Mandarim rejeita ovo.

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Alcorucen
Membro
Registado: sexta jun 17, 2005 4:53 pm

sexta ago 12, 2005 3:29 pm

Boa tarde ao fórum.

Tenho uma mandarim no choco há cerca de 10 (dez) dias. Entretanto, ontem notei que um dos ovos, estando ainda no ninho, estava fora do local próprio; como estava aparentemente intacto e quente, voltei a colocá-lo sob a ave. Mais tarde, encontrei o mesmo ovo (julgo eu!) no chão da gaiola. Uma vez mais, tomei a liberdade de o aproveitar e coloquei-o, desta vez, num ninho ocupado por bengalins.

Pergunto

A atitude da mandarim é normal? Deve-se a quê?
Como deverei proceder?
No caso de o ovo estar ainda em boas condições, como posso fazer para que os bengalins o levem a termo (considerando que estes não têm ovos próprios)?

Obrigado e cumprimentos.
Última edição por Alcorucen em sexta ago 12, 2005 9:11 pm, editado 1 vez no total.
loriquito
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:02 pm

sexta ago 12, 2005 4:28 pm

isso nos mandarins acontece muito...a mim aconteceu-me várias vezes...inclusivamente tirarem os ovos todos para fora e outras vezes desfazerem o ninho completamente com ovos lá dentro...nos meus casos depois de terem esse comportamento quase nunca voltaram a criar em condições...não sei a que se deve esse comportamento mas aconteceu-me com vários casais...
pronto_o
Membro
Registado: segunda mai 30, 2005 11:13 am
Contacto:

sexta ago 12, 2005 6:10 pm

Boas

Eu criu mandarins e isso nunca me aconteceu!!
Voces tem as condições ideais pra eles fazerem criação?(ñ é critica!!)

Cumprimentos
pronto_o
Membro
Contacto:

sexta ago 12, 2005 6:10 pm

Boas

Cumprimentos
loriquito
Membro Veterano

sexta ago 12, 2005 6:25 pm

os mandarins não necessitam de condições muito especiais...tinha boas condições,óptima alimentação...criavam 3 ou 4 ninhadas muito bem e depois "desnorteavam" .
Alcorucen
Membro

sexta ago 12, 2005 6:34 pm

pronto_o Escreveu: Boas

Cumprimentos
Olá outra vez.

Não; de facto as condições não são as ideais. O espaço é de 1,10 x 0,7 x 0,6 mt, mas partilhado por um casal de mandarins, 4 bengalins e 2 javas.

No viveiro existem 5 ninhos. De início, os bengalins apossaram-se de dois, abandonando mais tarde um deles. O ninho ocupado pelos mandarins é de corda e nunca foi ocupado por outra ave (digo-o com alguma segurança porque o viveiro é vigiado durante grande parte do dia).

De qualquer modo, apenas aquele ovo foi rejeitado; a postura inclui mais 4 ou 5 que continuam a ser chocados.

Entretanto, parece-me que também os javas estão a construir ninho (apesar de eu nem conseguir sexa-los); separar agora as espécies não prejudica a nidificação?

Obrigado e cumprimentos.
PauloCriadorExoticos
Membro
Registado: segunda fev 17, 2003 11:12 pm
Localização: teceloes, pardais do java, mandarins, capuchinhos de cabeça branca e cabeça negra, piscos.
Contacto:

sexta ago 12, 2005 6:47 pm

separar agora vai prejudicar sim. ha kem utilize e goste desses ninhos de corda, tou a falar dos de "tubo" e nao os de "taça", mas por expriencia propria, é assim, se por algum motivo os passaros se assustarem, o ke esta dentro do ninho, pode sair "disparado" trazendo os ovos e kd ha crias, estas tb pra fora do ninho, nao aconcelho nem desaconcelho estes ninhos, mas eu nao os uso por estas situaçoes.
boa sorte nas criaçoes
Alcorucen
Membro

sexta ago 12, 2005 7:29 pm

A teoria do Paulo parece-me ajustada, até porque já me tinham falado no perigo das saídas apressadas das aves. Entre os cinco ninhos estão dois túneis, dois tipo caixa e um outro feito de uma espécie de palha entrelaçada. Os mandarins escolheram este talvez porque os bengalins tenham escolhido primeiro... De qualquer modo, e salvaguardando essa possibilidade, vou, depois desta criação, substituir os túneis por caixas...

Obrigado a todos e cumprimentos.
pronto_o
Membro
Contacto:

sexta ago 12, 2005 7:41 pm

Como o paulo disse, tb ñ aconcenho mt esses ninhos até pk eu só uso os de caixa para os mandarins, por isso nunca á perigo de sair 1 ovo!!

cumprimentos
pronto_o
Membro
Contacto:

sexta ago 12, 2005 7:45 pm

Esta é para o loriquito!!

Como deves saber, quando as aves começam a por ovos é mt desgastante pra eles!!por isso ñ te aconcesso tirar + do k 4 porturas por ano!!como disses-t eles ao fim de 4ºpostura "desnorteavam"!!por isso aconcelho-t a tirar o ninho por uns tempo!!

e todas as aves rekerem condições pra 1 boa criação!!!!

cumprimentos
loriquito
Membro Veterano

sexta ago 12, 2005 8:09 pm

Pronto...eu sei isso...quando digo 4ª postura não quer dizer que seja consequtiva...tenho 41 anos e crio aves desde criança... :D embora a minha especialidade sejam os psitacideos. pardais de java juntamente com mandarins e bengalins a criar? os pardais de java são juntamente com os degolados os maiores destruidores de ninhos que há!!! realmente os ninhos de tunel de cordas são muito atreitos a que os pássaros ao sair apressados tragam o material do ninho agarrado ás unhas e até ovos e crias...no entanto muitas vezes são os próprios mandarins a desfazer os ninhos com ovos e tudo ! :roll:
Alcorucen
Membro

sexta ago 12, 2005 8:33 pm

loriquito Escreveu: pardais de java juntamente com mandarins e bengalins a criar? os pardais de java são (...) os maiores destruidores de ninhos que há
Última edição por Alcorucen em sexta ago 12, 2005 9:18 pm, editado 2 vezes no total.
Alcorucen
Membro

sexta ago 12, 2005 8:43 pm

loriquito Escreveu: pardais de java juntamente com mandarins e bengalins a criar? os pardais de java são (...) os maiores destruidores de ninhos que há
Última edição por Alcorucen em sexta ago 12, 2005 8:49 pm, editado 2 vezes no total.
Alcorucen
Membro

sexta ago 12, 2005 8:45 pm

Ok. Isso pode até ser uma regra ou, pelo que sei, apenas o mais frequente. Agora, faça-me justiça e, mesmo sem me conhecer, não lhe parece que, se fosse essa a causa, eu a teria identificado?

Apesar da minha especialidade não ser a criação de exóticos, posso assegurar-lhe que não foram os javas, até porque, como já disse, não os consigo sexar, mas parecem-me duas fêmeas que andam a construir ninho... De qualquer modo, e sirva para o que servir, conheço pelo menos dois criadores que têm javas, mandarins, bengalins, tecelões, rolas diamante, bicos-de-lacre e outros em viveiros 2x1 e têm tido (excepção feita aos tecelões) excelente anos consecutivos, fazendo pausas de três em três posturas. Nos casos que conheço, os javas tornam-se um pouco mais agressivos após a saída das crias, mas sem feridos...

Aproveito para justificar o agrupamento, já que parece que foi uma grande estupidez:Estas aves foram-me ofertadas e, na impossibilidade de criar viveiros em separado, juntei-as num viveiro que me pareceu de dimensões razoáveis e a verdade é que, caso hajam conflitos, a situação alterar-se-á.

Falta dizerem-me, caso possível, como proceder para que os bengalins adoptem o ovo rejeitado...

Uma vez mais, obrigado a todos e cumprimentos.
bardajax
Registado: segunda ago 08, 2005 9:04 pm

sexta ago 12, 2005 8:54 pm

Boas!!

A idade ñ interesa, mas sim o interesse pelas aves!!
Eu sempre fui perdido por aves!e tento estar sempre actualizados das coisas, as coisas k ñ sei aprendo pesquisando e tb fazemdo perg aki no forum!!

eu por acaso só tenho de bico curvo 2 caturras, ñ sei mt delas mas tento aprender!! javas ñ tenho mas vou ter lá pro fim do mes, e vou polos juntamente com as otras aves de pekeno porte(mandarins, rolas diversas, bengalins)!!

cumprimentos á já agora tenho 20anos e tb desde puto tenho aves!!
Responder

Voltar para “Aves”