Animais de raça na UZ (só para pessoas capazes e "fortes" de espírito...)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Absolut
Membro
Mensagens: 136
Registado: quinta abr 18, 2002 11:27 am
Localização: Gatos: Bastet, Chihiro, Banshee, Ginger

quinta ago 11, 2005 5:44 pm

Ao não abater os animais, dentro de um prazo razoavelmente seguro para haver hipoteses de adopção, estão a pôr em risco N animais abandonados ou mal tratados, que lá não podem entrar pelo espaço estar super esgotado. Desta forma estão a contribuír, embora indirectamente, no abate de cães.
Isto não faz sentido!!!

Queres tu dizer: matar os que não são facilmente adoptaveis é bom porque dão lugar a outros talvez mais adoptaveis, e se estes não se revelarem adoptaveis matam para... e por aí adiante?????!!!!


são cães assilvestrados que a comunidade em peso devia combater, pressionando as autoridades para que os capture e os elimine.
Que raio de ideologia é esta?!?!?!?
Desculpa lá, mas isto não cabe na cabeça de ninguém!!!!!

E o respeito pela vida?????? Quem são os seres humanos para decidir sobre a vida deste ou daquele animal?!?!?!

Estou perplexa!!!! Há algum tempo que não lia uma calamidade destas!!!!

Como consegues tu dizer que gostas de animais, Gary????
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 11, 2005 5:45 pm

imarcelo Escreveu: Tenho pena, mas não posso!!!! Não tenho jardim!!Mas trato deles na rua e sabe, já há um ano que eles lá andam, graças ao nosso cuidado.
Mesmo que tivesse jardim, não podia ter lá todos. Um dia teria que dizer não. Ok, então vão para onde? Ficam na rua sujeitos a tudo e à boa sorte? Vão para canis/gatis super lotados?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

quinta ago 11, 2005 5:52 pm

Absolut Escreveu:
Ao não abater os animais, dentro de um prazo razoavelmente seguro para haver hipoteses de adopção, estão a pôr em risco N animais abandonados ou mal tratados, que lá não podem entrar pelo espaço estar super esgotado. Desta forma estão a contribuír, embora indirectamente, no abate de cães.
Isto não faz sentido!!!

Queres tu dizer: matar os que não são facilmente adoptaveis é bom porque dão lugar a outros talvez mais adoptaveis, e se estes não se revelarem adoptaveis matam para... e por aí adiante?????!!!!


são cães assilvestrados que a comunidade em peso devia combater, pressionando as autoridades para que os capture e os elimine.
Que raio de ideologia é esta?!?!?!?
Desculpa lá, mas isto não cabe na cabeça de ninguém!!!!!

E o respeito pela vida?????? Quem são os seres humanos para decidir sobre a vida deste ou daquele animal?!?!?!

Estou perplexa!!!! Há algum tempo que não lia uma calamidade destas!!!!

Como consegues tu dizer que gostas de animais, Gary????
Antes de me pronunciar a favor ou contra a sugestão do Gary, gostava de saber qual é a solução que preconiza?
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quinta ago 11, 2005 6:49 pm

Estamos a baralhar as coisas.
Uma coisa são os nossos sentimentos pessoais, outra coisa são as associações.
Uma associação não pode, nem deve existir para tratar e proteger um cão especifíco.
Ela existe para proteger, recuperar e entregar para adopção n cães.

Se, por causa de um, deixar de ajudar n, então falha a sua vocação redondamente.

Agora, eu, pessoalmente, ajudo quem quero.
Não tenho obrigação de acorrer a este ou áquele, por isso faço as opções que me dita o coração pelas quais sou inteiramente responsável.

Ainda bem que falou no Figo.
O dinheiro para o Figo estava àparte da associação.
Era exclusivo para aquele fim e muito bem.
Quem dá sabe que não está a dar à associação, mas apenas e tão sómente ao Figo.
É, a meu ver,uma atitude inteiramente correcta.

Outra coisa seria darmos dinheiro para a associação (que tem 600 cães, acho eu) e esse dinheiro ser desviado únicamente para o Figo.
Acharia correcto ?
Percebe a diferença ?
Estaria disposto a prejudicar digamos, a alimentação, os cuidados de 599 cães para arranjar uma cadeirinha para um deles ?

Esta é que é a questão.
Opções tem de ser feitas e é inteiramente diferente a minha opção pessoal ou a opção que devo fazer enquanto presidente de uma associação.
São domínios diferentes.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

quinta ago 11, 2005 7:23 pm

Eu só apoio a eutanásia em casos extremos de doença, até porque é o mais humano a fazer, mas abater cães porque estão a mais isso não, se os humanos causaram esta calamidade, então os humanos têm que a resolucionar, sempre ouvi dizer que por uns pagam os outros, e é mesmo o que acontece, agora nem nós nem as associações têm o direito de matar cães inocentes com um simples apontar de dedos.
Absolut
Membro
Mensagens: 136
Registado: quinta abr 18, 2002 11:27 am
Localização: Gatos: Bastet, Chihiro, Banshee, Ginger

quinta ago 11, 2005 7:36 pm

Já me perdi neste tópico ...

Acabo por não perceber se
Antes de me pronunciar a favor ou contra a sugestão do Gary, gostava de saber qual é a solução que preconiza?
é uma questão para mim ou não...
No caso de ser aqui vai uma tentativa de resposta: eu não tenho solução para todos os animais abandonados, infelizmente... só que não considero "correcto" eliminar uns porque são ou velhos, ou pernetas, ou ceguetas, ou menos adoptaveis para dar lugar a outros que alguém julga serem mais adoptaveis....
Não trabalho num local onde seja política abater animais por razões que eu, como pessoa, acho injustificáveis, por isso não tenho a noção do que é lidar com isso todos os dias...
O mundo não é perfeito, e menos ainda o é o ser humano. Mas enquanto houver pessoas que ou por trabalho ou por voluntariado puderem ir ajudando na medida das possibilidades a salvar este e aquele animal, isso é positivo.

Relativamente à UZ, tenho uma opinião bastante positiva, pela minha experiência.
Sou voluntária no gatil desde Novembro do ano passado, por isso não sei como as coisas funcionavam antes, mas garanto à pessoa (não retive o nome, desculpe) que adoptou o gato preto que pelo menos desde Novembro para cá (sou testemunha) todas as adopções são acompanhadas de contactos pelos voluntários!

E mais não me alongo, que o tópico já está confuso.

Obrigada pela atenção,
Cristina
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta ago 11, 2005 9:17 pm

Palavra que estou a gostar do "debate"... contudo não consigo canalizar uma decisão minha sobre qual ou quais a abater se eu estivesse por dentro dos meandros directivos da UZ ou qualquer outra associação.

É muito fácil falar e decidir com o que não é nosso... ;) . O pior é se nos tivesse que tocar a nós pessoalmente... ;) :roll: Aí, sim... gostava de ser "mosca" mas para poder-me rir de tanta indecisão de donos tão decisivos mas só com o que não é deles!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

quinta ago 11, 2005 9:22 pm

leonlidecarvalho Escreveu:donos tão decisivos mas só com o que não é deles!
Ora ai esta uma grande verdade! ;)
Speaker
Membro Veterano
Mensagens: 352
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm
Localização: 1 piriquito, 1 cão, 1gato, 2 tartarugas

quinta ago 11, 2005 11:12 pm

Olá novamente!

Tou a ver que a conversa tá a rolar! :p

A União Zoófila já é muito rigida na entrada dos cães... acreditem... Todas as pessoas que tentam lá deixar o cão saem de lá traumatizadas e na maior parte das vezes voltam para tráz com o canito, por muito que insistem, não há argumentos que valham dentro daquele portão... Fazemos de tudo para que as pessoas se apercebam que enquanto elas têm 1 problema a Dr.ª Margarida tem 1000 em cima da cabeça!!!

Há pouco tempo foi lá um homem para deixar 2 cachorros bebezinhos, lindos de morrer. Não ficaram... E não é que pouco tempo depois de o homem ter saído, uns rapazes lá do bairro foram até à UZ avisar que estávam os 2 bebes abandoados lá na rua mais a baixo?...

Muita gente vái para lá e inventa muita mentira... Mas acreditem que a Drª já está nisto à muito tempo e graças a Deus tem um fáro para as pessoas que nem vos digo! Não entra nem sái nenhum cachorro da UZ sem a permissão dela ou das pessoas que ela elegeu para esses fins.
Mesmo nas campanhas feitas, só vão os gatinhos e só se levam os cães para serem adoptados, caso essas pessoas estejam presentes. Os animais que eles têm no seu abrigo, não são entregues mesmo a qualquer pessoa.

Acerca do abate, eles só são abatidos no caso de estarem em sofrimento e não existirem hipóteses de sobrevivencia. Neste assunto eu não dou a minha opinião, porque se estas pessoas que são experientes decidiram assim, quem sou eu para estar aqui a opinar de uma coisa que não sei...
Mas na UZ, a experiencia que lá tenho é que os animais são todos amados:velhos, pernetas, cegos, doentes... Todos têm direito à vida que lhes foi dáda, e a luta pelo seu bem estar é uma luta permanente, do dia-a-dia, com os excelentes veterinários que se dispõem a ajudar e que nunca faltam quando são precisos.

Eles permitem até mesmo que continuem a viver uns poucos cães que são completamente doidos e que só os funcionarios têm premissão para cuidar deles. Por acaso quando passei hoje por eles perguntei-me... Se valeria a pena eles estarem cá. Mas pronto, só sei que nada sei!

imarcelo: anda a UZ a fazer um grande esforço para os gatitos pretos serem adoptados (já que são estes os ultimos a serem adoptados) e você vem dizer que eles são mauzinhos? ái ái ái ái! :|
Pois é... Os gatinhos pretos tiveram o azar de nascer de uma cor que a maioria das pessoas nao gosta e muitas vezes, apesar de poderem ser os mais mansinhos, ficam para trás... Agradeço ao casal que corajosamente adoptou esse... ou essa :| ... gatinha mais arisca. Não desistam dela... Hão de ver que aos poucos ela irá mudar ;) já conheci muitos casos desses :D felizmente!

aisd: o que é a sarna sarcópica?
Eu acredito que os animais têm tanto direito à vida como os humanos... E deve ser por essa razão que se tratam dos animais doentes... Não sei nada da "filosofia" da associação, mas visto o modo como tratam os seus animais, deduzo assim que os tratam com tanto respeito como se fossem pessoas... um por um...

gary: discordo quando diz "eliminar". Eles não são "numeros", não são "problemas", e devemos ter sempre em conta tanto o sofrimento como o direito à vida que eles têm... se vivem na rua devem ser abrigados sim, e deve-lhes ser dádas todas as condições, quer seja por um canil, uma associação ou uma pessoa! É esta a luta que se pássa diáriamente dentro das Associações que amam os seus animais. Mas "eliminar"?! Acho que a humanidade já viveu o tempo suficiente a abandonar os velhos inuteis em cima do monte com uma manta... Mas pensei que isso tinha mudado quando o velho dividiu a manta ao meio e deu metade ao filho dizendo "para quando estiveres neste lugar onde eu estou hoje"

hospvet: tratar deles na rua não é ajudar. Não é ajudar quem? A sociedade? Certo. O animal? Errado...
(queria ver se muitos de voces não estivessem na péle de um coitado esfomeado... iriam perceber o que era a ajuda, o apáro ao desespero que para muitos não tem fim. Só não sente isto quem não é sensível a estas situações! E graças a Deus existem anjos que podem não pagar arranjos de carros - andem mais devagar na m**** das estradas! - mas concerteza pagariam o veterinário se fosse preciso...)
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

quinta ago 11, 2005 11:38 pm

Absolut Escreveu:
Queres tu dizer: matar os que não são facilmente adoptaveis é bom porque dão lugar a outros talvez mais adoptaveis, e se estes não se revelarem adoptaveis matam para... e por aí adiante?????!!!!
Olá

Embora não me recorde de termos frequentado a mesma aula de costura, o que quero dizer é o seguinte:
Há cães que são mais adoptáveis que outros seja pela idade, pela raça, pela saúde, seja pelo prazo de internamento, etc, etc. isto chama-se critérios que depois de discutidos e devem passar a norma ou regra e que são para cumprir, naturalmente podem ser estes ou quaisquer outros. Os gestores desses canis o que têm em conta é a racionalidade dessa mesma gestão e isso só se consegue se houver critérios com cabeça tronco e membros ditados pela razão e não pelo coração. O principal objectivo, penso eu, é o de "salvar" o maior numero de animais, acho que se for apenas este o objectivo- o de salvar- é um objectivo muito pobre e que , a meu ver, contraria o que seria a principal razão de ser dessas associações que é, penso que é, o BEM ESTAR dos animais.e num canil que esteja super lotado isso é impossivel de conseguir, muito embora a generosidades de alguns, mesmo muitos que sejam, não conseguem.
Repito, acho desumano manter indefenidamente animais em cativeiro e a esmagadora maioria em péssimas condições.
Que raio de ideologia é esta?!?!?!?
Desculpa lá, mas isto não cabe na cabeça de ninguém!!!!!
Ideologia? não vá por aí.
A razão, o ser racional e sobretudo a capacidade de "sentir" a agonia de um condenado à prisão prepétua. Os que conseguem indultos não justificam uma pena tão pesada.


E o respeito pela vida?????? Quem são os seres humanos para decidir sobre a vida deste ou daquele animal?!?!?!
Podem ser os mesmo que não os respeitam e que decidem condenar milhares de animais a uma exitência miserável.



Estou perplexa!!!! Há algum tempo que não lia uma calamidade destas!!!!
Que bom para si, ainda tem a capacidade de ficar perplexa, e a calamidade não tem nada a ver com os incêndios, pois não?


Como consegues tu dizer que gostas de animais, Gary????
E não é que gosto mesmo, descontado os gatos.
Um abra&ccedil;o
Speaker
Membro Veterano
Mensagens: 352
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm
Localização: 1 piriquito, 1 cão, 1gato, 2 tartarugas

sexta ago 12, 2005 12:04 am

O que eu sei é que existem melhares de animais à escolha, facilmente adoptáveis, e ninguem os adopta! Era bom! Mas não é bem essa a realidade... O que para aí há mais é cães lindos e meigos... O que falta são pessoas a quererem adoptar... :(
Por isso acho que não há essa necessidade de despachar os velhos e deficientes para colocar novos e bonitos no seu lugar. Quantos menos entrarem melhor! Agora pessoas... Onde estão elas?
Não estão a ajudar em nada em colocar o animal para dentro dos portões da associação. Estão apenas a passar o problema para os ombros de pessoas que já têm problemas que cheguem!
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sexta ago 12, 2005 8:07 am

Não sei realmente que pensar destes "amigos dos cães"...

Entre os "amigos" que alimentam cães na rua (cães esses que procriam sem qualquer controlo), que gastam dinheiro com cães doentes e acabados - dinheiro que podia ir para as associações que estão desesperadas, os inconscientes - que acham que a cadela tem de procriar - e as bestas - que tem o cão preso nas traseiras com correntes de meio metro, ao sol e à chuva, os cães estão desgraçados...

Pensam que a Ingrid Newkirk (chefe da PETA) que recentemente declarou que matava dezenas de cães em segredo, antes que abrisse o canil, o fazia por sadismo ?
Que era um prazer todos os dias pegar em animais saudáveis e matá-los ?
Não.

É que - também graças a pessoas "boazinhas" como vocês - o problema com os cães vadios e abandonados agrava-se todos os dias sem um horizonte de alívio...
Só quem luta, todos os dias, com esta realidade e tem um mínimo de inteligência e bom senso, é que se apercebe da loucura de tentar salvar todos...

Querem salvar cães ? Então adoptem-nos, levem-nos para casa, deêm-lhes os cuidados e carinhos que todo o cão merece.
Não é atirando para cima dos outros (nomeadamente das associações) que o fazem.

Não é indo buscar ao canil municipal cães à espera do abate e depois vindo para aqui queixarem-se que a associação está a abarrotar e que o homem, cujos cachorros foram rejeitados na dita associação, os foi largar uns metros abaixo da mesma...

A bondade só é bondade quando orientada pelo bom senso e pela inteligência.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

sexta ago 12, 2005 8:24 am

Boas.


Entendo as pessoas da UZ que por vezes são apelidadas por duras. Pessoas sem treino especifico a levar todos os dias com pessoas a querem empandeirar cães, alguns deles agressivos, com ameaças fisicas e insultos fazem com que a certo ponto a abordagem passe a ser seca e directa.

Associações como a RSPCA recorrem à eutanásia para animais comportalmente irrecuperáveis, ou doentes sem recuperação, enfim, animais cujas possibilidades de recuperação são nulas.

È duro fazer a selecção...mas se calhar é uma das razões da RSPCA ser uma das mais saudáveis associações em termos financeiros o que ainda lhe permite ajudar associações estrangeiras de Portugal à India e servir de grupo de pressão ao estado britânico em termos de bem estar animal.

Falam aqui por vezes de alguns países nórdicos onde não há animais abandonados...sabem como isso se conseguiu ? Não foi a adoptar os ditos. Foi com programas de eutanásia.

Será que não se está melhor hoje ? Com poucos animais a sofrer na rua em vez de temos autênticas Auschwitz para cães em algumas associações ?

Temos associações que quando se criam já têm dividas de milhares de contos a veterinários... e note-se que são dividas respeitantes a material porque se pagassem os honorários dos veterinários estavam ainda mais atolados.
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

sexta ago 12, 2005 8:28 am

aisd Escreveu:Pensam que a Ingrid Newkirk (chefe da PETA) que recentemente declarou que matava dezenas de cães em segredo, antes que abrisse o canil, o fazia por sadismo ?
Por acaso acho que o fazia por doença... não era por necessidade e era às escondidas que ela o fazia, conforme ela própria o declarou... :roll:

Agora, o que falta nas associações é de facto um bocadinho de racionalidade... eu sei que custa, e que as pessoas participam pelo amor que têm aos animais, mas há que estabelecer as prioridades, e no caso português, o abandono chega a atingir proporções de calamidade pública... é necessário estabelecer prioridades por muito que custe... se não têm coragem, contratem pessoas que a tenham... sai mais barato e os animais agradecem...

Acho que é mais uma questão de gostar dos animais e de por isso ser capaz de racionalizar, do que entrar numa do "coitadinho" e sujeita-los a uma vida pior que num campo de concentração...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Acacia
Membro Veterano
Mensagens: 4813
Registado: quarta jul 13, 2005 2:34 pm
Localização: Spike

sexta ago 12, 2005 8:29 am

Não percebo as ideias de muita gente que vêm para aqui dizer que gostam muito de animais, mas enfim isto é um fórum e como tal nem todos têm a mesma opinião, há que respeitá-las.

Gary:

Quanto a si tenho a dizer-lhe que na minha opinião não gosta de animais, uma pessoa que fala em eliminar os animais, não pode gostar deles.

Já que acha bem eliminar os animais então também deve ser a favor da eutanásia, pela sua ideia também deváimaos eliminar as pessoas velhas, deficientes, cegas, coxas, etc. Uma vez que os lares também estão a abarrotar, também devíamos fazer uma selecção das pessoas que estão em perfeitas condições e que se podem valer por si mesmas. É esta a sua ideia?
Responder

Voltar para “Cães”