Animais de raça na UZ (só para pessoas capazes e "fortes" de espírito...)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta ago 11, 2005 12:07 pm

se sería melhor cuidar de 100 efectivamente ou de 1000 pela metade.
Acho que esta é uma questão muito pertinente...

De facto parece-me que uma associação devia ter determinadas regras relativas ao abate de animais.

Animais já idosos, portadores de doenças contagiosas ou cujo tratamento é demasiado dispendioso, animais agressivos com pessoas ou outros animais, seriam casos a ponderar.

Eu sei que defendo coisas insuportáveis para a maioria dos amigos dos cães.

Mas em algum lado se tem de colocar a fasquia, para além da qual não é possível salvar ou ajudar capazmente.

Não é que não desse uma hipótese a estes animais.
Daria um prazo para alguém os ir buscar.
Após esse prazo seriam abatidos humanamente - adormecidos - como se fossem cães nossos.

Apesar de algumas vezes não ser coerente com as minhas teses, acho que uma organização tem mesmo de ter critérios - alguns não simpáticos de todo - para poder funcionar em condições e realmente ajudar.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quinta ago 11, 2005 12:18 pm

Lumaria Escreveu: Possuir qualquer animal, não é um direito. É um previlégio e um termo de responsabilidade a ser levado muito a sério.
Exactamente LuMaria. Eu so citei o que os criadores de pitbull's me dizem, mas logicamente a mesma frase se aplica a qualquer animal domestico. :P

É pena é que muitas vezes isso nao seja levado em conta. Por exemplo aqui onde eu moro todos os domingos de manha, juntam-se na praça municipal, umas boas dezenas, se nao por vezes centenas de BYB's a vender caes supostamente de raça ao desbarato. Eles nao se interessam minimamente quem e o dono. Simplesmente regateiam preços, como se de um objecto trata-se, e pronto la vai o canito para um dono a sua sorte. La vende-se de tudo, desde Pinchers a Dobermans, Pitbulls, Rotweillers, passando por Labradores, Sao Bernardos, Dog Alemaes, Samoiedos.. enfim ja vi la de tudo.

A policia uma altura proibia de eles estarem la, mas com o tempo voltou tudo ao mesmo.. :evil:

E posso garantir k muitos destes animais nao tiveram a melhor sorte quando deixaram de ser os pekininos fofinhos que foram comprar.. :(
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quinta ago 11, 2005 12:23 pm

ElMariachi Escreveu: [

É pena é que muitas vezes isso nao seja levado em conta. Por exemplo aqui onde eu moro todos os domingos de manha, juntam-se na praça municipal, umas boas dezenas, se nao por vezes centenas de BYB's a vender caes supostamente de raça ao desbarato. Eles nao se interessam minimamente quem e o dono. Simplesmente regateiam preços, como se de um objecto trata-se, e pronto la vai o canito para um dono a sua sorte. La vende-se de tudo, desde Pinchers a Dobermans, Pitbulls, Rotweillers, passando por Labradores, Sao Bernardos, Dog Alemaes, Samoiedos.. enfim ja vi la de tudo.

A policia uma altura proibia de eles estarem la, mas com o tempo voltou tudo ao mesmo.. :evil:
E onde é que mora?
ElMariachi
Membro Veterano

quinta ago 11, 2005 12:47 pm

Em Braga

Depois da vinda da policia o numero diminuiu um pouco, mas mesmo assim continuam a ser muitos os BYB k vao para la... Mas de certeza que mais tarde ou mais cedo os k ficaram com medo de ir la, vao perder o receio á policia e voltarao as suas vendas, até que a policia ta muito mais interessada nas vendas de copias ilegais de filmese e cd's de musica dos ciganos k nestes senhores :(
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta ago 11, 2005 12:50 pm

ElMariachi Escreveu:

As vezes pergunto-me porque e k o estado nao da mais apoio a estas instituições, em vez de por exemplo gastar dinheiro em novos submarinos :lol:

A meu ver construir novos canis da UZ, e tambem de outras instituições serias, seria muito mais produtivo e gratificante do k construir casas da musica com valor exurbitantes.
Não concordo, quantos mais canis se construissem mais animais abandonados surgiriam, é um buraco sem fundo e considero que a UZ deveria ser mais rígida em aceitar animais, para que as pessoas não a usem sempre para aliviar conscências. A fiscalização e dotação de meios às entidades fiscalizadoras ( para quem não sabe abandonar animais é um problema de saúde pública) de quem abandona, a punição e principalmente a formação da juventude é muito melhor. Aliás tratar bem os animais é simplesmente uma parte da formação cívica que não é dada aos jovens.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ElMariachi
Membro Veterano

quinta ago 11, 2005 1:02 pm

CasadeAnaval, num sei se sera bem assim, pois quando uma pessoa ta com a ideia fixa de abandonar o animal, ira abandona-lo em qualquer lado, e se nao for aceite nestas intituiçoes, sera posto na rua. Sinceramente penso k seja melhor a Uz do k o animal ficar na rua.

E evidente que nao sera a melhor solução, e claro que se pensarmos a frio isto nao vai resolver em nada o problema do abandono dos animais.

Mas temos de pensar tambem k no meio disto tudo kem sofre e o cao, e mal por mal, prefiro k ele tenha medias condições mas seguras num canil, do k andar por ai a vadiar na rua.

Porque quer as pessoas keiram ker nao, havera sempre o abandono de animais, e com tendencia para aumentar, e se nao pudemos eliminar o problema, ao menos tentamos evitar as piores consequencias finais...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta ago 11, 2005 1:39 pm

o Abate misericordioso é o melhor em vez de contribuir para o endividamento. Não é o caso da UZ mas n associações têm os animais em piores condições que estariuam na rua, por não abaterem os doentes e aceitarem cada vez mais.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta ago 11, 2005 1:40 pm

Acacia Escreveu: A UZ faz o que pode, eles de vez em quando ligam para casa das pessoas que adoptaram lá um animal para saber como ele está.
Bom, eu adoptei lá um gato bebé preto no dia 4 ou 5 de Novembro de 2002 que afinal era uma gata... um animal muito especial, segundo me disseram na altura, que não cederiam a qualquer pessoa pois já estava lá há 3 ou 4 meses e era muito medrosa...pudera...ninguém lhe tocava!

Tanta preocupação e até hoje ninguém me telefonou a saber como teria sido a adaptação do bichinho... :o

Ainda hoje ninguém lhe consegue pegar...só aceita festas minhas mas muito de vez em quando...o meu marido ao fim de 2 ou 3 dias de a termos, depois de descobrir que afinal o "gato" era "gata" e ainda por cima completamente selvagem, ainda me disse para a devolvermos... eu resolvi dar-lhe uma hipótese mas não tem sido fácil e só espero que ela nunca venha a doecer porque ninguém consegue fazer nada dela...

Animais velhos, doentes, selvagens, que tenham poucas hipóteses de adopção penso que deveriam ser abatidos para se canalizarem os recursos para aqueles que poderiam ter mais hipóteses... chamem-lhe frieza, crueldade o que quiserem...eu acho que é mais cruel condená-los a uma existência miserável e de sofrimento...

Quando as Associações chegarem a essa conclusão, talvez eliminem 80% dos problemas com que se deparam neste momento e consigam fazer um bom trabalho...
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta ago 11, 2005 2:05 pm

Bom, eu adoptei lá um gato bebé preto no dia 4 ou 5 de Novembro de 2002 que afinal era uma gata... um animal muito especial, segundo me disseram na altura, que não cederiam a qualquer pessoa pois já estava lá há 3 ou 4 meses e era muito medrosa...pudera...ninguém lhe tocava!
Quer dizer que a UZ vende gato por lebre? Ou seja que engana as pessoas?
Por acaso sabe que esses gatos pretos quando são jovens são muito ariscos e posso confirmar isso pois tive um durante 18 anos...No entanto comigo sempre foi uma doçura desde que respeitasse o espaço dele
Animais velhos, doentes, selvagens, que tenham poucas hipóteses de adopção penso que deveriam ser abatidos para se canalizarem os recursos para aqueles que poderiam ter mais hipóteses... chamem-lhe frieza, crueldade o que quiserem...eu acho que é mais cruel condená-los a uma existência miserável e de sofrimento...
[/quote]

Digamos que uma seleção natural, não? abatem-se os velhos para dar lugar aos mais novos.
Digamos que mais ou menos o que acontece na nossa sociedade..... :(
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 11, 2005 2:17 pm

imarcelo Escreveu: Por acaso sabe que esses gatos pretos quando são jovens são muito ariscos e posso confirmar isso pois tive um durante 18 anos...No entanto comigo sempre foi uma doçura desde que respeitasse o espaço dele

Digamos que uma seleção natural, não? abatem-se os velhos para dar lugar aos mais novos.
Essa teoria dos gatos pretos não está de todo correcta. Calhou-lhe um gato arisco que por acaso era preto.

A selecção natural é o processo utilizado pela Natureza e não pela nossa sociedade. Temos tendência a menosprezar os mais inaptos mas não a acabar com eles.

A questão dos animais abandonados não tem nada a ver com selecção natural mas sim com irresponsabilidade e falta de civismo humana.
Última edição por LuMaria em quinta ago 11, 2005 2:20 pm, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quinta ago 11, 2005 2:19 pm

imarcelo Escreveu:
Quer dizer que a UZ vende gato por lebre? Ou seja que engana as pessoas?
Por acaso sabe que esses gatos pretos quando são jovens são muito ariscos e posso confirmar isso pois tive um durante 18 anos...No entanto comigo sempre foi uma doçura desde que respeitasse o espaço dele
os pretos, os amarelos, os brancos e todos os que não tiveram a devida socialização (e acho que é a isso que o sfigueira se refere)... eu tenho um gato preto que é um verdadeiro paz de alma... inclusivé qd vai ao vet e tenho uma tigrada que é um verdadeiro demónio com quem não conhece... e no entanto não generalizo, não me parece que os gatos tigrados sejam todos bravos...
sfigueira
Membro Veterano

quinta ago 11, 2005 2:41 pm

imarcelo Escreveu: Quer dizer que a UZ vende gato por lebre? Ou seja que engana as pessoas?
A mim pareceu porque foi o que aconteceu, ou é assim tão difícil distinguir um gato macho de uma fêmea? É que não era propriamente recém nascido e pelo que me contaram já lá estava há algum tempo :o
imarcelo Escreveu: Por acaso sabe que esses gatos pretos quando são jovens são muito ariscos e posso confirmar isso pois tive um durante 18 anos...No entanto comigo sempre foi uma doçura desde que respeitasse o espaço dele
A minha gata já tem 3 anos... e lá porque o seu também era arisco como a minha já faz com que todos os gatos pretos sejam assim? Pois devia conhecer mais alguns...é que quase todos os que já conheci e não foram 2 nem 3, sempre me pareceram animais muito estrovertidos e simpáticos...

Se foi isso que você percebeu... :o
sfigueira
Membro Veterano

quinta ago 11, 2005 2:45 pm

amus Escreveu: os pretos, os amarelos, os brancos e todos os que não tiveram a devida socialização (e acho que é a isso que o sfigueira se refere)... eu tenho um gato preto que é um verdadeiro paz de alma... inclusivé qd vai ao vet e tenho uma tigrada que é um verdadeiro demónio com quem não conhece... e no entanto não generalizo, não me parece que os gatos tigrados sejam todos bravos...
Exacto!

Ah...e é a sfigueira... (Susana)
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta ago 11, 2005 2:56 pm

Eu estava a responder à Sfigueira, porque apesar do meu gato ser arisco nunca pensei devolve-lo a quem mo tinha dado.

E segundo lugar não acho bem que os animais abandonados, idosos ou doentes tenham que ser abatidos, não nos podemos armar em selectores naturais.

Mas aceito que discordem do meu ponto de vista

;)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
sfigueira
Membro Veterano

quinta ago 11, 2005 3:13 pm

imarcelo Escreveu: Eu estava a responder à Sfigueira, porque apesar do meu gato ser arisco nunca pensei devolve-lo a quem mo tinha dado.
Eu também não, tanto que fiquei com ela apesar do meu marido na altura ter achado que não era boa ideia ;)
imarcelo Escreveu: E segundo lugar não acho bem que os animais abandonados, idosos ou doentes tenham que ser abatidos, não nos podemos armar em selectores naturais.
Eu também não me agrada ter que pensar assim, mas acho que deveria ser aplicada essa selecção sim, para minimizar a sobrecarga e as despesas de certas Associações que teimam em manter os animais em condições degradantes! :roll:
Responder

Voltar para “Cães”