece que seja por meio de reforço positivo.
Deixa-me ver se percebi a diferença entre uma estranguladora e uma enforcadora:
Parece que comprei uma enforcadora (2a foto) com três filas de argolas entrelaçadas. Ela fica um pouco justa e vou trocá-la. E sendo assim vou trocar por uma estranguladora. Já agora, aconselha de metal, nylon ou cabedal?
O meu dia de ontem foi dedicado a pesquisar sobre cães agressivos e com algumas pequenas alterações de postura o nosso passeio à tarde foi muito mais agradável (nada de borrifos de água). No fim do passeio fui ter com a vizinha para as duas cadelas se verem mas aí não correu tão bem. A minha cadela fica de tal forma raivosa que nenhum número de comandos / reprimendas / palmadas / abanões / puxões a acalmou.
Devagarinho se vai longe. O que vale é que sou paciente.
Deixa-me ver se percebi a diferença entre uma estranguladora e uma enforcadora:
Parece que comprei uma enforcadora (2a foto) com três filas de argolas entrelaçadas. Ela fica um pouco justa e vou trocá-la. E sendo assim vou trocar por uma estranguladora. Já agora, aconselha de metal, nylon ou cabedal?
O meu dia de ontem foi dedicado a pesquisar sobre cães agressivos e com algumas pequenas alterações de postura o nosso passeio à tarde foi muito mais agradável (nada de borrifos de água). No fim do passeio fui ter com a vizinha para as duas cadelas se verem mas aí não correu tão bem. A minha cadela fica de tal forma raivosa que nenhum número de comandos / reprimendas / palmadas / abanões / puxões a acalmou.
Devagarinho se vai longe. O que vale é que sou paciente.
Eu prefiro sempre as estranguladoras de cabedal, com uma largura indicada para o pescoço do cão de modo a não magoar. Se for muito fina pode causar danos com algum esticão. O problema das enforcadoras é que... enforcam... não há necessidade para tanto. O desconforto do aperto das estranguladoras é suficiente.
-
PauloC
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Outra coisa que não deve fazer-lhe são festas na altura em que esla está a demonstrar qualquer tipo de agressividade. Isso não vai acalmá-la, antes pelo contrário vai ser um incentivo a continuar, uma vez que está a ser recompensada pelo comportamento. A Atitude a mostrar sempre que ela se mostrar agressiva é um comando forte com uma postura determinada, eventualmente acompanhado pela punição fisica de um puxão bem forte na estranguladora.
-
ssequeira
- Membro Veterano
Não encontrei de cabedal nem de nylon, teve que ser de metal (duas filas de corrente). Apesar de não ser o melhor, vai ter que servir. Parece-me que acertei no tamanho - todo esticado, fico mesmo justo no pescoço dela, não chega a estrangular. Deve ser assim, não?
PauloC, eu bem que tento mostrar-me forte mas enfim... Os meus comandos nunca são tão rapidamente assimilados como os que o meu marido dá - podem discutir isto à vontade mas a voz de um homem impõe sempre muito mais respeito. Ela é uma cadela exemplar quando ele vem passear connosco. Acho que o problema é que, como ela nunca deu problemas, nunca me impus e ela deve pensar que faz comigo o que quer, o que se torna muito complicado na hora H pois simplesmente ignora os meus comandos.
Apesar de tudo, tenho esperança que com algum jeitinho e paciência, a situação se resolva.
PauloC, eu bem que tento mostrar-me forte mas enfim... Os meus comandos nunca são tão rapidamente assimilados como os que o meu marido dá - podem discutir isto à vontade mas a voz de um homem impõe sempre muito mais respeito. Ela é uma cadela exemplar quando ele vem passear connosco. Acho que o problema é que, como ela nunca deu problemas, nunca me impus e ela deve pensar que faz comigo o que quer, o que se torna muito complicado na hora H pois simplesmente ignora os meus comandos.
Apesar de tudo, tenho esperança que com algum jeitinho e paciência, a situação se resolva.